MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

127 Comentários Mostrar comentários

  1. Palmarejo - Praia, Cabo Verde em

    Parabens. Adorei o video, a ideia de plantar no terraco me fascina «. estou regressando para a minha casa que estava em reforma e vou querer experimentar algumas das suas dicas. So que tenho receio de infiltracao na casa. Outro problema ee que no meu Pais (Cabo Verde) o sol ee muito forte e chove muito pouco…

  2. plantei e esta rendendo mais que xuxu na cerca.Minha duvida é se posso/devo comer a pimenta biquinho com ou sem as sementes.Tenho-as (em media 10 pimentas por dia)comido com as sementes mas, pergunto-me se sao malignas ou benignas.Agradeço se enviarem a resposta para meu e mail,

    abs

  3. Adorei o vídeo, estou querendo fazer uma horta em minha casa,so que nao sei fazer este sistema de irrigação vc pode nos contar o passo a passo de como faz e tbm qual o tipo de terra para plantar?

  4. Boa noite. Moro em apto pequeno e quero plantar couve, hortelã e mais algumas ervas para temperos. Devo plantar em um mesmo vaso ou separados?

  5. Boa noite, poderia me passar a indicação de quem fé a parte de paisagismo Horta na sua casa.
    Tbm moro em
    Cacupe é minha casa tem um telhado verde que quer fazer uma horta e área de lazer com plantas. Fico no abatido da sua indicação! Muito obrigada

  6. Júlia Cristina em

    Mimis, tudo bem?

    Estou muito precisando de uma receita que vi, mas não localizo ela de jeito nenhum.

    É uma pizza e que com a mesma massa temos a opção de fazer um biscoitinho.

    Pode me ajudar.????

    Desde já lhe agradeço ou quem puder me ajudar a encontrar essa receita.

    Abraços, Adoooro!

  7. Karolina Castro em

    Mimis, adorei sua hortinha.
    Tenho um quintal enorme aqui em casa que, no momento, não ta servindo pra nada. Tô pensando em ter uma horta tbm.
    Bjosssssssssss.
    Continua inspirando a gente, tá?

  8. Oi Michelle,queria muito aprender a plantar ervas de temperos em vasos como ex:cebolinha,salsa,manjericão,abobrinha,hortelã,etc.Estou seguindo uma dieta com ajuda de suas receitas do blog.Adoro!

  9. Oi Michelle,queria muito aprender a plantar ervas de temperos em vasos como ex:cebolinha,salsa,manjericão,hortelã,etc.Estou seguindo uma dieta com ajuda de suas receitas do blog.Adoro!

  10. Olá Michele
    Adorei esse vídeo sobre horta.
    Tenho um espaço ótimo na minha casa para se fazer uma horta, acontece que tenho tb uma cadelinha que vive nesse espaço. eu devo cercar esse jardim pra ela não entrar?
    Muito obrigada, abraços.
    Suely

    • Michelle Franzoni em

      Oi Lindalva! eu uso humos de minhoca ou um adubo de esterco de porco. As plantinhas precisam de agua e sol não se esqueça 🙂 Beijão!

    • Michelle Franzoni em

      kkk muito amor!
      Na verdade a terra tem que ser boa e bem adubadinha, a planta precisa receber água e sol. E aí tudo dá 🙂

  11. Micheli Fontanella em

    Lindonaaaa, adorei o vídeo e suas dicas para plantar. Minha mãe adora plantas folhagens e vou encorajá-la a plantar temperos e couve que adoro!!
    Parabéns pelo teu trabalho, adoro tuas dicas!!
    Grande beijo

  12. Video maravilhoso. Moro na California e estou me mudando para uma casa.
    Estou pesquisando sobre landscape e lembrei da sua hortinha e vim conferir os seus videos.

    Otimas dicas!

    Thanks

  13. Adorei o seu video. Vou te acompanhar sempre. Eu sou vidrada em plantas,não consigo viver sem elas.
    Um abraço e parabéns pois vc além de jovem é muito bonita. Marly

  14. Boa noite Mimis!
    Gostaria de saber se essas sementinhas que compramos em lojas de produtos agropecuários são orgânicas? Como saber se são transgênicas?

  15. Ola Mimis adorei o vídeo, estou preparando uma horta aqui em casa também.
    Sabe o que eu gostaria muito era saber mais sobre pesticidas , agrotóxicos e maneiras mais saudáveis de cuidar da minha horta para que ela não tenha aqueles bichinhos que comem todas as folhas.
    Obrigada! Bjs te adoro

  16. Gostei da sua ideia de horta vertical, mas o comentário é sobre a sua cove

    A cove precisa ser desbotada, deixando apenas 1 ou 2 brotos apenas, senaun ela vai definhar e morrer, depois de desbrotar coloque um pou o de esterco curtido no pé delas que as folhas vão ficar grandes de novo, esse trato cultural tem que ser feito regularmente. Ah os brotos retirados viram novas mudas.

  17. Linda a horta, ia amar ver mais dicas de plantas e como ter minha propria horta!
    Comecei agora a cozinhar e tenho buscado muita inspiracao aqui. To amando tudo, ja fiz o macarrao de abobrinha, a tortinha de brocolis, e o peixe com legumes, tudo ficou uma deliciia! Amo seu trabalho, posta mais!!

  18. Olá.. o projeto foi feito por alguém ou você mesma projetou?
    é que minha mãe trabalha com paisagismo e estou tentando ver com ela uma forma de nos especializarmos somente nisto ,ainda mais com ingredientes sustentáveis (o problema é que n a varanda aqui de casa nunca bate Sol e por isto eu sofro com os mofos 🙁 )

  19. Olá, adorei a sua horta. Pena que moro em um apartamento pequeno. Gostaria de saber como plantar verduras em vasos. Como preparar a terra, colocar adubo, proteger a terra, etc…
    Desde já muito obrigado.
    Beijinhos
    Raquel

  20. Maria Angela Teixeira em

    Olá Mimis! Linda demais a sua horta! Também adoro hortas. Moro em apartamento e venho tentando semear morango a partir das sementinhas que recobrem o próprio fruto. Coloquei-as em uma embalagem de ovos. Só que, de várias sementes, apenas uma brotou e depois de muito tempo esperando. A terra é excelente e tomam um solzinho de leve da manhã. O que será que pode estar acontecendo? Um beijo pra você!

  21. Gostaria de dar uma dica a respeito da couve coloque pimenta do reino em carroço em um recipiente com água depois borrife das planta espanta até gafanhoto bjs

  22. Oi, Michelle!!! Ficou belíssima sua horta!! Saiu apenas da composição rustica/rural e ficou um belo projeto paisagístico! Na casa que construirei terei horta no telhado também, vou considerar algumas idéias suas aí! 😉 As minha plantadas no chão estão mais suscetíveis a ataques de bichinhos e pragas e preciso proteger dos meus animais ao menos as hortaliças e legumes mais sensíveis.
    Me tira umas dúvidas? Qual a profundidade que você as plantou? Ou seja, quantos centímetros da flor da terra até a sua laje? Você fez sistema alveolar por baixo da horta, ou apenas a laje mesmo impermeabilizada? Qual técnica de impermeabilização seu empreiteiro usou?
    Eu lhe daria apenas uma dica, que talvez vá tirar um pouco o charme paisagístico, mas vai diminuir as chances de pragas e dar mais nutriente ao seu solo. Você pode usar plantas companheiras ao invés de colocar casca de pinnus entre os pézinhos da mesma espécie. Algumas Pancs (plantas comestíveis não convencionais) também funcionam muito bem, como trevinho (azedinha), caruru e outras. Pesquise a respeito se não as conhece e vc vai se apaixonar por elas!!
    Ahhhh, e li uma dica que foi maravilhosa para minha horta! Uma barreira de hibiscos e/ou Capuchinha (essa flor é comestível, deliciosa e enfeita a salada!) atrai para ela as praguinhas, deixando sua hortinha livre! Lesmas, caracóis, percevejos, amam estas plantas. Assim vc pode deixá-los comer sua barreira, ou fazer a cata de forma mais prática dos bichinhos concentrados ali.
    Sei que é ocupadíssima, mas se puder responder às minhas dúvidas, agradecerei imensamente!! 🙂
    Beijos orgânicos pra vc! 😉
    Vivian

  23. Olá Mimis!! Sei do carinho que você tem pelos seus fãs. Adoro ver suas receitas, matérias nos programas de tv, no seu blog, enfim….
    Sua história me chamou atenção, e honestamente, comecei a me motivar com você! Comecei uma reeducação alimentar no ano passado e estou firme até hoje, e não pretendo desistir nunca…srsrrs… Mas, eu não tive muito pique pra conciliar a alimentação com os exercícios físicos. Então fiquei um pouco fraca, e agora há mais ou menos 1 mês comecei a me exercitar por 30 min de aeróbica diária. Estou me sentindo muito melhor, obrigada!!! E pra completar, com as suas receitas eu aprendi a variar o cardápio diário e não ficar repetindo refeição. Obrigada mais uma vez!!!! Adoro o seu bom humor. Você expressa muita felicidade e me contagiou!!! Você é linda!! Beijosss… Sara

  24. Para eliminar o pulgão da couve e fazê-la crescer e muito, utilize ADUBO DE GALINHEIRO, (feses de galinha), cuidado use depois de seco ao sol e em POUCA quantidade, pois ele fermenta em grande quantidade, mas é um excelente adubo para a couve além de eliminar todas as pragas.

  25. Maria Conceição Pinto Nunes em

    Gostei muito do vídeo da sua hortinha. Tenho espaço pequeno em casa e esse vídeo me motivou a fazer tb uma hortinha. Claro que já existem lá tomatinho cereja, que dá muito, e hortelã à beça. Comprei terra preta adubada, é boa para horta? O que vc coloca sobre a terra que parecem folhas secas?
    Grata, de antemão, pelas dicas que me fornecer.
    Maria Conceição
    Cachoeira Paulista – Vale do Paraíba – SP
    (12)3103-3730

  26. Boa noite Mimis, a um tempo que nao vejo seus posts, hoje consegui ver e adorei sua horta. Fico sempre querendo voltar a ter uma tbm. Fiquei mais animada vendo a sua e o carinho que tem com ela, vou dar um jeito de animar. bjs e Obrigado por suas dicas.

  27. Micheli, tudo bem?

    Acompanho teu blog e está me ajudando bastante na questão de reeducação alimentar.
    Adorei teu jardim, amo hortas. Meu problema é que em casa tenho meus bichanos que amam passear no jardim que fiz porém não posso ousar em fazer uma hortinha pelo chão pois eles adoram bagunçar, e fazer as necessidades.
    Tenho muito espaço nas paredes.Me ajuda com ideias práticas, baratas e que eu possa aproveitar a ter as ervas e legumes em minha mesa da forma mais natural e saúdável.
    Depois te envio uma foto do espaço que tenho, ok?
    Abs
    Beatrice

  28. Rosimeri Ribeiro em

    Oi Mimis, adoro seu blog, e tambem amo plantar e tudo organico, plantei duas phisalis qye ganhei e nasceu muitas mudinhas, tudo juntinhas, sabe como faço agora para transplantar e que adubo devo usar? Obrigado , beeeeeiiiujossss

  29. Oi Mi, tudo bem?
    Acabei de comprar uma casa aqui em Joinville e arrumando meu jardim, acabei me apaixonando pela plantas.
    Vendo a sua hortinha linda, decidi começar a fazer algo simples em vasos.

    Li os comentários e tem muita gente querendo iniciar também. Que tal fazer um post sobre como montar pequenas hortinhas em vasos com temperinhos, alfaces, tomatinhos (pra quem não tem tanto espaço e não pode investir numa super infra)?
    Vou adorar!!! Ajuda a gente!!!
    beijoooo

  30. Mimis, que horta linda!!!

    Eu tenho um espaço com grama no quintal. Já decidi, vou retirar um pedaço da grama, adubar e plantar.

    Eu já tinha começado timidamente uma hortinha com hortelã grosso, miúdo, coentro e alface, só que depois do seu vídeo resolvi expandir.

    dê mais dicas, por favor.

    um beeeeeeeijo kkkkk

  31. Parabéns pelo seu trabalho Mimos! A algum tempo venho te acompanhando e você é sempre um grande incentivo!
    Você poderia me dar algumas dicas de sites onde piso pesquisar solário, projetos de casas, horta no solário, etc., pode ser sites em inglês.

    Obrigada,

  32. Mimis amei este post, eu sempre tive algum tempero plantado, adoro colher as ervas na hora, e quero muito fazer minha hortinha também, mas vou fazer numa versão de vaso mesmo rs. Vc sabe quais ervas convivem bem juntas? Por exemplo, posso colocar, hortela e menta juntas?

    Bjossss

  33. Helena Rogelin em

    Parabéns!!! linda horta, com vista espetacular e um telhado maravilhoso. Adorei e tive várias ideias para fazer a minha horta. beijos

  34. Minha mãe regava as couves com algumas gotinhas de detergente, isso espantava os bichinhos,(pulgão), as couves eram muito saudáveis.Não fazia mal , comíamos tds os dias.

  35. Olá Mimis. Adoro seu blog. É um super exemplo a se seguir.
    Eu planto couve em casa e quero te dar uma dica para salvar suas couves. Vc precisa podá-las, ou seja, vc precisa escolher as folhas que são maiores e tirar as menores (aqueles galhinhos menores crescem nos galhos maiores) isso dará força as folhas maiores. Logo vc vai perceber que o galho principal vai engrossar e crescer com força total. Aqui em casa tenho um pé com mais de 2 metros e dando lindas e grandes folhas.
    Espero que vc goste da minha dica. Bjo!

  36. Caramba Mimi acabei de te conhecer e adorei. Amei seu post. Eu amo hortas, moro em apto. mas planto tudo em vasos, meu pai tem uma fazenda e quando posso viajar pra lá fico doida nas plantações e nos pés de frutas…rs
    Você comentou dos bichinhos na couve e provavelmente conhece vários tratamentos naturais, mas já ouviu falar em borrifar nas folhas uma água fusionada com folha de fumo? É ótimo e não faz mal. Dá uma pesquisada.

    :**

  37. Oi Mimis. Sou sua fã e te sigo há bastante tempo.. Fiz uma reeducaçao alimentar também e perdi 20kilos…. sempre faço suas receitas Adorei sua horta..Tá linda …Tenho um pequeno espaço em casa também e adoro plantar .. Que qualidade é essa abobrinha sua que fica pequena assim? Ocupa pouco espaço…
    Uma vez plantei uma nao sei a qualidade ( se era italiana,cambotiá,etc nao sei) e ficou enorme, foi dando várias folhas e invadiu o meu quintal inteiro e nada de dar abobrinhas…
    Beijão enorme.. Parabéns…

  38. Que legal mimis. Adorei essa ideia da horta em cima no telhado. Quem fez o projeto da tua casa? Eu e meu marido compramos um terreno na Pedra Branca e adorei isso, acho q quero fazer p mim tb. E tb quero uma casa totalmente ecológica.

  39. Thaís Dourado em

    Oi, Mimis!
    Fiquei completamente apaixonada por esse vídeo! Amei sua hortinha e as iniciativas ecológicas que você fomenta na gravação.

    Desculpe a indiscrição, mas quanto ficou, aproximadamente, o valor do seu projeto do teto verde + irrigação?
    Acho incrível a ideia!

    Muito obrigada,
    Thaís Dourado.

    • Michelle Franzoni em

      Oi Thais, Que legal que gostou! O projeto foi feito em todo jardim da casa e incluiu outras etapas então não sei te precisar, pois vai variar conforme a área. Um beijão!

  40. Mimis acompanho seu blog e amei o post da horta, vou construir a minha casa e quero fazer a horta igual a sua, gostaria que me desse as dicas de o que pedir pra arquiteta e como executar a horta!! Beijos

  41. Parabéns Mimis!!Tua horta ta linda D+, e muito inspiradora, amo todos os teus videos, possuo um espaço bem legal aqui em casa para um possível horta porém não sei nem por onde começar…adoraria videos com tipos de terra apropriada, adubos, se o cuidado com a horta demanda muito tempo diário… enfim tudo que compartilhas é sempre muito bem vindo e nos ensina e incentiva a uma vida mais saudável!!Bjusss

  42. ..parabéns pelo teu bom exemplo! Tbém tenho horta, porém é suspensa,o maridão que construiu em madeira e colocou irrigação automática. O bom da horta suspensa é que além de prático p/ trabalhar, as formigas e outras pragas não invadem pois nas pernas da horta colocamos graxa. O chato é que viajo mto. e nem sempre dá p/ acompanhar as “crianças”. Bju.

    • Michelle Franzoni em

      Oi Fernanda! Que legal. tenho pesquisado bastante na internet. Quero dicas sim. Meus tomates estão com lagartinhas, uns 30% do que colho está ruim. e li que o dipel é um produto biológico. Posso usar sem medo? Beijos!

  43. Olá Mimis! Vc pode explicar melhor como funciona esse sistema de irrigação e qual aparelho vc usou? Estou construindo minha casa e quero muito uma horta igual a sua!! Bjs

    • Michelle Franzoni em

      Oi Gabriela, Nós contratamos uma empresa especializada que fez a irrigação de todo o jardim. É um sistema simples mas que deve ser pensado antes do término da obra pois é mais fácil de construir. Tente procurar referências de empresas na sua cidade e depois me conte. Beijos!

  44. Adorei, sou louca por plantas e horta nem se fala, também converso muito com minhas plantas, acho que elas adoram rsrsrs, gostaria que você ensinasse a plantar abobrinha em vasos, pois as minhas são todas em vasos, pois não tenho terra, minha casa não tem espaço .

  45. Oi Mimis,

    Amei o vídeo, e maravilhosa sua horta, tenho uma chácara e nela possuímos tbm uma horta, me interessei muito pela irrigação automática que vc mencionou no vídeo, pode passar mais informações sobre ela,pois me interessei muito,pois na mim seria ótimo pelo fato de não morar na chácara, e nesse caso dificulta muito as molhadas na hortinha, e pra mim essa irrigação seria perfeita.

    Grata!

    Att. Elly

  46. Amei Mimis, quero uma pra mim…RS
    Por favor, ensina como plantar abobrinha no vaso. Amo abobrinha também!
    Moro em apartamento.

    Obrigada
    Bjos

  47. Oi mimis, adorei a sua horta!! e gostaria de um auxilio seu… eu vou morar em apartamento, e muito pequeno, mas eu queria fazer uma hortinha para ter temperos, e ai eu comprei potinhos quadradinhos, acredito que sejam 15×15 e altura de uns 10 a 15 cm. Eu já plantei em um salsinha, e a mesma nasceu, mas me falaram que elas não se desenvolvem em potes pequenos, que eu tenho que coloca-la em um pote de no mínimo uns 20cm de altura. Esta certo isso? Como eu devo fazer? Você teria alguma ideia?

    • Michelle Franzoni em

      Oi Marcela! elas vão nascer sim mas não irão crescer muito por causa da pouca terra. Quanto maior o vasinho, mais ela cresce pois tem mais alimento para ficar forte. 🙂

  48. Maravilhosa sua horta! Parabéns! Fiquei super interessada no molho pesto que você falou. amo manjericão. Não esquece de nos agraciar com mais essa receitinha.

    Como vc sempre diz: “um beeeeijo” (pra mim já é característico seu, a forma como manda beijo). rsrs Tudo de bom!

  49. Angélica Raquel em

    Oi Mimis, amei o vídeo! Muito linda sua horta! Parabéns pelo blog e por tds as dicas, receitas e informações legais. Sou super fã! Vc nos inspira a ter uma vida saudável e consequentemente o emagrecimento. To amando, amando! Vc é uma linda! parabéns e sucesso! Bjus

  50. Parabéns pela sua horta! Amei!!
    Estou terminando de construir minha casa e vou começar a minha horta também, com certeza quero suas dicas!

  51. Bom dia. Parabéns pelos posts, são todos maravilhosos e úteis. A acompanho a um tempo e adoro. Procuro manter minha saúde e no momento procuro por orientações tanto alimentares quanto atividades físicas para ganho de massa magra. Tenho 1,51m e peso 51,700Kg cuidando do abdome (perder poucas gordurinhas), Glúteos e pernas (ganho de massa magra). Saberia de alguma dica ou algum blog específico para me ajudar? Obrigada, você é muito especial. Abraços.

    • Michelle Franzoni em

      Oi! A dica para ganhar massa magra é treinar forte com pesos e comer um pouco mais de calorias do que se gasta no dia. é um pouco complexo calcular. Se puder, procure um nutricionista esportivo que será bem legal. Beijao!

  52. Vc é uma querida!
    Estou começando uma horta aqui em casa e.estou encantanda com a sua. Quando acabou o vídeo eu disse “aahhh” rsrsrs.
    Eu gostaria q se vc pudesse compartilhasse mais dicas de hortinhas.
    Depois gostaria de.mostrar a.minha tb.
    Bjus lindona
    Deus te abençoe

  53. Linda sua horta! Parabéns! Como pedido de tema, tenho um, se você puder passar mais dicas, como por exemplo: para ter alface sempre, quantos pés preciso plantar? Bjs

  54. Que vídeo maravilhoso Mimis, também amo minha hortinha e todos os dias dou uma “futucadinha” nela, sensação muito boa em ver as plantinhas crescer a cada dia! Parabéns. Beijo.

×