A importância das gorduras na dieta

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Ter uma alimentação saudável e balanceada é fundamental para a saúde. O que normalmente a gente não sabe, é  que é preciso incluir as gorduras na dieta. Isso mesmo! As gorduras boas são necessárias para a saúde do cérebro, células, coração, nervos. Enfim, para que o nosso corpo possa funcionar da melhor maneira possível.

Gente, mas não vamos pensando que agora é a revolução da fritura, né? rsrs. É importante diferenciar as gorduras presentes nos alimentos.

Os lipídeos ou popularmente conhecidos como gorduras, são estruturas orgânicas com estrutura molecular variada, compostas por moléculas de  hidrogênio, oxigênio e carbono. Eles são considerados macronutrientes dos alimentos assim como os carboidratos e as proteínas, e eu já nesse POST sobre eles.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que 25 a 30 % do total de calorias ingeridas por dia seja feita na forma de gorduras. Mas há variações conforme a dieta individual.

As gorduras se classificam em saturadas e insaturadas, dependendo do número de ligações entre as moléculas de carbono.

As gorduras insaturadas são de origem vegetal, e têm dois tipos: monoinsaturadas e poliinsaturadas são excelentes e benéficas à saúde. Elas podem ser encontradas no azeite, açaí, abacate,  oleaginosas (amêndoas , castanha-do-pará, nozes, avelãs, pistache) e sementes em geral. Ah! Eu adoro oleaginosas e todas elas são ricas em gorduras boas. São perfeitas para o lanche a qualquer hora e eu fiz um POST completo falando sobre elas.

Já as gorduras saturadas são de origem animal, e são encontradas na carne branca, vermelha, ovos, leite e derivados. Muitos anos foram consideradas vilãs, mas já existem pesquisas que dizem que a gordura saturada pode entrar sim no cardápio e que não trazem riscos à saúde desde que seja consumida com moderação.

Olhem os benefícios das gorduras!

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As gorduras, além de fornecerem calorias (energia) e ácidos graxos, também auxiliam o organismo  na absorção das vitaminas , como as A, D, E, e K. O consumo dos ácidos graxos na dieta está relacionado com a redução do colesterol ruim (LDL) e a diminuição de doenças cardiovasculares.

Essas gorduras devem ser consumidas preferenciamente de forma natural. Lembrando que assim como qualquer outro alimento, as gorduras boas, quando consumidas em excesso, podem trazer complicações, pois possuem calorias e através do aumento do peso, podem levar a problemas de colesterol alto e doenças do coração.

Alías, a fama delas serem retiradas de muitas dietas de emagrecimento é por causa do seu alto valor calórico. Para cada grama de gordura temos 9 calorias, enquanto os carboidratos e proteínas possuem 4 calorias por grama. Mas mesmo assim não podemos deixar de consumir e por isso o equilíbrio alimentar precisa ser correto para que não falte nutrientes ao nosso organismo.

E as gorduras trans? Elas são derivadas de um processo químico onde os óleos vegetais líquidos são transformados em ácidos graxos trans. Elas não são nada boas à saúde e devemos evitar. São encontradas em alguns tipos de biscoitos, sorvetes, margarinas, salgadinhos, entre outras coisas.

Como eu sempre digo e mostrei nesse POST, é importante ficarmos atentos aos rótulos dos alimentos. Assim é possível observar a qualidade do produto e a quantidade de gordura que contém, para garantir uma boa refeição!

E aí, quais as gorduras boas que já estão presentes no dia a dia de vocês?

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MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

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  6. Olá Mimi,
    Vale lembrar que as gorduras desempenham importante papel para o homem, pois ela participa na produção da testosterona… E com esse hormônio em baixa sentimos mais cansaço e baixa alto-estima para a prática de exercícios. Como você diz, é tudo questão de equilíbrio.
    Abraços!

  7. Olá Mimis, tudo bem? Sempre leio seu blog e adoro suas dicas.. Gostaria de saber sua opinião sobre a fritadeira elétrica ( AIRFRYER) se ela é realmente saudável, se matem as propriedades dos alimentos… Enfim, estive pensando em fazer batata doce lá pra ver como fica, sera que é uma boa opção? Obrigadaaa e beijão

  8. A nutri recomendou fazer um mix de oleaginosas e frutas secas para associar à uma fruta ou iogurte nos lanches. No mix tem castanhas (Caju e Pará), amendoim, semente de girassol, banana passa, uva passa e damasco. (Não coloco nozes e amêndoas porque são bem caros).
    Além disso, também consumo chia, linhaça, azeite.. 🙂

  9. Ola Mimis , Quantas castanhas de caju é permitido comer dentro da dieta … e outra coisa … vc acha que dancar zumba ou kickboxing emagrece mesmo ?? Eu suo bastante mais dancando kickboxing do que zumba … porem nao consigo ver muitos resultados.. e ja estou mudando minha alimentação … Ahh e a Ultima duvida …. rsrs … quando agente começa a a suar bastante , é verdade que estamos perdendo calorias??
    Me desculpe tantas perguntas … =)
    Beijos .

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