Abacate: benefícios e formas de usar

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Muita gente fica meio assim quando se fala em abacate, pela fama de ser uma fruta calórica e ‘gordurosa’. E é verdade, 100g de abacate tem cerca de 162 calorias, o que equivale a um pãozinho francês.

Mas todas essas calorias não são em vão. O abacate tem muitos benefícios para a nossa saúde e é super nutritivo!

A grande quantidade de calorias presentes na fruta é decorrente do alto teor de gordura que possui. No entanto, essa gordura do tipo monoinsaturada não nos faz mal. Muito pelo contrário! Ela ajuda a reduzir o colesterol e triglicérides, o que auxilia a prevenir e tratar doenças do coração. Eu já falei da importância das gorduras boas na dieta saudável AQUI e vale a pena ler esse post.

Além disso, o abacate também auxilia  no processo de emagrecimento, pois possui fibras, promovendo a saciedade e ajudando no funcionamento intestinal.

Ainda, é fonte de vitamina A e E, antioxidantes poderosos que agem protegendo as células, e ainda contém minerais como cálcio, potássio, ferro e magnésio. O potássio é responsável por ajudar a controlar os níveis de pressão arterial.

Ele tem propriedades anti-inflamatórias, pois possui polifenóis e flavonoides, que reduzem o risco de doenças inflamatórias e degenerativas.

A gente pode consumi-lo de diversas formas. Eu gosto de fazer cremes, vitaminas e até guacamole que é um super acompanhamento para saladas e torradinhas. Clicando AQUI vocês acham minhas receitas preferidas.

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Olhem só! O abacate também faz bem para a saúde dos olhos, pois possui mais carotenoide luteína que outras frutas. A luteína é responsável por proteger os olhos contra a degeneração macular e a catarata.

Consumir abacate ainda ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, diminui o risco de acidentes vasculares cerebrais, combate os radicais livres e é antienvelhecimento. Ufa! São tantos benefícios maravilhosos, não é mesmo?

Amores! Vale ressaltar que não é necessário comer a fruta inteira de uma só vez. Coma apenas uma fatia pequena e o restante guarde na geladeira.

E vocês, como preferem consumir o abacate? Ah! Amanhã vou passar uma receita bem gostosa com abacate pra vocês!

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MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

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30 Comentários Mostrar comentários

  1. EDITE SOUSA DA SILVA em

    quando tenho minhas dúvidas dequalquer alimentos,pricipalmente eu que tenho o colesterol elevado .vou logo pesquisar ,fico bastante satisfeita nas pesquisas.só tenho agradecer. Edite

    30-de-maio-2015.

  2. Adorei a materia ,estou na luta para emagrecer tenho que perde 40 kilos ,ja estou fazendo atividade fisica comendo mais saudavel me ajude quero fazer parte do blog ,muito obrigada .

  3. gostei muito sobre o abacate mais queria saber , mais sobre a dieta para perder a barriga porque estou num processo de emagrecimento e gostaria de saber que alimentos posso colocar no meu dia-a dia para me ajudar nesse processo.

    obrigado pela atenção.

  4. Adoro abacate. A receita que eu faço é para aqueles dias de TPM. Bato no mixer ou liquidificador 2 colheres de sopa de abacate, 1 banana, 1 colher de chá de cacau em pó, 10 gotinhas de sucralose. Fica delicioso, parecendo uma mousse de chocolote. Beijos

  5. O abacate também tem o GH o hormônio do crescimento, gosto de comer ba ceia com caseína. Também ajuda no combate a celulite! O Abacate assim como qualquer outra fruta só engorda se cometer exageros! Bjus!!!!

  6. lucilla ribeiro de castro em

    Olá, Mimis. Eu adoro abacate e na minha dieta eu faço uma vitamina com leite desnatado no lanche da tarde (e não como pão) ou como com adoçante em pó. Sem graça, né. Mas agora vou experimentar suas receitinhas. Bjs!

  7. José Ferreira de Andrade em

    Gostei muito das informações.

    Proveito para comentar que tenho uma área de terras que gostaria de fazer uma plantação desta fruta , você poderia esta me indicando empresas que possam estar me garantindo a compra da produção?

    Sendo o que tenho para o momento, desde então minha elevada estima e distinta consideração.

    Att.

    José de Andrade.

  8. Cada um diz uma coisa. Sempre soube que abacate é altamente calórico e gorduroso, agora aparece alguém dizendo que é bom para emagrecer. é difícil de acreditar.

    • Michelle Franzoni em

      Vera, Ele é calórico, porém se consumido da forma e quantidade correta ele ajuda na dieta saudável pois é uma fonte de gorduras boas.

  9. Amo abacate! A minha forma favorita de comer abacate é em forma de “pudim”. Bate o abacate com meio limão, um pouquinho de leite (o suficiente para dar conta de bater no liquidificador) e adoçante. Fica uma delícia e substitui um doce quando dá a louca! kkkkkkk

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