Emagreça com café

25

 

café-emagreça-blog-da-mimis-michelle-franzoni

O café é quase um integrante da família! É apreciado e consumido de diversas maneiras. Puro ou com leite, quente ou frio, em qualquer hora do dia, café é tudo de bom e faz muito bem a saúde, sabiam?

Não é à toa que ele é o alimento mais consumido no Brasil. Segundo o IBGE, a média brasileira é de 215 ml de café por dia e ultrapassa o consumo de arroz e feijão.

A cafeína, componente principal do café, é um estimulante natural do sistema nervoso central, capaz de aumentar os níveis de atenção e melhorar o humor. Ela também auxilia na respiração e digestão, e pesquisas indicam que ela é excelente como coadjuvante em dietas de emagrecimento.

Pelos seu efeito termogênico, o café aumenta o metabolismo e ajuda a perder peso. Nesse POST eu já falei sobre isso e mostrei outros alimentos que têm ação semelhante. Ah! E ele tem poderosos efeitos antioxidantes também, que combatem o envelhecimento precoce.

Pesquisas indicam que o consumo de café pode auxiliar no tratamento do Alzheimer,  Parkinson e até da enxaqueca. O café também ajuda a diminuir as dores musculares,  faz bem para a memória e têm efeito preventivo sobre e câncer de fígado e pele.

A ação da cafeína no sistema nervoso central pode dar a sensação de disposição, ânimo e bem-estar. Também age sobre quadros de depressão. Sendo assim, o café pode ser um bom aliado para combater a doença.

O grão de café possui grande variedade de minerais como potássio, cálcio, magnésio, sódio, ferro, manganês; aminoácidos como asparagina, alanina, arginina, cisteína, ácido glutâmico, lipídeos como triglicerídeos e ácidos graxos livres, açúcares como sucrose, glicose, frutose dentre outros.

Vocês já ouviram falar sobre o café verde para auxiliar na perda de peso? Ele nada mais é do o grão que não passou pelo processo de torrefação. Como ele está em estado natural, e não tem evidência do seu aroma e sabor dados pela torrefação, ele não é gostoso. Por isso, ele é consumido em cápsulas e encontrado em lojas de produtos naturais ou em fórmulas manipuladas.

O café verde é mais potente que o comum porque possui duas vezes mais cafeína que o grão torrado. Por essas características ele entre no grupo dos alimentos termogênicos e que auxiliam no emagrecimento de forma mais efetiva.

No café verde também encontramos alta concentração de ácido clorogênico, que segundo especialistas, é uma substância que ajuda a emagrecer, já que diminui a absorção do açúcar dos alimentos ingeridos.  Por isso ele também é indicado como auxiliar no tratamento de pacientes com diabetes.

Por algum tempo falou-se que o café fazia mal à saúde, mas essas informações estão relacionadas a duas situações. A primeira é a quantidade excessiva de café ingerido por dia. Para isso, é bom ficar de olho na recomendação diária de café, que segundo o INCOR,  é de três  a quatro xícaras pequenas (50ml) para pessoas saudáveis.

A segunda situação é a quantidade de açúcar refinado adicionado à bebida, que eleva as calorias e em excesso não é nada bom. Pensando nisso, podemos trocar o açúcar branco pelo demerara  ou pelo adoçante. Mas lembre-se que o açúcar demerara ou o mascavo continua tendo calorias e podem atrapalhar a dieta de emagrecimento.

A gente já sabe que para emagrecer é preciso um plano alimentar adequado (ver AQUI) e também a realização de atividade física. Portanto, não adianta tomar café achando que vai ficar sarado, heim! É preciso equilibrar a alimentação e ter uma vida saudável. Assim, aproveitamos todos os benefícios desse grão tão poderoso.

E aí, quem tem o hábito de tomar café??

