Ressaca de comida

19

ressaca-comida-blog-da-mimis-michelle-franzoni-02

As festas acabaram e o ano começa a todo vapor. Quem aí se passou na comilança?

Você começa a comer melhor, ingerindo alimentos saudáveis, nutricionalmente equilibrados e tudo vai bem. Basta aquela escapada pra sentir o peso da comida e os sintomas no corpo.

É! O corpo acostumou-se com as coisas boas e agora viemos e colocamos um monte de porcaria pra dentro? Ele reclama sim! E é aí que vemos o quanto a comida ruim nos faz mal. O organismo, agora funcionando bem, não aceita mais porcarias e excessos e  reage para tentar organizar o estrago.

Depois de comer demais, vem aquela sensação de azia, estômago pesado, enjoo, inchaço, insônia e até mesmo dor de barriga e diarreia podem aparecer. No dia seguinte, um mal estar geral toma conta da gente.

Ressaca de comida. Foi como apelidei essa sensação muito ruim que eu tinha quando comia demais ou algo muito forte e diferente. E isso acontecia principalmente no início da minha reeducação alimentar. Quem aí já sentiu?

Nesses momentos percebemos o quanto a boa alimentação é importante e nos faz bem e damos mais  valor ainda  aos hábitos saudáveis que adquirimos.

É por isso que o equilíbrio alimentar é fundamental e precisa ser mantido. Se for sair da dieta ou comer algum extra, faça com moderação, pois seu organismo está feliz da vida com a nova alimentação e não aceita mais tanta porcaria.

Mas se isso acontecer? O que fazer? Nada de ficar o dia seguinte inteiro sem comer pra compensar, embora a fome às vezes desapareça também. É importante tomar bastante líquidos e comer alimentos leves. Eu adoro os sucos de frutas, são super hidratantes e reequilibram os nutrientes do corpo, principalmente o suco verde, que já postei receitas AQUI. Também invisto na minha dieta pós festas (ver AQUI) que é ótima pra dar aquela desinchada.

E muita calma nessa hora! Nada de pensar daquela maneira imatura: “Ah! Agora que já estraguei tudo vou continuar com o pé na jaca!”. Aproveite o momento para refletir e decidir o que você quer na sua vida. Afinal, você já viu o que a alimentação ruim pode fazer conosco.

Agora é hora de voltar à reeducação alimentar e vida saudável. Vamos?!

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

19 Comentários Mostrar comentários

  1. Oiiii.. Queria tirar uma dúvida, estou começando a me alimentar de forma saudável e entre as indicações de alimentos, veio a de Tapioca. Como já me consultei com algumas nutris, já me passaram que é ótimo e outra, que acaba engordando. Eu adoro, coloco recheios super saudáveis e nada calóricos, mas por fim, ajuda ou não no emagrecimento?

    BeIjos
    Luciana

  2. É bem isso mesmo, Michelle!

    Boa parte das vezes não nos controlamos e ficamos com todas essas ‘crises’ no organismo.
    Principalmente pra mim, que sou jovem, é um tanto difícil de controlar a comilança. Porém já fazem 6 meses que venho me alimentando melhor para emagrecer rápido, creio que agora NÃO TEM ERRO e só vou melhorar!

    A receita do suco verde que você passou aqui vai de manhã, eu substituo pelo café. 🙂

  3. sandra lima de almeida em

    queria receber todas as informações de voces mandem pro meu email ,amei as informações,sou adepta de tudo de saúde,certa de ser atendida,fiquem com Deus e ele de-lhe muita sabedoria com deu a Salomão bjs

  4. Ola boa tarde. eu cumi e bebei de mais no natal ano novo e ate um dia depois, e estou com sensação de estomago pesado e um pouco de diarreia, isso pode demorar quanto tempo ? obrigado

  5. Olá Michelli querida!
    Obrigada pela matéria isto me fez realmente refletir!
    Ainda bem que tem você com suas matérias incríveis para nos ajudar mantermos a nossa reeducação alimentar!
    Tenha um Ano Novo maravilhoso e cheio de paz viu?
    Bjim

  6. Oi Micheli, tudo bem? Tenho acompanhado seu blog a mais ou menos um mês e estou amando!!! Faço 25 anos no fim do mês e tenho dois filhos. Na primeira gravidez eu sequei rápido… na segunda demorou muito mais e por cima comecei a tomar anticoncepcional injetável e com isso acabei engordando 8 quilos 🙁 Minha vida está super corrida com os dois meninos, trabalho, marido… que todo isso me fez ter uma ameaça de infarto no fim de Novembro passado. Depois disso decidi dar mais atenção pra mim, me cuidar mais… comecei a fazer dieta e voltar ao que eu era antes… Eu estava pesando 66 quilos e agora estou com 64 😀 porém eu parei de perder peso mesmo fazendo dieta e correndo de 4 a 5 vezes por semana, não saio mais dos 64 … Porque será que isto está acontecendo? Eu amo o teu blog, é minha inspiração <3 Mil beijos

    • Michelle Franzoni em

      Oi keli! É importante avaliar e organizar sua dieta como um todo, e para isso seria legal se vc pudesse ir num nutricionista para que a sua alimentação seja avaliada e reajustada. Beijos!

  7. Oi Mimis tudo bem? Feliz 2015!
    To passando só pra dizer que descobri teu blog não tem muito tempo e já sou assim, super fã!
    Adoro o universo Fitness e To escrevendo uma coluna de gastronomia para o blog que eu e colegas criamos só por diversão.
    Tudo isto pra dizer que emprestei uma receita sua (devidamente creditada é claro) e pra perguntar se tem problema divulgar suas receitas no nosso blog às vezes?

    É isso, beijão, fica com Deus e continue assim linda por dentro e por fora e nos inspirando um pouquinho todos os dias 🙂

  8. É isso mesmo Michele! Depois que a gente se acostuma a alimentar bem, qualquer coisinha de diferente do habitual o organismo reclama! Incrível como o corpo se acostuma com a alimentação saudável! Só que não é só alimentação né? Para começarmos bem 2015 a gente não pode esquecer da atividade física! Quer ver dicas sobre como não abandonar o treino nas viagens de férias?
    http://www.fitsandtips.com/dicas-para-nao-abandonar-o-treinonas-viagens-de-ferias/
    Bjs e feliz 2015!!!

  9. Mimis,

    Acompanho sua trajetória e posso dizer que vc é uma vencedora. Parabéns!
    Estou enfrentando uma depressao, difícil vencer, muitos altos e baixos, e me inspiro muito em você, na sua motivação, determinação e alegria de viver.
    Sei que épossivel reverter o quadro e estou fazendo tudo o que está ao meu alcance, pois quero sorrir, ter metas de vida e me sentir feliz.
    Vi um depoimento seu, que vc estava na Europa, em que você chora no vídeo, contando sua história de superação.
    Eu me identifiquei tanto!! Sei que enfrentamos dificuldades, e que podemos supera-las
    Obrigada pela inspiração diária!

×