Frutas secas na dieta saudável

10

frutas-secasblog-da-mimis-michelle-franzoni-1

Manter uma alimentação saudável e com poucas calorias nem sempre é fácil. É preciso planejar a dieta e as refeições, para manter o foco sempre. É por isso que existem muitas razões para incluir as frutas secas na dieta!

Eu adoro as frutas secas e tenho sempre em casa. São ótimas opções para lanches rápidos e práticos, daqueles que a gente não consegue planejar, além de terem muitos benefícios à saúde!

Vendidas em pacotinhos nos supermercados ou a granel em lojas de produtos naturais, as frutas secas ou desidratadas nem sempre agradam nossos olhos por sua aparência, e até podem deixar em dúvida quem está firme na dieta.

As vantagens de consumir as frutas secas são muitas. Por serem miúdas, elas não ocupam muito espaço e podem ser levadas a qualquer lugar. Elas estão disponíveis durante o ano inteiro e podem ter a validade de até seis meses. E nem é necessário guardá-las na geladeira.

Elas são super ricas em fibras, minerais, potássio, selênio, magnésio, cálcio, ferro e vitaminas A e do Complexo B.

Neste quadro tem alguns benefícios de cada fruta seca. Confiram aí:

frutas-secasblog-da-mimis-michelle-franzoni-3

As frutas secas são uma delícia e super nutritivas, porém é  preciso estar atento na hora de consumi-las, pois elas são bem docinhas e mais calóricas que as frutas comuns. Elas passam por um processo industrial para eliminar água, o que concentra os nutrientes e seus açucares naturais. Mesmo após a desidratação, as informações nutricionais dos alimentos permanecem as mesmas, mas às vezes podemos nos enganar pois o tamanho diminui.

Elas são ótimas opções de lanches. Além de comer pura, eu também gosto de utilizar as frutas em alguns pratos para dar um toque especial, pois elas dão um sabor agridoce delicioso. Já postei AQUI no blog algumas receitas com elas, como o bolo de frutas, couscous marroquino, docinhos saudáveis, quinoa à grega, barrinha de cereal e as trufas super saudáveis.

frutas-secasblog-da-mimis-michelle-franzoni-4

frutas-secasblog-da-mimis-michelle-franzoni-5

frutas-secasblog-da-mimis-michelle-franzoni-6

frutas-secasblog-da-mimis-michelle-franzoni-7

frutas-secasblog-da-mimis-michelle-franzoni-8

E vocês? Amam frutas secas? Como utilizam no dia a dia? Me contem!

 

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

10 Comentários Mostrar comentários

  1. karen Teixeira em

    Ola mimis tudo bom ?

    Nossa amo muito suas dicas , mas assim estou tentando me alimentar melhor e tentar perder peso so que trabalho fora , e isso as vezes me faz depender dos lanches perto do trabalho fiz um cardápio para eu manter uma alimentação balanceada so falta os lanches da parte da tarde você teria umas dicas para lanches para a parte de tarde por exemplo sucos que posso trazer e manter ate atarde , sanduíches ou outros agradeço desde já bjs.

  2. Sempre carrego frutas secas (ameixa preta, damasco e uva passa) em um potinho pequeno para comer de lanche da tarde ou da manhã. São doces e saudáveis e não pesam na bolsa.

  3. Oi Mimis!!
    Será que as frutas secas são difíceis de fazer? Pq eu amoooo, mas são tão carinhas, né? Adorei a dica do cottage e agora só faço em casa! Queria aprender a fazer as frutas também! Gosto muito da ideia do “feito em casa”, sabe?
    Obrigada!
    Bjuus

  4. Oii mimis querida… queria saber se to fazendo certo. Eu treino de manha e no pos treino tomo whey e depois de um tempo eu como um omelete de duas claras com uma colher de aveia e de recheio uma colher de iogurte desnatado e canela por cima. Ta certo?
    Beijoos

    • Carina, não sou a mimis, mas estou visitando alguns blogs para responder algumas perguntas. Os alimentos que você está ingerindo são ótimos. Você precisa saber é dosá-los e fazer apenas alguns ajustes. Pelo que entendi você pratica musculação certo? Bom, antes do treino você precisa comer carboidratos e depois também – nada de frutas, pois elas possuem frutose e este não é um carboidrato ideal para pré e pós treino – prefira batata doce (rica em nutrientes). Muita gente toma só whey depois do treino, mas os carboidratos são essenciais para recuperação muscular – eles que injetam glicogênio nos músculos (após um treino, seus músculos estão sem glicogênio e precisam fazer a recomposição). As claras de ovo e o iogurte logo na próxima refeição estão ótimos. Criei recente um site de emagrecimento e treino: http://www.eufit.com.br. Faça uma visita: estamos postando artigos sobre dieta, treino e saúde.

×