Os benefícios do azeite de oliva

17

azeite-oliva-blog-da-mimis-michelle-franzoni-01

Todo mundo já ouviu falar que o azeite de oliva faz bem à saúde e que deve ser incluído na dieta e eu já até fiz um post sobre a importância das gorduras boas na dieta. (ver AQUI).

Não se sabe ao certo a origem do azeite, mas já é utilizado há muito tempo. É retirado da azeitona, fruto da oliveira, árvore que é cultivada há aproximadamente 5 mil anos, tanto no Mediterrâneo Oriental, como na Ásia Menor.

O azeite de oliva é rico em vitamina E, A e K, cálcio, magnésio, ferro, potássio e aminoácidos e é livre de sódio, colesterol e carboidratos.  Gente, ele faz bem para os ossos, pele, olhos, células e protege o nosso organismo de agentes infecciosos.

Ele tem o poder de reduzir a formação de placas nos vasos sanguíneos e artérias, protegendo,  assim, o coração. Ainda tem ação antioxidante, deixando as temidas rugas longe por mais tempo e também anti-inflamatória.

Gente, ele hidrata pele, cabelos e unhas! UAU! Quem gosta de manter a pele hidratada pode utlizar o azeite de oliva como hidratante facial. O produto também fortalece as unhas manchadas e quebradiças e dão mais vida aos cabelos.

Esse super alimento também reduz o mau colesterol, pois é rico em gorduras monoinsaturadas. que auxiliam a diminuir o mau colesterol (LDL). Mas, como qualquer alimento, não pode ser consumido em excesso!

O azeite possui uma substância chamada oleuropeína, anti-inflamatório que tem os mesmos efeitos do cálcio no organismo, prevenindo a perda de massa óssea e auxiliando a saúde do sistema músculoesquelético.

Uma pesquisa constatou que aproximadamente 50g de azeite equivale a um décimo de uma dose de ibuprofeno, tendo, assim, um super efeito analgésico.

O azeite pode ser guardado em local fresco e escuro por até dois anos. É assim que guardo aqui.

Existem alguns tipos de azeite de oliva no mercado, são eles:

azeite-oliva-blog-da-mimis-michelle-franzoni-02

– Azeite extravirgem: É um óleo que não é refinado quimicamente, o que mantém seus nutrientes benéficos à saúde. Possui acidez de aproximadamente 0,8% e é considerado o azeite mais saudável de todos.

– Azeite virgem: É retirado somente por processos mecânicos e físicos, e também é super saboroso. Possui acidez entre 0,8% e 1,5%.

– Azeite lampante: Ele é muito ácido, acima de 3,3%, e não pode ser consumido diretamente. É bastante utilizado como combustível em lamparinas e outras formas de iluminação. Esse azeite precisa passar pelo processo de refinação para ser comercializado.

Gente, atenção! O azeite tem seus benefícios e é uma delícia, mas possui calorias e deve ser controlado na dieta. Vejo muita gente por aí comendo salada e enchendo o prato de azeite. Vale lembrar que as gorduras são boas mas em excesso atrapalham na perda de peso. Cada colher de sopa de azeite de oliva tem cerca de 119 calorias e deve ser computadas na dieta.

Eu amo o azeite de oliva e ele não pode faltar aqui em casa. Eu uso principalmente nas composições frias, como em verduras e saladas ou para finalizar pratos, como risotos ou alguma receita especial. Não uso em preparos quentes, pois costumo utilizar a técnica de “fritar” sem óleo que já mostrei pra vocês AQUI, assim economizo nas calorias, já que ele acaba perdendo sabor e benefícios ao ser aquecido.

O sabor e as propriedades do azeite são únicas! E aí, quem costuma consumir o azeite de oliva e em quais pratos?

 

 

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

17 Comentários Mostrar comentários

  1. Oi Mimis!! Amo seu blog e estou tentando mudar o meu mal habito de alimentaçao… Tenho a sorte de ter oliveiras e aqui em casa sò entra o olio extravirgem. Amo demais.. Em novembro começamos a colheita 🙂

  2. Olá Mimis. Por favor eu gostaria de saber qual o Whey Protein ideal para usar no pré e pós treino indicado para quem quer emagrecer

    Beijos e Adoro seu blog

    • Michelle Franzoni em

      Oi Suyanne, whey proteína não emagrece, ele é apenas um suplemento alimentar. É importante consultar um nutricionista pra saber como tomar. Beijos!

  3. Mimis, posta receita do queijo cottage caseiro! Vi muitas na internet, mas a receita do cottage e da ricota caseiros são as mesmas! Posta pra nos tirar a dúvida, please! =^.^= Beijinhos :**

  4. Oi Mimis 🙂 adoro o blog e sempre indico para os amigos. Tenho notado que a sequencia das suas atualizações são exatamente na mesma ordem do que estou aprendendo no curso de Técnico de Nutrição e Dietética da ETEC, vc tbm está fazendo? Um grande Beijo e Sucesso!

    • Michelle Franzoni em

      Oi Camila! Não estou fazendo não. 😉 Mas elejo as pautas de diversas formas, por exemplo: conforme minhas receitas, pedidos dos leitores e até estações. Se você tiver sugestões será ótimo! Beijos!@

  5. maria Isabel Barbosa em

    Mimis tenho um blog,gostaria de saber se posso colocar algumas receitas suas no meu blog.Se possivel visite o meu blog,ainda não esta pronto.O meu blog é Boutique da Isabel.bjs

  6. é verdade Mimis, todo esses benefícios mesmo. Eu uso um fio pra fritar o filé de frango, em todas as saladas, e principalmente no cabelo….sim….esquento um pouquinho no microondas e aplico desde a raiz até as pontas e deixo no mínimo 2 horas. é ótimo, deixa macio, dá um super brilho e uma super hidratada! BJ

×