Super-heróis: a perfeição existe?

Por Michelle Franzoni em 07 de julho de 2014

 

super-heróis-blog-da-mimis-michelle-franzoni-01

Vejo muita gente fazendo terrorismo por ter saído da dieta, se culpando por ter comido um chocolate, ou duas fatias de pizza.

Vejo muita gente achando que pra ter um corpo bonito e ser saudável é preciso ser radical. Deixar de comer tudo o que gosta, viver de batata doce e frango, tirar glúten, lactose,  comer 10 claras de ovo ao dia, tomar chás e sopas, fazer detox, termogênicos, e toda essa coisarada.

Vejo gente que se sente triste por não alcançar o padrão de beleza atual ou frustrada por não ter a coxa da fulana ou a barriga da ciclana.

Vejo gente que tem coxa grossa e quer ter fina, que tem perna fina e quer ter grossa, com bunda que quer perder, sem bunda que quer ganhar.

Vejo de tudo.

Mas o que eu queria ver realmente? Pessoas felizes, satisfeitas, mais saudáveis, com bons hábitos,  equilibradas, com amor próprio. Pessoas tentando ser melhores emocionalmente e não só fisicamente. Pessoas tentando mudar hábitos de verdade e não apenas emagrecer e ficar “saradas”.

Ontem comi feijoada. Comi docinhos que amo  e me diverti pra valer em uma festa de aniversário.

Eu não sou radical, e foi assim durante toda a minha dieta de emagrecimento, fazendo meus extras sem peso na consciência.

Sim. Eu emagreci 33kg em 10 meses comendo de tudo, como já postei na minha dieta AQUI. E pra mim, saber equilibrar a vida é um dos pontos chaves de sucesso, não só na dieta, mas em tudo. Devemos comer também com equilíbrio (ver AQUI)

Hoje é mais raro, mas às vezes também me passo como qualquer pessoa normal. Como uns doces a mais, umas taças de vinho a mais, e por aí vai.

E sabe? Às vezes também tenho preguiça de ir a academia, e vontade de ficar sentada no sofá.

A diferença é que isso não é mais uma constante na minha vida. São ocasiões, momentos, que não me fazem pior, nem mais feia, nem menos saudável. Porque no outro dia já estou lá com minha alimentação equilibrada, meus exercícios frequentes e tudo o que tanto amo.

É não me culpo por isso. É normal. Sabe por quê?

Porque super-heróis não existem, perfeição não existe. Todo mundo tem seu defeito, uma celulite em algum lugar, estrias escondidas, ângulos piores. Eu também tenho, e já contei pra vocês AQUI.

Buscar a perfeição pode nos levar a uma enorme frustração e uma infelicidade sem fim.

Reflita: o que é felicidade para você?

E pense: Se é pra tentar ser perfeito, que assim seja. Perfeitos de alma, coração, amor e bondade.

Tenham uma linda semana!

 

 

Michelle Franzoni

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

72 respostas para “Super-heróis: a perfeição existe?”

  1. Juliana Torres disse:

    Respondida a minha pergunta no post de 2 anos brigada querida

  2. […] Você é super-herói? O super-heroísmo que existe atrás da busca da perfeição […]

  3. Simone disse:

    Michele, super admiro você !! Confesso que me identifiquei muito com esse texto … concordo em número, grau e gênero. Tenho pavor de ficar “bitolada” com alimentação e não concordo com padrões ditados/impostos, acho que devemos ter consciência do quanto os exercícios físicos combinados com alimentação são fundamentais pra qualquer pessoa.
    Gostaria de umas dicas em relação ao abdome, pois apesar de ser magra depois da segunda gravidez passei a ter uma gordura indesejada nessa região.

  4. Carla Figueiredo Carvalho de Mello disse:

    Michelle não consigo iniciar nenhuma dieta o que eu faço me dê uma dica de como iniciar obrigada.

  5. Simone H M Cassoni disse:

    Estou seguindo sua dieta, esta me fazendo muito bem. Estou fazendo atividades fisicas…. Estou começando agora, faz uma semana.

