Mingau de aveia e banana

139

Agora que já vimos todos os benefícios da aveia nesse POST, é hora daquela receitinha nutritiva, fácil e gostosa!

O mingau remete a infância, tem sabor de família e aquece o corpo e o coração. É fonte de energia, rico em fibras e nutrientes que vão garantir saciedade e ajudar na dieta para quem quer perder aqueles quilinhos indesejáveis e manter a saúde.

Eu adoro banana e escolhi essa fruta para dar um toque especial à receita. Adicionei canela que é termogênica também. Falando em alimentos termogênicos que ajudam a emagrecer, nesse POST eu conto todos!

Mas vamos ao nosso mingau delícia!

 
cremequibebe

Mingau de aveia e banana
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Votos: 22
Classificação: 3.64
Você:
Classifique esta receita!
Print Recipe
Porções: Calorias por porção
220 kcal
Ingredientes
Modo de preparo
  1. Em uma panela, aqueça o leite e coloque o farelo e a aveia em flocos.
  2. Mexa até engrossar.
  3. Desligue o fogo e acrescente a essência de baunilha e o adoçante.
  4. Corte 3 rodelas de banana e separe.
  5. Amasse o restante da banana e acrescente ao mingau.
  6. Sirva em um recipiente, polvilhe canela e enfeite com as rodelas de banana.
Dicas

Pode usar apenas farelo de aveia ou aveia em flocos.

Pode trocar o adoçante por mel, mas as calorias irão mudar.

Pode trocar o leite desnatado por leite de arroz.

Sugestão
Café da manhã - Lanche - Pré treino
www.blogdamimis.com.br

Gente, na receita pode ser usado qualquer outro leite vegetal e eu já postei algumas receitas caseiras AQUI.

Não podemos esquecer que é preciso adequar a porção as necessidades diárias de cada um, afinal a dieta precisa ser equilibrada (ver AQUI).

Hummm, já deu vontade! Se quiserem posso trazer mais receitinhas de mingau pra vocês!

Mas me contem! Vocês gostam de mingau? Quais combinações preferidas?

No blog tá cheio de receitas magrinhas. Clique AQUI para ver mais.

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

139 Comentários Mostrar comentários

  1. Oi Mimis, tudo bom? Engraçado que estava justamente querendo te fazer uma pergunta sobre o mingau de aveia, rsrsrs, posso fazer com o leite de arroz que você passou a receita no blog? Ele pode ir ao fogo? Desde já obrigada.

  2. Confesso que não gosto de mingau de aveia, mas a carinha estava tão boa que resolvi testar (até pq eu amo banana). E não é que o danado fica sensacional?! Já viciei.

  3. Oi. Adorei essa receita, como todas as manhãs antes de ir para a academia. Mas eu tenho uma dúvida, alguém sabe se o farelo de aveia depois de cozido na água mantém as mesmas quantidades de calorias que possui quando cru?

  4. Larissa Vargas em

    Adoro Mingau!
    Será que tem problema comer no jantar? Chego da academia cheia de fome a noite e já janto. Nesse frio que tem feito seria delicioso!

  5. Olá boa noite Mimis, gostaria de saber se posso utilizar a farinha de aveia no lugar da aveia em flocos e farelo de aveia. Tem mais receitas que posso utilizar a farinha de aveia?

    Desde já muito obrigado

  6. Olá! Mimis!
    Parabéns sigo vc e adoro suas dicas, receitas e são bem simples. Admiro vc pela sua conquista.Tenho 40 anos e estou me reeducando. Fiz hj a receita do mingau, pois estava louca para comer…Te pergunto posso comer entre o intervalo do café da tarde e a janta? Mil bjocas

  7. Oi, Mimis! Primeiro gostaria de te parabenizar pelo seu site, é maravilhoso e eu sei que com isso voce esta ajudando muitas pessoas! Agora queria tirar uma duvida sobre o momento certo para consumir o mingau, vi que no post diz que ele é uma otima opção para café da manhã, lanche e pré-treino mas será que eu posso consumi-lo no pós-treino? Muito obrigada desde já, beijão!

  8. Oi Mimis, meu objetivo e definir, nao sou gordinha mais tenho uma pochete pequena,tenho 27% de percentual de gordura e quero perde-lo.
    Como mingau de aveia a noite no lugar do jantar, posso comer tambem no café da manha substituindo o pão?
    OU so 1 vez por dia?
    E me responde outra duvida tenho que eliminar o pão da alimentação, ou posso comer pão francês 1 vez na semana,lembrando q nao estou fazendo dieta so me reeducando?

  9. Olá, boa noite Michele. Sou sua leitora, adoro todas as dicas. Tenho 21 anos, peso 59 quilos com 1,63 de altura, tenho flacidez, celulite e estrias pra dá e vender, não tenho filhos, e acho a minha bariga muito grande, sou revoltada!!! Graças ao seu grande incentivo diariamente, comecei a frequentar a academia vai fazer um mês, estou gostando. Cortei os doces, sobremesas, refrigerante, suco acompanhando o almoço e cerveja. Não vi a necessidade de trocar o arroz e o macarrão pelo o integral, mais diminuir a quantidade, no máximo uma colher de sopa. E troquei a janta por um copo de shake Lipomax e biscoito class clube integral. Estou comendo de 3 em 3 horas, nos lanches sempre uma fruta, ou suco feito com leite desnatado, ou iogurte light ou barra de cereal. Estou fazendo 15 minutos de esteira e 15 de bicicleta, e para completar uma hora de exercícios oscilo em uns dias trabalho perna com agachamentos e outros, e no outro trabalho braços. Enfim, precisoooo da sua ajuda, só pretendo perder 3 quilos e acabar de vez com a minha barriga, quero muito definir as pernas, bumbum e panturrilha. Me indicaram tomar vitamina de uma banana, leite desnatado e um colher de aveia, uma hora antes de ir, realmente é bom? Voce pode me d umas dicas legais para acabar com a barriga e definir o meu corpo?

  10. OLá Mimis, acompanho seu blog e faço várias receitas que você ensina. No caso do mingau, como não como banana, qual seria a melhor fruta para substituí-la?

  11. oi mimi, adoro suas receitinhas!
    Eu tb eliminei bastante peso, com reeducação alimentar, 25 kg.
    gosto muito de mingau, se vc puder, gostaria muito que postasse outras receitas.
    este de aveia faço sempre é muito bom, me ajuda muito nos dias de frio, sensação de saciedade e além de ser muito saudável…..

    agradeço!

    beijojas. 🙂

  12. Oie!
    Gostaria de receitas quentinhas e light para comer à noite, agora no friozinho. Que mate a fome, mas que não seja tão calórica. Se tiver receitas e puder compartilhar, adoraria. Seu blog é 10! Obrigada!

  13. Delicioso! Já tentei fazer o mingau magrinho só com leite e adoçante e fica super sem graça. Amei o toque da banana e baunilha, sensacional. Obrigada

  14. Mimis, oie! Só queria resolver uma questãozinha sobre o mingau de aveia, porque eu amooooo, mas tenho medo de cometer o pecado da gula né hahahaha eu geralmente consumo o mingau no jantar, porque é o momento do dia que meu organismo pede por uma coisa assim, mas “mastigada”, e essa é a questão, mingau a noite pode? E mais uma coisinha, tem alguma restrição sobre quantas vezes por semana comer? Tenho feito meu mingau da seguinte forma: 1 xícara de leite desnatado (200 mls), 3 colhres de aveia em flocos, 1 colher de sopa de adoçante. Não coloco de mais ingredientes porque gosto dele assim mesmo, mas fiquei um pouco preocupada quanto ao horários que eu como e a quantidade na semana, porque substituo pelo menos 3 jatares na semana pelo mingau. Bjinho e fico no aguarde da sua dica…. aah, e seu blog é lindo, tenho acompanhado todas suas dicas dês do início da minha reeducação alimentar e já perdi 15 kg, com a ajuda da nutri é claro e seus pratos fantásticos hehe
    Bjos linda!

    • Michelle Franzoni em

      Oi Raiane! Eu particularmente gosto de uma refeição com mais proteína e menos carboidrato no jantar. Mas acho que vc pode perguntar para sua nutri o que ela acha e assim ela insere no seu cardápio diário. Beijao e sucesso!

  15. Fiz o mingau de café da manhã e ficou divino! Amo tuas receitas, sempre permitindo que a dieta se torne muito mais gostosa (e não um peso, como é na maioria das vezes).

  16. Olá,

    Bom dia.

    Adorei essa receita, gostaria de saber se posso trocar pelo café da manhã ou da tarde? E se só ela vai me satisfazer, estou fazendo uma reeducação alimentar, cortei refrigerantes, massas guloseimas. Estou me alimentando de 3 em 3 horas.

    Obrigada

  17. Oi mimis , eu adoro mingau, eu sempre faço com leite de soja, aveia,banana e canela, a unica difereça que eu coloco a td junto, corto a banana em rondelas e levo ao fogo fica una delicia meu unico problema é com a porçao rsrs

  18. Mimis, estou amando suas receitas, todas que fiz até agora deram super certo.
    posso fazer o mingau de manhã pra comer a tarde Ou ele precisa ser feito e consumido na hora?

  19. Hummmmmm…. adoro…. nos últimos dias esse está sendo o meu café da manhã . Obrigada, suas dicas me ajudam na minha reeducação alimentar. Em 4 meses, já perdi 17kg.

