Aveia: benefícios e formas de usar

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A aveia é um cereal super benéfico e deve fazer parte da vida saudável. Eu adoro e tenho sempre em casa! Na onda dos novos cereais, muita gente têm esquecido da importância da aveia, que também super nutritiva  e bem mais econômica!

Normalmente se associa a aveia ao bom funcionamento do intestino. E está certíssimo, pois ela  é riquíssima em fibras. Mas não é só isso não! Olhem só quantos benefícios ela tem:

– É rica em ferro, cálcio, magnésio, e vitaminas do complexo B (Vitamina B3 e B1) e vitamina E;

– Controla o colesterol e mantém as taxas de açúcar no sangue sob controle;

– Auxilia a perda de peso, pois dá saciedade por mais tempo;

– Reforça o sistema imunológico e combate infecções;

– Os antioxidantes da aveia protegem o coração;

– Os fotoquímicos encontrados na aveia previnem o câncer;

– As fibras solúveis e insolúveis mantêm os movimentos intestinais, excelente para o sistema digestivo.

Dentre os nutrientes, um tem grande destaque. É a fibra chamada de Betaglucana, que após fermentar no intestino grosso, atua na criação de moléculas que combatem microorganismos nocivos e também diminuem os níveis de colesterol.

Pesquisas revelaram que esse tipo de fibra Betaglucana aumenta a ação de forças imunológicas, reduzindo as chances de infecções e processos inflamatórios do organismo.

O cereal também é muito importante para quem sofre com a Diabetes tipo 2, pois as fibras presentes no alimento reduzem os picos de glicemia.

Ah! A aveia é um alimento sem glúten, porém no seu rótulo está escrito que contém glúten, e aí vem a confusão. A maior parte da aveia que encontramos é cultivada e processada junto com o trigo, acontecendo a contaminação cruzada.

Ou seja, a aveia é um alimento sem glúten que adquire traços de glúten na sua produção. Portanto, pessoas com intolerância devem tomar cuidado no consumo e escolher aveias que sejam livres de glúten, que ainda são difíceis de achar aqui no Brasil.

A gente encontra a vários tipos de aveia que podem ser usados de diversas maneiras, no preparo de receitas como sucos, vitaminas, bolos, panqueca, mingau, cookies ou até mesmo polvilhada sobre frutas.  Olhem só!

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Eu já postei diversas receitinhas com aveia por AQUI, como o leite caseiro de aveia, mingau,  barrinha de cereal, torradinhas, panquecas e o famoso pão de microondas.

 

 

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Gosto muito de adicionar aveia no meu café da manhã ou pré treino, pela quantidade de fibras e energia que fornece. Como ajuda na saciedade, é ótima para quem faz reeducação alimentar e quer eliminar alguns quilinhos, pois não é necessário consumir uma grande quantidade para se sentir satisfeito.

E vocês, costumam consumir  aveia no dia a dia? Quais receitas a utilizam? Quero saber de tudo!

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MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

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27 Comentários Mostrar comentários

  1. Mimis, fiz o leite de aveia amei é muito bom com a sobra da aveia que ficou no coador fiz um bolo com a biomassa de banana verde que você ensinou no outro post, Obrigada por dividir conosco as suas experiências e receitas. BJUS!!!!!!!!!!

  2. OLÁ, ESTOU DE DIETA E FIZ UMA MISTURA DE AVEIA , QUINOA, GERGELIM, FARINHA DE LINHAÇA, CHIA, 100 g DE CADA UMA . COMO COM FRUTAS, IOGURTE, E ATE ACRESCENTO EM MASSAS DE PAES, BOLACHAS E TORTAS. GOSTARIA DE SABER SE FAZ BEM OU PREJUDICA? E A QUANTIDADE Q POSSO USAR .

    OBRIGADA

  3. Amei seu blog, me incentivou… espero conseguir chegar no meu objetivo, e pode mandar o antes e depois. Fiquei surpreendida com sua determinação. Sou sua fã!

  4. Olá Mimis, estou procurando uma nutricionista esportiva em SP, capital, vc tem alguma indicação? Adoro o seu blog, ele é uma inspiração!!! Beijos

  5. oiii diva!! Estou aqui pra te fazer a mesma pergunta de novo!! desculpe te incomodar, mas é que eu sei da importância de consumir bastante água diariamente e que o indicado a uma pessoa adulta é de dois litros diários, ao menos, porém eu realmente não consigo consumir tanta água assim, eu forço e consumo os dois litros diários mas eu me sinto muito mal, fico com uma sensação péssima de estufamento, a barriga dói… é horrível!
    enfim tu tens informação de que essa quantidade pode variar pra mais ou pra menos de indivíduo para indivíduo, ou não, pensei que fosse por falta de costume mas já tem anos que tento consumir esta quantidade e sempre me sinto mal. desde já agradeço a atenção um beijo!!

    • Michelle Franzoni em

      Oi Queli, acho que já havia te respondido essa questão antes. Eu consumo de 1,5 a 2 litros.Não precisa ser de uma vez só, eu divido e vou tomando ao longo do dia. Dessa forma talvez você não se sinta mal. Beijos!

  6. Oi Mimis!!!Perguntinha percebo que quando como aveia sinto estufamento abdominal, será que é normal? Costumo comer a aveia em flocos com frutas picadinhas ou esmagadas. Beijos!!!
    Adriana

    • Michelle Franzoni em

      Oi Adriana! Isso ocorre só com a aveia? Pode ser excesso de fibras e pouco líquido, pode ser algum grau de intolerância ou outra coisa. Tente investigar. Beijos!

  7. Olá Mimis! Tenho seguido seu blog diariamente! Gosto muito, muito mesmo! Gostaria tanto de trocar um email contigo pra fazer algumas perguntas! Se isso for possível por favor me informe a melhor forma! Na verdade estou num processo de reeducação alimentar e perdi 11 kilos em quase três meses MAS já tem umas três semanas que não perco nada! Estou mantendo a mesma dieta, cortei gordura, açúcar, evito carboidratos a noite e estou indo a academia três vezes na semana fazendo exercício aeróbico! O que vc me sugere? Obrigada por tudo! Um grande abraço!

    • Michelle Franzoni em

      Oi Flavia! O efeito platô pode acontecer devido ao metabolismo que baixou e se acostumou com a dieta. As vezes não adianta cortar mais comida, é preciso mexer um pouco na alimentação. Que tal começar a musculação para ganhar massa magra e aumentar o metabolismo? Eu sou fã. Beijos!

  8. Oi mimis…por falar em pré treino eu tô precisando muito de uma dica sua..eu malho bem cedinho ao acordar, em casa mesmo, acordo as 05h40min e as 06h00min já começo os exercícios…o q vc me indica de pré treino já que o tempo entre comer e malhar é bem curto???

    Um beeeeeeeeeeeijo querida!

    • Joyci, eu tenho esse mesmo esquema de treino que você, então opto por coisa bem rápidas mas que “sustentem” o treino (carboidratos, de preferência complexos). Normalmente: banana com um pouquinho de aveia e mel ou um pão com grãos e queijo minas ou uma tapioca de coco e mel (ou queijo e mel) e uma xícara de café. Quando eu volto do treino eu “completo” o café da manhã.

  9. Oi Mimis!
    Amo aveia!
    Tem uma receita que faz sucesso na minha família que é a do filé de frango empanado na aveia (vai no forno), pode ser feito com peixe também! Mata aquela vontade de comer um empanadinho e é super saboroso!
    Beijos!

  10. Boa tarde!

    Muito interessante esse post sobre a aveia… como todos os seus posts… adoro seu blog, com várias dicas úteis: tem me ajudado muito na minha R.A…. já perdi 10kg em 3 meses, mas ainda falta muito para chegar na minha meta… quando me desanimo, corro e releio suas matérias!!
    Gostaria de saber qual a quantidade de consumo diário no café da manhã com frutas e leite (pré-treino) e se, ao consumí-la, preciso ingerir mais alguma coisa para garantir a energia para o treino?

  11. Ótimas informações que incentivam o consumo de aveia.
    Usamos o cereal todos os dias no café da manhã, na forma de granola com frutas e iogurte. Temos muito boa saúde!
    Obrigada!

  12. Eu utilizo aveia e outros cereais todos os dias em substituição ao jantar e te confesso que foi a melhor coisa que fiz, pois tenho uma ótima saúde. alem de me beneficiar das ações benéficas me sinto saciado no período noturno.

  13. jorge Luis Sampaio em

    Adorei a reportagem, já uso com freguencia em minhas refeições a aveia, meu preparo predileto: amasso banana com um grafo e misturo aveia, granola e uvas passas

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