  6. Cassia disse:

    Nussaaaaaaaaa. Adorei as dicas. Eu estava justamente dessa maneira. Me sentindo culpada. Brigaduuu!!!

  7. Claudia disse:

    Conheci seu blog por acaso, vendo o video de como desfiar peito de frango ( maravilhoso, quase nao acreditei que dava certo kkkk mas dá!)… estou amando as receitas, as dicas… Parabéns pela sua dedicação. Sou sua fã 🙂

  8. andressa disse:

    amei, tô na luta para emagrecer, mas me dou o direito de as vezes comer algo que gosto, mudando os hábitos dia após dia sem ser radical ,bjus

  9. Lívia disse:

    Obrigada por cada post. graças a você comecei a aceitar minha condição atual e trabalhar para cada dia ser melhor para eu mesma.

  10. Priscila disse:

    Oi Michelli , meu nome é Priscila e tenho 31 anos nunca tinha passado dos 60 kilos, depois que me casei a 6 anos e passei a tomar o anti-consepcional engordei mais 22 kilos devido ao remédio e tb ansiedade, que dica vc pode me dar, no momento não tenho como fazer uma academia mais gostaria de emagrecer, é uma tristeza não poder usar minhas roupas te peço que me ajude com as suas dicas meu e-mail é pri.emidio@hotmail.com

  11. Ana Paula disse:

    Amei… assim como amo seu blog! Parabéns

  12. Jeanne Cuiabano disse:

    Eu sou magra, peso 57 kg,faço dieta com nutricionista por causa de exames de triglicérides alto, mande umas receitas legais pra sair um pouco da rotina, obrigada

  13. Luana Andrieli disse:

    Cada dia me inspiro mais no seu blog. Parabéns Mimis!

  14. Rafaela disse:

    Gostei muito desse post. Pois o que sempre me atrapalhou nas vezes em que tentei emagrecer foi esse pensamento que tenho que ser perfeita sempre, se comia algo não planejado já me sentia frustrada, fraca e jogava tudo pro alto. Aprender a equilibrar e ver que nós podemos conquistar o que queremos, mesmo às vezes “saindo da linha” faz com que a reeducação se torne algo mais leve e fácil.
    Você é inspiração para muita gente, parabéns pela força, pela determinação e pelo corpão!

  15. CarolS disse:

    Michelle, gostaria de saber sua opinião sobre a salada de atum da marca gomes da costa.. to pensando em usá las pois saio de casa cedo e janto na facul onde só tem fritura e fandangos.. ai ja viu né? Obrigadaaaa

  16. kelly disse:

    Mimis por favor me dá dicas de para alimentação e atividade físicas…tenho hipotiroidismo e estou com 95 kilos. Quero muito mudar, o sobrepeso tá abalando toda minha vida. bjs

  17. Juci disse:

    Poxa era tudo que eu queria ler,essa ditadura fitness é um saco ,não pode glúten, lactose, sal(não exagerar claro ,so um pouquinho, comida sem sal é ruim demais)frutas,carboidratos a noite, nossa ,loucura isso cortar carboidratos, se eu fizer isso além de me dá uma fome desgraçada depois de meia hora que eu comer ,fico com humor péssimo e fora que não consigo dormir. Não, não vou cortar carboidratos a noite, to tomando.coragem pra ir ao nutricionista e a primeira coisa que eu vou pedir que não corte meu amado carboidrato,carboidrato é vida gente, é prazer,claro que eu não vou me entupir de bolo, biscoito, pão branco mas viver só de frango ,ovo e salada não dá né ,vamos ter equilíbrio.

  18. Vanessa Ferreira disse:

    Amei!!!! Obrigada fofa pelos incentivos =)

  19. Cristiane disse:

    Que lindo ..precisava muito ler isso,me fez bem

  20. Camila disse:

    Adorei!
    Até imprimi para uma amiga que vai passar por uma cirurgia bariátrica.
    E claro que serviu pra que eu possa me fortalecer ainda mais nesse mudança de hábitos.
    Nem sei como agradecer!

    Bjos.

  21. Valeria disse:

    Super adorei Post….te acompanho a muito tempo!!! Ja consegui emagrecer 10kg …mas agora estou naqueles ultimos temidos que nao vao embora por nada… e esse post me ajudou muito ja que esse mes nao consegui emagrecer nada!!!
    Mas nao vou desistir.. Como vc ja disse recomeçar sempre!!!
    Bjooo sua linda!!!!

  22. Isabel disse:

    Gosto muito de ler suas postagens, vc é das minhas na dieta. Nem tudo pode ser levado a ferro e fogo

  23. Natalia Prado disse:

    Mimis por que a gente enjoa de certos alimentos que me fizeram tão bem no começo da Dieta? Eu enjoei das coisas menos calóricas!!! E ai bate a vontade de desistir e comer as coisas que as pessoas que são magras podem comer! 🙁

  24. Elaine Santos disse:

    Ola amei seu blog,só que tenho uma duvida já malhava antes mas não tinha uma alimentação boa ai eu engordei 10 quilos sei que não e tanto assim mas se deixar vou ganhar mas peso então decidi mudar minha alimentação faz 2 semanas e to fazendo jump e step e musculação mas não to vendo resultado nenhum ainda sei que e cedo mas gostaria de saber se com vc foi assim,e quanto tempo depois vc começou a ver os primeiros resultados ? BEIJÃO

    • Michelle Franzoni disse:

      Oi Elaine! Você não percebeu mudanças nas medidas ou no espelho? As vezes a balança engana. Se a dieta está correta, persista que logo você vai ver resultados. Beijos e me conte depois!

  25. Bruna disse:

    Um dos melhores post que ja li aqui Mimis! Adorei!! Parabens!!! Voce tem uma maturidade rara hoje em dia!

  26. kellu disse:

    Oi ! 🙂 uma pergunta : tem algum creme de leite que eu possa usar sem medo?? E algum leite condensado ? Desde ja agradeço a resposta

  27. Renata disse:

    Oi Mimis, tudo bem?Já faz um bom tempo acompanho seu blog, facebook e instagram. Admiro muito a sua mudança e você é minha inspiração 🙂
    Hoje esta fazendo 1 semana que me decidi mudar de vez minha vida fazendo RA, como estou completamente fora de meu peso ideal, semana passado ao chegar aos 108.00 kg com 175 de altura aos 29 anos… foi um susto ao subir na balança e me decidi que agora é hora decisiva para mudar estou buscando varias dicas no seu blog que esta me ajudando muito….
    Obrigado pela ajuda e te admiro muito….quero daqui algum tempo voltar e pode compartilhar com você minha vitoria de ter eliminado muitos quilos.. muitos.. mas agora o que eliminar já ta valendo #projetopesoideal#….
    Um Bjus….

  28. Bruna disse:

    Conheço um monte de gente, mas um monte de gente mesmo, que trapaceia para caramba nesse quesito.
    A pessoa vive “para si”: é totalmente e absolutamente radical, apela para um monte de medicamentos (inclusive os proibidos pela ANVISA), faz todos os tratamentos estéticos existentes, é completamente viciada na sua própria figura.
    Aí quando alguém comenta algo sobre seu corpo, a pessoa responde que é exercício e alimentação saudável, só isso.
    Não, não é só isso. A pessoa deveria responder e dar exemplo de honestidade e dizer “Eu vivo para o meu corpo por isso ele é assim, eu não tenho outros objetivos, só esse mesmo”.
    Essas saradas de plantão nos dão a impressão de que qualquer uma pode ser perfeita como elas. E não é verdade!
    A minha genética é terrível, eu acumulo gordurinhas na barriga. Poderia fazer uma cirurgia, carboxiterapia, lipostabil do Paraguay, enfim… Ou poderia aceitá-la.
    Sim, hoje em dia é quase um pecado, mas eu posso aceitar minha barriguinha.
    Faço tudo o que eu e minha família comemos, é tudo muito saudável, integral, gostoso… Faço exercícios todos os dias. Mesmo assim meu corpo tem defeitinhos.
    Ir contra esses defeitinhos a qualquer custo me custaria muito caro, e não estou falando de $. Que exemplo eu seria para minha filha? Eu quero ser um exemplo que você pode ter defeitos, conviver com eles e ainda ser feliz, feliz, feliz.
    Tenho muito medo da minha menina crescendo nesse mundo de perfeição obrigatória, sério, muito medo. Tomara que eu consiga passar o que eu penso, o que eu sinto sobre isso, para ela.
    Tomara que no meio de tanta informação ela também encontre, assim como eu, um lugar mais confiável, mais realista, mais feliz. Tomara que, assim como eu, ela se inspire em alguém como você. Tomara que ela saiba distinguir o saudável do radical. E principalmente tomara que ela saiba se aceitar e fazer o melhor daquilo que ela tem. Tomara que ela seja muito feliz.

