Qual a panela certa para você?

27

panelas-blog-da-mimis-michelle-franzoni-1

Eu amo cozinhar e isso não é nenhuma novidade, né?

Estou sempre testando coisas novas, inclusive com as panelas.

Eu tenho muitas! Consigo listar as panelas de cerâmica e antiaderente e algumas de ferro. Ah, pensando bem, acho que tenho todas as panelas possíveis kkkk.

Como eu sei que vocês também adoram cozinhar, resolvi escrever um post falando sobre os tipos de panelas e suas vantagens e desvantagens. Ficaram curiosos? Olhem só!

panelas-blog-da-mimis-michelle-franzoni-02-01

 

E aí, quais panelas vocês tem em casa e gostam mais?

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

27 Comentários Mostrar comentários

  1. Carlos Henrique em

    Panelas saudáveis em aço cirúrgico prepara os alimentos sem adição de água e nem gorduras , agende uma demostração (061) 982843958

  2. Jessica Carvalho em

    Boa Tarde Mimis,

    primeiramente obrigada pelo carinho e cuidado que você tem com nós leitoras.
    As suas receitas diversificam muito nosso cardápio !!

    Bem, minha dúvida na verdade é uma opinião sua.. Já comprei algumas panelas antiaderentes , porém
    nenhuma delas me satisfez.. Você poderia me indicar alguma marca boa deste tipo de panela??? Ou até me
    indicar outro tipo de panela que dê o melhor resultado para fritar sem óleo??

    Desde já, obrigada e um beijão !

    (:

  3. Ola ,as panelas em aço cirúrgico são as melhores pois não alteram a composição dos alimentos ,reduzem a quantidade de água para cozimento, não utilizam òleo no cozimento, cozinham a uma temperatura que não que não liberam a acrilamida ( Quando exageramos no cozimento dos alimentos, eles se tornam muito moles, escurecem, perdem o sabor original, os nutrientes e as vitaminas. Porém, não é só isso que acontece. A formação de uma substância chamada acrilamida ocorre quando alimentos são muito cozidos e/ou fritos. Essa substância é motivo de preocupação porque é cada vez mais comum o consumo de alimentos fritos ou muito cozidos.

    A acrilamida é produzida por meio da reação entre açúcares e aminoácidos presentes em alimentos que são submetidos a altas temperaturas. Esse processo denomina-se reação de Maillard e se desenvolve quando cozinhamos ou fritamos alimentos em temperatura acima de 120°C. Devido a essa reação, os alimentos mudam de tonalidade, como ocorre com o “pão na chapa”, muito presente no café da manhã de muitos brasileiros.

    Alimentos com acrilamida

    A substância está presente em alimentos ricos em amido como batata chips, batata frita industrializada, batata frita pré-frita, batata frita feita em casa, pães de leite, biscoitos (cookie, bolacha recheada), mistura para mingau infantil, cereais matinais e café instantâneo. Esses alimentos, quando aquecidos e/ou fritos no processo de fabricação ou na preparação caseira em temperatura acima de 120°C, liberam a acrilamida.

    Quais os efeitos da acrilamida?

    Testes indicam alterações neurológicas, tumores (câncer) na região ocular, alterações morfológicas nos nervos e tumores de mama para concentrações de 0,2 mg/kg de peso corporal por dia. Apesar de que a estimativa indique que uma pessoa altamente exposta à acrilamida por meio da dieta ingira aproximadamente 0,004 mg/kg de peso corporal por dia, os efeitos na saúde provocados pela acrilamida não devem ignorados, porque nos últimos anos o padrão alimentar tem mudado rapidamente, tendendo para o consumo exagerado de produtos industrializados e ricos em amido.

    O que podemos fazer para evitar?

    De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não existe um valor aceitável de acrilamida que possa ser ingerido. Ainda que a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC) esteja reavaliando o surgimento da acrilamida em alimentos, a substância poderá ser classificada como provável carcinogênica para seres humanos.

    Façam um teste simples com as de suas casas, se possivel com mais de uma de matérias diferentes peguem um copo com água e uma colher de cha de bicarbonato de sodio deixe ferver um pouco e depois experimente o sabor , vai ter o saber do metal potencializado e depois ponha esta agua em um copo , vc vai ficar horrorizada com oq vc consome,a de aço cirurgico é a unica que não libera metais.

    Nós nos envenenamos todos os dias no preparo das nossas refeições.

    Excelente esse post. sobre panelas!

  4. Ydaiane Arruda em

    Existe tb as panelas feitas em aco cirurgico! Elas sao as melhores! Super resistentes, nao contaminam os alimentos, nao precisa utilizar oleo e nem agua em alguns alimentos, utiliza menos agua do que o normal, nao libera material toxico, cozinha uniformemente em menos tempo, ate um pudim vc faz em 15 minutos e sem banho-maria, nao cozinha na pressao, cozinha a vacuo e ainda sao muito lindas!

