Molho de tomate caseiro

172

Molho de tomate é vida!

É um item básico aqui em casa. E eu tenho uma história curiosa com eles.

Quando eu era mais nova e ainda morava com meus pais, eles faziam panelões de molho de tomate e aquele cheirinho invadia a casa. Era muito gostoso.

Eu nunca tinha o hábito de fazer aqui em casa. Achava trabalhoso e realmente nem tentava. A receita do meu pai era meio chata mesmo Kkk E eu que sou muito prática na cozinha, nem pensava em fazer por aqui. Então eu tentava achar nos mercados molhos mais naturais ou orgânicos, mas eles sempre eram beeem carinhos!

Até que, em um dia criativo, resolvi criar uma receita que alguns de vocês já devem até conhecer. Rápida e prática, como a vida saudável deve ser! Ficou curiosa? Confere aí!

 
modelo_receitas

Molho de tomate caseiro
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Votos: 59
Classificação: 3.98
Você:
Classifique esta receita!
Print Recipe
Porções: Calorias por porção
40 kcal
Ingredientes
Modo de preparo
  1. Cortar os tomates ao meio e retirar a semente e a parte branca.
  2. Corte cada metade do tomate ao meio novamente.
  3. No liquidificador, colocar a água e bater os tomates, colocando os pedaços aos poucos.
  4. Juntar todos os demais ingredientes e bater.
  5. Leve o molho em uma panela ao fogo médio por cerca de 20 minutos.
  6. Após esse tempo, o molho está pronto para ser utilizado em diversos preparos ou congelado em porções.
Dicas

Coloque os tomates aos poucos no liquidificador para que ele dê conta de bater.

Como não tem conservantes e outros químicos, o molho dura menos tempo na geladeira. Guarde por cerca de 3 dias e congele o restante se não for usar.

Você pode acrescentar outros temperos da sua preferencia e criar seu molho especial, como azeitonas, ervas frescas ou secas e muito mais.

Sugestão
Almoço - Jantar
www.blogdamimis.com.br

 

Para tirar a acidez do molho, pode acrescentar 1 colher (chá) de fermento em pó junto com os ingredientes antes de bater ou colocar uma cenoura média inteira descascada para cozinhar junto,. Depois é só retirar a cenoura.

Ah! Eu já falei AQUI sobre os benefícios do tomate e vale a pena saber tudo sobre essa delícia. O tomate é super aliado da dieta por ser pouco calórico e cheio de nutrientes. Então tá na hora de colocar tomate em tudo!

Gente! Vocês tem que testar! Logo após bater os ingredientes, vemos um molho de cor alaranjada ou rosada e pensamos: “Quero meu molho vermelhinho”!  A mágica acontece quando levamos ao fogo para apurar. Ele começa a adquirir uma cor vermelha linda e surpreendente! Quando congelar, ele dura té 3 meses, viu!

Desde então só tenho usado esse molho caseiro e além de econômico é muito mais saudável e gostoso.

E vocês? Costumam fazer molho caseiro em casa? Tem algum segredinho pra me passar?

Quem testar volta pra me contar o que achou, heim!

Vem ver mais receitinhas saudáveis e magrinhas AQUI.

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

172 Comentários Mostrar comentários

  1. Nazira P. Oliveira em

    Estou buscando para fazer em casa e congelar. Descobri recentemente que os industrializados contém pelo de rato, então fiquei com muito nojo.Em breve estarei fazendo essa receita, obrigada por postarem.

  2. Estou nesse momento fazendo esse molho!
    Super rápido de fazer! Estou deixando apurar bem mais que os 20 minutos para dar uma evaporada maior na parte líquida. Realmente, logo que levei ao fogo ele tinha uma cor rosada mas agora está num vermelho lindo e o sabor já está incrível!!!
    Fora o custo x benefício: paguei $2,00 em um pacote de tomates maduros que vai render muito molho (pela medida do liquidificador, mais de 1,5kl). Vou congelar em porções pequenas para uso diário.
    Receita saudável, prática e super barata. Nunca mais compro molho de tomate pronto, rsrs.

  3. Faço meu molho com tomate bem maduro, sem sementes, tempero com alho e cebola. Não coloco agua nem bato no liquidificador. Deixo refogar bem até que não fique nenhum pedaço de tomate. Congelo em forminhas e só quando vou fazer uso adiciono o manjericão ou salsinha. Fica um molho bem consistente!

  4. Olá bom dia eu faço molho de tomate sempre mas faço na panela de vapor corto eles tiro as sementes e coloco tds de cabeça pra baixo coloco cebolas alho salsinha uma colher de açúcar e uma pitada de sal e tampo a panela e deixa até q o tomate muche bem deixo esfriar e bto no liquidificador fica bem consistente como o da elefante ótimo msm

  5. Olá Michel tudo bom? Hoje fiz esse molho, pois achei fácil e super saudável…. E quero te agradecer pela receita pois eu amei a cor que ele ficou e tenho certeza que o gosto será maravilhoso hehe 🙂
    Fique com Deus bjsss

  6. Gente, meu molho ficou muito mas muito picante , no que será que errei ?
    Coloquei as medidas da receita , coloquei 1 colher de chá de pimenta do reino moída. Nossa to super triste , será que vou ter que jogar tudo fora ?

    • Michelle Franzoni em

      Oi andrea. A pimenta é opcional, como está na receita. Você pode colocar a medida que preferir ou não colocar. Bjks! Dica: faça uma nova porção sem pimenta e misture.

  7. Oi Michelle, adoro seus posts!!
    Tenho um segredinho de um mokgo de tomate delicioso e super consistente!! em uma panela de pressão coloco os tomates lavados e cortados ao meio, tiro apenas a parte do cabinho. Acrescento umacenoura inteira descascada e uma folha de louro. Só isso, sem água ou outra coisa. Fecho, qdo pegar pressão, deixo por 01 (um) minuto apenas. Ao abrir teremos os tomates cozidos e bastante água. Bato tudo isso no liquidificador (com a água principalmente) e faço o refogado a gosto. É surpreendente o resultado! Consistente e saboroso!

  8. ELAINE FERNANDES DOS SANTOS em

    OLÁ MICHELLE! AMEI SEU BLOG E SUAS RECEITAS.TENHO UM GENRO MUITO QUERIDO QUE É PROFESSOR DE ACADEMIA E MINHA FILHA TAMBÉM.ELES MORAM NA CIDADE DE LUCAS DO RIO VERDE EM MATO GROSSO.
    VOU COMPARTILHAR SEU BLOG COM ELES.MUITO OBRIGADA E……BEÍJOSSS.

  9. Denise T Pilla em

    Olá Mimis, eu aprendi a fazer um molho de tomate tipo pomarola, super prático e baixa caloria.
    A receita é parecida com a que você postou porém eu detesto usar o liquidificador então comecei a congelar os tomates depois no dia anterior passo para a geladeira e ao descongelar ele fica bem pastoso, quem não gosta das sementes pode coar e a pele sai inteirinha, fica só o suco e o interior do tomate. É um delícia e deixa o molho mais encorpado e dependendo da quantidade de tomate que usar parece molho de restaurante! Espero que gostes. Beijos

  10. Thatiane Fernandes em

    Olá tudo bem achei seu blog procurando uma receita de molho de tomate, amei seu blog.
    Já estou te seguindo no face.
    A procura do molho veio foi por que hoje resolvi fazer uma pizza pro lanche pois hoje é o dia do lixo aqui em casa kkkkk, quando fui ver estava sem molho de tomate, então fui procurar na internet e te achei.
    Enfim o molho ficou maravilhoso, não quero mais industrial agora vou aproveitar muito a promoção do tomate kkkkkkkkk….

  11. Katiúscia Ribeiro Borba em

    Maravilhoso o molho de tomate!!! Meu marido amou!! Agora aqui em casa só usaremos molho de tomate caseiro, já está no meu caderno de receitas.

  12. Acabei de fazer e ficou simplesmente divinoooo, amei…receita já está no meu caderno master de receitas vip rs. Ficou exatamente como vc falou, vermelhinho, cheiroso e gostoso, amei. E gente, por favor , contribuam com a Michelle, antes de perguntar se precisa tirar a casca do tomate , leiam os comentários, pq esta e outras duvidas , ela já respondeu 100 vezes rs

    • Gilberto Joao Pante em

      Hoje fiquei sabendo que a Anvisa tolera até 5 pelos de ratos em cada 100 gramas de massa de tomate vendidos no mercado, neste mesmo dia a marca famosa elefante teve de recolher dos mercados todos produtos de um determinado lote pois tinha mais de 5 pelos em cada 100 gramas, isto é o fim da picada pois a Anvisa permite uma certa quantidade de pelos na mercadoria.