    Afff, desabafei… Disse tudo isso por causa daquele seu post sobre a “barriga tanquinho”, você explica que é mesmo complicado para quem não tem genética, você não nos chama de molengas, fracotes e sem foco…
    O fato de eu não ter uma barriga tanquinho não faz de mim uma perdedora. Claro, não preciso avacalhar e liberar geral…
    O legal é encontrar um equilíbrio entre sacrifício e recompensa, aqui sim é onde estão os verdadeiros vencedores.

    • Michelle Franzoni disse:

      Oi Bruna! Que lindo seu comentário. Obrigada por compartilhar. Com certeza tua menina terá a sua educação e saberá distinguir sim. Um grande beijo, amada!

  29. Fernanda disse:

    Oi Mimis, tudo bem? Há muito tempo acompanho seu blog, facebook e instagram.
    Admiro muito a sua mudança!
    Gostaria de conseguir mudar algumas coisas na minha vida também, mas me questiono se na minha idade e rotina ainda consigo isso. Tenho 37 anos recém feitos, trabalho o dia todinho na frente do computador, tenho a casa e marido pra cuidar (não tenho filhos ainda)…
    Você acredita ser possível ter um corpo mais saudável perto dos 40 anos e fazendo exercícios em casa? Não estou tão fora do peso, mas meu percentual de gordura está em 29,7% e sem nenhum condicionamento físico. Quero tentar ter nosso filho ano que vem, mas já queria engravidar mais leve e saudável.
    A sua opinião irá me ajudar muito!
    Obrigada e um beijão.

  30. Perlla disse:

    Você é minha “ciclana” heheheh

  31. janaina disse:

    ADOREI…simplesmente arrasou!! bom seria se todos pensassem assim, mais uma dica legal do que li: melhor uma gordinha saudável do que um magro sedentário…Bom seria se todos tivessem este equilíbrio,se todos buscassem além de um corpo perfeito uma vida saudável ,mas n e o q vejo dentro das academias muitos de deixam levar pelas famosas ampolas, pela dieta radical, e o pior q isso não esta só dentro das academias não, aqui onde trabalho pude conhecer de perto um caso de bulimia,muito triste …Bacana vc retratar este assunto, porq tem muita gente neurótica por ai bju!!

  32. gigi disse:

    Oi as vezes eu só queria falar, desabafar… Queria tanto emagrecer e não consigo. Não levo nenhuma dieta adiante. Sinto- me horrível. Tenho nojo do meu corpo. Nada fica bom. Queria entrar nas lojas comprar roupa p mim e q elas me servissem. Mas não gosto nem de expermenta-las!.

    • Michelle Franzoni disse:

      Oi amada! Você é linda, tenha ânimo. Eu já passei pela obesidade e sei como é. Mas tenho certeza que você também vai conseguir vencê-la. Leia meus posts e busque inspiração. Beijo

  33. olimpia de melo Monteiro disse:

    É isso que quero ,emagrecer fazendo reeducação alimentar ,preciso emagrecer 7Kilos.vou seguir seu blog até o fim,e vou conseguir. …

  34. Lisiele disse:

    Perfeito Mi!!! Poxa vida, me sinto tão frustrada porque várias vezes já comecei a mudança de meus hábitos e desisto no caminho. Mas esse post falou tudo! Amei!

