O poder das especiarias

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Ter uma boa alimentação e praticar exercícios físicos são fatores essenciais e decisivos para manter a forma e a saúde sempre em dia.

Além de termos o cuidado de escolher alimentos saudáveis, podemos acrescentar algumas especiarias para incrementar e temperar os nossos pratos e ter uma bela e deliciosa refeição. Pensando nisso, hoje vou falar sobre o poder das especiarias!

De origem europeia, o termo especiarias, do latim species, surgiu entre os séculos XIV e XV e constitui vários produtos de origem vegetal, como semente, fruto, flor, casca, raiz, caule. O cheiro acentuado deve-se à presença de óleos essenciais.  São muito utilizados na culinária por proporcionar e acentuar o sabor das comidas.

As especiarias são muito saudáveis e pouco calóricas, tendo seu papel importante na dieta, assim como as ervas medicinais, que eu já falei AQUI. Cada uma tem sua ação específica, e elas têm efeito na digestão, na redução do o colesterol ruim (LDL) e até na prevenção de alguns tipos de câncer. Ainda possuem ação antisséptica, antifúngica, anti-inflamatória e bacteriana, auxiliam no tratamento de doenças respiratórias e são super amigas do processo de emagrecimento saudável.

Para enriquecer nosso post, eu trouxe um guia das especiarias mais importantes:

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Gente, as especiarias enriquecem muito o sabor dos alimentos, e valem muito a pena serem acrescentadas às nossas refeições. Ah! E algumas delas dão uma turbinada no metabolismo e ainda têm efeitos termogênicos (ver AQUI).

E aí, quais vocês já utilizam e mais gostam?

 

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MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

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9 Comentários Mostrar comentários

  1. Michelle parabéns pelo trabalho e dedicação, com certeza muitas vidas estão sendo salvas graças ao seu empenho. Gostaria de saber na imagem que ilustra o post sobre especiarias, o que seria no ingrediente ao lado da pimenta do reino de cor vermelha? Abraços 🙂

  2. Engraçado, rsrs, hoje fiz compras e segui uma dica de uma amiga para comprar açafrão ao invés de colorífico. Vou testar! Ótima matéria, Mimis, beijoo!

  3. Que bom que falastes sobre isso. Sempre tive duvidas se era bom ou nao a preparacao dos alimentos com as especiarias pois sou paraense e nossa comida tem sempre muito cominho e pimenta do reino. Agora, mesmo tendo mudado a alimentacao, ainda continuo cozinhando com as especiarias e experimentando outras que eu nao costumava usar. Parabens pelo blog e sucesso.

  4. Sou enlouquecida por canela! Amo! Ela faz parte da minha sobremesa preferida: uma bananinha com uma colherinha de mel, salpicada com canela e aquecida um pouquinho no microondas. Delícia!
    Além disso, adoro gengibre, manjericão, alho, pimenta-do-reino, orégano. Utilizo na preparação de diversos pratos.
    Sou nova como leitora do blog e já estou adorando todas as suas dicas para uma vida mais saudável e equilibrada. Parabéns!
    Beijo

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