Ricota e queijo cottage

268

Eu amoooo ricota e queijo cottage e há muito tempo falei pra vocês que daria essas receitas para fazer em casa. Demorei, mas…. chegou a hora!

São dois queijos magrinhos e gostosos que podem ser consumidos no dia a dia saudável. Eu gosto tanto do cottage que ele já tem destaque em vários posts no site (ver AQUI). Dá pra fazer sanduíches, saladas, omeletes e colocar nas receitas de panquecas e até no pão de queijo de frigideira! Vai ser sucesso total porque além de gostoso é super econômico!

É muito fácil de fazer e vocês vão amar! Espiem o vídeo e quando fizerem voltem para me contar!

Inscrevam-se no meu canal do youtube que toda semana tem vídeo novo!

Um beeeijooo!

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

268 Comentários Mostrar comentários

  1. Michelli sua linda…. essa receita é MARA!!… ja fiz algumas vezes…
    e como não gosto de sal, resolvi incrementar meu queijo com chimichurri ( só um pouquinho)… ficou SHOW.. beijosss

  2. Olá, costumo fazer em casa, a ínica diferença é que uso limão no lugar do vinagre, gosto do gostinho azedinho que fica.
    Desse ponto tb faço o chancliche, coberto com pimenta calabresa seca, amo com cerveja hahahahaha.
    Tudo isso é muito bom e saudável.
    Agora vou fazer o Pão Nuvem.
    Até uma próxima.

  3. Nesses tempos de “vacas magras” ainda podemos usufruir alimentos saudáveis e a um custo acessível a qualquer bolso.
    Obrigado pelas dicas.

  4. CARLA ROSEANNE MAGALHAES FARIAS em

    Maravilhosa a receita! Você sabe precisar qual o rendimento da receita? Tipo, pra 1 l de leite você consegue em média quantos gramas de cottage, por exemplo?

  5. Boa noite Michelle

    Amei as receitas de ricota e cottage, uma delícia!
    Gostaria de saber se posso dar sabor, com ervas, aos queijos depois que eles estiverem escorrido o soro?
    Obrigada por compartilhar suas receitas deliciosas!
    Bjos
    Cida Hass

  6. Fui ao mercado e encontrei o leite por R$0,98 com data de vencimento próxima, dai comprei alguns , assisti seu video, acabei de faer os 2 e ficou excelente! Simples e prático, muito obrigada!

  7. Ficou maravilhosooooo!
    Errei na quantidade de limão, mas temperei c ervas e sal e ficou com gostinho de queijo árabe! Adorei, aqui em casa não durou cinco minutos.

  8. Maria Fernanda Cardoso em

    Bom dia
    Tentei fazer o queijo coragem mas não ficou “cottage”. Ele talhou, mas não ficou igual. Será que foi porque usei leite desnatado?
    Bjs
    Fernanda

    • Olá pessoal

      Fiz a receita,até talhou mas na hora que coloquei na peneira, não veio o soro só o leite bem ralinho.Será que foi a quantidade de vinagre ? Coloquei 04 colheres.
      Bjos

  9. Eu gosto muito desses queijos ,mas gosto de acrescentar uma colherinha de orégano ou um pouquinho de pimenta ,fica temperadinho ,uma delicia .

  10. Boa noite! Não dá para acreditaaaaaaaaar! Fiz com o leite sem lactose semidesnatado, ficou perfeito! Eu ia ao supermercado toda semana comprar cottage, agora só faço em casa. Maravilhoso! Mimis sua lindaaaa!!!

  11. Mimis, tudo bem?! Fiz a receita do cottage, mas não deu certo. Ele não talhou. Será que é porque usei vinagre de álcool?! Que vinagre branco é esse?!

  12. QUEIJO COTTAGE
    Contando minha experiencia.
    Fiz com vinagre de maca. Ficou com a cor mais escurinha, mas muito saboroso.
    Coloquei um pouco de creme de leite fresco. Muito bom.
    Aprovadissimo.

  13. Olá,
    Encontrei no supermercado uns vinagres temperados nos sabores manjericão, ervas finas, salvia e de limão. Pelo que entendi esses vinagres não são de vinho branco, pois o de vinho branco é vendido também, esses talvez sejam de álcool acrescidos do respectivo tempero.
    Minha duvida é se posso usar também qualquer um destes vinagres. Será que funciona ??

  14. Mulher, tu é bruxa! Hahahaha! Lá fui eu fazer meu queijinho e nem acreditei quando joguei o vinagre na mágica que acontece! Perfeito, vou temperar com sal, orégano e pimenta, pois gosto das coisas com bastante sabor! Mais uma vez, OBRIGADA!

  15. LEMBRANDO QUE no lugar do vinagre tem opcionais exemplo > 2 limões espremidos e eu gosto muito de acrescentar iogurte de kefir alem de render fica 100% natural sem precisar usar produto industrializado,

    vc pode optar por usar o limao e o iogurte de kefir ao mesmo tempo
    ou apenas o limao (lembrando em passar o suco por uma peneira pra nao correr o risco de cair gominhos do limo no queijo se nao fica azedinho hehe)

  16. Natália Polizel em

    Oi Mimis, tudo bem? Amo seu blog e suas dicas, mas minha dúvida é se posso fazer com leite zero lactose, pois sou intolerante…bjo e obrigado!!!

  17. oi mimis…… muito legal sua história . Eu engordei uns 30 kilos não cei mais oque fazer para emagrecer quero muito mas não consigo fazer dieta não estou me sentindo nada bem quando penso em fazer dieta me dá muita ansiedade ..

  18. Oi Mimis, tudo bem?

    Eu adoro essa receita de ricota/cottage! Eu fazia muito quando morava no Brasil e minha família toda adorava, haha. Depois que me mudei, eu perdi 30kg e agora tô trabalhando pra perder o resto da gordura que ainda quero tirar 😛 Eu pensei em fazer essa receita, mas não consegui encontrar as informações nutricionais pra ela (quanto de proteína, gordura e carboidrato contém numa receita). Será que você faria ideia de quantos gramas de cada macro nutriente uma receita possui?

    Obrigado!

    Eduardo

  19. Oi michele.
    Mega top seu blog e todas suas reveitas. Eu nao sou fan de cozinha mas estou amando testar. Ja saiu pao de queijo de frigideira ( faz parte do meu cardapio agora 😉
    Iogurte caseiro e outras. Mas so uma observação e de certa forma critica. Sempre q vc posta uma receita informa sobre seu canal do you tube e que tem vídeo toda semana, mas, o ultimo postado foi a 7 meses……
    Vc poderia atualizar o canal ou nao mencionar no post. Enfim.
    Obrigada pelas dicas, seu trabalho é top
    Bjao

  20. Olá!
    Eu gostei muito das receitas da ricota e do cottage, bem fáceis né? Eu posso leite de soja ou outro leite sem ser de origem animal?
    Beijos e obrigada!

  21. Tô Passada a fero gente!!!!!!!
    Isso é muito fácil.
    Mimis você realmente nos ajuda muito com essas receitas facílimas e saborosas, vou fazer amanhã mesmo meu cottage para o Pão de Queijo de Frigideira pq está acabando.
    Sabe qual a validade dele na geladeira?
    Muitos Beeeeijoooosss
    PriGrapeia

  22. Nossa Mimis!
    Eu sou péssima na cozinha, não gosto de cozinhar e geralmente queimo/salgo/estrago toda receita que eu tento, tb por isso comecei a engordar aqui na Bélgica: faz 3 anos que tendo a comprar tudo pronto, fazer encomendas em pizzarias ou frituurs belgas (onde vendem batata frita, tipica aqui) ou cozinhar coisas fáceis que quase sempre não são saudaveis, como macarrão com bacon e coisa do tipo, mas desde que passei a seguir esse blog, tenho tomado muito gosto pela comida saudavel e por fazer eu mesma! Nenhuma das suas receitas deu errado aqui em casa até agora! Comemos (eu e meu namorado) cottage feita em casa agora, somos fãs de abobrinha e não usamos óleo pra nada graças a você!!
    Obrigada pela inspiração!! xxx

  23. Laudeci Moreira de Souza Ferreira em

    Gostei muito dessas receitas. E pensar que muitas vezes deixamos de fazer uma dieta por não encontrar um produto desses! Parabéns Michelle!

  24. Oi Mimis,amo seu blog e desde o dia que conheci não abro mão mais de fazer o meu iogurte natural e queijo cottage, pão de frigideira e dentre muitas receitas legais que sempre faço.
    gostaria de saber quantidade de proteínas que tem no queijo cottage e de calorias vc sabe?

  25. Fiz com o leite desnatado e deu super certo, ficou muito gostoso! Depois de pronto temperei ainda com um pouco de orégano.
    Toda via, quando escorri, achei que ficou muito leite, leite mesmo… fora o soro, é normal?!

  26. Olá querida Mimis!!
    Adorei a dica dos queijinhos, porém gostaria de saber se é possível usar o leite sem lactose ter os mesmos resultados!
    Bj
    Carina

  27. Amei isso, pois na minha cidade é difícil achar o cottage e a ricota e quando acha é muito caro, não dá coragem… agora vou fazer em casa. bjos

    • Michelle Franzoni em

      Carinho / elogio Oi! Muito bom receber o carinho de vocês. Eu faço tudo com muito amor e responsabilidade. E adoro o que faço! Um beijo e obrigada!

      Eba! Que bom que gostou! Beijos!

      Eba! Que bom que gostou! Venha me contar depois! Beijos!

      Obrigada amada! Faço tudo com muito carinho pra vocês! Um grande beijo!

      Eita!!! Parabéns gata!!! Amei saber! beijos mil!

      Oi amada! Não sei te dizer. Mas se testar me conta! Beijos!

      Legal! Amei saber que vocês estão animadas!

      Oi amada! Adorei saber que você gostou! Beijos!

  28. Adoro suas dicas.Super incentivo pra mim que estou na luta contra a balanca.
    Eliminei 20kgs.
    Estou proximo a minha meta,eliminar mais 10.
    Beijos

  29. Moro no Japão, e ultimamente tenho feito ricota. Como uso leite com 3.6 % de gordura, a gordura continuar no queijo, ou ela é jogada fora, no soro?? Outra coisa: uma colher de sopa de ricota equivale a, mais ou menos, quantas calorias? Gostaria que você sanasse esta minha dúvida para que eu não ficasse com a consciência pesada, cada vez que como a ricota.
    Muito obrigada.

  30. Mimis, adorei a receita! Você é tão alto astral que dá vontade ir pra cozinha agora e fazer! Huahuahauuhauha!
    Mas só uma dúvida, será que dá pra fazer com leite sem lactose?
    Beijos!

  31. Oi Michelle, tudo bem?
    Já fiz algumas vezes, porém o meu não fica cremoso como o seu… o meu fica granulado….
    O que estou fazendo de errado? é só vinagre branco? Pode ser de maça? Ou limão?

    Grata

  32. OLá Mimis,
    São fã nr. 1 das suas receitas, amo todas, e ficam deliciosas.
    Apenas essa de queijo cottage não dá certo, já tentei 4 vezes …..
    o Que acontece …… ele talha demais ….. fica todo fininho …. não tem liga ….. já fiz várias tentativas ….
    percebi pelo seu vídeo que o seu fica mais encorpado, com pedacinhos maiores …… me passa uma dica.

  33. Olá Micheli!

    Gostaria de uma informação, as panelas Le Creuset você já comprou em algum site no Brasil? Além delas qual panelas e marcas você utiliza, estou em dúvida, pesquiso, mas não consigo me decidir, já olhei as de cerâmica da ceraflame e da roichen, mas vejo muitas reclamações, também estou pensando em comprar duas panelas de pedra-sabão e quem sabe uma tão sonhada Le Creuset de ferro esmaltado. De quais materiais e marcas você utiliza e indica? Já ouviu falar na marca dinamarquesa Scanpan, estou olhando uma frigideira com revestimento de titânio cerâmico, custa R$ 695,00, mas não conheço ninguém que tenha e também não encontrei nenhum modelo inteiro de titânio, qual é o melhor material (mais saudável) para frigideira??? E quanto a Lyon 360 da tramontina o revestimento Starflon cerâmico é bom ou atóxico? E formas para bolos e tortas, qual material é menos prejudicial para a saúde? Desde já muito obrigada, estou enlouquecendo por não conseguir decidir, já que é um investimento alto para arrependimentos.

    • Michelle Franzoni em

      Oi Franciele! Tenho algumas da tramontina, das mais caras. Essas mesmo! a Lyon duram muito! Tenho há 8 anos! as le creuset comprei aqui e no exterior. E tenho algumas dessa dinamarquesa. Amo minhas panelas e frigideiras kkk Beijos!

  34. Ai gente….
    mega ultra facil..
    nem acredito q deu certo!!!!
    pq sou uma aspirante à cozinheira de primeira viagem… rs
    amei a receita!!!!
    e q delicia…
    adeus queijo no mercado…
    🙂
    Mimis..
    obrigada por tudo o q vc faz…
    sempre nos motivando..
    Perdi 14kg em 10 meses…
    muitas das suas dicas usei na minha vida.. nao fiz dieta… e sim uma reeducação durante o ano inteiro passado.. e qdo parei por 3 meses de praticar qlq atividade fisica esse ano..
    nao engordei… deixei de ganhar massa magra.. mas mantive o peso…
    claro q fiquei inchadinha.. por causa de alguns al,imnetos q vacilei
    mas to super otima…
    to estudando muito para concurso e fiquei c medo de engordar… mas o mais bacana é q meu organismo nem reconheceu essa possibilidade..
    to com 64Kg e agora a meta é 57kg…
    pois pra ganhar massa quero ficar no maximo com 60kg…
    linda e maravilhosa!
    só te falo uma coisa: CONSIGO FÁCIL!
    Bjs =)

  35. Ana Silvia Pacheco Rosa em

    Boa noite Mimis;

    Gostaria de parabenizá-la por seu trabalho de ajudar as pessoas. Sua atitude positiva nos inspira muito. Suas receitas então… nossa!!!! ~São muito gostosas, fáceis de fazer e baratas. Já fiz várias e amei todas.
    Desejo do fundo do meu coração que nossa Pai sempre esteja com vc e sua família, te acompanhando e te fortalecendo sempre. O mundo precisa de pessoas como vc!!
    Sou sua fã e estarei sempre ao seu lado (em orações tb).

    Um abraço fraterno

    Ana Silvia – São José dos Campos

  36. Bom fiz a receita e deu super certo, fiz com vinagre de limão, e ficou perfeito, fiz com dois litros de leite e rendeu um potinho, achei q ficou bem em conta, usei o leite desnatado. E coloquei um pouquinho de sal Light para da um gosto. Vou fazer sempre.

  37. OI Mimis! Fiz e ficou uma delícia=a! Amei a receita!!! Depois coloque receitas nas quais podemos aproveitar o soro do leite…. Obrigada! 😉

  38. Ola Mimis, tenho uma duvida, quero incluir na minha dieta sardinha, mas estou em duvida qual é mais saudavel a sardinha ou o atum? Obrigada

  39. Adriana Rodrigues em

    Mimis fiz o queijo cottage e tbm a ricota. Ficou incrível, todos amaram! Nunca mais vou comprar o queijo industrializado. Obrigada por compartilhar a receita! Beijoss

  40. Fiz com leite sem lactose e usei limao siciliano no lugar do vinagre. Ficou MARAVILHOSO!
    To super feliz com essa descoberta porque moro na Inglaterra e aqui não tem ricota como essa. Eu ainda coloquei pouco sal então ela ficou levinha, desmanchando na boca!
    Só queria saber como contar as calorias. Se um litro desse leite tem 330 calorias, quer dizer que o queijo também tem isso? O soro tem alguma caloria?
    Obrigada pela receita. Assim como o pão de queijo e o sorvete de banana, a ricota vai fazer parte do meu dia a dia!

    • Alessandra, vc fez com leite sem lactose e deu certo mesmo?! Que bom!! Estava louca pra saber se daria certo… Vou tentar tbm. ESpero que de certo… Obrigada pela dica. E Mimis obrigada pelas receitas!!

  41. ai eu nao consigo entender, se a proteina do leite ta no soro e pra fazer o queijo tira o soro, pq o queijo cotage e rico em proteinas? to tão confusaa.. seria melhor beber o leite inteiro então…

    • Porque existem 2 principais grupos de proteínas no leite.. as caseínas e as proteínas do soro… O que sobra no queijo são as caseínas!
      Bjos Talita

  42. Mimis! Você é linda e simpática! Com certeza a melhor blogueira sobre o tema!
    Minha pergunta sobre a receita é a seguinte: essa ricota pode também ser chamada de coalhada seca ( aquela árabe)? Ou são coisas diferentes?

    • Eu só fiz até hoje com leite sem lactose. Da certo também. Mas que nem ela falou, a quantidade final vai depender de cada leite, o sem lactose rende um pouco menos.

  43. Josefina Maria Becker em

    Gostei da receita,além de muito prática,ingredientes baratos.Gostaria de saber qtos dias pode ser conservado na geladeira? Já que não contém conservantes.Obrigada.

  44. Obrigada Mimis! Fiz e ficou 1 delícia. Já gostava de ricota pronta mas, com essa feita em casa, gamei de vez. Parabéns pelo Blog. Feliz dia da mulher! Bjs

  45. Ministro eu fiz e ficou maravilhoso. Agora entendo porque é um queijo caro. Ele não rende muito e se for desnatado menos ainda. Mais mesmo assim vale a pena. Fiz misturas maravilhosas e recheios de panquecas. Um sucesso como canepe com um vinho no final de semana. Ficou muito levinho. beijo

  46. Oi Mimis, tentei fazer mas nao deu muito certo, ficou meio que um creme de leite 🙁 será a marca do leite que usei? fiz com leite de caixinha será por isso? me ajude, quero muito fazer de novo e quero que dê certo desta vez, me indique algum leite com pra fazer… obrigada!

    • Eu ja fiz várias vezes e costumo usar limão, ou seja seja, é preciso ser acido suficiente pra talhar o leite, nada mais. Então eu acho que não tem problema ser vinagre de arroz. Espero ter ajudado.

      • Amigas! Sempre utilizo o leite de saquinho e vinagre branco. Hoje, como não tinha vinagre branco acabei usando o de arroz. .. achei que ele não é ácido suficiente para talhar o leite, precisa colocar mais daí o sabor não fica tão suave. . Mas esse cottage e bom demais! Eu e meu marido estamos viciados! Nunca mais compro pronto! Obrigada mimis!!! <3

  47. Adoreeeeeei a receita do cottage e da ricota nao vou ter que gastar dinheiro mais com os queijos, q por sinal sao bem caros e tem produtos industralizados nos q encontramos no comercio. obrigada Mimis.

  48. Vc é 10! Sigo e indico seu blog, nem acredito que só vi essa receita agora! Rsrs
    Aqui em salvador o cottage está custando cerca de 10 reais o potinho de 250g, imagine!
    Vou fazer a receita djá! Um beeeijo!

  49. Mimis!!!
    Que maravilha!!!
    A dica é: não exagerar no vinagre.
    Hoje fiz com leite semidesnatado. Daqui uns dias farei com leite integral!
    Obrigada!! Adorei!
    Sucesso!
    Abração!!!

  50. Nunca imaginei que fosse tão fácil fazer! Nunc mais vou gastar tanto pra comer ricota que eu amo! Muito obrigada por compartilhar essa receita maravilhosa! Beijos

  51. Fiz e deu super certo! Usei leite desnatado. A única coisa que não curti foi que rendeu um mini pote de cottage, apenas. Achei que renderia mais. Mesmo assim é econômico. Vale, Mimis!

  52. Mimis,
    primeiramente, AMO seu blog! com ele consegui focar muito e estou alcançando meus objetivos, fora as receitas que são maravilhosas.
    Queria saber se poder ser qualquer vinagre branco: vinagre de álcool, de maçã, de limão ou de arroz?

    Obrigada
    Beijos
    Raquel

  53. Adoro suas receitas (aquelas almondegas que vc postou faço direto). Esta de ricota e cottage quanto tempo posso guardar na geladeira? Vc é uma inspiração, além de linda. Um beeeijooo!!!!!!!!!!!!!!

  54. m HELENA N ROSSATI em

    OI Mamis..
    Eu aprendi a fazer um brigadeiro com batata doce.
    Cozinha e amassa quente a batata doce,coloca uma colher dependendo da quantidade de batata doce de cacau a 100% e adoçante eu prefiro o lowçucar familia,que rende muito e o sabor parece com açucar mesmo.Mistura bem,leva ara gelar.Depois de uma hora,tira enrola poe na forminha e enfeita com amendoim..fica uma delicia..

    Voce tem receita de salgados? Coxinha ,pizza,empada e torta salgada com baixa caloria?Ah por favor se tiver me envia imbox no facebook? m helena n rossati é o meu face. Eu preciso fazer o meu regime urgente,mas nao sei ficar de vez em quando sem comer essas delicias..Se tiver vou amar..obrigada bj

  55. Nathalia @nathaliallmeida em

    “Caraca, muleque!” Adore! Do jeito que cottage ta caro, isso ai representa uma economia enorme! Vou fazer com leite sem lactose pra ver se fica bom!

  56. Oi Michelle
    Eu amo o queijo Cottage! Quando vi a receita fiquei doida para fazer,
    Fui pra casa correndo pra testar e deu super certo!!!
    Obrigada por mais essa super dica! Sou fã!!! Parabéns pelo blog!!!
    Bjeijos

  57. Oi Mimis….Fiz essa receita do queijo cottage e amei. Muito obrigada por suas dicas. Mas tenho uma dúvida, posso guardar o soro pra usar outro dia? Você sabe quanto tempo dura na geladeira? Ah,e parabéns pelo blog, sou super fã….sempre sigo suas dicas…

  58. Mimis eu faço e adoro usar, mesmo usando o leite desnatado (que dá bem pouco queijo) fica muito mais barato do que comprar no supermercado e muito melhor ser feito pelas nossas mãos né?!!! Um xeiro linda….Divulgado o video em 3…2…1…!!!!

  59. Mimis, nunca mais gasto dinheiro com cottage no supermercado! Eu adoro, mas além de ser caro aqui, quase sempre não encontro. Só me diz uma coisa, quantos dias posso manter na geladeira? Um beijoooo!

  60. Oi Mimis, adoro você e tudo que publica… adorei a receita do cottage e a anterior da salada de melancia… adoro saladas mas nao tenho muita criatividade para faze-las. Entao gostaria de sugerir: voce poderia fazer um post de como preparar, montar saladas, o que combina com o que…. O que acha?
    Um beijoooo

  61. Mimis, Paz e Bem. Quero fazer uma dieta para emagrecer. Você pode me ajudar?
    Você oferece curso de congelamento?
    Adoro suas receitas, maravilhosas e práticas.
    Beijos,

  62. Olá Mimis, quero fazer a receita ainda hoje, mas estou com uma dúvida quanto ao vinagre, posso usar o vinagre de maçã que tem álcool? Bjs e Obrigada!

  63. Oi Mimis!!
    Sempre acompanho tuas receitas e adoro! Só que onde trabalho não tenho acesso ao youtube, então, gostaria de pedir, se possível, quando tu postares vídeo, colocar também a receita descrita.
    Obrigada!!!
    Beijos.

×