Flor de sal: benefícios na culinária e saúde

15

flor-de-sal-blog-da-mimis-mchelle-franzoni-01

A flor de sal é uma iguaria gastronômica e tem sido muito utilizada na culinária internacional. No Brasil, vem sendo descoberta e bastante apreciada. Ela é mais delicada que o sal comum, e  inclusive é considerado o mais puro sal.

Durante a minha viagem para Mallorca, no caminho para a Praia d’es Trenc, encontrei causalmente uma salina na estrada. Parei para fotografar, pois nunca tinha visto. Foi quando percebi que ao lado da salina tinha uma lojinha que vendia flor de sal e já tratei de entrar pra espiar tudo!

flor-de-sal-blog-da-mimis-mchelle-franzoni-02

Flor de sal são os primeiros cristais de sal que se formam e continuam na superfície das salinas, antes que se depositem no fundo e se forme o sal marinho. A retirada é feita delicadamente para que os cristais de sal não afundem.

Quando entrei na loja percebi que já tinha em casa a Flor de sal d’es Trenc, mas nem lembrava que era da ilha de Mallorca! Olhem que lindas!

Ela é produzida em diversos lugares do mundo, inclusive no Brasil. Dentre as mais conhecidas são as de Guérande, na França, e do Algarve, em Portugal.

 

flor-de-sal-blog-da-mimis-mchelle-franzoni-03

Como todo sal, deve ter seu consumo moderado, mas com certeza tem mais benefícios que o sal comum.

O sal marinho natural, ou a flor de sal, possui aproximadamente 84 elementos que fazem super bem à saúde. O uso adequado pode controlar a pressão arterial. Além disso, possui minerais essenciais ao organismo, além de evitar as altas doses de aditivos usadas no sal refinado industrializado.

Também é fonte natural de ferro, zinco, iodo, magnésio, flúor, sódio, potássio, cálcio e cobre. Todos esses minerais permanecem, pois o sal não passa por nenhum processo posterior à sua retirada do mar. É por esse motivo que a flor de sal leva vantagem quando comparada ao sal refinado.

A flor de sal pode ser utilizada como tempero para destacar o sabor dos pratos. Indica-se pegar alguns cristais com as mãos e colocá-los sobre o prato. Fica muito saboroso e o deixa muito elegante e bonito. Pode ser usada em peixes, carnes, verduras, ou para finalizar e dar sabor em qualquer receita. Não deve ser levada ao fogo porque perde a textura crocante. Ela também deve ser usada em pouca quantidade, porque o sabor é bem concentrado.

Na loja também encontrei vários produtos da região de Mallorca, como azeites e pastinhas maravilhosas. Eu comprei um pote de flor de sal e mais um azeite da região.

flor-de-sal-blog-da-mimis-mchelle-franzoni-04

No Brasil a gente encontra em empoóios gourmets ou bons supermercados, mas o preço é em salgadinho porque os produtos são importados. Entào quer for viajar para o exterior, traga na mala para provar. 🙂

Amei descobrir esse cantinho no meio da viagem.

Vocês já conheciam a flor de sal?

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

15 Comentários Mostrar comentários

  1. Olá Mimis,

    Primeiramente, gostaria de te parabenizar pelo blog, é maravilhoso!
    Lendo a matéria, me surgiu a dúvida: qual o sal que você utiliza no dia a dia? Eu utilizo o 70% menos sódio, você indica?

  2. Boa noite Michelle Franzoni, gostei muito da sua matéria sobre a Flor de Sal, informamos que somos produtores no Brasil da finíssima e delicadíssima Flor de Sal, e gostaríamos de lhe enviar uma amostra do nosso produto que é de altíssima qualidade, a nossa Flor de Sal ArtSal não é sujeita a nenhum processo de industrialização, a finíssima película de cristais de Sal Marinho é colhida artesanalmente, contêm os principais minerais, e os 84 oligoelementos presentes na água do mar, essenciais para o equilíbrio do nosso organismo, sendo totalmente natural e sem a adição de produtos químicos preservando, assim, a nossa saúde.

    A Flor de Sal é considerada um dos tesouros da gastronomia pelos Chefs, a Flor de Sal, conhecida como “Caviar Marinho”, deve ser utilizada para realçar e revelar os sabores tanto dos pratos salgados quanto dos doces. Além de deixar mais saboroso irá dar um toque de sofisticação ao prato.

    Visite nossa pagina, http://www.artsal.com.br

  3. Olá.
    Por coincidencia, eu vi isso neste ultimo final de semana num supermercado aqui. Fiquei imaginando o que sería isso. Preço bem elevado.
    Agora fiquei confunso em saber as diferenças entre a flor do sal, sal marino, sal grosso e sal normal…
    Abraço.

  4. eu conheci a fleur de sel nos USA, morava com uma familia francesa. Eles tinham um doce de leite que é famoso na regiao de Bretagne (no ingles: Brittany). É delicioso!!! Tem esse sal dentro que dizem dar o toque especial, alem de outros ingredientes e a forma de preparo. Amei tudo frances e nao vejo a hora de visitar a França 🙂 Aproveite Mimis!

  5. Reginaldo Schiavini em

    Aqui em Portugal é muito comum e apreciado pela alta gastronomia. ja visitei 2 salinas e so consumo ele hoje em dia. o preço é bem bom, varia de 4 a 7 euros o pote de 300gr.

  6. A da região do Guerande e para mim a melhor, isso e uma das muitas coisas boas aqui na Europa, poder consumir certos alimentos sem ter que desembolsar muito para isso, esse tipo de iguaria no Brasil ainda e muito cara

×