Superação Nicole Martins

31

superação-nicole-blog-da-mimis-mihelle-franzoni-1

A história de superação de hoje é da querida Nicole,  que com reeducação alimentar e atividades físicas eliminou 24kg em um ano e oito meses.

Nicole nunca teve um biotipo magro, sempre foi uma menina com estrutra grande. Praticava esportes desde a infância, como natação, balé, ginástica rítmica, basquete, tentava controlar o peso e a alimentação, mas os problemas com a balança foram inevitáveis.

Após os 18 anos, a situação saiu do controle e começou a engordar: “Eu fazia dietas, tratamentos e nada funcionava”. Por estar acima do peso, Nicole sentia-se mal: “Eu me sentia feia, sem graça. Um verdadeiro sinônimo de tristeza era sair para comprar roupas, afinal, com o manequim 50 não conseguia encontrar roupas que eu realmente gostasse e me sentisse bem”.

superação-nicole-blog-da-mimis-mihelle-franzoni-2

Nicole passou por constrangimentos durante a obesidade, desde oferecerem lugar para sentar no ônibus, por acharem que ela estava grávida, até mau atendimento em lojas: “Sentia-me muito humilhada, e ainda não concordo com a postura da sociedade com relação às pessoas acima do peso, existe, e muita, discriminação e julgamento”.

Em busca do peso ideal e uma vida sem julgamentos, ela fez várias dietas malucas e o uso de remédios controlados. “Às vezes essas dietas apresentam um resultado rápido, mas, ao finalizar, o peso voltava, e na grande maioria das vezes engordava ainda mais”.

A lição das tentativas malucas e medicamentos para emagrecimento reforçaram a tese de que tudo que é fácil demais, não dá resultado consistente. A verdadeira mudança de hábitos é o que realmente importa, pois só assim nos livramos do efeito sanfona, que também fui vítima durante a vida toda (ver AQUI), e passamos a ter uma vida mais saudável e feliz.

Foi através de um curso de Coaching em 2012 que ela percebeu que não estava feliz e que queria mudar. Nicole compreendeu que a obesidade estava atrelada a um trauma de infância. O coaching atua como um estimulador externo, que desperta o potencial interno de outras pessoas, usando uma combinação de flexibilidade, insight, perseverança, estratégias, ferramentas pautadas em uma metodologia.

Foi aí que ela começou a mudar hábitos e em seis meses havia eliminado 15kg. “Com estes resultados, resolvi defender a ideia do não julgamento, afinal, nem todo obeso é obeso simplesmente porque come, às vezes, tudo isto está vinculado ao sistema emocional da pessoa, como foi o meu caso”.

superação-nicole-blog-da-mimis-mihelle-franzoni-3Buscar ajuda e tratar nosso emocional é importante para o processo de emagrecimento, pois muitas vezes o ganho de peso e a obesidade estão relacionados aos nossos sentimentos, emoções e também com a maneira que vemos e lidamos com o mundo. Assim como Nicole, quando eu decidi emagrecer, procurei ajuda para tratar o meu emocional e a psicoterapia foi uma grande aliada no processo (ver AQUI).

Respeitar o nosso corpo e compreender nossos limites também é importante, pois cada um tem seu biótipo. Hoje Nicole consegue entender que sua estrutura óssea não permite que tenha um corpo de modelo de passarela, e é feliz assim. O que eu sempre digo é que devemos nos aceitar e valorizar o que temos de melhor.

A Nicole contou com a ajuda de alguns profissionais no processo de emagrecimento, como uma psicóloga, coach e personal trainer. Mas às vezes isso pesa no orçamento e não é motivo para desistir. Tem muita gente que não tem condições para isso e também consegue vitórias lindas. A história da Andréia (ver AQUI) e da Lidyanne (ver AQUI) são exemplos de que quando se quer muito, se chega a qualquer lugar.

A ansiedade pelo resultado pode ser um grande desafio durante o processo de emagrecimento. Como eu já mostrei para vocês AQUI, planejar a dieta e ter metas possíveis é uma maneira de diminuirmos a ansiedade e conquistarmos nossos objetivos.

Para Nicole, uma das maiores dificuldades é a confiança no espelho e ainda se sente insegura. “Preciso sempre ter números, medidas, avaliação física e feedback das pessoas”. Para lidar com tudo isso, ela busca aprimorar a cada dia o equilíbrio emocional e compreender o processo de mudança.

