Os benefícios das folhas verdes escuras

Por Michelle Franzoni em 14 de julho de 2014

folhas-verdes-escuras-blog-da-mimis-michelle-franzoni-destaque

Ter um prato colorido não é só para deixá-lo mais atraente e bonito aos nossos olhos. Tem muito mais fundamentação nutricional! Inclusive quando diz respeito às folhas verdes escuras, como a rúcula, agrião e espinafre entre outras.

Gente! Esses vegetais possuem substâncias que fazem muitíssimo bem à nossa saúde. Há quem diga que quanto mais verde, mais saudável! Rsrs E o melhor? Têm pouquíssimas calorias e vão  nos ajudar a emagrecer!

Mas o que realmente elas têm de especial? As folhas verdes escuras são ricas em vitaminas A, C, K, ácido fólico e vitaminas do complexo B, minerais, cálcio, ferro, fitoquímicos e fibras essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo.

Ainda encontra-se nesses alimentos: fósforo, magnésio, potássio e clorofila, o que auxilia o organismo na prevenção de doenças como: anemia, osteoporose, estresse, doenças do coração e equilibram o pH do sangue, tornando o trabalho do nosso corpo mais intenso e eficiente. Além disso, esses vegetais possuem compostos químicos que reduzem o risco do desenvolvimento de câncer.

Alguns nutrientes necessitam de outros para serem melhor absorvidos, como é o caso do ferro e a vitamina C. Desta forma, pode-se acrescentar frutas na salada, ou utilizar o limão para temperá-las.

Consumir os vegetais ainda crus conserva 100% as propriedades nutricionais. Para ter um efeito ainda mais benéfico à saúde, também é preciso consumir esses alimentos com regularidade, e não somente de vez em quando, viu?!

Dentre as principais folhas verdes escuras estão: agrião, acelga, alface, almeirão, chicória, couve de bruxelas, couve, espinafre, mostarda, escarola, folha de brócolis, folha de beterraba, rúcula.

E eu fiz um quadro com as informações das folhas verdes mais utilizadas:

folhas-verdes-escuras-blog-da-mimis-michelle-franzoni-01

Eu já postei algumas receitas deliciosas no com esses alimentos. Tem couve de bruxelas, quiche de espinafre, wrap de frango com rúcula, saladas e os famosos sucos verdes. Aliás! Todos esses vegetais podem ser colocados no suco verde! Cliquem AQUI para verem todas as minhas receitas saudáveis.

Me digam! Quais desses alimentos vocês consomem mais? E mandem dicas de receitas!

Michelle Franzoni

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

50 respostas para “Os benefícios das folhas verdes escuras”

  1. Perla polais disse:

    Olha não sabia dos grandes benefícios das folhas obrigada por compartilhar me ajudou bastante.

  2. Ananias disse:

    Muito bom artigos não sabia dos grande benefícios das folhas verdes escuras

  3. Lucas Resende disse:

    Belo artigo! Muito produtivo e informação de qualidade!

  4. Tenho muita dificuldade na hora de colocar as folhas na minha alimentação , você tem alguma dica para isso?

  5. Ainda bem que uma coisa que não falta na minha alimentação é verdura, a melhor maneira de aproveitar os seus benefícios é comendo elas todos os dias!!

  6. Li o artigo e achei ótimo. Muito bom mesmo!

  7. Carine disse:

    Preciso criar o hábito de consumir mais folhas na minha dieta. Eu tenho séria dificuldade para comer saladas.

  8. Natanael disse:

    Folhas verdes nunca faltam na minha alimentação, é sempre bom tê-las por perto pra manter a saúde em dia 🙂

  9. V. Tadeu disse:

    adorei… vou inserir na minha dieta

  10. Tadeu disse:

    adorei… vou inserir na minha dieta

  11. Rosangela disse:

    Quero emagrecer

  12. Edmar disse:

    Excelente post sobre folhas verdes me ajudou bastante em termos de conhecimento sobre o assunto, vai ajudar muita gente com essas informações de qualidade, tenho blog também espero chegar no nível desses. Forte abraço.

  13. lucia disse:

    gostei muito das informaçoes. sobre as folhas . Pois estou com anemia e a Dra mandou que me alimentasse com

  14. Lucia Medeiros disse:

    amei as informações sobre as folhas verdes .Pois estou com anemia e a dra passou para eu comer muito verde. obrigada veleu.

  15. Sebastião disse:

    Fiz uma reeducação alimentar, incluindo alimentos de folhas verdes, vermelho. Todos esses alimentos incluindo legumes eu como cru, em forma de saladas. Emagrece 11 quilos em menos de 3 meses!!.
    Folhas de beterraba, rabanete, brócolis tbém entra no cardápio . Incluo na manhã suco de limão, gengibre e couve! Ótimo para ajudar no emagrecimento!!.

  16. carmen disse:

    Oi como não te encontrei antes, comecei minha dieta em julho 2014, emagreci 20kg agora quero manter, tenho 59 anos e faço natação e musculação, e sou muito natureba , tudo o que faz bem eu sigo,vou seguir as tuas dicas, inté.

  17. STELA disse:

    BOA TARDE!
    ESTOU FAZENDO QUIMIO E ESTOU O SUCO VERDE , POREM TENHO QUE TER MUITO CUIDADO PARA COM O INTESTINO ,PORQUE REALMENTE EMAGRECE. MAS MINHA IMUNIDADE AUMENTOU, COSTUMO USAR A CENOURA COZIDA PARA CONTROLAR COMO ACHEI MUITO IMPORTANTE SUAS ORIENTAÇÕES, GOSTARIA QUE ME AJUDASSSE.CONFESSO QUE FICO GRATA . BEIJOS NO CORAÇÃO

    • Michelle Franzoni disse:

      Oi Stela! Vc pode colocar a cenoura crua no suco também! Ou come-la ralada em sanduíches e salada ou cozida com a refeição. Beijos!

  18. PATRICIA REIS disse:

    Flor, posso refogar espinafre, rucula e chicoria juntos? Não curto salada fria …

  19. ANA CARLA disse:

    Gostaria de saber se podemos usar o espinafre junto com o couve e hortelã e Rucula pois tenho o costume de usar essas folhas .

  20. Néa Castro disse:

    Adorei a informação, adoro sal ada, só ñ sei como prepara-las, gostaria de receber recditas.desde já obrigada.

  21. Juliane disse:

    Oi,mamis
    eu eliminei 06 kg, só na pedala e na alimentação.Eu está com 86 kg tenho 154 de altura.Agora estou com 80,900 kg, pretendo continuar com a dieta.Estou muito feliz com o resultado

  22. Rosylene disse:

    Parabéns!!! Adoro suas dicas…Bjs

  23. Saudavel e necessário; infelizmente as pessoas não usam desses alimentos diariamente.
    Gosto muito da couve e do agrião.
    Obrigada Mimis pelas dicas, irei com certeza enriquecer meu cardápío.
    Beijo em seu coração.
    Nicinha

  24. Lilian disse:

    OI, queria lhe perguntar se durante seu processo de emagrecimento vc tomou vinho.
    Não consigo viver sem uma taça de vinho tinto seco.

  25. Marcela disse:

    Michelle, seu blog é fantástico!
    Quanto ao post, adoro verduras e consumo diariamente. Mas o que me preocupa é a quantidade de agrotóxicos. Nem sempre temos disponíveis os orgânicos. Você tem alguma dica ou orientação sobre isto?

    • lucas disse:

      Então ótimo site,
      Mais o que eu mais consumo dos relacionados neste site é os Agrotóxicos.
      Uma dica que eu dou, é deixar verduras (serve também para frutas) de molho em 1L de água com 1 colher de acido sulfúrico dissolvido no mesmo, para diminuir a quantidade de agrotóxicos ou veneno como chamado por muitos.
      Em primeiro lugar garanta sua saúde.
      Sou Lucas Zaneratto tenho 18 anos sou Aluno do E.E Maria Aparecida felix porto, estou disponível anoite no face book para tirar sua duvidas sobre agrotóxicos, se tiverem interesses de saber mais, também tem ótimos videos e debates no youtube que podem ajudá-los.
      (Motivo TCC da ESCOLA e a saúde da sociedade Brasileira, porque alias o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no planeta.)

  26. Sandra Oliveira disse:

    Olá Mimis! obrigada por este post, muito esclarecedor… Minha avó está com a tireoide inflamada e eu não sabia dos benefícios do agrião nestes casos. Muito obrigada, suas dicas são ótimas, e parabéns pelo trabalho que vc vem realizando tão bem.

  27. Karen disse:

    Acrescento sementes de girassol e linhaça na salada diária de alface e rúcula. Dá uma certa corância e fica bem saudável.

  28. Raiane disse:

    Suas dicas são ótimas, cada dia aprendo mais e mais.

  29. Aline disse:

    Com certeza, os vegetais verde escuros são super benéficos. Procuro usá-los sempre na minha alimentação, tanto no café da manhã, com os sucos verdes, e nas minhas marmitas, quanto em casa, para um jantar mais leve e saudável.

  30. Patrícia disse:

    Bom dia, as folhas verdes escuras realmente são impostantes, eu adoro couve e rucula!!!!adoro teu blog guria!!bjão

  31. Edilene disse:

    Bom dia!! A couve e o espinafre é o que venho consumindo mais, devido a reeducação alimentar a couve no suco verde é maravilhoso e o espinafre cozinho com arroz integral e também da para fazer a panqueca.

  32. Daiane disse:

    Ola Mimis … gosto muito do seu blog , e quero agradeçer por compartilhar . Voce te alguma dica de como para de querer comer doces toda hora??? Eu tenho certeza de que só nao consegui emagrecer muito ainda por causa disso … Tenho 1,60 e atualmente peso 63 kg . Tenho 2 filhos .. 23 anos… porem queria ficar com pelo menos 56 kg . Infelismente nao consigo parar com essa compulsao por doces … Aguardo resposta . Muito Obrigado . Bjs

  33. Milton disse:

    Sem dúvidas as duas que mais gosto aí são Rúcula e Espinafre. Aprendi a comer e gosto muito. Já a minha coelha é viciada em couve. Se depender do que come de folha verde para ela ser saudável, certamente vai viver para sempre. Kkkk
    Bjs.
    Milton – http://www.vintesemanas.com.br

  34. Larissa Ribeiro disse:

    Bom dia, Michelle!
    Consumo bastante esses alimentos, mas costumo deixá-los já picados e cortadinhos assim que compro, para facilitar o preparo durante a semana.
    Fazendo isso perco muito as propriedades/benefícios deles?
    Abraço!!!
    ps: amo seu blog!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *