SuperAção Laurinda Nascimento

42

superação-laurinda-blog-da-mimis-michelle-franzoni-1

Hoje eu vou contar a história de superação da querida Laurinda, de 44 anos, que emagreceu 38kg em apenas 10 meses com reeducação alimentar e exercícios físicos.

Laurinda começou a engordar na adolescência e desde então viveu no temido efeito sanfona. Após a segunda gestação, ela teve muito mais dificuldades para controlar o peso.

Assim como ela, eu também vivi no efeito sanfona boa parte da minha vida, e sei o quão difícil é vencê-lo. Mas é possível, como eu conto AQUI.

Na tentativa de emagrecer, Laurinda fazia dietas malucas, substituia refeições por shakes, sopas, restringia os carboidratos, tomava moderadores de apetite, laxantes, diuréticos. “Sempre me importava com o excesso de peso, mas não tinha força de vontade suficiente para melhorar”.

superação-laurinda-blog-da-mimis-michelle-franzoni-2

Algumas pessoas comentavam sobre o seu excesso de peso e contavam casos de pessoas que tiveram sucesso no emagrecimento, mas Laurinda ficava cada vez mais deprimida.

Quando ela chegou aos 100kg pensou que sua única saída para emagrecer seria através da cirurgia bariátrica. Neste período ela estava desempregada e sem assistência médica e foi aí que se sentiu completamente desmotivada.

Vendo a mãe naquela situação, a filha de Laurinda decidiu ajuda-la e se dedicou na melhora da saúde e perda de peso da mãe.

Mesmo estando numa situação difícil, ela sempre se mostrava feliz. “Eu era tratada como uma senhora, os amigos me viam como uma mãezona, daquelas que cuida dos filhos e faz guloseimas. Me sentia muito mal com isto”.

Sempre que Laurinda via alguém que havia emagrecido perguntava: “o que você está fazendo?”, na expectativa de que a pessoa desse uma receita milagrosa ou uma poção mágica, mas a resposta era sempre a mesma: dieta e exercícios.

Os primeiros passos da mudança de Laurinda foram a reeducação alimentar e a corrida, simultaneamente. Ela retirou a fritura, açúcares e a farinha branca da alimentação. Após 3 meses e com 12kg a menos, ela procurou ajuda de uma nutricionista. “Neste dia vi que não sabia nada e este foi o pulo do gato, pois a alimentação me trouxe mais disposição e corrigiu as intolerâncias e o mal funcionamento do intestino”.

superação-laurinda-blog-da-mimis-michelle-franzoni-3

Laurinda conheceu a importância das refeições completas, com carboidrato de boa qualidade, proteína e gorduras boas. Afinal, as gorduras também são importantes para o nosso organismo, como eu conto AQUI. Faça boas escolhas sempre.

Durante o processo ela contou principalmente com a ajuda da filha. “Eu nada seria sem a determinação dela e o apoio da minha família foi decisivo”.

Laurinda se recorda das vezes em que queria beber durante as refeições e a filha logo tirava o copo de sua mão. “Era um amor inimaginável. Dias que eu chorei porque a comida não tinha sal e ela me ensinava a dosar outras especiarias para dar sabor aos alimentos. Ela fez tudo para me conduzir para o bom caminho”.

E realimente elas acertaram! As especiarias, elas são muito saudáveis e pouco calóricas, tendo seu papel importante na dieta (ver AQUI). Além disso, elas podem ser substitutas para o sal em alguns pratos, como eu contei nesse POST.

Muitas mulheres acima dos 30 anos acreditam que não irão emagrecer, e colocam empecilhos. Laurinda foi na contramão e provou que é possível obter sucesso depois dos 40. Mas nem sempre ela pensou assim.

