O Mito do carboidrato na dieta

75

carboidratos-1

 

Muita gente acredita que os carboidratos prejudicam o emagrecimento, ou que não são realmente saudáveis e até acham que o carboidrato engorda. Puro engano! No post de hoje eu vou falar sobre o mito de que o carboidrato atrapalha o emagrecimento e a sua função em nosso organismo.

Os carboidratos são a principal fonte de energia para o corpo e é imprescindível a sua presença na dieta, afinal, sem energia não teremos disposição para realizar as nossas tarefas diárias.

A culpa que eles carregam por subir os ponteiros da balança é falsa. Gente, o que nos faz engordar é a quantidade de alimentos que consumimos, seja de gordura, proteína ou carboidrato, e também a qualidade dos mesmos. Afinal, tudo que é em excesso faz mal.

A recomendação diária de macronutrientes a ser ingerida por cada pessoa é variável e pessoal, porém, vários órgãos de saúde colocam seus valores recomendados à população. Dentro desses, as indicações são que a alimentação diária seja composta por 45 a 60% de carboidratos. Mas isso é bastante relativo.

Além de fornecer a energia necessária para o corpo, também é um excelente combustível para o cérebro, e é por isso que muitas pessoas se queixam de dores de cabeça quando ficam muito tempo sem consumir carboidrato.

A ausência deste nutriente na alimentação por muito tempo pode causar danos ao sistema nervoso central. Lembrando sempre que quem segue dietas muito radicais e deixa de consumir os carboidratos por um longo período acaba perdendo a disposição para as atividades do dia a dia, e ainda mais para a prática de exercícios físicos, tão importante para a saúde e o emagrecimento saudável.

mito-carboidrato-blog-da-mimis-michelle-franzoni-2

Além disso, a falta de carboidrato pode resultar em hipoglicemia, tontura e fraqueza, perda de massa muscular e fadiga. É importante frisar que a deficiência de carboidratos na dieta também pode prejudicar o emagrecimento.

Isso acontece porque a ativação do metabolismo de gordura no organismo é dependente da ação de substâncias advindas do carboidrato. Assim, pessoas submetidas a dietas muito severas tendem a bloquear a perda de gordura e passam a utilizar as proteínas musculares para a obtenção de energia.

Mas também ouvimos muito falar nas dietas low carbs que estão famosas por aí. E elas emagrecem mesmo, pois utilizam os outros nutrientes como fonte de energia. Porém, algumas pessoas sentem diversos efeitos colaterais.

Quando eu sigo uma dieta low carb, não costumo retirar totalmente os carboidratos do dia a dia, pois eles são importantes e sinto bastante falta na prática dos exercícios e até realizando funções que exigem o raciocínio, como por exemplo, escrever os posts do blog. Então, faço a dieta por pouco tempo e coloco os carbos da seguinte maneira: café da manhã, pré e pós treino. Também consumo os carboidratos provenientes das hortaliças nas demais refeições, como cenoura, abóbora, folhas e outras. Já postei minha dieta low carb AQUI pra quem quiser espiar. Ah! E AQUI tem a minha dieta de reeducação alimentar que foi a que fiz quando emagreci 33kg.

Pra quem é adepta dessas dietas, é fundamental a realização de atividade física com pesos, como a musculação, para que se evite a perda de massa magra, comum por quem não pratica exercícios.

Voltando as carboidratos, eles estão presentes na sua maior parte nos cereais, massas, pães, torradas, bolos, frutas, mel, açúcar, hortaliças, entre outros.

E como escolhermos o carboidrato correto?  O melhor a fazer é olhar a quantidade de fibras presente no alimento. Então, opte pelo arroz, massas e pães integrais. As frutas e hortaliças também apresentam carboidratos e são recheadas de fibras e vitaminas. E evite os carboidratos refinados. Outra dica legal que sempre faço é consumir outra fonte de proteína ou gorduras boas quando vou ingerir um alimento rico em carboidrato. Por exemplo, junto com as frutas coloco sementes de linhaça ou chia, na massa integral não pode faltar uma proteína como o frango ou carne magra, e assim vai.

mito-carboidrato-blog-da-mimis-michelle-franzoni-3

 

E o importante é ter sempre em mente uma dieta equilibrada e saudável, rica em alimentos nutritivos e na dúvida, procurar um profissional para que possa ajudar a montar o plano alimentar.

Mas me contem! Qual tipo de dieta vocês já fizeram? Sentiram efeitos colaterais? Quero saber de tudo!

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

75 Comentários Mostrar comentários

  1. Low carb, não me senti bem, conforme fui emagrecendo senti uma leve quedinha na imunidade, e a pele ficou molenga. Hoje em dia sigo aquela linha de comer de tudo um pouco com moderação. E procuro fazer exercícios físicos regularmente.

  2. Quando eu tinha 15 anos, fiz uma redução alimentar e cortei todos os alimentos industrializados que eu comia, farinhas, pães, salgados, frituras, todo esse tipo de coisa. Na época eu pesava cerca de 115 kg, comecei a fazer handball e me exercitar em casa, perdi alguns quilos, fiquei com 100 kg, mas estagnei ai. Comecei a estudar como ter uma boa alimentação e fazer atividades voltadas para a perda de gordura, achei um tipo de aeróbica chamada de Q48, fazendo a mesma perdi mais 23 quilos, fiquei com 77 quilos, estava muito feliz, estava com 16 anos, mas sabe aquelas gordurinhas nas laterais da barriga? Pois é, elas não queriam me abandonar, ai com mais pesquisas achei a low carb, em torno de um mês eu havia perdido bastante as minhas amiguinhas, mas a dieta depois de um tempo fica difícil, a tentação dos docinhos e salgados tomou conta de mim e as amiguinhas voltaram. Agora estou com 17 anos, estudei muito por meio de sites, vídeos principalmente comentários. Aprendi que a dieta low carb funciona bem se você entender que low carb não é zero carb e souber administrar a alimentação e quantidade, comendo coisas da low carb mas adicionando os carbos antes e depois dos treinos, uma vez ou outra comer uma besteirinha não faz mal, é como pescar, você não puxa a vara com todo sua força sem pensar, você administra a quantidade e quando puxar a vara. Isso tudo, juntamente com exercícios físicos o levará a obter os resultados desejados, e te fará deixar de pensar em “dieta” mas sim num estilo de vida saudável. E nada melhor do que um acompanhamento profissional.

  3. Te acompanho a muito tempo,comecei a dieta a 1 semana e engordei 2 kilos,estou apavorada querendo o suicidio,pois nnão encontrei ninguém na qual tenha passado por isso,não li nada referente,me ajude eu to chorando tanto mas tanto que nem consigo escrever,hj é sexta deixei para pesar só hoje,minha alimentação era de 20carbo por dia,cafe e 1 fatia de presunto na manha,carne e 2 verduras no almoço,a tarde 1 fatia de queijo branco com chá e a noite carne com verdura,contava no fat secret e não consumia nem 800 calorias por dia na alimentação diaria e não chegava a 20 gramas de carbo,eu imaginava que poderia não ter perdido nada,mas ganhar peso,nunca pensei,estou arrasada e queria a ajuda para eu me levantar,estou distruida.

    • Michelle Franzoni em

      Simone, procura ajuda de uma nutricionista! Ela vai te pedir exames para saber o que está acontecendo. Todo problema é um início de solução. Se você está procurando ajuda já é um grande passo. Fica assim não, eu passei pelo efeito sanfona (engorda/emagrece) quase a vida toda. Você vai conseguir! Beijos!

    • LEONARDO MARTINS em

      Isso é pelo excesso de carboidratos (falsos do bem) que você consome. Simples assim. 800gr? Pare com isso. É por isso que a obesidade SÓ CRESCE e as pessoas dizem… come menos e correr (atividade físicas ) mais. Puro mito. Procure ajuda nutricional ATUALIZADA (Lowcarb;Paleo Cetogenica). Depois faca uma pesquisa no site Lowcarv-Paleo.com.br. Você vai descobrir que vivemos numa “Matrix Nutricional”.

  4. Ola! Eu tenho a meta de perder 13 kgs, pra isso estou fazendo uma dieta low carb. Comendo uma media de 33g por dia…. 12% do consumo diário, meu plano é manter esse consumo por 15 dias como diz a dieta Atkins, dar pausa de 3 dias e repetir por 15 dias. Eu vou aumentar o consumo de carbs gradualmente depois disso, e começar um exercício (agora eu estou sedentária e não comecei pois seri dificil sem comer açúcar e carbs), será que eu consigo emagrecer rapidamente e manter os resultados fazendo isso?

    • Michelle Franzoni em

      Oi Juliana. Voc6e pode começar a se exercitar já, menos carbo não limita a prática. Sobre a dieta tem que ver como seu corpo vai reagir. Beijos e sucesso!

  5. Só consegui perder a barriga depois que adotei um estilo low carb. Como carboidratos complexos e frutas apenas no café da manhã e no pré e pós treino. Macarrão e pão só entram no meu cardápio nos finais de semana. Os carboidratos que como durante a semana são: aveia sem açucar, batata doce, feijão, lentilha, grão de bico, legumes e frutas de baixo IG. Admiro as pessoas que conseguem emagrecer comendo de tudo, infelizmente para mim só funcionou com uma dieta low carb e musculação 3x por semana.
    Parabéns pelo blog, Mimi.

  6. Comecei a dieta low carb a dois dias, estou no terceiro hoje, passei mal.. acredito que foi hipoglicemia, falta de açúcar no sangue. Minha pressão baixou.. e suei muito, deu dor de cabeça e fadiga, o coração disparou parecia que ia dar um infarto.
    Eu quero emagrecer 7 kilos apenas

  7. Boa tarde Michelle,
    Eu e mais 4 amigas estamos montando um desafio para emagrecimento e gostaria de utilizar a matéria que você fez sobre carboidratos, parte dela na verdade, pois o nosso objetivo é mostrar que as pessoas podem emagrecer sem cortar os alimentos necessário para uma boa alimentação, e no seu blog tem as informações corretas.

  8. estou tentando me reeducar na alimentacao mas me perco na hora do lanche posso comer uma fatia de pao integral com queijo branco ou melhor uma fruta?

  9. No meu caso carboidrato dá muita dor de cabeça, por isso me sinto super bem com dieta de proteína. Me sinto bem disposta e além de perder gorduras localizadas fico livre das terríveis dores de cabeça! Faço sempre acompanhada por meu nutrólogo 😉

  10. Bom dia td bem. Há 4 anos atras estava com 82 kg fiz uma reeducação alimentar (1500 calorias) e atividade fisica chegando aos 65 kg. Minha nutricionista baixou minha dieta para 1200 calorias, mas mesmo assim mantive este peso até novembro do ano passado, onde descobri 4 hernias de disco que me impossibilitaram de fazer zumba e aerobico. De lá pra ca engordei e estou com 75 kg. Passei numa medica ortomolecular que pediu exames e passou suplementos como vitamina c e D http (serotonina) e ferro. Tais medicamentos estão me deixando mais animadas. O problema é a dieta que ela passou onde corta completamente os carboidratos e no segundo dia já passei mal. Faço pilates 2x na semana e trabalho andando muito. Me ajude mimis preciso emagrecer até por questão de saúde mas esta dieta é muito restrita e não consigo seguir. Obrigada

    • Michelle Franzoni em

      Oi Roseli, Converse com sua medica ou procure outro profissional . Dieta boa é aquela que se adapta às nossas necessidades e gosto, senão as vezes fica difícil seguir. Me conte depois! Um beijo!

  11. Ola, Mimis.
    Primeiramente gostaria de agradecer, pela sua valiosa ajuda. Como te falei, dia 11/05, foi a primeira vez que pude ver seu Blog. Na realidade, estou precisando emagrecer uns 10 kilos. Meu marido caminha todos os dias, e ele não me perdoa de não ir com ele. Tenho a maior dificuldade de sair de casa depois que chego do trabalho, já fico 08 horas fora de casa e quando chego, não sei nem por onde começar, de tanto serviço. Mas estou adorando as dicas, hoje está sendo meu segundo dia da dieta. E se Deus me ajudar, coma maior dificuldade do mundo, vou começar a caminhar. Grande beijo e obrigada por ajudar as pessoas que estão nessa luta diariamente.

    • Michelle Franzoni em

      Oi Adri, tente organizar a sua rotina juntamente com seu marido. Os dois se ajudando será possível que os dois mantenham uma vida mais saudável. Beijão

  12. Mimes faço RA reeducação alimentar emagreci 13 kl de julho/2014 a março.
    Sempre recebendo dicas suas no meu email, agradeço de coração pois estou conseguindo de vagarinho chegar a minha meta desejada hoje com 72 kl , foram 1 kl e meio por mês sómmente mas sei que agora estarei livre do perigo de voltar a traz .
    Quero que saiba que te adimiro muito .
    Grande bjo! <3

  13. Olá Mimis!

    Estou passando por uma fase de “tentativa de emagrecimento” novamente, pois sempre me saboto. Finais de semana e passadas em frente ao MC Donalds são o suficiente para me tirar do eixo. Cada dia consigo melhoras relacionadas à minha alimentação, já estou há 04 meses frequentando à academia, até que beeem certinho, no entanto, ganho novamente o peso perdido comendo calorias vazias. Minha maior dificuldade é que casei há mais ou menos 01 ano, meu marido é tipo o seu, maaaaaagro de ruim rsrs, então eu tento cozinhar bastante e sempre manter os alimentos mais calóricos em casa por causa dele, para que ele não emagreça mais. Mas aí fica difícil pra mim e sempre caio na tentação. Como você lidou com isso? É muito difícil ter dois tipos de alimentos para cada refeição.

