Alimentos que acabam com a insônia  

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Especialistas afirmam que praticamente todas as pessoas têm noites de sono ruim, aproximadamente uma a duas noites ao ano. E ninguém merece ficar se revirando a noite toda na cama, não é mesmo?

A insônia pode ser caracterizada como a dificuldade em pegar no sono ou continuar dormindo depois de pegar no sono, e até mesmo acordar durante a madrugada.

Muitos fatores influenciam diretamente a falta de sono, dentre elas estão o uso de álcool, ansiedade, estresse e depressão.

O que pouca gente sabe é que além de termos bons hábitos, como se exercitar frequentemente e ter horários fixos para o descanso, existem alguns alimentos que podem colaborar para termos uma boa noite de sono.

Esses alimentos indicados para acabar com a insônia agem aumentando a produção de neurotransmissores cerebrais e absorvem triptofano, que libera serotonina na corrente sanguínea dando a sensação de bem estar e de serenidade, favorecendo o sono.

E já que a alimentação é nossa aliada,  preparei um quadro bem bacana com alguns alimentos que ajudam a combater  a insônia:

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Gente, é bom ficar atentos ao jantar! O aconselhável é jantar três horas antes de ir deitar. Então não é legal ingerir  alimentos muito gordurosos ou pesados, mas também não podemos deixar de nos alimentar a noite. Na minha dieta de emagrecimento (ver AQUI), eu gostava muito de fazer opções mais leves como sanduíches, grelhados, sopas e omeletes. E até o pãozinho de microondas cai bem nessa hora.

Já na ceia, eu gosto de optar por alimentos ricos em proteína ou gorduras boas, que garantem saciedade e nutrem o corpo, como iogurtes, sementes e  oleagininosas.  Falando nisso, no blog tem muitas receitas super bacanas que podem ser aproveitadas no jantar, é só clicar AQUI.

Ah! Fazer atividade física também é uma ótima forma de combater a insônia, heim!

Deitar na posição correta, além de favorecer a postura, ajuda a ter um sono mais relaxante. Já passei todas as dicas AQUI.

Outra dica para quem tem insônia mais grave é procurar tratamentos alternativos. A homeopatia pode ter bons resultados na qualidade do sono, e eu mesma já senti seus efeitos quando fazia essa técnica para ajudar no meu emagrecimento (ver AQUI).

E aí, como é o sono de vocês?

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MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

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31 Comentários Mostrar comentários

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  3. Informações valiosas. Parabéns!

    Vocês podiam desenvolver um artigo sobre a alimentação antes de ir para a cama, alimentos que prejudicam o sono, algo nesse gênero!

    Desculpa se já tiver, eu procurei 🙂

    • Michelle Franzoni em

      Oi rafa, o aconselhável é jantar três horas antes de ir deitar. Também não é legal ingerir alimentos muito gordurosos ou pesados, mas também não podemos deixar de nos alimentar a noite. Na minha dieta de emagrecimento http://bit.ly/como-eliminei33kg-de-forma-saudavel, eu gostava muito de fazer opções mais leves como sanduíches, grelhados, sopas e omeletes. E até o pãozinho de microondas cai bem nessa hora. Um beijo

  4. Também estou com muitos problemas pra dormir,e quando consigo acordo com muita facilidade no meio da noite,voce acha que pode ser culpa do chá verde,tomo 1 litro todos os dias com canela e gengibre.

  5. As minhas noites de sono tem sido péssimas, acordo lá pelas 4 e pouco 5 da manha e levanto, mas tem noites que acordo de hora em hora pensando que dormi a noite inteira, tenho tomado todas as noites homeopatia no inicio ajudou mas agora o efeito dela não está sendo bom

  6. Mimis, por favor, tu terias uma nutricionista para me indicar em Porto Alegre? Alguém que possa me ajudar assim como a sua nutri te ajudou. Já estive em 8 profissionais nos últimos 2 anos e não consegui me adaptar com nenhuma. Por favor, ficarei imensamente grata!! Abs. Valesca

  7. Oi mimis. Comecei minha dieta na quinta feira q passou. Tenho q emagrecer 33 kilos. Ta sendo muito dificil p mim pq sou muito ansiosa e ando cm insonia pois troquei meus horarios pq trabalho anoite saio meia noite do trabalho e durante o dia acordo tarde e to sem animo p fazer academia, dae to na caminha. Oq vc acha quantas horas devo caminhar por dia p mim emagrecer? E p mim fazer tratamento p ansiedade akeles floraes meopaticos naturais ajudam? Hj estou de folga e ja comi tudo q era p comer 🙁 tenho força de vontade mais queria diminuir minha ansiedade e disposiçao p encarar meu dia, sem sono e sem cansasso.

  8. Olá!!!
    Eu e meu marido começamos a reeducação há 1 semana e ja fiz várias receitinhas suas, mas o nosso sono piorou muito..isso pode estar relacionado com a dieta?? Ou a falta de atividade física??? Ainda não comecei.. Bjãoo!!

  9. Olá, Mimis!! Eu voltei a fazer exercícios físicos e depois disso não durmo bem e muitas vezes passo a noite acordada.
    Malho no período da noite(pois é o único que me resta), e nos dias de musculação é mais difícil ainda para dormir.

    • Michelle Franzoni em

      vc não toma nenhum pré treino, né? Se puder, troque o horário da atividade física. Tem pessoas que ficam mais relaxadas após a prática. outras mais estimuladas. E experimente alguns desses alimentos. Beijos!

  10. Oi mimis sou Cleonice morto no Estados Unidos ! Comecei a emagrecer EM outubro com ajuda de uma nutricionista, Meu peso na epoca era 194 lbs perdi 25 ! Fiz uma cirugia plastica a 2meses agora estou voltando para academia e de Volta a nutricionista Meu gol e 154 lbs ! Gosto muito das suas dicas! Mas tenho muita insonia!

    • Michelle Franzoni em

      Oi linda, obrigada pelo carinho! É bom investigar o que está acontecendo com o seu organismo. Experimente essas dicas, caso não surta efeito, procure um médico da sua confiança. Beijos

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