Como plantar sua horta

60

 

Oi amores! Eu já estou na casa nova e estou muito feliz! E como já postei no instagram @blogdamimis tenho uma horta linda que tá ficando recheada de coisas.

Eu estou no momento a louca do jardim! Kkk Pesquisando muito sobre plantações e cultivos de hortaliças e adorando esse universo. Aqui tem alface, morango, couve, espinafre, beterraba, salsinha, coentro, tomilho, cenoura… Ah! Tem tanta coisa que quase nem preciso mais ir na feira.

Vou postar um vídeo no youtube em breve mostrando a minha horta, querem?

Mas vamos lá! Hoje vou ensinar a vocês a começar uma linda plantação. É muito fácil e a coisa mais linda é acompanhar o crescimento das plantinhas. Não é preciso ter um terreno grande para ter uma hortinha em casa e já dei super dicas AQUI de como cultivar em espaços pequenos. Vasos, garrafas pet e muito mais servem de suporte para nossa plantinha.

Para começar é preciso adquirir as sementinhas da planta que você escolheu. Vocês podem comprar em floriculturas, agropecuárias e até pela internet, e também tirar da própria fruta ou hortaliça. Aí o indicado é que sejam orgânicas pois o potencial de crescimento é melhor.  Se for retirar as sementinhas, é importante lavar bem e deixar secar no papel toalha por cerca de 24 horas. Já fiz isso com tomate e deu certo!

Tem duas maneiras de plantar. Uma é fazer a mudinha e transplantar depois e a outra é plantar direto no local desejado. Eu gosto de fazer mudinhas pois assim consigo controlar melhor o crescimento delas.

Particularmente, eu gosto de colocar na sementeira que comprei na floricultura e paguei R$ 6,80. Como eu sou gulosa por mudas, a sementeira facilita pois cabem 50 sementes e dá pra fazer mudinhas de várias coisas plantando uma em cada buraquinho. Mas se você não quiser ou não achar a sementeira, por usar copinhos plásticos, saquinhos de papel ou até reciclar copinhos de iogurte, mas não esqueça de deixar um buraquinho embaixo para drenar a água.

como-plantar-sua-horta-michelle-franzoni-2

A primeira dica é plantar 2 a 3 sementes em cada buraquinho, deixando espaço entre elas. Cada semente tem uma profundidade a ser inserida na terra que equivale aproximadamente a 1,5 vezes o tamanho da semente. Então, tem sementes que são colocadas a 0,5 cm e outras mais fundas. Isso é importante seguir, pois senão a semente não tem como germinar. Faça uma covinha e coloque a semente ali cobrindo com terra. Ah! Geralmente no pacotinho da semente vem escrito os detalhes de cada planta.

Um dos segredos da plantação é a terra usada, as regas e o sol. Algumas plantas precisam de sol pleno, outras se dão bem em meia sombra. Quando planto as sementes, deixo em um local na rua que pega pouco sol, mas logo que elas germinam e começam a aparecer, levo para o sol e ali deixo. E sempre deu certo!

A terra deve ser boa para fornecer nutrientes às plantas. Eu compro uma turfa fértil que já vem preparada para uso. Se usar terra simples, adube com húmus de minhoca que ficará legal.

Depois é só regar diariamente e esperar germinar. A abobrinha germinou em 2 dias! E o pimentão demorou 10 dias! Eita ansiedade! Kkk

como-plantar-sua-horta-michelle-franzoni-3

como-plantar-sua-horta-michelle-franzoni-4

Depois que a mudinha alcança cerca de 10 a 15 cm, ou tem pelo menos um par de folhas verdadeiras, você já pode transplantar para o lugar definitivo, seja em um vaso ou no jardim.

Uma coisa interessante é que o primeiro par de folhas tem o formato semelhante à semente e somente o segundo par que são folhas verdadeiras e aí muitas mudinhas se parecem no início.

como-plantar-sua-horta-michelle-franzoni-5

 

Bom, também encontramos nas lojas, mudinhas já crescidas e prontas para transplantar. Aí é só  preparar a terra e colocar a mudinha na cova, tendo cuidado para não desmanchar a terra ao redor dela para evitar de  machucar a raiz.

E pronto! Além de sol e água, dê amor e carinho a sua planta. Assim, com certeza ela lhe trará lindos frutos!

E vocês? Já têm hortinha em casa? Tá na hora de fazer! Quem tiver dicas e experiência em plantações compartilhe aqui pois adoro aprender com vocês! E em breve tratei mais novidades!

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

60 Comentários Mostrar comentários

  1. Parabéns pela matéria apresentada! Claro que também não podemos deixa de falar da importância do primeiro preparo e cuidado da terra que é a calagem onde se pode evitar algumas doenças devido a deficiência de cálcio pois as terras brasileira são pobre em cálcio então se deve usar calcário com analise e critério de um agrônomo.

    • Parabéns pela matéria apresentada! Claro que também não podemos deixa de falar da importância do primeiro preparo e cuidado da terra que é a calagem onde se pode evitar algumas doenças devido a deficiência de cálcio pois as terras brasileira são pobre em cálcio então se deve usar calcário com analise e critério de um agrônomo. E boa Sorte e sucesso VANIA CRISTINA DA SILVA

  2. Vanderlei Henriques em

    Gostei muito! É bastante prático…vou começar a fazer isso, para evitar excesso de umidade no período chuvoso. O Brasil está precisando de pessoas como você.
    Abraços!
    27/04/2016.

  3. Amei tudo o que disse. Fico doida pra fazer uma pequena hortinha, mas o “sem jeito” sempre por perto atrapalhando. Parabéns pelo seu trabalho. Não pare com as dicas não. Abraços.

  4. Oie, amei esse post, aprendi muitas coisas!!

    Estou fazendo uma hortinha em vasos e floreiras… o problema é minha cachorrinha que adora cavocar na terra… pobres cebolinhas!! rsrs

    Estou pra fazer uma hortinha vertical, você teria algumas ideias para mostrar?

    Bjo.

  5. Oi tdo bem?Quero fazer uma horta vertical..mas estou com uma duvida,ou coloco elas na varanda que é grandona e super ventilada e clara,mas nao bate sol diretamente,ou coloco no muro mas ai bate sol o dia inteiro.
    Qual o melhor?Obrigada.

  6. Olá, muito útil esse artigo!
    Mas estou preocupada, porque plantei várias mudas há 15 dias, mas ainda não apareceu nada
    da salsa, coentro e cebolinha, somente o tomate cereja germinou. Coloquei húmus de minhoca e casca de ovo

  7. Querida, fiz minha horta mas não sei a hora de colher nada, gostaria que fizesse uma matéria sobre isso, é tb como eliminar ovos e lagartas… Gostaria MT de aprender mais sobre isso…. Bjs..

    • Michelle Franzoni em

      Oi Iza! AS lagartas e ovos devem ser retirados com a mão. Sobre a data de colher, veja se a verdura está madura, como vc compra no supermercado. 🙂 Beijos!

  8. Mimi como vc tirou a semente do tomate para plantar? Me ensina! Estou fazendo uma horta e quero pegar dos meus tomates orgânicos…

    • Michelle Franzoni em

      Oi Gabi! Você pode retirar e secar na sombra. Também pode comprar sementes em agropecuárias ou floriculturas que geralmente tem maior qualidade. Beijos e depois me conte!

  9. Olá ,

    Halana, também moro em apt e fiz um jardim supenso, ficou muito legal e deu um toque a mais na sacada.
    Pena que não tenho como anexar a foto aqui, se quiseres te mando por email a imagem.

  10. Olá Mimis!

    Eu adoro hortinha, na minha casa não tenho quintal, então plantei em vaso tomatinho que estão com os frutos verdes já, e couve na jardineira,plantei sementina e depois transplantei.
    Já colhi as folhas para suco verde e refogado. Dei um tempo por causa de obras em casa, mas agora pretendo plantar temperos e alface que na primeira tentativa não deu muito certo.
    bjus! E continue assim!!!

  11. Oi,Mimis,

    Eu adoro hortinha, na minha casa não tenho quintal, então plantei em vaso tomatinho que estão com os frutos verdes já, e couve na jardineira,plantei sementina e depois transplantei.
    Já colhi as folhas para suco verde e refogado. Dei um tempo por causa de obras em casa, mas agora pretendo plantar temperos e alface que na primeira tentativa não deu muito certo.
    bjus! E continue assim!!!

  12. Mimi, e para quem não tem terra no quintal da casa… como cultivar? Depois de grande as mudas, como faço para transplantar??? Queria muito cultivar uma hortinha em casa, mas não tenho absolutamente nd de terra…

    • Oi, Tamara.
      Me desculpe a intromissão, mas eu tenho esse problema.
      E resolvi da seguinte forma, comprei vasos e jardineiras tamos médio e grande para plantar,comprei terra com fertilizante que vende em lojas do ramo e plantei couve e tomatinhos. Vou plantar alface e temperos, tipo cheiro verde.
      Espero ter ajudado.

  13. Mimis! Adorei o post! Adoro plantinhas! Não tenho horta, mas tenho uns vasinhos na minha varanda no 8º andar! Tenho uma mangueira e um ypê que tenho certeza que nunca darão frutos ou flores! haha! Mas gosto deles por aqui, pequenos mesmo! Mas tenho alho, manjericão e pimenta! Além de algumas orquídeas!
    Recentemente tive um problema de “colchonilha”, uma praga que apareceu em uma planta que nasceu aqui em casa sem ser plantada… acho que era um pé de tomate (??). E essa praga passou para minhas pimentinhas! fiquei possessa! Tentei algumas misturas caseiras, mas tive que arrancar algumas plantas pra salvar as outras.
    Você já teve alguma praga ou sabe como fazer nessa situação?
    E obrigada pelas dicas!
    Super bjo!

    • OLEO DE NEEN BORRIFADO NAS FOLHAS, EM CIMA E POR BAIXO QUANDO NÃO TIVER MAIS BATENDO SOL NAS MESMA..MELHOR NO FINAL DA TARDE….ELE NÃO É TÓXICO PARA A GENTE E NEM PARA PLANTA….SÓ PARA A PRAGA.

  14. Michelle, que maravilha ter uma horta né!? Eu também tenho uma faz muito tempo já, com bastante variedades. Na minha opinião, quem tem tempo deve investir nessa benção, os benefícios são incomparáveis, além de proporcionar uma economia gigantesca. hehe

  15. woooow amei sua aula!!!! Obrigadão!!!! Recebi o email qdo estava na podóloga e fiquei inspirada… ao sair de lá, entrei numa loja q tem ao lado e já comprei saquinhos de sementes de 6 tipos diferentes de ervas, bem como a sementeira e um substrato agrícola específico q a agrônoma q trabalha na loja indicou!! Torcendo pra ver meus bebês nascendo.. 🙂 bjsss, Celeste

  16. Que legal mimis !
    Deu uma boa explicada de por onde começar! Sábado providenciarei todas as coisinhas e começar a brincadeira !
    Parabéns pela dedicação ao post, deve ter dado um trabalhao

  17. Oi, Mimis,

    Já plantou alface americana? É fácil de cultivar?? Ando querendo fazer uma horta aqui em casa. Tenho até um bom espaço, já que moro numa casa. Mas até que a muda fique forte, acho melhor plantar em sementeira e só depois transplantar pra horta mesmo, né?
    Vou acompanhar suas dicas e seguir seus conselhos, pois gosto muito do seu blog e do insta.
    beijo grande,
    Ana

  18. Só uma dica…na sementeira fica melhor se tu colocares o SUBSTRATO CAROLINA que se compra num saco grande …é encontrado nas associação rural da tua cidade….ele alimenta a semente mais rápido e as raizes se prendem melhor na hora de tirar a muda para fazer o replante no local definitivo. Eu faço isto a anos para criar as mudas na minha horta…é ótimo. Experimente Mimis, tenho certeza que irás aprovar. bjs.
    Curto tudo que tu publicas no blog….dicas de muita sabedoria.parabéns e continue sempre.

      • Só o Substrato, mas não esqueça de regar todo dia…pois como é pequeno o espaço no verão a semente suga toda a umidade muito rápido.

        Eu uso o substrato também nos vasos de orquideas, para cobertura dos canteiro da horta em cima da terra misturada com o adubo organico e calcáro que tira a acidez do solo…faz uma boa cobertura deixando mais bonito e conserva mais tempo a umidade do solo dos canteiros.
        Boa sorte Mimis e não esqueça de postar as fotos quando tudo estiver desabrochando…é maravilhoso ver tudo crescer e depois saborear essas delícias sem venenos.

  19. Oi Mimis,

    Gostaria de pedir a você ideias de receitas com legumes menos comuns como a couve de Bruxelas e o rabanete, o nabo, alho-poró e até mesmo o quiabo ( que ainda não aprendi a gostar ).

    Desde já agradeço e parabéns pelo sucesso. Você merece!

    Abraco da Ana Laura

  20. Muito legal este post! Sou louca para ter uma horta, mas moro em apto, porém tem uma sacada bem grandinha… Um dia desses poderia fazer um post de como fazer uma horta na sacada, com dicas dos melhores artigos e formas de fazer, plantinhas indicadas para tê-las em sacada…

    • Podes plantar em vasos de ceramica ou mesmo as jardineiras plásticas.Os vasos de ceramica eu prefiro por eles ser porosos e não deixam a umidade ficar muito acentuada por dentro…já no de plástico muitas vezes se por dentro não tem espaços areados com pedrinhas de ceramica fica muito úmido e apodrecem as raízes fazendo a plantinha morrer, mesmo antes de se desenvover.
      – Outra dica importante é aquela tela preta fininha que filtra os raios solares, protegendo assim deste sol muito forte e deixa a planta saudável por muito mais tempo…tu podes colocar na tua sacada onde tenha a maior inscidência de sol e coloque os vasos em baixo dela….tua produção vai ser uma maravilha. Boa sorte e sucesso…depois nos mostre com fotos.Abr@.

×