    Beijos

    • Sté, tudo bem? Sua situação é super normal. A única coisa que você precisa fazer é separar sua dieta da dieta de seu marido. Você deve basear sua dieta em alimentos integrais e carnes magras e a dele mantenha do jeito que está. Mantenha o foco e a disciplina que vai perder seus kilos extras. O MC Donalds do fim de semana? Sem problemas. Na verdade ele vai te ajudar emagrecer? Interessante não é? Acontece que se você manter uma dieta saudável e com poucas calorias durante a semana e final de semana comer algo calórico, seu corpo tende a acelerar seu metabolismo para eliminar a sobrecarga de alimento ingerido, o que gasta calorias. Além disso, fazer uma refeição desse tipo melhora o humor. Mas de qualquer forma, você só vai emagrecer se tiver uma dieta com poucas calorias (lembre-se: a perda de gordura está relacionado ao déficit calórico). Dicas:
      – separe seus alimentos do seu marido
      – prepare suas refeições com antecedência
      – ao comer algum lanche, peça a opção mais leve
      – treine 5x na semana. A musculação é a principal aliada do emagrecimento
      – faça um desafio para seu marido: chame ele para academia. Ele verá outras pessoas malhando e provavelmente ficará mais animado a ter uma alimentação mais saudável, o que facilitará e muito sua rotina

      😉
      eufit.com.br

      • Olá Ítalo! Muito obrigada pelas dicas 🙂 fiquei mais animada para continuar no objetivo. Semana passada consegui diminuir as calorias ingeridas, frequentar a academia e cortar doces (durante a semana). Já estou vendo os resultados!!!

  14. Mimis achei seu blog super interessante, já fiz várias dietas mas sempre voltei a engordar… Nunca estive tão gorda como agora, estou na casa dos 120 kg já, preciso de uma ajuda urgente, pois já estou sentindo muito, meu pé direito não aguento de tanta dor e tenho certeza que é do peso… Estou muito depressiva

  15. Oi mimi tenho 1,65 e peso 70 gostaria de voltar aos 65 kgs . Comecei uma dieta passada por um body builder dieta Bem restricts por sinal onde so como carboidrato até as 15 e pequenas quantidades 1 – refeição da manhã( pão integral e queijo cottage ) 2 refeição (tapioca c pasta de amendoim p matar minha sede de doce) 3 e 4 ( 60 gramas de arroz integral ou batata doce + 100 gramas de frango o u carne magra + salada a vontade ) 6 e 7 ( 120 gramas de frango grelhad ou peixe magro 50 de brócolis e salada a vontade ) . Problema: minha imunidade baixou estou doente a duas semanas não consigo ficar boa e vivo c muita dor de cabeça de fome a partir das 15 ! O que faço ? Acompanho vc no face !!! Parabéns pela determinação , vc é linda !!!!

  16. Oi mimis! Tenho 1,70 e estava com 67kg há 3 semanas. Fui na nutri e comecei uma dieta 0 carbo. Emagreci 4,60kg e perdi 2,5cm de cintura, mas minha meta é perder ao todo 8cm de circunferência, pois não sou cheinha mas tenho bastante gordura na região do abdômen. Meu medo é de acabar engordando quando voltar a comer os carboidratos. Vou voltar para natação e fazer Pilates no próximo mês, pois tenho um problema no joelho que impossibilita alguns movimentos da academia, como leg, agachamento… Você acha que fazendo natação e Pilates, mesmo voltando aos carboidratos consigo chegar ao meu objetivo? Meu sooonho é ter a barriguinha chapada, mas não sei sem aeróbica consigo 🙁
    Obrigada pelo blog, querida, tu é um exemplo de determinação que pode ter certeza, ajuda a muitas pessoas, bj

  17. Ana Paula dos Santos Teixeira em

    Oi mimi, comecei fazer caminhada com minha cunhada, tenho 1,68 e 70 kls, quero chegar aos 66 kls, gosto de comer arroz e feijão, posso diminuir na quantidade e acrescentar saladas e verduras, faço uma dieta de 1200 calorias, mas as vezes não gosto de ficar só na saladinha, me dá tontura e dor de estomago e outra a tarde fico cheia de fome, no lanche das 6:00 geralmente estou na firma e como 2 mini pães com manteiga e uma xícara de leite com nescal, dia sim, dia não eles intercalam com frutas, ontem mesmo foi pêra, hoje é pão ou bolacha, prefiro as bolachas por causa da dieta já coloquei no caderno de sugestões, pois a bolacha deveria estar todos dias pra quem não queria comer mini pães, conto calorias já iliminei 4kls, eu tenho um simulador de caminhada mas agora estou seguindo um plano na rua, malhar sozinha é muito ruim, andando encontro muita gente, VC acha que estou fazendo certo ?
    ,

    • Michelle Franzoni em

      Oi Ana, é dificil avaliar. Mas no que vc comentou eu atentaria para o pão integral, com queijo magro ou outra proteina magra e tiraria o nescau, usando leite desnatado. No mais vc precisa equilibrar sua dieta para alcançar o resultado esperado. Sucesso!

  18. Fiz por mais de um mês a famosa dieta da proteína. Sequei, mas logo comecei a sentir dor nos rins e muita tontura. Não faço nunca mais.
    Prefiro seguir suas dicas e continuar firme na academia às 6h da manhã. 🙂

    • Renata,

      VC fez a dieta da proteína com zero carbo? Iniciei há quase duas semanas um restrição ao carbo, seguindo uma linha Low Carb e estou super bem, muito satisfeito, bem alimentado e disposto. E o melhor, reduzindo diâmetro da circunferência abdominal e números na balança.

  19. Mimis, socorrooo!
    Tenho 1,65m e 61 kg, não sou gorda porém tenho um excesso de gordura no abdômen. Estou a 7 meses na academia praticando musculação e aeróbicos e já percebo uma boa redução nessa gordura (minha barriga nem dobra mais quando me sento, antes eram 3 dobras, rs). Já cortei os excessos porque sempre fui apaixonada por arroz e macarrão brancos e tal.
    Minha dúvida: Tomo meu café da manhã às 07h e às 10h é meu lanche pré – treino, às 11h vou para a academia. Leio muitas matérias sobre atividades físicas, alimentação correta e tal e aí vem a confusão: Alguns indicam comer carboidrato simples porque a energia deles é liberada rapidamente durante o exercício, outros carboidrato complexo porque a energia deles é liberada aos poucos. Se comer carboidrato simples não vou queimar minha gordura acumulada na hora dos exercícios, é isso mesmo? Qual dos dois é o ideal para o pré- treino? Obrigada, sou sua fã! Bjokas.

  20. Ola Mimi 1o de tudo parabens pelo Blog e sem duvida um grande incentivo para nos mulheres.Eu adotei no meu dia a dia a teoria do Dr.Perlamutter que escreveu recentemente um livro chamado Cerebro de Farinha.Se tiver oportunidade ha-de ler ,o livro e relacionado com o consumo de hidratos e de gluten.Felicidades e muito sucesso!

  21. Pra quem gosta de compra produtos naturais pra emagrecer eu indico o óleo de coco.Ja estou tendo resultados incríveis.Emagrece mesmo, pois em um mês que estou tomando já emagreci 4kl,mas tem que ter disciplina alimentar se não adianta nada.Sempre compro nesse site pois e barato e confiável http://www.casacariri.com.br/?a_aid=7053
    Espero ter ajudado.Beijos

  22. ivoneide andrade macile em

    Olá!!i tudo bom? Então eu já fiz todo tipo de dieta que se possa imaginar, mas com as das proteínas essa famosa que os artistas seguem foi a que eu consegui realmente perder peso, mas em contrapartida, me senti muito mal cheguei a ficar de cama e não consegui ir muito longe , sentia fraqueza, dor nas articulações e pasmem!!! fiquei totalmente burra não conseguia nem dirigir. Então procurei uma nutri e hoje como de tudo com moderação.

  23. Oi Mimis! Fiquei com dúvidas a respeito do carboidrato a noite. Quando fiz tratamento na nutricionista (com 15 anos, hoje tenho 23) ela me permitia comer uma torrada com pão integral, presunto magro, queijo light e saladas, tomate, alface etc. Mas agora que estou mais velha (hehe) ainda posso comer dessa forma, é possível comer carboidrato de noite, é preferível evitar, como funciona? Adoro seu blog e a sua forma de repassar todas as informações, beijo!

    • Michelle Franzoni em

      Oi Fabi, como falei no post, não é preciso cortar. Mas também não é preciso comer muito carbo, pois como vamos dormir não precisamos de grande fonte de energia. Beijos!

    • Michelle Franzoni em

      Oi! Os sucos são leves e nutritivos, mas não deixe de se alimentar. Acho importante a consulta com o nutri durante a gestação. Já pensou nisso? 🙂 Beijinhos e parabéns!

  24. Mimis, não sou adepta de dietas restritivas, mas testei a dukan por tentar eliminar aqueles kilinhos extras, fiz mais tempo q o determinado os dias só de proteínas, passei mau de quase parar no hospital, então decidi retomar fazendo somente dois dias na semana e os restantes comendo somiente os carbos das verduras, vou dizer apesar de o mau q passei, conseguir ver o quanto o carbo gordinho (refinado) me fazia mau, essa foi minha experiência enxergar outras alternativas para deixar os “maus” carbos, no meu caso acredito q esse tratamento de choque fez bem (tirando a iresposabilidade de ultrapassar o tempo previsto) emagreci 4 kilos em um mês, no próximo mes vou retomar meus exercícios e quero levar esse conceito base adiante, vou me permitir comer aquela pizza q gosto aqueles jantares sim pois como vc diz nada de neura, mas isso não fará mais parte do meu dia a dia, serão especiais excessões, acho válido você leitor descobrir o que pode fazer ter uma mudança dw atitude a minha foi essa, quero levar somente os BONS carbos pro meu dia a dia. Bjs vc acrescenta muito em seus artigos Mimis e morro de orgulho por vc ser manezinha!! Bjokas…

  25. Mimis, sempre segui suas dicas, mas por experiência própria percebi que muito do que é publicado é irreal.. o corpo gosta do carboidrato pq é fonte de energia rápida mas ele vive perfeitamente com gordura.. nosso cérebro é tecido gorduroso e ele prefere lidar com esse tipo de nutriente.. Carboidrato hj é uma bomba de glúten, altamente inflamatório que destrói a flora intestinal…. não sou contra o consumo de carb, sou contra o consumo de carb refinado.. se quer uma fonte de rápida absorção, prefira os naturais.. a saúde agradece..

  26. Por favor me ajude!!!!
    Sigo a dieta Dukan, claro que acompanhando seu site e suas receitas principalmente, entretando essa dieta corta na primeira e segunda semana o carboidrato isso acontece porque ? sendo que nessas duas semanas eu perdi em média 8kg, e nas outras quando o carboidrato foi inserido de maneira lenta também houve redução de peso.
    Obrigada, você é incrivel!

    • Olha, fiz a dieta Dukan também e, de cara, perdi 7 kgs, mas também perdi minha massa magra e músculos, que a tanto custo tinha conseguido desenvolver na academia…hoje sigo uma dieta com carboidratos selecionados e estou super feliz! Tenho disposição para fazer mais exercícios, sem descuidar da alimentação. Restrição demais pra mim não deu certo.

  27. Adorei o post bastante esclarecedor. A minha experiência com lowcarb é muito positiva. Quando falo em low carb não quer dizer zerocarb, são dietas muito diferentes. No meu caso fiquei uma semana com uma restrição bem grande dos carboidratos e depois um tempinho com uma quantidade menor, mas em nenhum dos casos a gordura foi altamente recomendada e sempre, todas as refeições, acompanhadas de muita salada, legumes e etc. Não tive aquele emagrecimento mágico e milagroso, foram 7,5 Kg em 4 meses, o que eu acho maravilhoso pois esses emagrecimentos malucos são uma ponte fácil para voltar a engordar. Hoje estou em fase de manutenção e não vejo porque minha vida não se adaptaria. Mimis, sigo muito teu blog e um dos teus “mantras” é essencial, equilíbrio, equilíbrio, equilíbrio. Sigo muito as indicações de contagem de carboidratos e minha manutenção é assim: se exagero um pouquinho nos carbos, limito muito a gordura. Nos dias que minha alimentação tem baixo carboidrato, especialmente agora no verão que minha necessidade é menor, me sinto mais livre para algo mais gordinho. Quando falo em gordura me refiro apenas a um queijo ou creme de leite fresco, nada de exageros malucos. Não como carne vermelha e menos ainda carnes gordas. Consigo fazer atividade física como jump de 1 hora, o que é bem intenso e me sinto muito bem. É bom ressaltar que dietas restritivas de quantidade e gordura não funcionam muito bem em mim, porque nunca tive uma alimentação muito rica em gordura, então eficácia mesmo eu tive com a lowcarb. Não fiz Atkins, paleo ou Dukan, minha reeducação foi feita com acompanhamento e gostei bastante. Vale lembrar que qualquer mudança de hábito alimentar geram alguns efeitos colaterais mas nosso organismo tem um poder de adaptação incrível. Essa é minha experiência com reeducação alimentar, beijo Mimis!

    • Ana Dora Gonçalves Nunes em

      bom dia mimis tenho 48 anos, hj peso 70 quilos com 1.68 de altura, sempre fui gordinha, mas há uns cinco meses estava com 76 quilos, colesterol alto, e tomava remédio para o estômago, sentia azia, sensação de inchaço, em fim não estava bem… qdo resolvi fazer uma reeducação alimentar hj sou outra pessoa, não tomo mais nenhum remédio, meu colesterol é normal, faço caminhada todos os dias, diminui a quantidade q comia, cortei doces e diminui no sal e claro tomo muitaaaaa água, estou perdendo peso devagar, mas é assim mesmo q quero, estou sempre fazendo suas dicas. obrigada.