 

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

25 Comentários Mostrar comentários

  1. Pingback: Escolha certa: café ou chá? | Dieta

  2. Nilza Soares de Freitas Amaral em

    Como faço com os grãos de café que consegui numa fazenda aqui na minha região.Se é bom para emagrecer,quero saber como faço com os grãos.Por favor Mimis,me mande pelo meu e-mail.Desde já te agradeço,bjuss

  3. Oi Mimis, Eu sou gaucha morando no Canada. Amo café, tomos de 2 à 3 xícaras por dia, mas são xícaras bem generosas. Depois de vir morar aqui experimentei o café Arabe, que é feito a partir do grão de café ainda verde, ele é triturado na hora e na hora do preparo eles incluem “pimentas” especiais para o café, sei que inclui cravo, mas as outras pimentas ainda são um mistério pra mim. É uma delícia de tomar sem açucar. Será que esse café tem o mesmo efeitos das capsulas de café verde?

  4. Olá..eu amo café preto,quanto mais forte melhor,agora me adaptando com adoçante. Mimis devo controlar a quantidade de café também?? obg. bjos suas dicas estão me ajudando muito.

  5. Sou viciada em café, amooo e a mais de um ano tomo sem adoçar, mas tem que ser café especial, os q vc encontra nas prateleiras vc não consegue. Recomendo Allegro cafés especiais.

  6. Olá Mimis!!!! Adoro café, mas tenho uma dificuldade imensa de tomar com adoçante. Fica horrível! Rsrs. Já tentei stevia, sucralose, aspartame e não tem jeito! Não desce! Qual forma de adoçar VC sugere?

  7. Paula Del Ponte em

    Mimis, não sei se podes me tirar algumas dúvidas? Sabes se quem tem alguma “sensibilidade” ao café pode usar o café verde. Pergunto, pois nao consigo tomar um expresso sem ter dores fortes de cabeça..
    As outra dúvida é se o café soluvel tem o mesmo efeito que o passado…
    Abraço!

    • Michelle Franzoni em

      Pode ter uma alimentação equilibrada para não engordar demais na gestação. É importante consultar um nutricionista se puder! Beijos!

  8. estou com 90 kilos , e sou muito baixinha tenho 1,40 de altura , tenho que emagrecer com urgencia , tenho 2 filhas e engordei muito , e agora fiz ligadura de trompas , quero emagrecer e ficar bonita , me ajude , socorrooo

  9. Adooorooo…!! Sou MEGA viciada em café e me dá um estímulo delicioso para treinar!!
    Muito bom saber de todos os benefícios desse líquido mágico…rsrs

  10. Michelle,
    Nunca fui magro e desde que nasci sofria da síndrome do bebê gordinho, pois todos achavam que “fofura” era saúde. Com 1.86m de altura meu peso médio na adolescência era de 100k, mas a cerca de dez anos, parei de fumar e de beber e substituí dois vícios por outro, a comida. Cheguei a ter 145k e cansado de lutar contra a balança, hipertenso grave, pré – diabético, gordura viceral e outros problemas fisicos, decidi submeter – me a cirurgia bariátrica. Não tive muitas opções, pois meu cardiologista havia contra indicado academia e esforços físicos. Hoje, aos 40 anos, estou com apenas 18 dias de cirurgia, com 15k a menos (no primeiro momento eliminando água, pois tinha 12 litros de excesso de liquido), e uma vontade incrível de viver. Não faço propaganda da cirurgia bariátrica, mas meu caso já era maior que estética, era caso de vida ou morte.
    Quero te dizer que estou adorando seu blog, dicas de exercícios e receitas “magrinhas”, já está nos favoritos do meu navegador e todos os dias eu dou uma olhada se tem algo novo!
    Deixo a todos meu apelo para que não deixe seu corpo chegar no limite que cheguei, vale a pena viver! Cuidem da sua alimentação, exercitem seus corpos!
    É muito mais que estética, é vida!
    Mimis, daqui a seis meses eu posto no Instagram as fotos de antes e depois do meu tratamento MIMIS/BARIÁTRICO.
    Um abração, e que Jesus Cristo continue te usando para levar esperança a muitos gordinhos como eu.
    Deus te abençoe!

×