Entendendo os sais minerais

Por Michelle Franzoni em 08 de dezembro de 2014

 

sais-minerais-blog-da-mimis-michelle-franzoni

Todos os alimentos possuem características que os diferem uns dos outros, e estas características são determinadas pela quantidade de macro e micronutrientes que possui, como eu já contei nesse post AQUI.

Os micronutrientes são componentes que desempenham funções importantes para o nosso organismo, fazem parte deles a vitaminas e os sais minerais. Eu já falei das vitaminas nesse POST, e hoje, eu vou falar sobre os sais minerais.

Os sais minerais, como o cálcio, potássio, ferro, magnésio, são substâncias inorgânicas, sendo assim, os seres vivos não podem produzi-las. E, por isso, a única forma de serem ingeridos é por meio da alimentação.

Essas substâncias possuem funções muito importantes para o corpo, e a falta delas pode gerar um desequilíbrio no organismo e na saúde. As principais funções dos sais minerais são:

– São fundamentais na formação e manutenção dos ossos humanos, principalmente os fosfatos de cálcio;

– Fazem parte da composição de moléculas orgânicas

– Têm ação no equilíbrio osmótico

– Agem na regulação das reações enzimáticas

E onde podemos encontrá-los?

sais-minerais-blog-da-mimis-michelle-franzoni-2

Viu, gente! É por isso que sempre chamo a atenção para importância de uma dieta equilibrada. Quando temos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do nosso corpo, emagrecemos e ainda ganhamos saúde.

E aí? Vocês têm ingerido os sais minerais direitinho na dieta?

 

Michelle Franzoni

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

4 respostas para “Entendendo os sais minerais”

  1. jeania disse:

    oi acho suas dicas otimas mas tenho um problema não consigo emagrecer pois tomo corticoide a um 5 anos tenho 36 anos e pesso sua ajuda pois sozinha não consigo por favor me ajude

    • Michelle Franzoni disse:

      Oi Jeania! As dicas estão todas no blog e tem receitas e exercícios também. Seria legal se vc puder procurar um nutricionista para te passar uma dieta específica. Não desista! Um beijao!

  2. Kerolyne disse:

    Quero receber suas dicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *