Obesidade Infantil

Por Michelle Franzoni em 10 de outubro de 2014

O excesso de peso deixou de ser um problema apenas estético e vem se tornando um problema de saúde mundial, e a obesidade já é considerada uma doença crônica.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (2000), existem mais de um bilhão de adultos com sobrepeso, levando a doença a ganhar status de epidemia.

A obesidade infantil é considerada um dos mais alarmantes problemas de saúde pública da nossa era.

A obesidade infantil acompanha vários outros distúrbios como diabetes, doenças cardíacas, problemas no crescimento osteomuscular, além de quadros de depressão. Quatro em cada 5 crianças obesas serão adultos obesos e esse número é alarmante.

Eu já tinha assistido o vídeo “Muito além do peso” há algum tempo e achei propício para essa semana a qual comemoramos o dia das crianças. O vídeo é longo, mas vale a pena. Assistam e reflitam.

A mudança no estilo de vida é um dos fatores principais que acarretam o sobrepeso e a obesidade infantil. Ligadas nas TVs, tablets, computadores, as crianças brincam menos e deixam de praticar atividade física.

Por outro lado, o excesso de alimentos ruins no mercado, e a facilidade de acesso e praticidade a esses itens, refletem no maior consumo de “calorias vazias”.

Está na hora de darmos uma educação alimentar às nossas crianças. Está na hora de termos consciência que o que as crianças comem hoje refletirão na saúde delas amanhã.

A obesidade infantil é uma epidemia global e precisa ser contida. E nós, adultos e pais, podemos começar em casa, ensinando o valor dos alimentos, mostrando a importância da atividade física e das brincadeiras infantis e mudando os hábitos da família.

Às vezes pode não ser fácil, mas vale a pena. Afinal, nossas crianças são nosso maior tesouro.

 

 

 

 

Michelle Franzoni

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

8 respostas para “Obesidade Infantil”

  1. Mari disse:

    Esse vídeo é espetacular, mostra a realidade nua e crua. Posta mais coisas para crianças . Gostei muito desse post aprendi muito com ele.

    Parabéns Mimis

  2. Nathália @nathaliallmeida disse:

    Nossa, eu fico muito chocada com esse documentário, em especial a parte que as crianças não sabem reconhecer os vegetais… ;( muito triste

  3. JUSILEIDE disse:

    BOA TARDE
    EU ADOREI A REPORTAGEM SOBRE OS PRODUTOS QUE EU TENHO EM CASA E NÃO SABIA O MAL QUE ESTAVA COMPRANDO PARA MINHA FAMILIA MEU DEUS QUE ABSURDO ISSO DEVERIA SER MAS DIVULGADO JA NÃO DAVA TANTO REFRIGERANTES AGORA PAREI POR COMPLETO VOCÊS ESTÃO DE PARABENS BEIJOS FICA COM DEUS

  4. Larissa disse:

    Oi Mimis, este documentário deveria ser assistido por todos, principalmente pelos pais que por muitas vezes não tem nem conhecimento a respeito dos alimentos que estão dando para seus filhos comerem. Legal você ajudar na divulgação!! Parabéns pelo trabalho que você vem fazendo, com certeza é um verdadeiro incentivo à saúde! Sou sua fã!! Beijos 🙂

  5. Je disse:

    Oie!!

    Esse vídeo é super top!!
    Um outro muito bacana que você poderia indicar para as pessoas que te acompanham é o FED UP, que fala sobre açúcar e alimentos que dizem ser light mas não são.
    Uma ótima lição de casa!!!
    Bjão

  6. Niele Esteves disse:

    Oiii Mimis tenho uma filha que esta acima do peso, mais fiz o exame de TSH e ela tem hipertireoidismo, ela tem 8 anos 1,43 cm e 53 kg e estou lutando com ela 1 ano e meio ja,levo ela na nutricionista e no endocrinopediatra, mais ela esta naquele sistema sanfona emagrece e engorda, mais ela tem mta preguiça de fazer atividades fisicas, mais a dieta ela faz certo. Gostaria de saber com vc como faço para ela se animar para fazer atividades fisicas.
    obg =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *