Adoce o seu dia com mel

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Muita gente me pergunta sobre outras opções para adoçar algumas receitas, e dentre as minhas dicas está o delicioso mel.

Além de ser muito gostoso, o mel é um produto natural, obtido através do néctar das flores e das excreções das abelhas. Gente, e tem mais: o mel é cheinho de benefícios à saúde!

Ele combate doenças cardiovasculares por ser rico em antioxidantes. É capaz de impedir o crescimento ou até mesmo de destruir micro-organismos e assim proteger o corpo contra doenças. Possui ação prebiótica.

A ação prebiótica está relacionada com a modificação do balanço da microbiana intestinal, estimulando, assim, o crescimento e/ou atividade de micro-organismos benéficos ao nosso corpo.  Por ser fonte de carboidratos e açúcares, o mel também é uma ótima fonte de energia.

O mel ainda conta com potássio, sódio, cálcio, fósforo, magnésio, ferro, manganês, cobalto, cobre dentre outros minerais. O potássio é o que está mais presente no alimento e é fundamental para o equilíbrio da pressão arterial.

Os benefícios do mel ainda são muitos. Ele tem ação sobre o sistema imunológico, auxilia a digestão e atua no funcionamento intestinal. As enzimas presentes no mel estimulam os movimentos do intestino, reduzindo a incidência de prisão de ventre.

Bronquite, dor de garganta e asma podem ser tratadas com o consumo de mel. É excelente para a pele. Tem poder de mantê-la sempre hidratada. Também tem o poder de melhorar o sono, ajudando no relaxamento. O mel estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Também contém triptofano, o que reduz os niveis de estresse do organismo.

Em resumo, o mel é considerado um alimento antioxidante, anti-séptico, anti-reumático, bactericida, diurético, digestivo, expectorante e calmante. Ufa! Faltou fôlego pra tanta coisa boa, heim!

Existem algumas variações do mel. A cor, aroma e o sabor podem mudar conforme as floradas, que são definidas pelo tipo de flor que a abelha coleta o néctar e produz o mel. Os principais tipos são:

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O mel pode ser utilizado como uma substituição saudável do açúcar refinado, assim como em algumas receitas, como iogurte, torradas, sucos, frutas. Só não podemos esquecer que ele tem calorias e deve ter sua ingestão controlada na dieta, viu! Uma colher de sopa de mel (20 gramas) tem cerca de 60 calorias.

Gente, é importante lembrar que o mel não deve ser consumido por diabéticos, devido ao alto teor de carboidratos, como a sacarose. E segundo a Anvisa, crianças com menos de 1 ano também não devem consumir mel pois não têm a flora intestinal completamente formada, e podem correr risco de contaminação pela bactéria Clostridium botulinum, já que não têm o sistema imunológico totalmente desenvolvido.

Para termos todos os benefícios do mel não devemos aquecê-lo demais, pois isso reduz a acidez e a umidade do alimento, causando a perda de algumas enzimas e propriedades benéficas. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o mel pode ser aquecido até no máximo 70 graus.

Eu já postei algumas receitas deliciosas com mel AQUI, e as que mais fazem sucesso são o PÃO DE MEL e a MAÇÃ AO FORNO.

E vocês, gostam do mel? Quais receitas incluem ele

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MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

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12 Comentários Mostrar comentários

  1. Pingback: Pão de Queijo de Frigideira Fit | HORA fit

  2. Mimis me fala com o que você adoça os alimentos? Pra quem quer emagrecer como eu qual é o melhor, mel, açúcar mascavo, adoçante? Pois quero substituir o açúcar refinado. bjos

  3. Adoro seu blog ,acho vc uma vencedora e INSPIRADORA …parabéns !!! Vou ficar sempre antenada em suas dicas ,me ajudam muito ….assim vou perdendo alguns quilinhos com sua dietas e dicas maravilhosas …Eu era muito ativa …devido a problemas particulares fiquei muito desanimada ..mais agora estou voltando aos poucos..leio muito sobre tudo sobre dietas e seu Blog conheci através da minha filha …

  4. Oi Mimis. Bronquite, dor de garganta e asma podem ser tratadas com o consumo de mel. É excelente para a pele. Tem poder de mantê-la sempre hidratada. Também tem o poder de melhorar o sono, ajudando no relaxamento. O mel estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Também contém triptofano, o que reduz os niveis de estresse do organismo.
    Adorei estas dicas mas e as receitinhas? Beijis

  5. Bronquite, dor de garganta e asma podem ser tratadas com o consumo de mel. É excelente para a pele. Tem poder de mantê-la sempre hidratada. Também tem o poder de melhorar o sono, ajudando no relaxamento. O mel estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Também contém triptofano, o que reduz os niveis de estresse do organismo.

    Sobre o Mel eu adorei estas dicas mas acho que ta faltando as receitinhas, nao Mimis

  6. Olá mimis, pedi pro meu marido comprar mel e ele comprou melado, quaisas vantagens dele ou desvantagens na dieta ? Posso usar como substituto ao mel ? Bjs

  7. Pingback: Pão de queijo de frigideira   - Michelle Franzoni - Blog da Mimis - Qualidade de vida e bem-estar

  8. AMO mel!!! Atualmente uma fatia de ricota com uma colher de mel é a minha sobremesa preferida 🙂

    Também uso em torradinhas no café da manhã ou como pré-treino da corrida.

    E meu atual lanchinho da tarde é um pote de iogurte natural com duas colheres de mel, granola e frutas secas. Delícia!

  9. Paula Horacio Cesar em

    Mimis eu fiz a receita de pão de mel… Ficou simplesmente MARAVILHOSO. amo as tias receitas, em cada refeição eu me inspirou nelas. Nunca pare de postar as suas receitas, você é um exemplo para muitas pessoas. Parabéns!

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