Emagreça com o chá de hibisco

256

chá-hibisco-blog-da-mimis-michelle-franzoni-001

 

Originária da África tropical, a flor de hibisco é comumente chamada de “Flor Havaiana”, por ter se tornado símbolo do Havaí.

Gente, essa flor tão linda traz inúmeros benefícios para a saúde e principalmente para quem está pensando em emagrecer! Além disso, esse chá acelera o metabolismo, influenciando diretamente a perda de peso.

Claro que ele não fará efeito sozinho! É super importante aliar a prática de atividades físicas e uma alimentação balanceada para potencializar o emagrecimento saudável. Aliás, já espiaram minha dieta AQUI? Foi com reeducação alimentar e exercícios físicos que eu emagreci 33kg em 10 meses.

O hibisco também facilita a digestão, regulariza o funcionamento intestinal, reduz a retenção de líquidos, controla o colesterol e a pressão arterial. Além disso, a flor de hibisco possui flavanoides, o que potencializa a ação antioxidante e combate os radicais livres.

O chá de hibisco é feito através do cálice da flor. Esse cálice é rico em vitamina B2 (riboflavina), que age diretamente na saúde dos ossos, pele e cabelos, e também possui a vitamina B1 (tiamina).

Encontra-se, também, quantidade significativa de ferro, que atua no transporte de oxigênio no corpo, prevenindo dores de cabeça, anemia e cansaço. A vitamina A e C também estão presentes na bebida.

Ah! A gente encontra as folhas secas de hibisco em lojas de produtos naturais e os preços variam entre R$ 35,00 e R$ 55,00 o quilo, mas rende muito porque ele é bem concentrado.

Que tal preparar um chá agora? Olha como é fácil!

E vocês amam chá como eu?  Me contem os preferidos!

E não se esqueçam de seguir e assinar meu canal no YOUTUBE que em breve teremos muitas novidades.

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

256 Comentários Mostrar comentários

  1. Olá
    Gostaria que me tirasse uma dúvida, o chá de hibisco é meio azedo mesmo?
    E que eu não o conhecia e me bateu um medinho de tomar. rsrs…
    Desde já obrigada pela atenção.
    Bjs

  2. Tentei tomara chá de hibisco mais o cheiro e o chá me fizeram mal para o estomago, tem algum outro chá que posso substituir pelo hibisco?

  3. Mariana Pereira de Castilhos em

    Senti falta da informaçao da quantidade de hibisco para 1/2 litro de água, e se é para tomar antes ou após as refeições
    Beijos

  4. Eu bebo o chá de hibisco, só que no programa bem estar uma nutricionista falou que o chá de hibisco não resolve nada, ai eu fico na dúvida bjos obrigada!!!!

  5. Claudia Daenekas em

    Oi Mimis, td bem?
    Quem tem alterações na tireóide como é o meu caso (hipotireoidismo) pode tomar esse chá de boa?
    O suco verde por ex por conta de alguns ingredientes como a couve e afins que impedem a absorção do iodo, sou proibida de tomar.
    Um abraço

  6. Lucia Helena Carreira Seco em

    Adoro seu blog. Principalmente as receitas e dicas saudáveis. Parabéns.
    Como sou hipertensa, não posso fazer uso da canela. O chá terá o mesmo resultado, sem a canela?
    Posso substituir por outro produto?

  7. Marta dos Santos Alves em

    Olá Mimis! Gostaria de saber se eu posso misturar chá de hibisco com cavalinha? E chá verde com gengibre? Obrigado.

  8. Mimis vale ressaltar q mulheres que pretendem ter filhos não devem consumir esse chá regularmente, pois ele deixa a pessoa infertil. Tem outra opção de chá emagrecedor q é o chá de oliveira. Só estou alertando pq eu estava tomando e estou querendo engravidar e quando li sobre isso levei um susto, tem mulheres q usam o chá de hibisco como anti concepcional.

  9. BOA NOITE!
    Tenho 21 anos e pressão baixa, observei que quando estava ingerindo o chá de hibisco minha pressão caiu. Tem alguma contra indicaçao para quem tem pressao baixa?

  10. Olá, tenho 29 anos, estou usando o chá de hibisco há duas semanas, tomo diariamente, em torno de 4 copos por dia entre as refeições e estava muito satisfeita com os benefícios, porém lí em Alguns artigos que o uso do chá pode prejudicar a fertilidade e isso me preocupou bastante, pois pretendo engravidar futuramente. Dito isso gostaria de saber se o chá pode mesmo prejudicar a fertilidade e se esse prejuízo é apenas transitória , ou seja, somente no período em que se está ingerindo o chá, ou se pode ser permanente. Tenho ovários micorpolicisticos e uso diane 35.
    Estou muito preocupada, ficaria muita grata se eu recebesse algum esclarecimento.

    • Michelle Franzoni em

      Alguns estudos dizem que há essa possibilidade, porém apenas transitória e em alguns casos específicos. Então não se preocupe, Libia! Beijinho

  11. Bom dia! faço o chá pela manhã e consumo 4 copos de 200ml ao longo do dia: 01 em jejum, 01 antes do almoço, 01 no lanche da tarde e 01 antes do jantar. Tomo frio (faço pela manhã e coloco na geladeira)
    É correto? Obrigada !

  12. Oi minha querida! Sou sua fã e tenho você no meu face e preparo suas receitas. gostaria de saber quanto devo tomar do chá de hibisco por dia. beijos!

  13. Boa tarde Mimis
    gostaria de saber qual o melhor horário pra se consumir o chá de hibisco se deve ser consumido só quente, depois de pronto quanto tempo tenho para bebe-lo?
    Espero sua resposta!

  14. Bom dia!

    Que em 2016 você nos encha de dicas maravilhosas como tens feito.
    Tenho uma dúvida sobre o hibisco, pois li que ele causa infertilidade, isso é verdade!!!!

    • Oi Liliane! Pesquisei sobre o assunto, pois estava com a mesma dúvida.
      Não possuo conhecimento técnico para esclarecer esta questão, mas li que “a fertilidade e os hormônios podem ser afetados pela ingestão excessiva do chá de hibisco, que acaba por ser contraindicado a mulheres grávidas ou que desejam engravidar” (Melissa Setubal, ‘coach’ em saúde integrativa).
      Pelo que eu entendi, não há prejuízo gerador da infertilidade, mas apenas uma falta de fertilidade temporária (como um anticoncepcional). Na gravidez eu não arriscaria tomar.
      De toda sorte, na dúvida, vale consultar um médico.
      Fonte: http://www.personare.com.br/cha-de-hibisco-deve-ser-consumido-com-moderacao-m5347

  15. Gostei das explicações. Comecei a tomar o chá, me senti menos inchada só. Não perdi peso, mesmo fazendo exercícios e melhorando a alimentação, mas não parei de tomar o chá, não. Amei o gosto, gosto de coisas meio azedinhas. Queria saber quantas vezes posso tomar por semana. Tô bebendo todos os dias, mais de 500 ml mais ou menos. Tem algum problema? Tenho que parar uma semana?

  16. Olá Mimis,
    Gostaria de saber se há algo que eu possa acrescentar para melhorar o gosto do chá, pois infelizmente não me adaptei a ele, o gosto me dá ânsia de vômito. Obrigada.

  17. Não suporto chá, e pra mim foi uma tortura beber CHÁ VERDE, mas o de hibisco… Delicioso, e ainda faço a combinação dele com canela e gengibre. Faço logo cedo, deixo bem geladinho, e passo o dia tomando. Perfeito!

  18. Bom diaa

    Aqui a loja vende ele triturado em pó, diferente dos em pó enlatados… É a folha seca mesmo triturada. Eu misturo ele direto em água gelada, não é totalmente solúvel mas fica ótimo … Será que tem o mesmo efeito? Não acho nada na net sobre… Mas acredito que sim já que no fim acabo ingerindo a própria folha.

  19. Mimis, li esses dias que você está querendo engravidar. Quando vi essa matéria do hibisco me lembrei que já li em alguns lugares que o hibisco não é recomendado para quem está tentando engravidar. Você já leu a respeito disso?

  20. Lucélia Marçal em

    Amo chá de Hibisco. Faço de diversas maneiras. Agora para o verão experimente bater o chá gelado com gelo e folhas de menta. Fica super refrescante! Vale a pena experimentar!!!

  21. Adoro suas dicas!!! Também emagreci bastante e sempre que quero aprender algo venho aqui pois acho que você tem credibilidade… Já fiz vááárias receitas a ricota o cottage! E agora vim aprender a usar o chá de hibisco. Parabéns!!! Suas dicas valem ouro!!!

    • Oi Eliane olha o chá tem ação termogenica (acelera o metabolismo) talvez tomar apos as 16h por exemplo comprometa seu sono, eu sempre tomo pela manha e no maximo até as 14h, nao tive problemas com insonia.

  22. Oi mimis .comecei seguir todas suas dicas inclusive fiz um caderno com suas receitas .estou tomando 1 lt do chá hibisco durante o dia ? E muito ou está na quantidade certa? Bjus

  23. Gente..pelo amor de Deus! Inúmeras pessoas perguntando se pode tomar o chá durante amamentação..acho que nesse período tudo que a mãe ingere é repassado para o bb.. então preocupem mais com a saúde do seus filhos enquanto estao amamentando e em segundo plano pensem em secar barriga. Amamentar é uma benção de Deus. Outra coisa..gente perguntando se pode substituir água pelo chá..affffff A Água é a bebida mais importante para um ser humano.. será mesmo que as pessoas são tão desligadas dessa importancia assim? …..lembrando que isso é opinião minha.. não aguentei ler e nao comentar.. desculpem a franqueza!

  24. Conheço quase tudo sobre o chá de hibisco, mas uma coisa que eu já procurei bastante e ninguém sabe me responder é durante quanto tempo (semanas ou meses) posso tomar o chá?
    Preciso fazer uma pausa e depois voltar a beber o chá? Alguém sabe me responder?

    O chá me ajudou muito, pq eu tinha mta retenção de líquidos nas pernas. Eu e meu marido perdemos quase 10 kg juntos tomando o chá associado à uma dieta balanceada e exercícios físicos.

  25. Estou tomando o chá de hibisco e a receita que faço é bem gostosa:

    Deixo ferver 1 litro de água (é importante não deixar borbulhar a água, quando iniciar a fervura já dá pra desligar o fogão), aí coloco 2 colheres de flor de hibisco, 1 pauzinho de canela, 1 colher de sopa de cravos e uns pedaços de gengibre. Tampo a leiteira e deixo por uns 5/10 minutinhos.. Eu adoço com aquele adoçante em pó (não coloco muito).. e costumo tomar gelado por causa do calor!

    Eu acho que fica uma delícia!! Faço esse chá há tempos e ainda não estou enjoada – fora que ele ajuda a ingerirmos a quantidade de líquidos necessárias por dia. Estou tomando 1 litro dele por dia, e mais 1 litro e meio de água. Espero que me ajude a emagrecer rsrs

  26. Olá Mimis, tudo bom?
    Estou amando suas dicas, super legais 🙂

    Gostaria de saber a quantidade de chá tomar por dia/semana, pois tenho uma amiga que tomou por algum tempo esse chá e acabou sofrendo com queda de cabelo… Você sabe informar se tem alguma ligação?

    • Michelle Franzoni em

      Oi DEbora! Não sei se tem relação. Eu tomo umas 4 a 5 xícaras por dia mas alterno os dias com a agua de gengibre. Tem post aqui no blog! beijos!

  27. Eu sempre tomo um chá gelado, água aromatizada, não sei definir.
    Minha cidade é litorânea, por aqui faz calor 90% do ano!

    Ingredientes:
    1 Limão – Cortado em rodelas me finas.
    1 Colher de Gengibre
    12 Folhas de Hortelã
    1 Litro de água

    O chá deve ser feito na noite anterior, o ideal e que ele fique 8 horas na geladeira. Faço sempre antes de dormi, e vou bebendo durante o dia ( na verdade,pela manhã, e tão gostoso que acaba rápido hahaha)

  28. Oi Mimis, tudo bem?

    Eu sou uma pessoa que não curte muito chá, sabe?! Mas queria muito tomar esse de Hibisco, mas dizem ser bem amargo.
    Esses que compramos em loja de suplementos, que são vendidos em pó e tem sabor, tem o mesmo efeito?
    Obrigada
    Beijos

  29. Pingback: Superação Leili Hordina | Dieta

  30. Olá Mimis. Gostaria de saber de o chá de hibisco pode cortar o efeito do anticoncepcional e se tem algum relato médico sobre isso.
    grata.
    abraços.

  31. Oi Mimis comecei a tomar o cha de hibiscus o gosto ate que e bom mas queria saber quantas veses posso tomar durante o dia e se pode ser gelado … fica gostoso se eu colocar gengibre … adoro suas dicas e videos beijos

  32. Olá, comecei a tomar o chá de hibiscus, mas é aquele de sabor. Adorei o sabor, esse tem diferença da folha seca? Qual é melhor para consumo? Obrigada! Bjs

  33. Mimis do céu! Comprei o pacotinho desse chá, paguei R$5,00, mas quem disse que consegui tomar? Fiz 1 colher de sopa (não muito cheia) pra +/- meio litro de água e ficou forte demais! Vou tentar a dica com canela pra ver se desce hahaha Beijos!

  34. Eu gosto de tomar antes das refeições, da uma sensação de saciedade além de não ficar com o estomago pesado depois do almoço. Como almoço no trabalho, preparo 700 ml de manha e levo em uma garrafa térmica, da uma média de 3 canecas por dia do chá. Além de saudável é uma delicia, tem um sabor bem frutado =]

  35. Oi Mimis, qual a quantidade diaria de chá pra quem quer perder uns 10 kilos? Não sei quanto devo tomar e se pode tomar direto ou só antes das refeiçoes?

  36. Boa tarde !

    Mimis , sempre acompanho suas receitas , Parabéns

    Gostaria de saber se posso misturar , hibisco , canela em pó e gengibre

    Um beijo e aguardo resposta

  37. Adoro o seu blog, esta de parabens !!!!! Tenho me inspirado muito em vc e tentado comecar minha reeducacao alimentar. Gostaria de fazer uma observacao. Esse hibisco do cha nao eh esse comum, Naminha cidade tinha uma senhora alema que cultivava, mas eh preciso tomar cuidado pois com certeza nao eh esse hibisco. Um abco e grata por tudo

  38. Já li muito a respeito do chá de Hibiscus, porém tenho algumas dúvidas.Gostaria de saber se é possível fazer o chá logo de manhã e armazenar em um recipiente (precisa ser de vidro?) para ingerir ao longo do dia? a dificuldade está em como preparar, já que trabalho em um local que não tenho acesso a fogão, apenas microondas. Seria possível fazer o preparo do chá aquecendo a água somente no microondas?

    Obrigada!

  39. kamilla karoline em

    olá, eu queria tirar uma duvida, estou tomando a nos da india, que tambem e para o emagrecimento!!
    queria saber se posso consumir tambem o cha de hibisco durante o dia??

  40. marcela tavares em

    Oi Mimis, boa tarde… Vi o comentario do colega lá em baixo que avisa a respeito do hibiscus rosa-senensis e agora que li a embalagem e percebi que comprei esse… Gostaria de saber se esse traz algum benefício ou maléficio? Fiquei preocupada!! Obrigada.

  41. Boa tarde,o hibisco em cápsulas faz o mesmo efeito?Não consigo beber nenhum tipo de chá! Obrigada,adoro suas dicas!bjos…Aguardo resposta

    • Olá Angela!
      Experimente fazer o chá de hibisco de saquinho, tem um aroma e sabor inigualável, vale a pena experimentar.
      Eu gosto de tomar ele quente ou morno,
      Bj e boa sorte.

  42. Pingback: Cintura fina e abdômen sequinho com a ajuda do chá de hibisco. | Pé de Amora Blog

  43. Oi Mimis gosto muito do seu blog, e gostei do chá de hibisco mais quero saber se posso colocar uma pontinha de açúcar orgânico nele, será q anula os efeitos para o organismo?Desde já obrigada.

  44. Informação importante: o hibisco usado no chá é o Hibiscus sabdariffa. Ele é diferente da flor ornamental hibisco rosa-sinensis, muito comum nos jardins. Por isso, deve-se comprar as flores secas em lojas de produtos naturais.

  45. Eu estava tomando chá de hibisco todos os dias ( 500ml ) e acabei descobrindo que o hibisco por ser termogênico diminui o efeito do anticoncepcional . Então você tem duas opções : ou troca o remédio ou o termogênico. Mas depois que comecei a tomar hibisco perdi 2kilos e realmente estou suando bem mais do que antes!

  46. Oi michelle! Gostaria de saber como vc incluiu o chá de hibisco na sua dieta. de manhã, tarde…
    Eu comprei hibisco e o chá verde, mas não sei exatamente quando tomar
    obrigada!!

  47. Michelle estou muito triste adoro ver um seubloblogue e estou com muita deprecao não consigo fazer esta diet eu tenho um metro e cinquenta e um meu pesso é 103 kilo não suporto mais viver assim preciso deajuda.

  48. Nossa Mimis! Vontade quase que imediata de tomar o chá. Eu gosto de ferver a agua com canela em pau e depois coloco o hibisco e meia colher de chá de gengibre em pó. Depois de gelado fica super refrescante. Amo muito!