  35. fernanda disse:

    Amei….

  36. Joana Teixeira disse:

    Poxa, que exemplo pra mim! É sim possível emagrecer sem neurose!
    É muito triste ser gordo. As pessoas não veem que quanto mais gordo, mais infelizes e abalados emocionalmente estamos. Esse papo que sou gordo e feliz é pura mentira! O problema não é só o preconceito, mas é consigo mesmo quando as roupas não cabem, quando no espelho reflete toda aquela flacidez, quando você come compulsivamente mesmo sem estar com fome, quando não sente nem vontade de sair de casa… enfim.
    O segredo da vida está na alimentação correta, alimentação errada, excesso de peso, não tem outro fim senão doenças.
    Preciso urgentemente emagrecer uns 27 kg, você emagreceu 33kg! Vou passar a visitar mais vezes seu blog! 🙂

    • Michelle Franzoni disse:

      Linda, concordo com tudo que você disse. E mais, eu tenho certeza que você vai conseguir alcançar o seu objetivo. Conte sempre comigo e com o blog. Fique ligadinha, sempre tem novidade. Um beijo 🙂

  37. Mercia disse:

    Oi, nossa, não tenho muito tempo para vir aqui( você sabe bem o ritmo de quem esta em doutoramento), mas na minha opinião, este post foi o melhor post que li , depois que comecei a acompanhá–la.

    O que mais chamou minha atenção foi o seu posicionamento, como blogueira, frente ao mercado dos suplementos. Sobre esta questão,acompanhando outras blogueiras logo foi possível constatar a mudança de argumentos delas pelo publipost.

  38. Marcy Silva disse:

    Flor,bem verdade tudo o que disse,comecei semana passada a minha reeducação alimentar.Mas estou indo aos poucos…Seguindo suas dicas me sinto confiante.Parabéns querida!
    Beijos

  39. Rosimeri disse:

    Super amei a postagem

  40. Tássia disse:

    As pessoas têm que levar a vida de maneira mais leve… Tá se tornando uma obsessão ter um corpo perfeito principalmente por causa do surgimento de cada vez mais perfis fitness. Não que isso esteja errado, mas muitos entendem errado. Em vez de ter como uma INSPIRAÇÃO, eles querem ser a pessoa. Porque o fulaninho/fulaninha não “jaca”, fulaninho não falta treino e diz que faltar é para os “fracos”. Ainda mais vendo o “corpão” que ele/ela tem. Se “eu” faltar, é um dia mais distante do corpo da pessoa hahaha. Não estou falando de ninguém especificamente, mas acho que você deve saber mais ou menos como é a coisa hehe. Isso que digo que é querer ser a pessoa. Cada um tem um jeito de ser, um corpo e todos devem cuidá-lo para deixá-lo melhor ainda, mas sem comparações, ainda que às vezes seja inevitável.

    Depois que você vê que não é um dia de treino que você não foi que vai fazer você “morrer”, você fica mais equilibrado em vários sentidos. O maior problema que vejo é na alimentação pra muitos. Você comeu seus hoje e provavelmente faz uns dias que não comeu besteiras. Mas tem alguns que todo fim de semana comem e se sentem culpados por não conseguirem ficar longe das tentações por um tempo maior. É questão de hábito, de “treino”.

    Muito bom o post.

    Beijos

  41. Dayse disse:

    Simplesmente amei!!

  42. Milton disse:

    Perfeito Mimis!
    Emagreci 30Kg e nunca deixei de fazer isso que comentou no texto. Acho que tudo que parte para o radicalismo alguma hora vai cair na lei da compensação e o resultado pode ser pior.
    Baita texto, parabéns!
    Bjs
    Milton – http://www.vintesemanas.com.br

  43. Maria Clara disse:

    Falou bem certinho….obrigada por suas dicas maravilhosas….

  44. Jajá disse:

    Adorei! É sempre bom ler textos inteligentes e sensatos como os seus. Beijo!