  20. mimis tenho uma duvida enorme haha no lanche da tarde eu tomo whey, entao queria saber se msm tomando o whey eu posso depois de alguns minutos tomar meu lanche da tarde normal?ou so posso tomar o whey
    msm. lembrando que quero ganhar massa magra e nao emagrecer.bjos me responde por favor: )

    • Michelle Franzoni em

      Oi Carina, Tudo depende da sua dieta. Se vc quer ganhar peso, talvez possa fazer isso. Mas também pode tomar o whey apenas no pós treino e comer uma proteína magra junto com o lanche. Vc tem um nutri? Beijos!

  21. Oiiii mimis to amando as receitas e saber sobre sua reeducação alimentar. Eu treino todo dia não preciso perder peso mais quero ganhar massa magra e sigo rigorosamente a dieta não saio dela nem em finais de semana haha
    Aqui em casa é meio dificil meus irmaos me zoam mto e vivem dizendo come come come quando tem algo gostoso : ( mais eu não como não : D
    To mtooo focada tenho algumas duvidas ainda em relacao a dieta mais aos poucos vou conseguindo. Espero que consiga chegar num corpo tao lindo como o seu Beijos e parabens

  22. Flávia Maciel de Oliveira em

    Mimis, eu gosto de polvilhar junto com a canela em pó, o gengibre em pó! Fica uma delícia, além de tb ser termogênico. Fica a dica!

  23. Obrigada Mimis.. estou adorando o teu blog, faço as tuas receitas e estou torcendo pra conseguir ter sucesso tb.a minha luta tb será grande 22 kgs, que tenho que se desfazer, mas vamos lá um dia após o outro. Bjos

  24. Eu faço quase sempre no café da manhã!
    Muitas vezes cozinho as rodelas de banana junto com o leite e a aveia, fica uma delicia também!
    Já fiz o mingau de aveia também com maça cozida e com mix de nozes! Adoro!
    Outra dica é adoçar com mel 🙂

  25. Oi Mimis!
    Estou viciada em seu blog rs…. fazendo as receitas e seguindo as dicas.
    O que me chamou a atenção é o fato de vc escrever exatamente o que sinto ou penso e de saber que vc venceu! Me motivou muito.
    E desde entao eu estou fazendo academia e dieta… por conta própria, procuro nao comer carboidrato a noite, como de tres em tres horas e tomo muiiiita água., mas nao estou emagrecendo, as medidas eu acho que perdi, mas os quilinhos nao 🙁
    o que eu estou fazendo de errado??????

    • Michelle Franzoni em

      Oi Lilian! Que noticia legal! Olha, você pode ter perdido gordura e ganhado massa magra, o que é muito bom. Persista que a balança irá baixar também. Beijos e volte pra me contar

  26. Mimis fiz o mingua deu mega certo que delicia, so que substituir o adoçante pelo o mel e o leite desnatado pelo integral tem algum problema, as calorias são maior com essas substituição que fiz? Beijos #jessica#

  27. Oi Mimis!

    Adorei esse mingau, o que vc acha d usá-lo como janta?

    Se,pre costumo malhar logo cedo da manhã ou as 15h…

    Beijos e desde já agradeço pela sugestão!

  28. Miiii acabei de fazer mingau e adorei só não coloquei adoçante pq ainda não consegui gostar de adoçante… Alguma dica para eu usar um açucar mais saudável? Estou seguindo se blog e fazendo reeducação alimentar a 1 mês estou adorando meu foco é perder 15 quilos …Me ajuda ai vai……Beijus. Simone São Paulo

  29. Fiz hoje na parte da manhã esta receita. O detalhe é que errei na medida do adoçante, coloquei uma colher de sopa, kkk
    mas na próxima eu acerto 🙂

  30. Olá Mimis! Só queria dizer que eu amo seu blog, adorol as receitas, histórias de sucesso etc. É com certeza uma grande ajuda!! Fiz esse mingau hoje (só faltava a essência de baunilha em casa, p/ ver como é simples) e adorei!! Vou fazê-lo com frequência, pois é delicioso e vai ajudar se pintar aquela “vontade de doce”! Um beijo e obrigada pelas dicas!

  31. Oi Mimis… eu amo mingau de aveia e também costumo colocar a canela, mas nunca testei colocar baunilha. Vou testar.

    Olha, eu tenho uma receitinha super gostosa para um almoço leve, super proteinado e gostoso! É o malassado de atum!

    Gostaria de te enviar para você testar e se quiser, compartilhar com os seguidores do Blog.

    Tem algum e-mail para o qual eu possa encaminhar?

    Bjo!

  32. Olá Mims estou acompanhando maioria das suas receitas e me alimentar saudavelmente está cada vez mais fácil, prático e gostoso. Estou amando. Gostaria de saber, a noite não consigo comer muita carne com salada. É muito pesado comer um mingauzinho a noite? umas 20 ~ 21 depois da academia? Um grande abraço!

