Coco delícia: benefícios e uso na dieta saudável

32

beneficios-coco-blog-da-mimis-michelle-franzoni-1

Ah, o coco! Sou super apaixonada pela fruta, e não é só pelo sabor não! O que mais me atrai é que essa delícia tem propriedades muito benéficas para a nossa saúde. Irresistível!

Ja vimos AQUI a importância da ingestão de gorduras boas na dieta. E o coco é muito rico em duas gorduras: o ácido láurico e o monolauril. Essas gorduras são responsáveis por manter o corpo em forma! Além disso, são de rápida digestão, e ao contrário de outras, não ficam depositadas nas células, servem de combustível gerando energia. Tudo isso ajuda a não acumular gorduras.

Dá para aproveitar o coco em diversas formas, como o leite, água, ralado, natural, desidratado, óleo, farinha. Olha aí cada um deles e como usar!

beneficios-coco-blog-da-mimis-michelle-franzoni-2

A água de coco é rica em vitaminas e minerais, como potássio e magnésio. Age como diurético, reduzindo a retenção de líquidos e o inchaço. Pode ser consumida pura ou para fazer sucos e smothies. Ah! Até em receitas de bolos também e o meu pão de mel integral vai água de coco e é uma delícia (ver AQUI).

beneficios-coco-blog-da-mimis-michelle-franzoni-3

 

O óleo de coco aumenta a nossa saciedade, porque é rico triglicerídeos de cadeia média, um tipo de gordura que, quando chega ao fígado, se transforma em energia rapidamente e, por conta disso, não é acumulada na forma de gordura pelo organismo. Pode ser usado como substituto do óleo comum na cozinha.

beneficios-coco-blog-da-mimis-michelle-franzoni-4

 

A polpa do coco também tem muitos benefícios. Contém muitas fibras, o que ajuda no funcionamento intestinal. No entanto, a polpa é bem calórica e deve ser consumida com moderação. Pode ser consumido em pedaços ou no preparo de receitas.

beneficios-coco-blog-da-mimis-michelle-franzoni-5

 

A farinha de coco é fonte de fibras. Também age sobre a saciedade e elimina toxinas do nosso corpo, favorecendo o emagrecimento. Ela não contém glúten e é perfeita para quem é intolerante, podendo ser utilizada em receitas de bolos, tortas e pães.

beneficios-coco-blog-da-mimis-michelle-franzoni-6

O leite de coco possui muitas vitaminas e minerais, como potássio, cloreto e cálcio. É uma ótima opção para os intolerantes a lactose. Ele também não contém glúten. Tem ação sobre dores de garganta e úlceras, aliviando as dores, além de hidratar a pele seca.

beneficios-coco-blog-da-mimis-michelle-franzoni-7

Coco ralado ou em lascas contém os mesmos benefícios do coco fresco, porém a fruta passa pelo processo de desidratação. Pode ser consumido puro, em receitas ou adicionado aos  lanches.

O coco ainda  auxilia na prevenção e tratamento de infecções virais, como sarampo e gripe e infecções por fungos. Alivia as dores da artrite, previne a osteoporose e controla a diabetes.

Eu adoro consumir o coco em lascas ou ralado puro mesmo ou misturando nos lanchinhos pela praticidade. E eu compro sempre em lojas de produtos naturais, a granel, pois é mais barato. Olha as minhas opções!

 

beneficios-coco-blog-da-mimis-michelle-franzoni-8

 

 

beneficios-coco-blog-da-mimis-michelle-franzoni-9

beneficios-coco-blog-da-mimis-michelle-franzoni-10

Gente! O coco também  é excelente para a pele. Combate manchas, desde acne até sinais de envelhecimento, auxilia na renovação da pele, podendo, até mesmo, proteger contra o câncer de pele. Mas atenção! Não é porque é saudável que sua quantidade está liberada na dieta. Como vocês viram, ele é calórico e o consumo precisa ser moderado, já que todo excesso pode interferir no emagrecimento e saúde. Afinal, uma dieta precisa ser equilibrada de acordo com as necessidades e objetivo de cada pessoa (ver AQUI)

Ahhh eu adoro! E vocês? Em breve vou ensinar a fazer a versão caseira de leite de coco e muitas outras receitas! E amanhã vou passar uma receita de smoothie com coco delicioso pra vocês!

Quem aí já colocou o coco no dia a dia? Qual a forma que vocês mais amam?

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

32 Comentários Mostrar comentários

  1. Acho que é importante mencionar o tipo de gordura do coco (oleo de coco) que 90% saturada (tipo que entope veias). Todos ficam vangloriando os benefícios do coco, mas ninguém expõem isso. Foi um choque na minha aula de nutrição!

  2. coco e termogênico e elimina calorias e o seus minerais nao permanece no organismo quanto mais comer mais termogênico seu corpo adquiri e elimina calorias aux. na perda de peso, antioxidante elimina a gordura saturada a pouca caloria do coco que engorda é mito!

  3. Pingback: Troca esperta: como deixar a vida mais saudável | SeuRadar

  4. Pingback: Troca esperta: como deixar a vida mais saudável | Dieta

  5. Preciso saber por favor ,se posso ingerir o leite de coco,no cafe da manha, misturado com agua, qual proporcao? Ja que nao posso usar leite de vaca.

  6. Oi Mimis… conheci seu blog procurando por receitas saudáveis. Eu consegui perder 17 kg e meu marido perdeu 34 kg, Graças a Deus rsrsrs. Mais gostaria de fazer uma pergunta… Qual a melhor ou melhores marcas de óleo de coco. Vc poderia indicar algum ??
    Bjuss

    • Michelle Franzoni em

      Oi amada! parabéns! Eu não sei te dizer qual a melhor. Acredito que são todas muito parecidas. Se eu souber de algo te falo ta! Beijos!

  7. Bom dia queria sabe sobre o óleo de coco em capsulas pois aqui onde moro não temos água de coco e ouvi muita gente já fala muito bem das capsulas mas gostaria da sua opinião.

  8. Amo coco tb!!! ontem eu ate fiz prestigio “light” (vegan e low carb e sem gluten nem lactose) e ficou bonzao!! coloquei a receita no blog e tb pus no insta e te tagueei, Mimis! ve la!? bjs

  9. Muito interessante. Gostei das dicas.

    Entretanto, sempre me disseram que pessoas com problemas de fígado deveriam evitar coco. Creio que terei que perguntar ao meu gastro na próxima consulta.

    De qualquer maneira, parabéns pelo texto!

  10. Ei, super amo suas receitas, fiz o Pão de Mel Integral e ficou simplesmente perfeito …. Você poderia fazer para gente, um bolo de Cenoura ? Seria pedir muito ??? Só confio fazer as receitas que você posta. Obrigada !!

  11. Mimis,

    apesar de bem magra (como muito e não engordo), o seu site é uma ótima fonte de receitas saudáveis. Fiz e amei o pão de mel!!!

    Costumo consumir coco bebendo sua água e uso o ralado ralado na broa. Estou aguardando a receita do leite de coco, pois meu marido é intolerante ao glúten e à lactose e tenho uma filha alérgica a corantes. Estou aproveitando bastante suas receitas!

    Grande abraço e parabéns!

  12. Maria Aparecida N.C.Prospero em

    Boa tarde…

    Solicito informar onde encontro lascas de coco?

    Outrossim, existe algum aparelho de metal para produzir o desenho das lascas?

  13. Mimis..nunca comentei, mas acompanho um tempão todas as suas dicas e vez ou outra faço alguma receita. Devo dizer que fiz o pão de mel com metade de farinha de coco e metade integral.
    Você não tem ideia da delícia que fica!
    Obrigada por sua valiosa ajuda!
    Bjo

  14. O óleo de coco também faz maravilhas no cabelo, passe ele antes de dormir e prenda com uma trança, no dia seguinte lave normalmente. É um tratamento, deve ser usado semanalmente. É excelente para nutrição do cabelo, e como contém lisina também ajuda alisar os fios. 😉

×