  45. cristiane disse:

    Lindo adorei a msg boa semana bjusss

  46. Cris disse:

    Oi Mimis 🙂
    Amei o post
    Parabéns !
    Vc é 10 !
    Bj 🙂

  47. Nossa essa parecia q era p mim adorei muito o que vc escreveu vou refletir melhor no que é mais importante pra mim adoro tudo o que vc escreve bjsss

  48. Sandra Melo disse:

    Bom dia!! era o que eu precisava ouvir hoje!!!
    Mimis, você é minha inspiração! Simplesmente amo seu blog!!

  49. Amanda Lima disse:

    Mimis, adoro seu blog, acesso todos os dias.. Emagreci 16 kg, estou me sentindo muito bem, agora queria engravidar mas tenho medo de engordar de novo, vc conhece alguém que engravidou, e não engordou de novo?.. um grande abraço..

  50. Eternamente Seu disse:

    Para com isso, eu tenho pressão alta!!! Você é linda demais!!! Parabéns pela extrema força de vontade, foco, determinação, inteligência,… e como prêmio, essa beleza infinita!!! Ótima semana! Bjs

  51. Priscila disse:

    Nossa! Palavras muito sábias. Hoje em dia as pessoas querem sempre conquistar o corpo do outro, assim como você disse, e querem isso com milagre. Também penso que cada um tem que aceitar o tipo de corpo que tem e se há alguma coisa nele que o incomode, então que mude a alimentação e pratique atividade física, mas sem neura. Vejo pessoas lindas e fabricadas na mídia, que dão valor apenas para a aparência física enquanto que não são, nem de longe, exemplo de caráter, honestidade e. A mídia sensatez. A mídia tem feito uma lavagem celebral tão grande nas pessoas que elas chegam a perder sua subjetividade na tentativa de ser igual àquele ou àquela famosa. Triste. Mas que bom que tem pessoas como você que trabalha em prol principalmente da saúde e bem estar das pessoas. Parabéns!

  52. ETTIANE disse:

    Perfeitoooooo
    Tudo o que eu precisa ler.
    bjus

  53. Paula disse:

    Ótimo texto Mimis! Em tempos de tanto terrorismo na dieta, em tempos que whey vira componente das jacadas é muito bom ver que ainda existem pessoas “normais” nesse mundo fitness. Eu emagreci muuito menos que tu (só 6 kg em 1ano), já me culpei muito por não emagrecer tão rápido qto as pessoas que sigo, mas parei com isso. Sei que esse foi meu ano mais saudável e sei também que não foi em 1 ano que engordei quase 15 kg. Descobri que dores que sentia eram relacionadas a alimetação e mesmo com 6 kg pra perder ainda não estou triste.
    Tentei fazer uma semana detox, tirar o gluten, a lactose, mas não consegui e hj não vejo motivo tbm, pois não tenho intolerância a nada então só modero o consumo.. Em resumo: aprendi que cada um tem seu tempo, seu ritmo e que o whey, o frango e a batata que fazer muitos “marombas felizes”, não serve pra mim, funciono e emagreço com #comidadeverdade 😉 beijoo

  54. Anitra disse:

    Texto PER-FEI-TO Mimis! <3
    Você é uma querida, um exemplo e uma grande heroína! Heroína da vida real, tipo mãe que se dobra em mil para fazer o melhor para seus filhos, com muito amor e carinho! Vc é assim com todos nós, seus leitores!
    Muito obrigada por tudo o que você posta aqui no blog! Além de dicas de beleza e exercícios, você traz realmente dicas para uma vida saudável, que precisa ser baseada também na felicidade das pequenas coisas, na felicidade de se sentir bem comendo aquele docinho que tanto ama, se sentir bem acordando cedo para ir pedalar ou fazer trilha com o namorido, se sentir bem acompanhando a mãe nos dias de tpm a comer um pastelzinho com caldo de cana, se sentir bem cuidando da alimentação no dia-a-dia e ajudando toda a família a ver que é possível comer bem e ser saudável, fazendo aquele delicioso bolo integral com banana e maçã, nos finais de semana!
    Que Deus sempre ilumine seu caminho e te dê muuuuita saúde, muuuuito sucesso e muuuuitas felicidades!
    Um beijão :*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *