Quiche funcional de espinafre

209

Tô viciada em quiches! No restaurante a quilo que eu almoço às vezes tem um mais gostoso que o outro, e resolvi testar uma receita funcional e magrinha para a nossa alegria.

Afinal, fazer dieta e comer frango com salada todo dia não dá! E reinventar a culinária foi um dos grandes segredos da minha dieta que me ajudou a secar 33kg (ver AQUI).

Essa receita é fácil, sem glúten e lactose, vegetariana, e uma delícia!

O grão de bico é o grande curinga da vez e eu já falei AQUI sobre todos os benefícios dele. Então preparem os ingredientes e vamos lá!
modelo_receitas

Quiche funcional de espinafre
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Votos: 32
Classificação: 3.63
Você:
Classifique esta receita!
Print Recipe
Porções: Calorias por porção
147 kcal
Ingredientes
Massa
Recheio
Modo de preparo
  1. Bata todos os ingredientes da massa no processador ou mixer e forre a forma.
  2. Misture todos os ingredientes do recheio e coloque sobre a massa.
  3. Leve ao forno (200 graus) por 25 a 30 minutos.
Dicas

Para cozinhar o grão de bico, deixe-o de molho na água na noite anterior e depois cozinhe na panela de pressão por cerca de 30 minutos.

Se usar o grão de bico á vácuo já cozido não é necessário usar sal na massa.

Se quiser, pode variar os recheios. Pode trocar o cottage sem lactose por ricota, porém, a receita terá lactose.

Sugestão
Almoço - Lanche - Jantar
www.blogdamimis.com.br

 

Aproveita e vem ver mais receitas saudáveis AQUI.

 

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

209 Comentários Mostrar comentários

  1. Olá!!
    Adoro as receitas e tento ao máximo seguir uma vida saudável!
    A minha dúvida é a seguinte: teria como substituir a massa de grão de bico? por farinha de linhaça, por exemplo.
    Obrigada!
    Beijoss e Sucesso!!

  2. Oi. Adoro quiche mas evito pelo excesso de gordura. Vou experimentar sua receita.
    Dúvida: o espinafre é cru ou cozido? E a casquinha do grão de bico, vc tira? Costumo usar o grão de bico da Vapza que já vem cozido mas tirar aquelas pelezinhas ninguém merece…

    Te aguardo para minha recita sair certinha…
    Abraço

  3. Olá!!
    Adoro as receitas e tento ao máximo seguir uma vida saudável!
    A minha dúvida é a seguinte: teria como substituir a massa de grão de bico?
    Obrigada!
    Beijoss e Sucesso!!

      • Oi,estou adorando seu blog, tem me ajudado muito! olha, fiz a receita da Quiche funcional de espinafre, não sei exatamente o q deu errado, mas gostaria de saber se a massa de grão de bico fica pastosa depois de assar? como a minha não ficava durinha como massa de empadão, eu fui deixando no forno, assou por mais ou menos uma hora, ficou horrível, o recheio ficou super seco, fiquei tão triste…gostaria q me explicasse como fica o ponto dessa massa de grão de bico depois de assada? fica mole mesmo?

        • Michelle Franzoni em

          receita não fica dura como no empadão. ela é mais farelenta mesmo pois não leva nada de farinha. Depois que esfria um pouco fica mais firme. Fica igual ao da foto. Beijos!

  4. Mimis, estou acompanhando seu site e te seguindo no INSTAGRAN e estou amando suas receitas!!! Não entendi a quantidade de espinafre da receita acima ( quiche funcional de espinafre) 1,5 xícara , por favor me esclareça. Um abraço Obrigada.

  5. Mimis, que quiche é essa???? Sensacional.
    Só fiz uma pequena alteração: escaldei o espinafre, escorrimento e apertei bem pra sair a água e refoguei com bastante algo.
    Simplesmente maravilhoso.
    Suas dicas são ótimas.

  6. Pingback: Santo Menu » Menu semanal – 24 a 28 de agosto.

  7. Oi Mimis! Testei essa receita e até coloquei no meu blog!
    Como não sou grande fã de espinafre na próxima vou tentar com outro recheio, mas a massa achei surpreendente, se eu não tivesse feito jamais diria que foi feita com grão de bico!
    Parabéns pelo blog e receitas!

  8. Oi Mimis o grão de bico depois de cozido ele deve ser procesado tipo: amassado ou passado no liquidificador para assim poder misturar com os outros igredientes para fazer a massa.

    Atc: Alinny

  9. Michele boa tarde!
    Vc poderia montar um cardapio diário pra perder peso com saude pra quem está amamentando como eu. Engordei 15 kilos na gravidez e não estou conseguindo perder, ainda não posso fazer exercícios pq o parto foi cesariana e so a 2 meses. Se puder me ajudar.
    Obrigado
    Joyce.

  10. Mimis, fiz essa receita hoje!! Simplesmente foi a melhor receita fitness que já fiz ever!! Deu muito certo, segui a risco os passos aqui e ficou perfeita! Me sentindo a Masterchef fitness! Bjo

  11. Olá receita fácil, só gostaria de saber de quem já fez, se a massa fica igual ou semelhante a de farinha de trigo,? Tipo massa de empada.

  12. Olá Mimis,

    Adoro seu site, você é minha ídola!!! 😉

    Estou louca para testar essa receita!

    Gostaria de saber quantos centímentros de diâmetro tem a forma que você montou a quiche, poderia me falar?

    Beijos!

  13. Oi! Queria tanto fazer esta receita, mas não tenho processador nem mixer… =( Há alguma esperança? Se sim, a forma deve ser untada e enfarinhada? Quero tanto variar meu cardápio, a rotina já tá me dando tédio e a tentação teima em bater à porta…

  14. Oi Mimis, tudo bom?
    Fiz a quiche mas a massa de grão de bico não endureceu! Por que será? O recheio ficou uma delícia mas….rsrs
    Pensei em substituir pela massa da pizza de brócolis que vc também ensinou… será que dá certo?rs Obrigada. bjo 🙂

  15. Mimis posso acrescentar frango nesse Quiche e o cottage posso substituir por requeijão ligth na minha região nao tem ou me mande outras substituições obrigada !

  16. Gabriela Chayene de Freitas em

    Oi Mimis. No dia 28 de julho de 2014 estava com 83,9 kg . No mesmo dia iniciei a dieta dukan, diz 5 dias só de proteínas.. Emagreci, deu certo, porém, comecei a ficar fraca e tonta.. Pois meu dia é muito agitado, tenho um filho de 11 anos, uma filha de 5 anos e uma bebe de 5 meses, uma gata e um marido que quer sempre atenção.kkkkkkkkkk… Então, não posso me sentir fraca, tenho que ter disposição para cuidar deles!!!!! Eu já tinha lido alguma coisa do seu blog.. mas aí comecei a seguir todas tuas dicas! Já li tudo!!! Comprei vários ingredientes, e todo dia faço uma receita nova, que vi no seu blog. Todos estão amando! ! E detalhe: todos entraram na dieta, estamos comendo menos, cortei quase a zero o sal e o óleo, e acrescentei coisas mais saudáveis em nosso cardápio. Já eliminei 5 kg, mas preciso de no mínimo mais 15 kg para depois marcar minha abdominalplastia e lipo escultura. Tô muito firme e determinada a mudar de vida, assim como você. Sua história me incentivou mais e mais. Obrigada!!!! E a janta hj será a Quiche de espinafre, vou acrescentar brocolis e salsa. Depois te conto como ficou. Grande beijo!!!

  17. Pricila Pozzani em

    Mimis eu vi sua preocupação em relação a lactose minha sugestão tb é substituir o cottage sem lactose ou a ricota por tofu. Vou testar com farinha integral e ao invés de manteiga tentarei com ghee (manteiga sem lactose ) vamos ver se tenho sucesso. Depois conto se deu certo adoro vc mimis bjao

  18. Mimis, amei a receita e estou louca pra fazer! Mas moro na Austrália e aqui não tem palmito. Alguma sugestão gostosa e pouco calórica pra substituí-lo?

    Beijos!

  19. Fiz esta receita ontem…….e também esta semana experimentei a barrinha de cereal aveia e banana……ficou tudo de bom!!!!!
    Parabéns pelo blog……. suas dicas são excelentes!!!!!
    Bom fim de semana!!!!!!

  20. Olá, Mimis

    A minha está no foro agora. Usei um sachê de grão de bico pré-cozido e, como a massa ficou um pouco mole e também achei pouca para forrar a forma, acrescentei um ovo e um pouco de farinha de grão de bico e polvilho doce até dar um bom ponto. Para o recheio usei brócolis cozido picadinho, meia cebola de cabeça pequena picadinha, alho poró e salsão, creme de ricota, dois ovos, sal e pimenta. O cheiro tá bom!!!!

  21. Como não sou vegana nem intolerante a lactose, substitui o cottage por meio copinho de iogurte natural e uma colher de creme de leite light, que era o que eu tinha em casa…e acrescentei brocolis ao espinafre e palmito! Ficou maravilhoso! Obrigada Mimis!

  22. Como tenho a thermomix vou pulverizar o grão de bico em sexo e usá-lo como farinha para a massa. Me diz uma coisa, já que viajas para a Europa, qual é o nosso queijo mais smelhante ao cotage?

  23. Eu fiz e ficou lindo!!! Gostoso também, porém essa quantidade de sal é muita coisa….ficou bem salgadinho! No próximo pretendo colocar menos que a metade do que pede na receita.

    Acrescentei cebola picadinha no recheio…ficou MARA!!!

  24. Oi Mimis! Amei a sugestão de uma receita de quiche sem farinha. Quero tentar com alho poró, que amooo de paixão. Mas para dar certo tenho que dar uma refogadinha nele, né? Será que funciona usar sua técnica de fritar sem óleo e depois misturar com os outros ingredientes do recheio?

    PS: Não tenho muita prática na cozinha. Desculpe se a pergunta é bobinha, rs.

  25. Pingback: Detox! Pós férias ou excessos: dieta de ataque! | Michelle Franzoni - Blog da Mimis - Qualidade de vida e bem-estar

  26. Mimis, tenho que dizer que simplesmente AMEI essa massinha!!!
    INCRÍVEL. Ela fica perfeita, deliciosa.
    Tenho gastrite e a “massa podre” feita com farinha me mata de azia, ja essa massinha de grão de bico é muito fácil de fazer e fica maravilhosa.
    Vou experimentar usá-la em receita de torta doce, mas tenho certeza que vai ficar delicioso.
    AMEI demais a receita…;)
    Bjos…x**

  27. Oi Mimis! Posso dar feedback? 😉
    Acabei de imprimir essa receita e seria bacana se ela fosse configurada para ser impressa em 1 pagina (sairam 4).
    Super obrigada e sucesso!
    Patricia
    ps: desculpe pela falta de acentuacao, mas meu computador nao fala portugues – hehehe

    • Exatamente o que eu ia comentar. Estou adorando as receitas, mas sou do tipo que tenho que levar o livro de receitas para a cozinha, e me sinto uma vilã de desenho animado com a natureza cada vez que imprimo uma receita. Talvez dar a opção de imprimir sem a foto, que é tentadora, mas que a maioria deve imprimir em preto e branco.
      Tenho que emagrecer 20 kg, e até agora não tinha vontade nenhuma de começar o processo, mas vendo esse blog me animei, pois vi que posso manter o prazer de comer coisas gostosas durante a dieta sem repetir sempre os mesmos pratos. Sucesso para todas!!

  28. OI Mimis essa massa é MARAVILHOSA eu adaptei e fiz recheio com frango, palmito e ricota, ficou ótima!! Postei no meu insta @brucartolari_farmadica Bjoooo

  29. Oi Mimis… adorei a receita do quiche… só tenho um sério problema, sou alérgica a grão de bico. sera que a massa de batata doce ficaria boa? ou qual outra base da massa vc me indica? me ajuda, vou me casar ano que vem e quero estar com minha saude em dia.. e o corpo tambem…claro rss
    beijos e parabens …

  30. Oi Mimis. Fiz hoje a receita mas acho que errei em algo. Assou por 40 minutos mas a massa em baixo continuou molhada demais e o recheio ficou muito molhado. Vou tentar novamente! De qualquer forma adorei a receita e não vou desistir! Um beijo!

  31. HELP, onde foi que errei?! Faltou grão de bico para a massa. Coloquei 1,5 xic. dele cozido, talvez seja 1,5 xic. antes de cozinhar? Quanto ao recheio, ficou muito líquido. São 2 ovos + 3 claras. Ou seja, no total 5 claras + 2 gemas. Me ajudem a entender, kkk Já li que várias pessoas fizeram e deu certo. Obrigada.

    • Michelle Franzoni em

      oi amada! a quantidade de massa vai depender do tamanho da sua forma. Talvez a sua seja grande demais. Quanto ao recheio, está correto mesmo. Um beijo!

    • Elita, você deve ter errado na medida… É uma xícara e meia de grão-de-bico cru que se coloca para cozinhar (na panela de pressão por 20 minutos e não 30, conforme indicado na receita, ou os grãos ficarão muito moles e a massa não dará certo para assar devido à umidade acentuada). A fôrma também não deve ser muito grande, tem de medir 30 cm de diâmetro, que dá certinho para ser forrada com a massa. Outra coisa, nem pense em deixar a quiche assar durante apenas 30 minutos no forno, que o recheio vai, sim, continuar cru e megalíquido. Como a massa à base de grão-de-bico é muito pastosa e o recheio muito molhado, deve-se assar a quiche por uma hora, pelo menos. Para verificar se o recheio já ficou firme, espete a quiche com um garfo; se sair sequinho, é porque o recheio já está no ponto. Mesmo depois de este ficar sequinho, tem de deixar a quiche assar por mais um pouco, pra massa não ficar quebradiça e molenga. Acho que a Mimis só pecou quanto ao tempo de cozimento do grão-de-bico na panela de pressão e do ponto certo da massa e recheio assados. De resto, é uma excelente receita: gostosa e saudável, como a vida deve ser. Espero ter ajudado você e a galera que não acertou a receita nesse sentido. =)

      • Oi, Paula! Pode, sim! Foi assim que eu fiz a minha massa, pois não tenho processador de alimentos… Ah, e passei a massa batida no espremedor de batatas também, para retirar os pedacinhos que o liquidificador não conseguiu processar e, assim, uniformizar a textura.

  32. Mimis, gostaria de saber sobre comida japonesa durante a dieta… eu amo e penso que não é tão calórica. O que você pode dizer sobre isso? Obrigada!

  33. Olá, super Mimis !
    Eu fiz a quiche e achei sensacional! Adoro quiches, mas a receita tradicional com farinha branca e muita manteiga não dá.
    Agora quero experimentar com outros recheios e vou comer quiche toda semana, ebaaa !!!!

  34. Fiz o meu ontem, ficou uma delícia, mas a massa grudou no fundo e ficou quebradiça.
    Vou tentar fazer de novo e variar o sabor.
    Valeu pelas dicas, Michelle!

  35. Oi Mimis, tenho uma dúvida quanto ao palmito, eu sei que ele é pouco calórico… mas tem muito sódio, fico com receio de consumi-lo na dieta mesmo fervendo dá pra tirar qto de sódio e da pra consumir quantos?

  36. Olá Mimis,
    Que receita linda e prática! Vou testar.
    Pode me esclarecer se a forma deve ser de alumínio redonda ou daria certo fazer em refratário de vidro (marinex) também?
    Meu forno é daqueles embutidos elétrico, o tempo de cozimento aumenta?
    Aguardo resposta, obrigada!
    Grande bjo

  37. Mimis, fiz essa receita ontem e realmente ficou uma delícia!!! Quando fui fazer fiquei pensando: esse quiche rende 6 porções como??? (Olha o pensamento da gordinha).. Mas realmente rende pq ele sacia muito rápido. Não consegui comer o pedaço que coloquei no prato, do tanto que fiquei cheia (E olha que eu como igual a um cavalo). Comecei a dieta agora graças a você. Obrigada pelo incentivo! Beeeeeeijo

  38. Oi Mimis!!!

    Fiz… a receita parece maravilhosa, mas minha massa ficou molinha.. não ficou parecendo assada.. o que será que fiz errado?! hunf..

    • Fiz um pouquinho diferente, mas deu certo.

      Eu fiz a massa do grão de bico sem ser na panela de pressão – deixei de molho de um dia para outro – e cozinhei por 20/30 minutos.

      Depois fiz a medida da receita e pré aqueci o forno, forrei a forma com a massa e deixei assando enquanto eu fazia o recheio.

      Preenchi com o recheio e deixei mais 25 minutos. Ficou simplesmente maravilhoso!! ficou crocante, meu marido comeu e não descobriu que era grão de bico.

      Vou fazer agora com rúcula e tomate seco, depois com shimejji, depois com couve flor… :))

      Amei muito!!

  39. Mimis, como você cozinha o grão-de-bico? Usei ele em outra receita e ficou duro demais, Deixei quase uma hora cozinhando, mas mesmo assim ficou duro. Você usa panela de pressão?

    Bj!

  40. Mimis, ficou perfeito! Fiz para o jantar e foi o maior sucesso! Aliás, todas as suas receitas quando faço aqui em casa todos amam!!!

  41. oOiii Mimis… Será q da de substituir o grão de bico por outra coisa.? Tava louca para fazer hoje mas tem q deixar de molho neh? Sera q se por durante duas horas em água quente igual ao feijão da certo?? Bjss

  42. Oi Mimis, você comentou que a receita é sem lactose, mas vai meia xícara de ricota. Ricota contém lacotse, não? Sou intolerante e isso me chamou a atenção. Adoro seu blog. Beijo!

    • Michelle Franzoni em

      Oi Bruna! Eu me enganei e já corrigi a receita. O cottage sem lactose é opcional, também fica bom sem viu! Experimenta e me diz. Um beijo!

  43. O requeijão na receita acrescenta a lactose no recheio, mesmo que, ao contrário da maioria dos queijos, a produção seja feita não a partir de leite, mas a partir do soro de queijo, a legislação brasileira permite adicionar parte de leite ao soro para aumentar o rendimento da fabricação.
    Cabe verificar no rótulo do produto a existência do leite.
    Sugiro o queijo cottage sem lactose.

  44. Oi mimi,

    desculpa a ignorancia, mas vc disse la em cima q a receita é sem lactose… Ricota é um queijo sem lactose?

    No mais acho que vou fazer essa quiche essa semana e usar o espinafre congelado que tenho em casa.

    Bjs

    • Michelle Franzoni em

      oi Liana! Pode trocar a ricota por cottage sem lactose ou apenas retirar que também dá certo! Beijos mil! Depois me conta!

  45. Oi Mimis!
    Tenho uma receita bem legal de Tortinha de Espinafre, que aqui em Caxias do Sul tbm faz sucesso com o pessoal da academia, pois meu esposo é professor e eu passo as receitinhas para as alunas dele.Olha só: 1 maço ou 2 xíc de espinafre picado cru, 1 cebola média, 2 ovos, 1 ricota(300g) amassada, 2 col(farinha integral ou aveia ou quinoa em flocos, pode usar que quiser), sal e pimenta do reino á gosto.Frita a cebola, depois coloca o espinafre, deixa murchar, coloca a ricota. Bate os 2 ovos com a farinha, sal e pimenta, mistura tudo e coloca numa forma de suflê e forno por 30 min. Pronto!! Delícia!!!Beijos Mimis!!Sou meeeega fã tua!!! Meu sonho é te conhecer e conversar com vc pessoalmente.

  46. Oi, Mimis!
    Vou testar, parece uma delícia, mais depois você pode postar a da almôndega que também parece uma delícia. Bjks

×