A alimentação de Nicole mudou bastante, mas ela não sente como se estivesse de dieta. Na verdade, ela nunca teve uma boa relação com esta palavra. “Fiz uma reeducação alimentar, mas nunca me privei de nada… não corro o risco de chutar o balde ou ainda, acreditar que “só por hoje”, vou comer algo diferente da dieta”.

superação-nicole-blog-da-mimis-mihelle-franzoni-4Hoje, a alimentação da Nicole é super balanceada. Ela inseriu frutas nos intervalos da manhã e tarde, ajustou a alimentação pré e pós treino, evita consumir muitos carboidratos à noite. Além disso, se permite fazer algumas refeições extras no mês.

“Duas vezes ao mês, eu brinco que levo a gordinha para passear, uma vez no festival de sushi e outra para comer um lanche na hamburgueria de um amigo. Criei um método que funciona para mim, afinal, quando era gordinha, comia barras de chocolate, panelas de brigadeiro”.

Dietas malucas e muito restritivas dificilmente se encaixam a todos e geram um resultado duradouro. Quando eu resolvi emagrecer (ver AQUI), eu também optei pela reeducação alimentar e minha dieta que já postei AQUI, era bastante equilibrada e ao mesmo tempo me permitia algumas relaxadinhas

Olhem a receitinha da Nicole aí:

superação-nicole-blog-da-mimis-mihelle-franzoni-05

Quando iniciou seu processo, em 2012, Nicole voltou a praticar exercícios físicos. Começou com musculação e aulas de bike. Há três meses ela mudou de método. Começou a praticar muay thai, kettlebell e corrida. “Sobre os exercícios, penso que as pessoas devem encontrar algo que de prazer em fazer! Afinal, são tantas opções”.

E é verdade, o importante é descobrir qual atividade física se identifica e eu fiz um post bem bacana de como escolher o exercício ideal (ver AQUI). Se você ainda não faz, tá na hora de começar!

superação-nicole-blog-da-mimis-mihelle-franzoni-6

A internet a ajudou muito em todo o processo. Nicole buscou blogs, grupos de esporte, nutricionistas e tudo ligado ao mundo fitness e saúde para compor o seu emagrecimento.

A perda de peso resultou em inúmeras mudanças. “Mudei muito, desde o manequim até o cabelo!”. Assim como eu e tantas outras pessoas que decidem emagrecer, Nicole também teve dificuldades, mas com determinação conseguiu vencê-las.

Hoje ela consegue perceber que o emagrecimento efetivo e saudável se dá através das mudanças de hábitos, como falei AQUI.

Dentre as mudanças, o que a impulsionou sem dúvidas foi descobrir que podia conseguir: “Superar os meus limites, na alimentação, nos exercícios e ver os resultados do dia a dia foi o segredo do sucesso”.

Ela ainda se sente em processo, não só de emagrecimento, mas de autodesenvolvimento. “Quando olho para trás e vejo os resultados que já alcancei, agradeço todos os dias e me motivo a ser uma pessoa melhor sempre”.

Nicole pretende emagrecer mais, ganhar massa muscular e definir o corpo. “Minha meta mesmo é chegar aos 80 kg. Aí estarei 100% satisfeita!”

superação-nicole-blog-da-mimis-mihelle-franzoni-07

Peso antes: 116 kg  Peso depois: 92 kg   Altura: 1,76 m   Tempo de emagrecimento: 1 ano e 8 meses. 

superação-nicole-blog-da-mimis-mihelle-franzoni-8

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

31 Comentários Mostrar comentários

  1. Andrea Lopes Grattz em

    Tenho 42 anos, 1,57 ,79 kilos, ando 5 kilometros por dia ! desde janeiro/2015 não bebo refrigerante diminui os doces e frituras mas dificil perde peso . Fiz exames estou com trigliceridios 230,mg/dl .Preocupada !

    Andrea
    27-999784627

  2. Oi Mimis, estou de dieta tbm, em 9 meses perdi 22 kilos *–*
    estava com 108,00 kilos e hoje estou com 86.
    Malho no perido da manhã e não me vejo sem exercicios e comer certinho, espero logo mais, mostra minha superação tbm.
    Estou lutando pra isso.
    Leio suas dicas, e superação sempre e me espelho em você,

    Grande beiijos. ^^

  3. Eu tou com depressão pó que eu não com sigo é magrese eu era tão feliz é agora não consigo né sai dê casa as minha roupa né entra mas eu pesava 65 ojé tou com sei que lo tou arrasada não sou mas feliz eu queria à milha vida dê vouta mim ajuda por farvou

  4. Mimis preciso de ajuda!
    Eu começo a fazer reeducação 1 semana fica bom, porém eu tento fazer o dia do lixo e depois começo a jacar mais. Fico com medo porque nunca consegui por 1 mês e inteiro assim como as outras pessoas. Depois do dia do lixo não consigo mais equilibrar. E uso a comida para curar a tristeza, a solidão, eu malho , só que até agora eu ainda continuo com o mesmo peso, não consigo sair dos 63, to tentando de tudo e ainda nada, tenho compulsões constantes. Porém hj vi que não vale a pena, e vou criar força de vontade 🙂

    • Michelle Franzoni em

      Oi Neide, se vc sabe que depois do dia do lixo não volta mais para a dieta, não o faça. Evite sempre que puder. A dieta tem que ser prazerosa, comer o que se gosta de forma saudável. O blog tá cheio de dicas e receitas para vc incluir no cardápio e vida saudável. Leia sempre que puder. Beijos linda, torço por vc!

  5. Tania Delcastanhel em

    Estou muito Feliz pelo resultado e determinação de minha Filha Nicole Delcastanhel Martins. Venceu os obstáculos embotados movidos por traumas do passado…Optou em viver o hoje com muita intensidade, quando ela mesma achou o caminho exato para sua melhor performance, e auto-estima. Tudo podemos e conseguimos, é só ter determinação e disciplina. Atividade Física é fundamental para manter nosso corpo em equilibrio em todos os quisitos. Mesmo que seja uma boa caminhada. Libera energias acumuladas, e nos leva ao contato com a natureza. Saúde, viver um dia de cada vez e manter firme e forte suas metas. Esse é o caminho….sempre!

      • Cristina Franklin em

        Olá Nicole, primeiro gostaria de parabenizá-la pela conquista e que vc me esclarecesse uma dúvida: que tipo de coach foi o que vc fez? Se vc pudesse dar mais detalhes sobre sua terapia tb…Grata!!!

        • Bom dia Cristina! Faço terapia com psicóloga ha 6 meses.
          O Coaching que fiz é o método de Life Coaching, aqui em Florianopolis! O sistema é em grupo. Minha Coach é a Vanessa Tobias. Espero ter ajudado! Se precisares e quiseres mais informações sobre meu processo estou à disposição! 🙂

  6. Adoro essas histórias, foram muito inspiradoras para mim no início da minha RA e ainda estão sendo para que eu chegue no meu objetivo. Parabéns Nicole!!

    Emagreci 30 kg já, mudando totalmente meus hábitos de sedentarismo e comidas gordurosas sem fim e agora faltam só uns 10kg pro meu peso ideal e vamo que vamo!!

    Só queria gostar mais de musculação.. amo Spinning e faço todo dia por prazer mesmo, e sei que musculação é importante, mas vou sempre contra a vontade para aqueles aparelhos de tortura hauhauhauh =P

  7. Rosangela de Oliveira Dutra Mateus em

    Oi eu sou Rosangela tb estou no mesmo processo sempre fui gordinha mais no dia 29/04/2014 resolvi começar minha reeducação alimentar,e tb caminhar ja consegui eliminar 15kls,pesava 111kls e atualmente estou pesando 96kls,sei q ainda falta muito a percorrer pois num tenho muitas condições mais sei q vou conseguir,estou amando o blog e suas dicas mimis espero um dia tb poder contar minha história p vc,desejo perder ainda 25kls.Há e parabéns p vc viu Nicole espero q vc chegue na sua meta!

  8. Oi Mimis….Sempre acompanho seu blog é realmente muito bom. Em julho do ano passado comecei a fazer R.A com nutri e AF, emagreci 10 kilos em 4 meses, mas meu objetivo era emagrecer 16. Depois desses 4 meses dei uma relaxada e engordei 4 kilos novamente, mas ai 15 dias atras cai na real de novo e voltei na R.A e A.F, sei que vou conseguir chegar no meu objetivo e mandarei a minha historia de superação para você postar no blog, assim como a da Nicole eu leio todas é um incentivo pra mim. Beijos

×