      Gilberto

  13. Nagib Rachid Mekdece Neto em

    Olá. Muito obrigado por disponibilizar essa receita. Ficou excelente!!! Gostaria de saber de um detalhe que não entendi. O molho dura 3 dias congelado, ou após 3 dias é que devemos congelar, para que ele posso durar mais? Grato

  14. Olha, tenho que admitir que fiz sem botar muita fé que ficava bom, e ainda bem que estava errada. Sempre uso molho pronto, mas fiz um jantar e minha irmã está numa dieta que não consome nada industrializado. Então preparei um macarrão de abobrinha com estd molho. Ficou divino. E o melhor é que é muito fácil de fazer.

  15. Mimis, vc é demais rsrs leio seu blog quase todos os dias em busca de novas receitas, ja perdi 2,5 em menos de um mês agora apostei na água com gengibre e uns pedacinhos de limão.
    Continue assim, linda e arrasando vc é um exemplo para muitas pessoas q desejam arriscar ter uma vida mais saudável. Ainda irei mandar meu antes e depois. To super inspirada rsrsrs

    Um grande beijo,

  16. MIMIS VOCÊ É UM EXEMPLO DE MULHER REALIZADA, SAUDÁVEL, EU TENHO MUITA INVEJA DE VOCÊ, LINDA, BEM SUCEDIDA, GENEROSA, ENFIM VOCÊ É UMA FOFURA DE MULHER, DEUS TE AJUDE AINDA MAIS, PORQUE VOCÊ FAZ MUITO BEM A SUA PARTE, BEIJOS, AYDIL.

  17. Adoro seu blog. Super prático, descontraído e a maioria das receitas são bem fáceis de fazer. Obrigada por me ajudar a ter um estilo de vida mais saudável. O que preciso aprender a fazer pesquiso no seu blog e geralmente tem tudo. Bjim

  18. Estou vendo isso em 2016, pois estou firme na RA para mandar pro espaço 30 kg de bacon kkkk!
    Então, ontem fiz a receitinha da minha sogra. A diferença é que ela leva os tomates ao forno por 20 minutos numa assadeira antes de bater, fica mais saboroso.
    Ainda não tentei congelar o molho. Vou comprar uns potinhos e um montão de tomate, a saúde da minha família agradece, molho de saquinho nunca mais!

  19. Fiz esta receita e ficou ótima! Não precisei colocar a água e optei por não colocar a salsinha, que eu não tinha em casa naquele momento. Mesmo assim, ficou sensacional! Igual aos industrializados. Aliás, melhor que os industrializados, pois sem conservantes e corantes. Excelente receita e muito fácil de fazer!

  20. Ual. Ameiii essa receita, não fiz ainda, mas farei!! Eu estava louca atrás de um molho natural, pois esses de mercado eu acho tão perigosos rsrsr. bjo

  21. Mimis,acabei de fazer,ficou bem Vermelhinho e uma delícia, coloquei a cenoura no cozimento e não ficou nada ácido! Amo suas receitas!!Para acompanhar vou fazer as almôndegas que são mara tbm!!!!Bjooo

  22. Mimis, acabei de passar no mercado e comprar os ingredientes! De quebra, ainda trouxe um pedaço de gengibre, que é pra ajudar no metabolismo. To aprendendo, certo?

  23. Nossa estou amando seu blog, são dicas muito úteis e que ajuda muito no dia a dia. E fora que a grande dificuldade pra quem está em dieta é gostar e acostumar com hábitos bons, mas com essas dicas gostosas light fuça bem mais fácil. Amei essa do molho vou fazer logo. Bjus

  24. daniela cizeski em

    Adoraria ter um livro de receitas seu,com todas essas receitas maravilhosas,sempre a mão.Com fotos de todos os pratos.Amo suas receitas,super fáceis e acessíveis.
    BJSS

  25. Olá,eu costumo fazer assim,e colocar coentro quando o molho está quase pronto,uso imediatamente.
    Co.o meu esposo diz “tá tão ruim que nem o cachorro vai comer,pq não vai sobrar,rsrsrs.”

  26. Oi Mimis,

    Como transformo este rico molho em uma sopa de tomate?

    Sempre que viajamos, aproveito para degustar excelentes sopas de tomate! Tens alguma dica?

    Abraço!

  27. Ola Michelle! Conheci seu blog esse final de semana e estou amando. Quero tentar fazer o molho, mas fiquei na duvida em qual momento colocar o fermento ou a cenoura. Vc tem video dessa receita?
    Obrigada e desejo muito sucesso!

  28. Pingback: Emagrecimento saudável | Sabedoria no lar

  29. Acabei de fazer eu não tinha molho pronto (maus hábitos) e quando bati e ficou verde pensei estraguei tudo rsrs meu esposo teria tirado sarro, mas o cheiro e a cor esta ficando lindo! Sempre vejo suas receitas estou casada a um ano e tenho experimentado muitas delas! Não compro nem óleo pois estávamos usando muuuito! Aqui no meu AP acabou as frituras e embutidos nem compramos mais 🙂 Um beijo Deus esteja com você :*

  30. Fernanda T Duarte em

    Simplesmente divino! M U I T O F Á C I L genteeee! E fiz também as almôndegas (receita Mimis também). Amei tudo!!!

    Dica para tirar a pele do tomate: ferver uma panela de água e depois colocar os tomates de molho por uns minutos. Corta o tomate em 4 pedaços. A pele sai com muita facilidade.

  31. Fiz o molho mas ficou verde e na hora de apurar não ficou vermelho 🙁 .. coloquei as quantias iguais da descrição mas será que foi salsinha e manjericão demais?

  32. ao invés de cozinhar a cenoura junto, e depois retirar, eu bato a cenoura no liquidificar junto com os tomates e os outros temperos, além de tirar a acidez, agrega valor nutricional ao molho. bj

  33. Oi Mimis.

    Eu fiz e ficou ótimo, bem vermelhinho, uma delícia. Eu já não podia comer os molhos prontos pq tenho alergia a glutamato monossódico. Mas agora vou fazer sempre esse molho. Até meu marido amou. 🙂

    Obrigada por suas dicas.

    Beijos linda.

  34. Olá. Legal sua receita. Estou iniciando na culinária e estou fazendo meu molho pela sua receita. Gostei muito. Já é a segunda vez. Realmente ele fica vermelho forte mesmo na hora que está cozinhando 🙂

    O Cheiro é ótimo !

    Obrigado por compartilhar 😉

  35. Muito boa a receita Mimis! Eu fiz hoje aqui no Canadá onde eu moro, fiz também uma pasta homemade the farinha integral! Não estou de regime e nem preciso emagrecer, mas adoro seu blog! Sou rata de academia!

    😉

  36. Valeu pela dica Mimis!! O molho ficou ótimooo… coloquei azeitonas e o sabor ficou ainda melhor! Ressalto ainda que o tomate puro é muito mais saboroso! bjs

  37. Michelle!!
    Fiz o molho hoje e fica muito bom!! Estou apaixonada, por mim só usarei ele daqui pra frente.
    Quando bati, ficou mesmo com cor clara, mas depois ficou lindo.

    Obrigada!!

  38. Mimis acabei de fazer esse molho, e estou apaixonada! É muito bom!!! Um dia desses fiz aqui em casa com tomates que já comprei pelados, ficou bom mas não se compara com o tomate fresco, e olha q foi o normal hein, nem foi o italiano. Depois q bati achei ele com uma cor mto clara, mas como já foi comentado aqui, depois de reduzir e apurar ele fica vermelhinho. Coloquei bastante pimenta do reino pra dar um picante, e ficou delicioso! Comi só o molho com um penne integral. Huuuuuum!

  39. Mimis fazendo exatamente agora meu molho de tomate hehe. Assustei cm a cor qdo bati kkkk mais não é que agora no fogo ta ficando vermelhinho *-*
    Almoço de hoje …. Macarrão integral, cm seu molho maraaaa e atum.
    Bjs ótimo fds

  40. Acabei de fazer, sensacional e muito fácil de fazer 🙂
    Quanto tirei do liquidificador tava muito ácido, fiquei com medo, mas depois de apurado no fogo, está perfeito!
    Obrigada por compartilhar.

  41. olá minha querida é uma delicia esse molho,, é bom saber as dicas ,,, eu coloco uma pitada de açucar e um pouquinho de leite foi o que me ensinaram ,,, vou fazer com sua dica pra experimenter faço sempre ,bjussssss

  42. Oi Mimis, preciso de uma receita de cachorro quente, meu marido adora e não come pouco.O molho de tomate já tem hehe…. Espero que me ajude, Beijao

  43. Eu sempre faço molho caseiro, não compro o industrializado. Só q faço sem triturar o tomate, faço c ele picado na panela para apurar, o q deixa o molho “pedaçudo”, e eu gosto mais ;). Para tirar a acidez coloco 1 colher de sopa de leite desnatado e sempre deu certo. Bjs!

  44. Mimis, gostaria que me ajudasse, tenho 35 anos, peso hoje 71 quilos, estou triste pois quero ter forças e tenho que lutar contra isso.
    Me sinto mal, cansada, e gostaria de saber como faço. Me ajuda obrigada

    • Michelle Franzoni em

      Oi Ana! Seria interessante vc procurar um nutricionista se puder, ou ajuda psicológica. Siga também as dicas da Fanpage e instagram. Beijos!

  45. Frite o alho e a cebola , para tirar o ardor . Desligue a panela para esfriar enquanto pica os tomates com pele e semente .Coloque os tomates para cozinhar , junto com cenoura na proporção de uma para um quilo de tomates . Se colocar na panela quente o tomate frita , dificultando soltar agua para o cozimento . Cozinhar em fogo baixo . Bater no liquidificador , com a cenoura junto . Coar em uma peneira grossa . Acertar o sal . Não coloco outros temperos , pois serve de base para macarrão , panquecas , sopas , peixes etc e cada um tem tempero proprio . Congelar as porções ideais para o tamanho da familia . Bom apetite !

  46. mimis preciso da sua ajuda emagreci 26 kilos preciso eliminar 12 ainda, mas agora que complica pois é mais lento. me ajuda. bjokas vc é lindonaaaaaaa

  47. Adorei! Vou fazer hoje mesmo!

    Mi, ensina pra gente a fazer molho pesto?
    De vez em quando como com macarrão integral no restaurante vegetariano perto do trabalho e, preciso dizer, É DIVINO! rs

    Bjos

  48. Cristiane Ferreira Gomes em

    Mimis, muito boa sua receita, mas conheço uma outra que também é show! Molho de tomate, sem tomate! É, você substitui tomate por beterraba e cenoura. Como acontece? É o seguinte: vc vai precisar de 3 cenouras médias e duas beterrabas. Descasque os legumes e corte-os em pedaços. Em uma panela, faça um refogadinho de cebola e alho. Acrescente a beterraba e cenoura cortadas, coloque temperos a seu gosto, manjericão, orégano, e duas folhas de louro. Misture tudo e acrescente água para cozinhar. Depois dos legumes cozidos, bata-os no liqüidificador. Fica tão bom que todo mundo que provou lá em casa aposta que é molho de tomate! Até o marido caiu!!! Rsrsrs

  49. Oi, Mimis, minha receita é mais fácil, rsrs. Retiro só as cascas dos tomates, corto em pedaços e coloco para cozinhar junto com a cebola, sem água ou com só um pouquinho de água, pq o próprio tomate ea cebola soltam uma aguinha. Na proporção de três tomates para uma cebola. Coloco o sal e deixo cozinhar, quando estão molinhos, desligo o fogo, deixo esfriar um pouco e bato com o mixer na própria panela. Aí é só guardar em potinhos de vidro, daqueles de geléia vazios, reaproveito todos, rsrs. Congelo, e meu molho dura até uma semana ou mais. Adoro no macarrão e na panqueca, muito melhor do que os de supermercado. Bjs.

  50. Já fiz uma receita parecida, e ao invés de colocar água , coloquei os tomates no juicer, fica bem líquido !!! E uma delícia esse molho! os molhos industrializados são completamente diferentes! e me da dor de cabeça ! Beijosss

  51. Mimis, pro molho não ficar ácido voce pode colocar uma cenoura descascada e cortada em uns 3 pedaços (pra ficar fácil de tirar depois) 🙂 Substitui a colher de açúcar e corta calorias 😀
    Beijo!

  52. Pingback: Os benefícios do tomate - Michelle Franzoni - Blog da Mimis - Qualidade de vida e bem-estar

×