Afinal, estresse engorda?

17

 

afinal-estresse-engorda-blog-da-mimis-michelle-franzoni-post

Estamos vivendo em um tempo onde a maioria das pessoas andam estressadas, seja pela correria do dia a dia, preocupações, família, estudos. Enfim, muitos são os fatores que influenciam a nossa vida e fazem com que a gente tenha uma rotina estressante e com uma má qualidade de vida.

E uma das questões que sempre nos cercam é: o estresse realmente pode fazer a gente ganhar peso? Pesquisas apontam que existe sim uma ligação entre o estresse e o ganho de peso.

O estresse nada mais é que a forma como nosso corpo reage às situações ao nosso redor, como um dia cheio de trabalho, um engarrafamento, má alimentação, dentre tantas outras.

Um estudo realizado pelo centro médico de Georgetown, indicou que ratos submetidos a estresse engordavam mais, embora a ingestão de calorias permanecesse a mesma.

Outra  pesquisa realizada por estudiosos do Instituto Weizmann, de Israel, e publicado na revista científica Proceedings of the Nacionational Academy of Sciences (Pnas), descobriu que quando estamos estressados os alimentos gordurosos se tornam ainda mais irresistíveis, e, além disso, faz com que tenhamos mais vontade de encher o prato e repetir quantas vezes forem necessárias.

A observação demonstrou que a tensão ativa uma região do cérebro responsável pela produção da proteína UCN3. Isso pode facilitar o ganho de peso pois ela age no fígado, coração, pâncreas e cérebro, aumentando a vontade de comer, bem como agindo também na diminuição da sensação de saciedade.

O estresse não causa somente o aumento do peso. Ele traz consigo muitos outros malefícios, como hipertensão, colesterol, diabetes e desaceleração do metabolismo. Isso acontece porque em situações de  estresse há o aumento da produção de hormônios como a cortisona, e o impacto de neurotransmissores e adrenalina, que propiciam o surgimento de tais doenças.

A relação que existe entre o aumento de peso e o estresse é muito antiga, praticamente pré-histórica. É uma resposta do nosso organismo às ameaças, e uma delas é armazenar energia para sobreviver. Por isso acumula-se a gordura.

E como acontece o ganho de peso? Bom, quando estamos estressados é lançado ao sangue o hormônio cortisol, e esse hormônio quando em níveis altos e prolongados suprimem a função da tireoide e desequilibra os níveis de açúcar no sangue. Dessa forma, o organismo passa por mudanças e começa a acumular principalmente gordura abdominal, sendo esse um dos lugares mais perigosos.

Ainda, tem aquela fome emocional que todo mundo que sofre com problema de peso já deve ter sentido pelo menos alguma vez. Quando estamos estressados, a vontade de comer pode aumentar e perdermos o equilíbrio durante a ingestão calórica do dia.

Segundo especialistas, o estresse em níveis altos pode ser tão prejudicial à saúde quanto o álcool e o cigarro, por exemplo, e é preciso dar a devida atenção, não somente pelo aumento de peso, mas sim por todas as consequências.

Mas calma! Se você anda estressado, tudo tem jeito e pode ficar bem!

A primeira dica para combater o estresse é praticar atividade física. Os hormônios liberados durante o exercício promovem sensação de bem estar e alegria.

Outra dica é procurar terapias ou hobbys que despertem calma e tirem a tensão do dia a dia. Yoga, meditação, massagens, cromoterapia e jardinagem são bons exemplos.

O principal de tudo é não somatizar as más energias e tentar separar os pequenos problemas do dia a dia da sua vida. Mesmo que eles ocorram, saber lidar é fundamental para não aumentarmos os níveis de estresse e pouparmos nossa saúde.

E aí? Vocês andam estressados ou calminhos? Atenção ao nosso corpo e mente sempre!

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

17 Comentários Mostrar comentários

  1. Engorda sim. Eu engordei por ficar estressada em não saber lidar com uma determinada situação. Daí depois, comecei cuidar das emoções e emagreci. Ainda não aprendi completamente a lidar com alguns estresses adeq

    • Ops cortou, … enfim, como não aprendi a lidar melhor com algumas situações, eu re-engordei um pouco, mas náo tudo. estou revisitando as estratégias para lidar com os estresse e já estou no bom caminho de novo. Autoconhecimento e autoreformulações não são fáceis, nem rapidinhas, mas eu creio que são o caminho da estabilidade não só do peso, como da vida em geral. beijos

  2. Olá Mimis eu adoro vc e suas dicas, olha eu passei por um estresse muito grande no trabalho, eu comia uma lata de leite condensado por dia, e engordei muito, agora com suas dicas tentando correr atrás do prejuízo. Bjs

  3. Eu sou a prova viva que stress engorda amiga, rs. Vou me doar para estudos sobre o assunto hahahahaha

    Meu último pico de engorda foi causado por puro stress. Eu passava no mínimo 30 dias por ano presa no carro, não conseguia praticar atividade física com regularidade por estar sempre “cansada”, a química do meu corpo se desequilibrou e eu vivia ou na bad ou acelerada a ponto de ter que tomar medicamentos para controlar meu humor. Além do desgaste físico, stress traz desgaste emocional também, eu estava em um ciclo de pensamentos ruins que não conseguia quebrar.

    Além da cirurgia tenho certeza que não teria emagrecido tudo que emagreci se tivesse mantido o mesmo estilo de vida, rodando 80 km por dia para ir trabalhar, sem fazer atividade física..

    Parabéns pelo post Mi, e por produzir um conteúdo com uma visão holística sobre o tratamento da obesidade. Você genuinamente arrasa <3

    • Nossa…Eu estou passando por isso há uns 5 anos…já engordei mais de 20 kg só q eu não sei o q fazer e por onde começar….
      Já tentei dieta exercício remédio e nada deu certo… Quer dizer da certo no começo depois eu fico depre d nv
      O q eu faço???

  4. Já tinha uma grande admiração pelo que você vem me incentivando. Agora em relação a este post, virei mais que seguidora. Pois estou passando por essa fase e quase detonei tudo que já conquistei. Mas com seus esclarecimentos, sei que não está tudo perdido. Obrigada por compartilhar o que você sabe a mais. Deus te abençoe muito!

  5. Entao mimis tenho 2 perguntas
    Se quando fazer as barrinha de cereais pode usa azeite na forma
    E tambem quero que vc da dicas sobre cuscuz como fazer saudavel e qual e a melhor marca para comprar?

  6. Márcia Sampaio em

    Meu Deus Mimis, por isso não consigo emagrecer, já nasci estressada!!!

    Faço uma dieta atrás da outra e nada, não consigo mais emagrecer nem com dieta.
    Preciso de muita ajuda.
    Beijos…

  7. Estou tao estressada que me deu alergia, e para piorar o medico me deu hidroxisona que eh a base de cortisona, primeira efeito colateral foi inchar, isto aconteceu pq onde moro teve muita neve este ano, o frio acaba com a saude emocional, pq acumulou o trabalho da faculdade e com isso nao conseguia ir para a academia, mas gracas a Deus estou melhorando, exercicio fisico eh na minha opiniao a melhor forma de aliviar o stress. Beijos excellent materia

×