Alongue-se!

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Vocês sabem da importância do alongamento para a saúde? Muita gente sabe, mas poucas pessoas realmente dão a devida atenção a esse tipo de exercício.

A correria do dia a dia, o trabalho, estresse e a má postura são vilãs para a nossa saúde. Todos esses fatores influenciam diretamente em nossa estrutura óssea, deixando nossos músculos super tensos e encurtados.

Além disso, com o passar dos anos, nossos músculos tendem a ficar mais encurtados ainda e muitos problemas posturais podem ser prevenidos ou amenizados com alongamentos.

Eu sou fisioterapeuta e sinto no corpo a mudança que o alongamento fez na minha vida. Quando adolescente, tinha muitas dores lombares por causa da postura, e tudo mudou quando comecei a faculdade e inseri alongamentos no meu dia a dia. Na verdade, quando eu era criança fiz muita fisioterapia para tratar minhas perninhas que eram um pouco pra dentro e minha escoliose, e graças aquelas sessões que eu achava um saco, hoje tenho meus joelhos alinhados e minha coluna no lugar.

Ah! Tudo mudou também quando aprendi a dormir na postura correta. Aliás, como vocês dormem? Eu já escrevi um post super bacana AQUI sobre o tema e isso pode ajudar se você têm dores ou problemas na coluna.

Os alongamentos também podem ser feitos antes e durante a atividade física. Antes do exercício, ele pode ser mais rápido e cada postura pode ser mantida por 5 segundos, feito após o aquecimento. Mas no final do treino, um belo alongamento pode ser feito, mantendo cada posição por 30 a 60  segundos. Relaxa e previne dores musculares no dia seguinte.

Olhem só os benefícios do alongamento!

– Melhora a circulação sanguínea

– Previne lesões e o encurtamento muscular

– Alivia dores e previne doenças osteomusculoarticulares

– Melhora a postura corporal

– Reduz a tensão muscular

– Auxilia na liberação dos movimentos bloqueados pelas tensões emocionais

– Aumenta a consciência corporal

– Diminuição das dores musculares após o treino

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Olha essa curiosidade! Tem um grupo muscular que é mais famoso quando falamos em encurtamento. Ele é grande e bastante exigido no nosso dia a dia, porém, como passamos muito tempo sentados, ele fica na posição de encurtamento e pode trazer dores em outras regiões do corpo. São os isquiotibiais, esse grupo muscular localizado na parte posterior da coxa. Aquele mesmo que dói tanto quando alongamos, sabem? Atenção nele e alongamento já!

O legal é que os exercícios de alongamento podem ser feitos em qualquer horário e lugar. Posso fazer duas vezes por dia? Pode sim! Você só tem a ganhar!

Todos os músculos do corpo podem ser alongados! Todas as regiões! Pescoço, punhos, pés, panturrilhas, mãos, ombros, coxa, coluna, sem esquecer de nada.

Aproveite esse momento para relaxar. Respire fundo durante os exercícios e tire as preocupações da cabeça por esses minutinhos. Pense em coisas boas e aproveite  o momento para dar uma pausa no seu dia.

Com o passar do tempo vocês perceberão a evolução e vão sentir a musculatura mais relaxada. Sabiam que até a barriga diminui? Ficaram curiosos? Esse é um assunto para um próximo post! rsss

Hoje em dia já temos muitas aulas específicas que trabalham o alongamento, como Pilates,  Yoga, balé, entre outros métodos. Mas a gente também pode fazer o básico em qualquer lugar. É fácil, rápido e a nossa saúde agradece.

Também preparei uma série de alongamentos para vocês. Exercícios fáceis que podemos fazer em qualquer lugar.

E aí? Vamos alongar? Estica isso aí, gente!

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MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

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37 Comentários Mostrar comentários

  1. Olá…
    Te conheço dos programas de tv, e gostei bastante do seu blog…mas tenho algumas dúvidas…
    Fazem três meses que tive bebe, meu corpo mudou um pouco, antes da gestação eu era praticante de yoga e pilates, e gostaria de voltar a praticar alguns exercicios aos poucos…vc acha que teria algum problema eu voltar a fazer exercicios agora com apenas três meses de uma cesariana?
    beijossss

  2. Oi Mimis! Muito legal as dicas desse post. Tenho um pouco de dificuldade em saber como me aquecer, sem precisar fazer polichinelos no local de trabalho, por exemplo. Se puderes dar algumas dicas de como podemos aquecer antes dos alongamentos, eu agradeceria. Hehe, fico no aguardo de mais dicas… Beijos 🙂

    • Michelle Franzoni em

      Oi Aline, Voc6e não precisa se aquecer antes dos alongamentos. Comece movimentando as articulações que já faz um bom efeito. Beijos!

  3. Carolina Lindner em

    Oi Mimis! adorei a materia! gostaria de te fazer uma pergunta. A musculacao faz a gente ficar sem flexibilidade? um amigo sempre me fala que se eu continuar fazendo musculacao, vou ficar toda atrofiada, dura, sem agilidade. E isso mesmo fazendo alongamentos? Gostaria da sua opiniao a respeito disso. Muito obrigada desde ja! amo seu blog! bjao

    • Michelle Franzoni em

      Oi Carol! Ficar parada também faz a gente ficar encurtada, sabia? Então os exercícios são sempre bem vindos. Eu treino forte e faço alongamentos e sou super alongada! Beijos!

  4. Gostei muito de sua matéria.Faço alongamento todos os dias para atenuar a lombalgia.Apreciaria receber mais informações sobre alongamentos

  5. Gostei muito da matéria. São orientações saudáveis que valem a pena acompanhar, principalmente para pessoas diabéticas e idosas, que é o meu caso. Parabéns!

  6. Mimis!

    Tenho síndrome miofascial há dois anos, mas há pouco tempo diagnosticada. Essa também é uma doença que pode ser evitada com correção postural e alongamentos.

    Muito legal seu post e alerta sobre este detalhe tão importante.

    Beijos

  7. Olá Mimis,acompanho já de algum tempo o seu blog…
    mas só agora decidi fazer parte do quadro #SuperAção
    pelo menos tenho tentado… Consegui eliminar 4 kilos nas duas ultimas semanas! estava com 117 kgs…
    estou me reeducando e fazendo atividade física!
    Preciso de sua AJUDA …
    Gostaria que indicasse qual o melhor horário pra me alimentar… e o que devo comer antes de ir pra Academia e depois quando chego… preciso me reorganizar… Malho das 15 as 17:30 … chego em casa com Muita fome… geralmente como uma banana antes de ir Malhar!

    • Michelle Franzoni em

      Oi amada. O horário depende da sua rotina, o ideal é comer de 3 em 3 horas. Leia os demais posts que conto tudo e me segue nas redes sociais. Beijos!!!

  8. Mimis, Bom dia!

    Adorei o post! E estou ansiosa pelo próximo, com as suas séries de alongamentos. Sinto q estou pecando nessa parte..

    Beijo

  9. Eternamente Seu em

    Você é deliciosamente linda!!! Parabéns pelo site, que embora seja mais frequentado por mulheres em geral, tem muito homem que vem aqui para te ver e para ver as dicas de saúde!!! Ótima dia!!!

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