  28. Inúmeros artigos (provenientes de pesquisas do tipo prospectivo e randomizado, ou seja, da melhor qualidade, é só pesquisar direito) mostram que dietas low carb não fazem perder massa magra, e que, dps de adaptado, o indivíduo tem mta disposição e saúde… tá faltando mta informação aí.

    • Concordo! Você já leu Barriga de Trigo ou Dieta da Mente? Tenho percebido que quando como trigo fico estufada. Acho que quando os blogs falam em carboidratos, não deveriam usar essas fotos de pão. Tem tantos outros melhores e mais saudáveis. E outra, pão integral aumenta absurdamente o açúcar no sangue. Péssimo para quem deseja emagrecer ou levar uma vida saudável. Temos que tomar cuidado com essas informações difundidas ao logo do tempo.

  29. Mimis, preciso da sua ajuda! Já postei esse pedido de “socorro” e vou tentar de novo… Com a sua ajuda (postagens e receitas do blog) eu já eliminei 10 kg! Mas, já fazem 3 meses que eu estou non terrível efeito platô! Siiim! Os ponteiros da balança pararam e eu ainda não cheguei no meu objetivo! Não sei mais o que fazer! Já incluí diversos termogênicos na minha alimentação: gengibre no suco verde diário, chá de pimenta dedo-de-moça, canela em pó no café… Enfim, não sei o que fazer!!!! Você tem alguma dica pra me ajudar a sair do platô?? Um beeeeeeeeeeeeeeeijo!

  30. Bom! Com muito esforço, leituras e pesquisas consegui perder 14,5Kg. Hoje ainda não estou no meu peso que tanto desejo, claro que não quero ficar super magra, até que como estou já estou muito mais feliz, afinal depois de pesar 78 kg eusar uma roupa tamanho 46 e hj estar com 63,5 kg usando um 38, 40 com certeza valeu muito apena. Em Julho comecei a fazer a Dieta Dukan, super restritiva, segui tudo certinho, claro que sentia vontade de comer outras coisas no início, MÁS como tudo é questão de hábito, fui me acostumando. Logo no segundo mês já estava com ”10 Kg” a menos. Hoje eu ainda faço a dieta, porém nem tão restritiva como de início, me sinto super bem foi sem dúvidas a melhor escolha. Sempre acompanho o Blog pra seguir as dicas de exercícios e as receitas há e também vale ressaltar que a melhor maneira é sempre ver alguém que esta conseguindo perder peso e se manter, pra manter a alto-estima e também dar aquele empurrãozinho que muita gente precisa. O que eu tenho a dizer é QUEM QUER CONSEGUE. é muito melhor você entrar numa roupa que te deixe ainda mais bonita e te mentenha maravilhosa do que se sentar e comer até não dar mais e ficar um canhão de gorda. Afinal é melhor um sorriso malicioso do que um de deboche. Fica a dica.

  31. Excelente post, mas poderia falar sobre o Índice glicêmico dos alimentos…
    Lembrando que se comer duas fatias de pão integral, a glicose no sangue é elevada mais que se comesse duas colheres de sopa de açúcar, o que força o pâncreas a produzir muita insulina, que é o hormônio responsável pelo armazenamento de gordura no corpo humano (à longo prazo facilita o surgimento da diabetes).
    Substituindo o pãozinho por uma omelete frita em óleo de côco extra virgem à fogo baixo com um pedaço de queijo e um pouco de farinha de mandioca, você tem carbroidato, gordura e colesterol de melhor qualidade, e vai estar saciando a fome por várias horas, além de estar ingerindo o colesterol que é tão necessário para o bom funcionamento do cérebro (a falta dele facilita o surgimento de muitas doenças como o mal de parkinson e alzheimer).
    Dá pra substituir o pão por uma vitamina de abacate com nozes, banana, côco ralado e polpa de açaí (não aquele sorvete de açaí que é vendido nos mercados e que é puro açúcar) – só nessa vitamina tem carboidrato suficiente pra uma manhã inteira.
    Sobre massas, principalmente as integrais, além de normalmente serem refinadas, contém glútem, e elevam o açúcar no sangue de forma absurda. Vai totalmente na contramão pra quem quer perder peso de forma saudável, e, principalmente, pra quem quer ter uma reeducação alimentar. O arroz idem, se você tem o costume de comer 5 colheres de arroz com feijão em todo almoço, está sabotando sua reeducação alimentar aos poucos.
    Também discordo sobre aquele velho pensamento que diz “dá pra comer de tudo um pouco, é só não exagerar”. Se misturar arroz, macarrão integral e gordura na mesma refeição, mesmo que em quantidades moderadas, como vejo muita gente fazendo, está ingerindo uma bomba de alimentos que depois vai pesar na sua saúde.
    Lembrando que não é só o peso que importa, você pode estar com o corpo “reto” por fora, mas com o pâncreas todo perfurado de tanto produzir insulina pra digerir os tão saudáveis “Pães integrais e massas integrais”.
    Então, muito cuidado com os alimentos “integrais saudáveis”, e com o mito de que gordura é ruim. Muito pelo contrário.
    Eu escreveria uma matéria “O Mito da Gordura na Dieta”…