    • Olá amiga, bom dia!!

      Com muita satisfação que responda sua pergunta.Afinal sou profissional de Nutrição e Dietética, trabalho para um Empresa Americana Royal Prestige, sou Distribuidora dos seu maravilhosos Utensílios de Cozinha de Aço Cirúrgico, que são as panelas perfeitas para fazer suas práticas culinária para a Saúde e Qualidade de vida de toda sua família.Quero que vc conheça mais veja no fec minha pag. ci-souto prestige, estou a sua disposição para te apresentar esse magnifico sistema de saúde que são as nossas panelas , te ofertar um excelente promoção para vc adquirir seu jogo e fazer um convite para vc ser uma representante da nossa Empresa ai na sua cidade onde poderá desenvolver um grande negocio e ter muitos ganhos e bons resultados e um negocio muito promissor.
      VEJA VIDEOS ROYAL PRESTIGE NO YOU TUBE
      Meus contatos…Natal RN
      fone. 84-3645-4899/9638-6056/3088-1877
      Desejo muito sucesso um forte abraço,
      Maria Aparecida
      Cidinha Souto

  5. Jessica Souza Cavalcanti em

    Oi Mimis,
    Gostaria de saber qual a marca da sua frigideira antiaderente, pois comprei uma recentemente e ainda sim gruda. Queria fazer minhas panquecas e não ter que usar óleo!!
    Obrigada,
    Bjs Jéssica

  6. Jessica Souza Cavalcanti em

    Oi Mimis,

    Gostaria de saber qual frigideira antiaderente vc usa, pois comprei uma recentemente e minhas panquecas grudam :(. Poderia me indicar uma marca boa para eu poder utilizar sem óleo??
    Obrigada bjs

  7. As minhas são de vidro, mas vivo morrendo de medo de quebrar alguma e não posso nem piscar quando cozinho senão ela queima os alimentos com facilidade. BJSSS MIMIS!!!

  8. Oi mimis.
    Primeiramente AMOOOO todas as suas dicas, e confesso que tenho me tornado mais saudavel por elas.
    Obrigada pelo que vc faz conosco.
    Na verdade ultimamente tenho até pensado: “Será que a mimis comeria isto ? Agora ?” rsrsrsrs
    De ante-mão adorei mais este post, sempre muito bem escrito.
    Tem uma panelinha MARAVILHOSA que ficou de fora: a de aço cirurgico ( o mesmo dos médicos )
    elas são maravilhosas, e pelo que estudei na realidade todas as panelas depois de ferverem soltam quimicos, uns mais maléficos outros menos, sabemos fazendo um teste simple com um copo de agua e meia colher de bicarbonato de sodio, deixando ferver por 3 minutos e provando a água, faça o teste e pasme: a de aluminel, teflon e inox são as piores… dá pra sentir o gosto dos metais. Ferro então!!!!!
    Já as de aço cirurgico por ser o mesmo aço de cirugia e algumas proteses não libera toxico algum e tem mais: ( sei que vc já faz isso ) mais elas não necessitam de oleo pra o cozimento dos alimentos e mantem QUENTE por 2 horas depois de o alimento pronto. Elas são realmente muito bacanas, tenho as minhas e até levo elas para viagens rsrsrs
    Não, não, não sou paranóica, mais depois do teste do bicarbonato ficou dificil engolir nossas panelas tradicionais rsrs
    Espero ter te apresentado algo novo.
    Qualquer coisa estou a disposição
    Beijo mais que enorme

  9. oi Mimis,
    tenho um conjunto de panelas que por fora são de alumínio e por dentro de cerâmica! Ou seja… com as vantagens da cerâmica só que não quebram!!! São maravilhosas e não tem o que grude nelas!!!! Quando comprei não imaginava o quanto elas são boas!!!! Tenho até me animado mais a ir pra cozinha!

  10. Tenho o conjunto de panelas e frigideiras de titânio, ganhei de presente de casamento, é simplesmente uma maravilha, não grudam, fácil de limpar e não são pesadas. Recomendo, mas nunca vi aqui em Floripa…
    Beijos

  11. esse post veio muito a calhar pois tinha duvidas de qual material era melhor pra isso ou aquilo e a panela faz toda diferença no sabor da comida obrigada

  12. Tatiane Rodrigues/ Cvel em

    Mimis, eu tenho a caçarola e a frigideira da marca FrigiGold.
    São maravilhosas, faço tudo sem um pingo sequer de óleo….até meu ovo gostoso fica perfeito frito, sem óleo….
    Elas são mais caras…mas vale muitoooo a pena!

×