  49. Nossa Smimis Vontade quase que imediata de tomar o chá. Eu gosto de ferver a agua com canela em pau e depois coloco o hibisco e meia colher de chá de gengibre em pó. Depois de gelado fica super refrescante. Amo muito!

  50. Olá, Mimis! Minha nutri me indicou o chá de hibiscos, 500ml por dia. Ainda não comecei a tomar. Estou aqui pesquisando na net e encontrei esse site: http://www.personare.com.br/cha-de-hibisco-deve-ser-consumido-com-moderacao-m5347, no qual nesse texto alertam sobre os riscos, principalmente quem está em idade fértil. Fiquei na dúvida, pois falam no texto que quem quiser engravidar não pode tomar mais que uma xícara ao mês. O que você acha sobre isso, já pesquisou mais a fundo?

  51. Oi Mimis, vc é minha inspiração, estou a todo vapor na dieta e exercícios.
    Quanto desse chá você costuma tomar por dia? Eu faço um litro, deixo na geladeira e tomo durante o dia. Você acha que é muito?

  52. Olá Mimis,

    Você toma o chá todos os dias?
    Fiquei na dúvida sobre a quantidade, os sites divergem nessa informação.
    Quanto você toma?
    Bjos linda.

  53. Mimos, me tira duvidas por favor, quanto ao uso do chá de hibisco.
    Qual o melhor horário para tomar o chá, quando se quer perder peso?
    E quantas vezes diárias devo tomar?
    Em quanto tempo vejo resultado, levando em consideração boa alimentação e atividade?

    Muito obrigada
    Beijo

  54. Adorei todas as informações sobre o hibisco e o marido já comprou pra mim hoje mesmo. Mimis, tem um horário específico para tomar o chá de hibisco (antes ou depois das refeições, ou durante os exercícios)? Mimis, uma amiga trouxe para mim da Inglaterra NOZ da ÍNDIA, disse que é a febre do momento por lá. Gostaria muito que vc pudesse fazer um post sobre o assunto. Fiquei na dúvida e resolvi n tomar. Bjs e obrigada por tudo.

  55. Oiii Mimis tudo bem?? estou conhecendo seu site agora e amei…. estou com muita dificuldade para emagrecer… não estou conseguindo…. e não tenho condições financeiras agora de ir a academia… aqui na minha cidade nao vende produtos naturais… ta dificil viu?? me ajudaaaaa…. bjooo..

  56. Mimis adoro suas dicas pelo blog e instagram. Devido á correria do estágio e faculdade tive q parar a academia e hj só faço esteira em casa e controlo a alimentação. Adicionei o chá de hibisco ao dia a dia á um certo tempo mas por praticidade compro os saquinhos de chá de hibisco com amora ou frutas vermelhas. O efeito benéfico é o mesmo? Aguardo seus comentários. Obrigada linda! Bjs

  57. Estou me reeducando há uma semana. Conto com a ajuda de um ápp no meu celular. Não é fácil, mas vamos que vamos! Hj em especial estou louca por um chocolate… tenho que resistir!!!

  58. OI Mimis, bom dia.
    Mimis, há uns dois meses conheci seu blog e não parei mais de acessar, todos os dias eu dou uma espiadinha. Vc me fez ver que podemos fazer escolhas espertas ( amei ). Eu não sou gorda, só tenho excesso de barriga (1,62m, 65kg e 83cm – cintura ) e, isso me incomoda de +, estou tendo acompanhamento com uma nutricionista e tbm frequentando academia. Mas queria uma opinião sua, o que vc acha melhor no meu caso, musculação ou exercício funcional? Há, detalhe, tenho muita dificuldade em perder peso, mudei toda a minha alimentação, seguindo as orientações da médica, tomo chá de hibisco e tbm óleo de cartamo e, em quase 2 meses não perdi 1 mísero kg. Me orienta por favor. Bjus

  59. oi mimis adoro suas dicas gostaria de saber se o hibisco em po tbm vale acho mais facil de usar,tbm queria algumas dicas eu emagreci bastante mas agora não perco nada mais e estou até ganhando uns quilos malho de segunda asexta 2.30hrs por dia mas parece que não esta mas fazendo efeito aguardo sua resposta anciosamente bjs

    • Michelle Franzoni em

      Oi Nanci, não conheço o hibisco em pó, mas acho que vale sim! Sobre o emagrecimento, se a alimentação está correta, talvez você tenha se acostumado a dieta e é preciso modifica-la. Vc faz musculação também? É ótimo!
      Beijos!

  60. Oi Amiga tudo bem?!! Vim somente te prestigiar. O blog é só sucesso!! Parabéns! Tbm to pensando em entrar nessa onda de blog!! Depois te conto mais!.
    Heyy não sei se vc já resenhou sobre chá verde! Ele ñ é novidade, mas funciona. To tomando e adorando!! Fica uma dica pra vc jogar no blog!
    Bjão!! Saudades Mimimimimi…

  61. MICHELLE bom dia ,gostaria muito que vc me informe qual o nome do tratamento com homeopatia que vc fez para que eu possa marcar uma consulta com meu médico , acredito que este tratamento tambem possa me ajudar ,sei que vc usou gotinhas e preciso de uma dica para poder ocmetar com ele. obrigada e aguardo sua resposta.

  62. Bom dia Mimis, suas receitas e dicas são maravilhosas. Comecei a consumir o chá de hibisco e realmente é ótimo contra retenção liquida. Porem tenho gastrite e passo muito mal quando consumo.

  63. Jacqueline Fenandes em

    Que bom ver esse post no seu blog, eu estou tomando a mais de uma semana e estou adorando, como vc mesmo disse tem que associar com boa alimentação. Agente sente mesmo a diferença. Eu as vezes tomo ele indo pra academia com gengibre agente sua mais que ”tampa de marmita” kkkkkkkkkk. Bjo Mimis me inspira muito com seu blog

  64. Oi Michele. Eu pessoalmente não curto o chá de hibisco quente, mas AMO gelado. Basta colocar o hibisco na água fresca e deixar de um dia para o outro. Fica gostoso e refrescante, além de ser lindo e ter as mesmas propriedades do chá.
    Nos dias muito quentes acrescento ainda gotas ou fatias de limão. Fica delicioso!
    Já li em vários lugares da Net que o recomendado é tomar 1 litro por dia, mas a dose mesmo é a gosto.

  65. boa tarde,
    preciso melhorar minha alimentação e implantar exercícios na minha rotina.
    vejo que você pode me ajudar.
    olhei o seu cardápio e meu maior problema em me adequar é que, acordo bem cedo, por volta das 05:30 da manhã. começo a trabalhar às 07:00 e só posso almoçar às 13:00. nesse período sinto muita fome.
    tomo um café as 07:10 ( pão, queijo e café com leite) lá pelas 9:00 tomo um copo de café com leite, às 11:00 como 1 banana com granola e iogurte e as 13:00 almoço (salada, 3 colheres de arroz, feijão e carne).
    Como posso melhorar, acho q como muito, mas o intervalo é muito grande. me de uma dica. BJs

  66. Por favor Mimis.. quanto tem de calorias 250ml de chá de Hibiscus feito da flor? E qual a quantidade recomendada por dia como auxiliar para a retenção de liquido e emagrecimento? Desde já agradeço

  67. Tenho que tomar somente o chá em folhas ou pode ser aquele que é vendido em pó para dissolver na água que tem em farmácia.
    Eu já tomo o cha verde com hortela e gengibre da sanavita que é muito bom,

  68. Oi Mimis, eu apostava muito nesse chá mas quando comecei a tomar minha cabeça não parava de doer, Aí fiz um teste, tomava um dia Sim, um dia Não. Nos dias que eu não tomava minha cabeça não doía, então constatei ser o chá e tive que parar. 🙁

    • Francielem, eu tenho enxaqueca faz mais de vinte anos e sei q termogênicos aumentam a pressão arterial e podem (não q seja uma regra) dar dor de cabeça, no meu caso a enxaqueca. Depois q descobri, nem o gengibre eu uso. Colocava a canela no seu chá? pode ser a canela e nao o hibisco. Bj!

  69. Mimis, ja estava gostando de ler os benefícios,ooooo chá mágico! amei!!! mas qdo falou q previne dores de cabeça, me ganhou de vez. Tudo q venha a somar pra quem tem enxaqueca é super bem vindo! Vou procurar saber onde tem hj mesmo. Só tenho uma pergunta, a canela pode ficar fora? ela é só para saborizar mesmo, ou tem um papel importante? pergunto, pq a canela me desregula total e geral e meu ciclo menstrual. Posso substituir ou mesmo não por? Bj, linda!!!

×