    • Estava esperando um comentário como esse!
      Eu e meu marido estamos a cerca de 1 mês em uma dieta low carb, comendo os carboidratos que vem das frutas e principalmente de folhas e legumes, e cortando qualquer tipo de pão ou massa, e tivemos resultados otimos!!
      Eu consegui em um mês eliminar 5kg de gordura e ganhar 1kg de massa magra!
      Estou cada vez menos dependente do carboidrato para fazer meus treinos de crossfit e além disso, estou melhorando meus resultados, tantos nos treinos que utilizam força ou que precisem de resistência física!
      Parabéns pelo seu comentário!!

  32. REEDUCAÇÃO MENTAL!!! Ja fiz dietas muito restritivas no desespero que até deram resultado, mas nao conseguia segurar por muito tempo e logo recuperava tudo. Nao adianta fazer qqr coisa sem estar em sincronia com a consciencia. Hoje eu PENSO no que como e quanto como, nao passo fome e adapto coisas saudaveis fazendo substituições na alimentacao sem deixar de comer o que gosto, acredito que consigo segurar pra vida toda. Seu blog é muito completo e me ajuda pra caramba!! Sem contar que as atividades fisicas liberaram meu ânimo, energia, auto estima, etc… Parabens pelo Blog, mais e mais sucesso pra vc!!!

  33. REEDUCAÇÃO MENTAL!!! Essa é a unica e infalivel formula para uma vida e um corpo saudavel. Sempre fiz dietas restritivas e no desespero, até funcionaram mas naquela velha historia, nao aguentava por muito tempo. Pq nao adianta fazer dieta e nao estar em sincronia com a consciência. Seu blog é muito completo e tem me ajudado pra caramba, hoje eu PENSO no que vou comer e quanto comer, nao passo fome, adapto coisas que gosto para um modo menos ofensivo pra minha saude, e acredito que consigo segurar pra vida toda. Fazer atividades fisicas liberaram meu animo, energia, auto-estima, etc… E me sinto bem porque sei que estou no caminho certo. Parabens pelo blog!!!! Ja fiz um livrinho com suas receitas e to sempre colocando elas em pratica… Mais e mais sucesso p vc!!!

  34. Oi Mi! Fiz a dieta da proteína, onde corta totalmente os carboidratos e é consumido somente proteína. Emagreci, mas tive perca de memória, dificuldade na fala (falava gaguejando e não lembrava das palavras), e como já tive gastrite ficou pior. Não faria novamente!

  35. Oi Mi! Fiz a dieta da proteína, onde o carbo é cortado totalmente, voltando aos poucos em fases. Emagreci bastante, mas tive perca de memória, dificuldade na fala (falava gaguejando e esquecendo as palavras), e como já tinha gastrite, ficou pior. Não faria de novo não, além de ser muito restritiva, não é saudável, ainda mais por conta própria sem um acompanhamento médico.

  36. Oi mimis, eu fiz a dieta atikins por um ano e consegui perder 16 kilos a dieta em si me fez bem , no início eu senti dor de cabeca mas em 2 dias passava em 3 meses perdi 12 kilos comendo mtu o que foi magico pra mim no inicio porem enjoei da dieta e comecei ter compulsoes e engordei 10 kilos, entao andei passando pelo seu blog e estou amando e cheguei a conclusao q a dieta low carb emagrece mais nao reeduca ate porq o mundo nao e low carb e sempre haverá tentacoes entao resolvi me reeducar e a melhor opção pra um emagrecimento duradouro. Bjo

  37. gleide bernardes em

    Oi
    Eu gosto de carboidratos, mas já notei que quando os tiro da dieta eu desincho!
    A minha perda de peso é grande, já fiz testes para saber se tenho intolerancia a glutem e o resultado foi negativo. Tem alguma explicação para isso?
    Notei isso quando fiz a dieta Dunkan,

    • O glútem gera uma cadeia de processos inflamatórios no organismo, que acaba gerando esse “inchaço”. Além de aumentar absurdamente a insulina no sangue, que é o hormônio responsável por armazenar gordura no organismo.
      Melhor substituir por carboidratos de baixo Índice glicêmico como aipim.

×