  33. Amo mingau,fiz essa receita e adorei,como não gosto de jantar,fiz a noite.Tenho feito quase todas as suas receitas e estou me dando super bem na cozinha,obrigada e sucesso.

  34. Olá Mimis!
    Estou adorando seu blog!
    Receitas para seres humanos de carne e osso (risos)
    Pois na grande maioria é receitas que ninguém consegue achar nada!
    Dá para substituir o adoçante pelo açúcar demerara ou orgânico???

  35. Janaína Dominicci em

    Olá Mimis!! Fazem alguns dias que tenho acessado seu blog e estou amando!! Suas dicas, instruções e vídeos são muito úteis, principalmente pra mim que comecei a dieta com acompanhamento de uma nutricionista hoje!!
    Gostaria de saber em qual refeição é indicada essa receita. Adoro banana com canela e o mingau é um delícia.
    Obrigada pela iniciativa há 2 anos atrás em criar este blog e ajudar tantas como eu, a ter uma vida saudável e adquirir aquele corpo lindo como sonhamos.
    Abraço!!

  36. Maria Claudia Ventura em

    Oi Mimis, tudo bem? Sou nova aqui no seu blog, gostaria de dizer que amei tudo. Você poderia por favor postar algo sobre receitas vegetarianas? Cortei o consumo de carne e procuro inovação na alimentação. Ficaria muito feliz em ver sobre vegetarianismo no seu blog. Beijos.

  37. Olá! Meu nome é silvia. Tenho 31 anos e peso 108kg. Até 2011 eu pesa 62kg e fui engordando por vários motivos. Preciso perder 48kg e queria a opinião de vocês para saber se é realmente possível eliminar tanto peso com reeducação alimentar e malhação. Tbm penso em iniciar tratamentos estéticos para cuidar das inúmeras estrias e celulite.

    • Sim e posivel Silvana com mt dedicacao e forca de vontade vc consegue..
      Digo isso por esperiencia propria eu eliminei 40kg em 10 meses …
      Sem dietas malucas e essas drogas q existe por ai.. estou a 8 meses mantendo meu peso gracas a Deus mais tido com o acompanhamento da nutricionista ok!! Eu pesava 92kg e vestia 448/50 hj eu peso 52kg e visto 36..
      Boa Sorte e Foco sempre…

  38. Amei a receita de minguas, eh um prato que eu amo, não sabia que poderíamos comer sem culpa, e não sabia fazer nas porções certas, gostei também dos ingredientes diferente como a baunilha e a banana que eu adoro, obrigada pela receita, e se tiver outros tipos tipos de migal eu gostaria de aprender pois só sei fazer esse . Bjs

  39. Oiee

    aaaamo mingau! Vou fazer com banana e trazer amanhã p/ o meu pós treino. O treino começa as 18h, as 16 é hora da minha fominha da tarde, será que basta só o mingauzinho? o que acha?

    Adoro de chocolate tb, já fiz esse de aveia e adicionei cacau em pó. E tb qdo eu era criança minha mãe sempre fazia o mingau de chocolate com maizena.

  40. Bom diaaa…
    Primeira vez que estou comentando , amei a receita, srmana passada fui na nutri e ela passou o cardápio da dieta e hoje no café da manhã era mingau de aveia com canela, adorei a receita, srmana que vem já vou fazer essa acrescentando a banana, parece deliciosa …
    Um beijo e adoro seus posts, comecei a ler faz um mes….

  41. Ebaaa, amo mingau !!!

    Passa mais receitinhas de mingau pra gente MImis !!!

    beijinhos, e obrigada por compartilhar seu conhecimento.
    É muita generosidade da sua parte! 🙂

    bjos

  42. Olá, Mimis!!!! Eu amo mingau! Vou testar essa receita hj a tarde. O q eu adoro no mingau é que, por ser quentinho, da um certo conforto, e por ser doce, sacia aquela vontade louca de atacar algo lotado de açúcar. E de aveia então, maravilha! Sacia que é uma beleza! Obrigada por mais essa dica, sua linda!!!! Bjs

  43. Oi Mimis, bom dia!
    Adorei a dica de mingau, posso fazer só com a aveia em flocos? É que só tenho ela em casa momento…
    Adoro todas as suas receitas *_*

  44. Bom dia Mimis!

    Amo mingau de aveia! Geralmente salpico só a canela em pó, mas adorei essa sua receita com banana (que é outra coisa que amo), vou testar em casa!

    Beijos e boa semana pra você!

  45. Pingback: Aveia: benefícios e formas de usar - Michelle Franzoni - Blog da Mimis - Qualidade de vida e bem-estar

×