“Fui a primeira pessoa a falar que eu não teria sucesso, que é impossível emagrecer depois dos 40. Minhas metas eram pessimistas, meu projeto inicial era emagrecer 25kg, mesmo achando impossível, ao final de 2 semanas de muita dedicação a balança indicava menos 6kg, mas o espelho me mostrava menos 50, rsrsrs”. Isso a motivava e a fez acreditar no impossível.

Quando já tinha emagrecido 20kg a pele do abdomem ficou flácida e por conta disso ela pensou em desistir de tudo. “A nutricionista disse: confie em mim e siga a dieta com disciplina. Confiei, trabalhei e venci, hoje sou magra, feliz e com pouca pele sobrando”.

Laurinda percebe que deveria ter feito musculação desde o início, juntamente com a corrida, para fortalecer a musculatura e preservar a massa magra. “Iniciei a academia em outubro de 2014, ganhei 2kg de lá para cá, mas meu corpo tem nova “configuração” e estou muito feliz com isto”.

Antes do processo de emagrecimento Laurinda se alimentava mal e de forma errada, trocava o almoço por frituras ou guloseimas, matava a sede com refrigerantes, comia muitos chocolates. Ela era capaz de comer um bolo inteirinho sozinha. Também comia pouca proteína e muito carboidrato refinado e gordura. “Eu comia sempre que sentia fome ou ansiedade”.

Para Laurinda, a maior mudança na alimentação foi a retirada da lactose. Decidiu parar radicalmente de tomar refrigerantes e evita o máximo frituras e açúcar. Não come mais barras de chocolate e batatas fritas como petiscos. “Meu pecado é o doce, então sempre que aperta a vontade, aceito 30 gramas de chocolate 70%”.

superação-laurinda-blog-da-mimis-michelle-franzoni-4

Na dieta, Laurinda não consome alimentos industrializados, come pão integral, ovos, farelo de aveia, sucos, arroz integral, frango ou carne branca, legumes e verduras.

Equilíbrio é a plavra-chave. Assim como Laurinda, na minha dieta (ver AQUI) eu sempre fiz escolhas saudáveis, mas nunca fui radical.

A maior dificuldade de Laurinda durante o processo de emagrecimento foi a mudança de hábitos. “Entrar em um restaurante avaliando as opções de saladas, grelhados e ver se tem arroz integral exige muita concentração. Abrir mão do liquido e do saleiro durante as refeições também foi um ponto difícil”. Como sabemos, a mudança de hábitos é fundamental para o emagrecimento. Nesse POST eu conto como mudei meus hábitos e emagreci com saúde.

Atualmente, a alimentação saudável não é mais uma escolha para Laurinda, e sim uma necessidade. Ela ama correr e só é possível executar da melhor forma tendo uma boa alimentação. “O corpo leve e os músculos levam eficiência ao meu exercício, enquanto a gordura é um peso que me atrasa”.

As atividades físicas fazem parte de sua rotina desde o início do emagrecimento. Antes, ela mal conseguia trotar por 100 metros, mas a planilha de treinos foi avançando junto com o preparo que foi adquirindo. “Em um mês de treinos já conseguia trotar por aproximadamente 1 km, foi emocionante”.

Algumas pessoas comentam que não têm tempo para conciliar trabalho e exercícios físicos, Laurinda provou o contrário. Ela não abre mão de um tempo para ela, acorda às 5h30 da manhã e vai para academia, ou trabalha o dia todo e vai correr. “Conciliar exige uma certa disciplina. Preparo todos os alimentos que uso no dia a dia e torno minha vida o mais prática possível, pois além de tudo eu ainda tenho as tarefas domésticas”. E ela completa: “O importante é se apaixonar pela atividade física, não importa a modalidade, busque alguma que lhe de prazer”.

Como eu sempre conto a vocês, os exercícios são imprescindíveis para quem busca um emagrecimento saudável e efetivo. Se você ainda não sabe por onde começar, leia esse post em que dou dicas de como escolher a atividade física ideal.

superação-laurinda-blog-da-mimis-michelle-franzoni-5

Para ela, correr é algo extraordinário, muito mais que uma atividade física, é um reconhecimento de força e de seus limites. “Durante a corrida há um duelo entre corpo e mente, as pernas vão e querem ir, mas a cabeça diz: “vai para onde? Já deu né? Vamos parar naquele poste, chega!” Normalmente quem vence sou eu, as pernas não obedecem e me conduzem para mais longe”.

Ela também utiliza das estratégias da corrida em sua vida. “Desconheço obstáculos que não possa superar, busco melhorar sempre e só quem corre sabe o tanto que lutou para chegar ali, para atravessar a linha de chegada, para melhorar o tempo”.

A internet teve seu papel importante no processo de emagrecimento. Ela está sempre em busca de informações sobre alimentação e atividades físicas. “Sempre procuro histórias de pessoas que venceram o sedentarismo e a obesidade, no blog da Mimis vi muitas destas histórias que me emocionaram muito e senti verdade nelas. Quem faz dieta por muito tempo precisa de dicas e novidades e busquei no blog inspiração para cardápios e dicas sobre produtos”.

Antes, Laurinda se sentia um grão de areia no universo. Sempre foi muito alegre e comunicativa, mas com o tempo se tornou invejosa e observadora, ficava procurando o que havia de errado em tudo para criticar. Ela não encontrava roupas, tinha que comprar apenas o que servisse e diversas vezes era discriminada em lojas e até em salões de beleza. Mas, sua vida mudou totalmente. Ela recomeçou do zero. “As pessoas não me reconhecem, e às vezes nem eu me reconheço. Em casa me confundem com minha filha (eu acho o máximo), nada é como antes”. Hoje ela é exemplo para todos e por onde ela passa as pessoas perguntam sobre a sua história e querem saber como ela deu a volta por cima.

O desafio agora é outro. Ela pretende fortalecer a musculatura e realizar a sua primeira meia maratona.

Parabéns, Laurinda, e sucesso com o seu objetivo!

superação-laurinda-blog-da-mimis-michelle-franzoni-6

Peso antes: 100kg     Peso agora: 62kg      Altura: 1,71cm     Tempo de emagrecimento: 10 meses

Vem ver mais histórias de superação AQUI.

superação-laurinda-blog-da-mimis-michelle-franzoni-7

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

42 Comentários Mostrar comentários

  1. vera Lúcia Lopes Trindade em

    Sigo este blog..me encorajei a pedir sua ajuda..nao consigo emagrecer estou com 95 kg ja retirei a tireoide com carcinoma papilar fiz iodoterapia…por favor me ajude minha auto estima esta muito baixa

    • Vera, você é guerreira. Temos que aprender a lutar com as armas que temos… Use sua saúde a seu favor,inicie uma atividade física mesmo moderada, procure seu médico, solicite a indicação de um nutricionista que irá te ajudar neste momento. Nada de baixa estima, levante sua cabeça, conte sua história ao mundo, encontre alguém para te ajudar neste processo, alguém que lhe motive e vá!
      Acredito em você, bj

      Laurinda

    • Michelle Franzoni em

      Oi VEra! tem várias dicas legais no site. Leia os posts com calma que você vai amar .Se puder consulte um nutricionista, pois isso irá te ajudar muito. Um beijo e sucesso!

  2. Oi Mimis, Tenho acompanhado seu blog e me inspirado nos testemunho, comecei uma reeducação alimentar, pedi 6 quilos em dois meses, após isso não pedir mais uma grama. faço caminhadas rápidas, pois não posso fazer exercícios.(hernias na cervical). Li no blog q não podemos desisti, mais ñ é fácil continuar e não ver resultados. Mimis me ajude!!! tenho q perde uns 12kl.

    • Michelle Franzoni em

      Oi amada! Talvez seja preciso rever a dieta. Não desista mesmo viu! As hernias cervicais nao impedem todo tipo de exercicio. Voc6e pode procurar fazer pilates com fisioterapeuta, ou até musculaçào com exercicios que não sobrecarreguem a cervical. Converse com seu medico. Beijos!

    • Cristiane, comece mudando sua rotina. Conte com sua família sempre, mantenha-se motivada por seus resultados. Tenha objetivos reais e aprecie com muita emoção cada resultado positivo.
      Conte comigo!!
      Um grande abraço,
      Laurinda

  3. A superação destas pessoas é incrível,fico bastante admirada,gostaria de ficar como elas magrinha rsrs,não consigo, e pra dar aquela piorada básica tenho o tal hipotiróidismo,parabéns a vocês que conseguiram,ficaram simplesmente maravilhosas!!!

    • Ellen, acredito que você também é capaz. Mantenha seus exames em dia, visite seu endocrinologista regularmente e busque uma nutricionista que fará uma dieta especifica para suas necessidades. A atividade física, mesmo que moderada é a largada para o sucesso da dieta. Lembre-se que 30 min diários são suficientes para tirar você do sedentarismo.
      Quero noticias suas, sucesso!!
      Um grande abraço, Laurinda

    • Laurinda Nascimento em

      Olá Edicleia,

      Já fiz muitas dietas malucas além de achar que sabia tudo o que precisava para emagrecer, mas quando visitei uma nutricionista funcional descobri que não sabia nada sobre dietas. A começar pelos carboidratos, eles são imprescindíveis no funcionamento do corpo.
      Todo excesso vira gordura, então o segredo é quantidade e qualidade.
      Primeiro faça uma atividade física regular que lhe de prazer.
      Se for possível consulte um nutricionista funcional.
      Coma de 3 em 3 horas, beba muita água, corte industrializados,açúcar branco, embutidos, sucos, refrigerantes e farinha branca.
      Adquira o hábito de tomar chá.
      Todas as suas refeições tem que conter proteína, carboidrato complexo (integrais) e gordura boa.
      Emagrecer é um processo que exige disciplina.
      Você está no caminho certo e vai conseguir, eu acredito em você.

      Bj

      Laurinda Nascimento

  4. Ei, Laurinda!

    Que emoção e alegria acompanhar sua história! Você tem sido uma fonte de inspiração para mim, pois a rotina, os hábitos ruins e a correria do dia a dia acabam atrapalhando a nossa saúde, disposição e a forma física.
    Consegui largar o meu maior vício: Coca-Cola! E o brigadeiro de colher também…rs. Passei dias com a boca espumando como cachorro raivoso…mas sobrevivi!
    Estou fazendo caminhada e tentando correr todos os dias bem cedinho, mas ando meio perdida com os exercícios físicos que devo fazer para fortalecer minha musculatura.
    Queria tanto pegar umas dicas com você! Arruma um tempinho pra mim? Vou correndo atrás de você e anotando tudinho…que tal?
    Bjos com carinho!
    Sinto muito orgulho por tudo que conquistou!
    🙂
    Abraços, Geórgia

    • Geórgia, minha amiga!!
      Que saudade de vc e dos meninos!!!
      Não acredito que largou o brigadeiro, kkkk
      Conte comigo sempre, vamos nos encontrar.
      Obrigada!!!
      Bj
      Laurinda

  5. Que história linda! Estou muito emocianada, com lágrimas nos olhos, pois estou trilhando o mesmo caminho que a Laurinda. Tenho tido uma disciplina militar com a dieta, coisa que eu nunca consegui com quase nada na vida, agora toda semana tenho visto os quilos saírem de mim, já se foram 10, mas ainda faltam mais 20. É realmente uma sensação incrível, é como se finalmente eu estivesse no controle. Agora a corrida é o meu próximo objetivo, ainda estou no início, ofegante, dando só uns tirinhos, mas sonhando em correr o meu primeiro quilômetro direto. Adoro ler esses depoimentos, são realmente muito importantes pra mim, então vou deixar minhas medidas e resultados aqui tb para quem sabe ajudar mais alguém. Tenho 30 anos, 1,62m de altura, pesava 90kg, mas já emagreci 10, tenho conseguido eliminar 1kg por semana mais ou menos. E à Laurinda meus parabéns! E à sua filha também. Na minha jornada minha grande parceira tem sido minha mãe, que nem precisa emagrecer, pois já é bem magra, mas tudo que eu faço ela faz. Uma flor! Ter apoio nesses momentos faz toda diferença. Sorte e sucesso em sua caminhada, Laurinda!

    • Luana,
      me emocionei muito quando li suas palavras, não imaginava que minha experiencia pudesse ir tão longe.
      Você assim como eu tem o privilégio de contar com uma grande aliada que incentiva seus progressos, freia seus deslizes… dê um beijo em sua mãe por mim.
      Acredite você está no controle agora, seu progresso me enche de orgulho…
      Siga uma dieta balanceada, e se prepare, pois quando vc começar a correr não vai mais parar. Você está no caminho certo no inicio parece impossível, a corrida vai torna-lá mais forte e seu objetivo chegará em breve.
      Quero notícias suas!!!
      Sucesso, um grande bj

      Laurinda

      • Pode deixar, vc terá notícias minhas com certeza. Boas notícias! Quem sabe até eu mando a minha história pra Michelle Franzoni publicar aqui. Kkkkkkk

    • Oi Natália, o prato da foto é uma crepioca recheada com frango.
      Vai a receita:
      3 colheres de sopa de tapioca
      1 ovo
      um pouco de orégano ou outra erva que vc goste
      Despeje a massa em uma frigideira anti aderente, doure dos dois lados e coloque o recheio que preferir, na foto foi recheio de frango.
      BJ

  6. Parabénss Laurinda!
    Mimis obrigado por postar essas histórias de superação, me ajuda muito!
    Ah e por falar nisso que prato é aquele da foto, parece ser bem gostoso e saudável !
    Tem receita?!
    Bjos

    • Oi Natália, o prato da foto é uma crepioca recheada com frango.
      Vai a receita:
      3 colheres de sopa de tapioca
      1 ovo
      um pouco de orégano ou outra erva que vc goste
      Despeje a massa em uma frigideira anti aderente, doure dos dois lados e coloque o recheio que preferir, na foto foi recheio de frango.
      BJ

  7. Parabéns Laurinda,assim como VC também tenho 44 anos e via na idade um empecilho para emagrecer…vi o seu exemplo e me inspirou.
    Comecei a dieta a duas semanas e mudei minha rotina pra conseguir me exercitar pela manha…em vez do meu marido levar nosso filho pra escola,passei a leva lo e se já estou na rua paro no parque e caminho por uma hora…ate corro um pouco mas ainda não tenho resistência pra mais de 300 metros por vez,e dou várias corridinhas assim ate terminar meu percurso.
    Tive que mudar minha rotina matinal porque a depressão não me deixava sair de casa,ainda luto pra ter vontade mas é a minha segunda semana e tenho conseguido.
    Valeu!!!

    • Nilze, também passei por momentos muito difíceis e uso a corrida como minha terapia. A forma que você usa para intercalar a corrida com a caminhada é a mais eficiente para a perda de peso e para adquirir preparo para longas corridas.
      Parabéns!!!
      Continue assim, pode ser difícil no começo mas você ficará feliz com os resultados!!!
      Bj

  8. Eu acho isso tão estimulante, ler cada palavra dessa dá uma alegria, um ânimo, uma certeza de ser capaz…e vc eleva isso ao grau máximo, porque não só você é uma inspiração como também procura outras histórias para inspirar ainda mais.

    Parabéns pelo belo trabalho
    She RA

  9. Olá Mimis,
    Vamos ver se vc pode me ajudar. Sou diabética e estou fazendo controlando a minha alimentação e faço aulas de Zumba 2x por semana, estou perdendo medidas mas continuo com o mesmo peso. O que pode ser isso?

  10. Parabenizo a Laurinda pela força de vontade, mas achei que depois de magra a aparência dela ficou mais envelhecida, na 1ª foto do antes e depois da pra ver nitidamente!

    • Ana, obrigada pelo comentário!!!
      O tempo passou e fui ficando velhinha mesmo, kkkk
      Não foi o emagrecimento foram as coisas da vida. Vou melhorar prometo!!!
      Bj

  11. Esta mulher é uma guerreira, admiro profundamente as suas conquistas. A luta e a força de vontade por uma vida de qualidade não tem limites. Sua beleza e vitorias são o que sempre levarei comigo.

  12. Adorei esse relato, pois é muito parecido com o meu. Sempre fui gordinha, e sempre falhava nas tentativas de emagrecer. Na última tentativa, fui pra nutricionista e endócrino, sem pensar muito, já tendo na cabeça que iria ser mais uma tentativa frustrada. Mas estou tratando a compulsão, aprendendo a comer, me conscientizando e por milagre, saí do sedentarismo e estou fazendo musculação. Em 4 meses de reeducação e 3 meses de academia, foram-se 8 quilos. O grande segredo, que já ouvimos e vimos, mas não computamos é: mudar o estilo de vida! A gente faz dieta já pensando no dia em que poderemos comer aquilo do que estamos nos privando. Por isso, dietas da moda, ou radicais, não funcionam. Hoje, olho para um sorvete e não vejo mais aquela delícia, vejo gordura e açúcar. Também perdi a pressa em emagrecer, porque quero criar hábitos saudáveis e isso leva tempo. Também quero resultado na academia, meu foco é outro. É incrível o resultado que consegui em pouco tempo, meu corpo mais firme, mais forte, mais disposição. Brinco que emagreci bastante a cabeça.

    • Exatamente!
      So depois que emagreci a cabeça, vi as coisas entrando nos eixos…
      E tudo é habito, nao concorda?
      Além disso, voce ve como se sente bem comendo bem, e como se sente mal quando come mal… ve o sorvete e ja pensa “vai me dar uma dor de cabeça, uma indisposição… melhor nao!”
      Foco sempre!
      Obrigada pelo comentario!

  13. Que estímulo ler esta superação!

    Eu quero emagrecer 15kg, e também passei dos 40 anos. Procurei uma nutricionista e hoje comecei academia. Queria saber da Laurinda se depois dos 40 dá para perder a flacidez e ficar durinha e definida? O que mais ajudou ela a musculação ou a corrida?

    Abraços,

    • Oi Keta, comece a musculação hoje!!! Não deixe para depois!!!
      Seguindo a dieta direitinho e se dedicando aos exercícios da para reverter a flacidez e definir muito, dependo somente de você!!
      Para o resultado obtido acho que a corrida foi responsável por grande parte do sucesso.
      Força e foco.
      Bj

  14. Olá. Primeiramente parabéns para a Laurinda.
    Segundo, gostaria de sua ajuda Mimis.
    Com suas dicas já emagreci 10 quilos.
    estou com 74 no momento e pretendo chgar aos 65. Estou me focando em perder no máximo 4 quilos ao mes.
    Minha barriga e braços estao começando a ficar flácidos. Faço 30 min de bicicleta todos os dias, pois venho até o trabalho, portanto 15 min de manhã e 15 min a noite. Eu aliando a caminhada a noite com minha dieta saldavel, é valido para tonificar os musculos e diminuir mais a circunferencia abdominal? Ainda nao faço academia. Estou pretendendo entrar, mais ainda me sinto insegura. O que vc me orienta Mimis??

    Agradeço desde já! Beijos!

×