O poder da cúrcuma no emagrecimento e saúde

24

 

curcuma-blog-da-mimis-michelle-franzoni-01-01

A cúrcuma, também conhecida como açafrão da terra, é uma especiaria incrivelmente benéfica e hoje tem um espaço todo especial aqui no blog!

Originária da Ásia, o principal ingrediente ativo da cúrcuma é a curcumina, que também está presente no gengibre, um grande amigo e aliado da dieta saudável por seu efeito termogênico (ver AQUI).

A cúrcuma tem sido bastante conhecida por ajudar a reduzir as gordurinhas acumuladas no corpo. Mas os seus benefícios e propriedades vão muito além, olhem só:

É rica em fibras, vitaminas,  auxilia no tratamento de problemas digestivos, como indigestão, falta de apetite e acidez gástrica. Também age no tratamento para o fígado, artrite, eczema, reumatismo, psoríase e asma.

Gente, os benefícios não param por aí! Ela ainda tem ação antibacteriana, anti-inflamatória, e antioxidante.

Esse super ingrediente ainda ajuda a reduzir as cólicas menstruais, que tanto nos incomoda, não é mesmo? !

Estudos comprovam que essa maravilha natural ainda é benéfica no tratamento de problemas como o câncer e o mal de Alzheimer. Pesquisadores de Cork,  publicaram no “British Journal of Cancer”, um estudo mostrando que a curcumina é eficaz na destruição das células de alguns tipos de canceres, como o de garganta.

E ainda tem mais! A cúrcuma é uma grande aliada à dieta de emagrecimento, tanto por auxiliar no processo, como por seus mega benefícios à saúde! Ela é um antinflamatório natural que ajuda a perder peso graças à curcumina que limpa as toxinas e inflamações associadas ao ganho de peso.

curcuma-blog-da-mimis-michelle-franzoni-02

A especiaria também colabora para a manutenção das taxas normais de glicose sanguínea, sendo excelente para prevenção de diabetes. E pesquisas mostram que a cúrcuma impedem a formação de moléculas responsáveis pela formação de células adiposas.  E ainda possui efeito termogênico! #querojá

Ela pode ser inserida na alimentação das seguintes maneiras: meia colher no almoço e outra no jantar, acrescentada nas refeições ou por infusão. Coloque uma colher de café de pó de cúrcuma em 150ml de água fervente e deixe repousar por aproximadamente 10 a 15 minutos. Beba até três xícaras por dia no intervalo das refeições.

curcuma-blog-da-mimis-michelle-franzoni-04

Na culinária, ela é utilizada para colorir os pratos, sopas, molhos, peixes, frangos. Deve-se dissolver o pó em um caldo quente antes de colocar na receita. Ela dá um toque especial aos pratos, acentua o sabor e a cor. Eu adoro colocar no franguinho grelhado e dá um sabor super especial .

A gente encontra essa especiaria em pó nas lojas de produtos naturais ou no supermercado, assim como todas as especiarias que eu já postei AQUI.

E aí? Quem já usa a  cúrcuma no dia a dia? Amanhã vou postar  uma super receita que vocês vão amar!

 

 

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

24 Comentários Mostrar comentários

  1. Aprendi a comer curcuma com os indianos, aqui em Lisboa. associada com lentilha laranja (+malagueta, alho, e sal). De fato torna-se um super slimento. Aliás, a alimentação do oriente traz a vida. Já, do ocidente….

  2. Oi Mimis, amo seu blog, me ajuda muito no dia a dia e nessa rotina de perda de peso. Tenho uma dúvida: a cúrcuma, ou açafrão-da-terra, seria a mesma coisa que aquele açafrão que as vovós colocam no arroz? Procurei nos lugares por cúrcuma e não achei, me falaram que é só açafrão. É o mesmo?

  3. Maria Aparecida Amorim em

    Achei super interessante e de extrema necessidade essa matéria
    só gostaria de saber qts vz tomar se tds os dias ! Obrigada. Desde já agradeço.

  4. Olá, Mimis;

    Tudo bem? Tenho o efeito sanfona, faz muito tempo que estou nesta luta de eliminar peso, agora procurei uma nutricionista e estou fazendo academia, mas não consigo a comer pão integral tens alguma dica que possa me ajudar?

    Obrigada;
    Vanderleia

  5. Carla Lima toledo em

    MiMis nada é por acaso,faz dias que venho procurando dietas.Estou com 25 kl a mais.Tomo depressivo remédio para o pânico.Olhei seu blog já compartilhei,achei as receitas facéis e baratas.Que tem dietas que falta dinheiro para fazer de tão cara.Se quiser me mande receitas facéis ando fazendo pão de farinha 8 graus em casa.Como pouca fruta sei lá se porquê fumo infelizmente.Não dei minhas calças de brim usava 42 agora comprei uma 44.Espero emagrecer.Tenho preguiça de caminhar,tenho bicicleta. Ajude-me.Ok,Obrigada Carla Toledo

  6. Aqui na minha casa usamos praticamente todos os dias, pois coloco na água que faço o arroz integral ou no frango. Aroma, sabor e cor maravilhosa nos pratos!

  7. simone_montefusco em

    Nossa ja estava usando essa especiaria e nem sabia como ela é benéfica a saúde, agora mais do que nunca vou usa-la, eu costumo por na carne,frango, legumes, chá eu não sabia vou experimentar!

×