A importância do sono

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Dormir é muito bom, né gente? Ter uma noite de sono tranquila e acordar cheio de disposição é maravilhoso. O sono também tem essa função, de restaurar o nosso organismo depois de um dia cansativo e cheio de obrigações.

Nós dormimos aproximadamente um terço de nossas vidas e a quantidade de sono no dia a dia é em torno de sete a oito horas. Além de termos bons hábitos, como se alimentar bem e se exercitar frequentemente, ter horários fixos para o descanso é fundamental para a manutenção do nosso corpo.

Na verdade, dormir vai muito além de repousar nosso corpo e nossa mente. Durante o período em que estamos dormindo, acontecem inúmeros processos metabólicos, que caso sejam alterados, podem mudar todo o equilíbrio do nosso organismo.

O sono tem como função controlar a temperatura corporal. Ou seja, se nos privamos do sono, reduz-se a capacidade de regular a temperatura do corpo.

Além disso, durante o sono acontece a consolidação da memória e do aprendizado. Todas as informações que recebemos ao longo do dia é firmada no período em que estamos dormindo. Por isso a importância de não deixar de dormir para passar horas estudando. As chances de se lembrar no dia seguinte será menor do que se você tivesse tido uma boa noite de sono.

Durante o sono normal a pressão arterial diminui, bem como os batimentos cardíacos. Os músculos ficam relaxados e há redução da produção de urina. Desta forma, percebe-se que muitos sistemas também descansam ao longo do sono e isso é vital para o corpo humano.

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Ficar sem dormir pode comprometer a nossa saúde, principalmente porque é durante o sono que são produzidos alguns hormônios super importantes para o funcionamento do nosso organismo. Um exemplo é o hormônio do crescimento. O pico de produção dele acontece durante a primeira fase do sono profundo, cerca de trinta minutos depois da pessoa dormir.

Reduzindo as horas de sono há chances do desenvolvimento de diabetes, pois ocorre a inibição de produção de insulina pelo pâncreas.

Com o passar da idade, é natural dormirmos menos e mesmo assim estarmos dispostos e saudáveis. Por exemplo, um bebezinho quando nasce chega a dormir até 17 horas por dia! No estudo realizado pela Fundação Nacional do Sono, nos Estados Unidos, constatou-se as horas de sono que cada faixa etária necessita.

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A curto prazo, a falta de sono nos deixa mais cansados e sonolentos durante o dia, irritados, com perda de memória recente, alterações de humor repentinas, pouca criatividade, bem como raciocínio lento, dificuldades para se concentrar e desatenção.

A longo prazo acontece o envelhecimento precoce, falta de força física, redução do tônus muscular, tendência a engordar, comprometimento do sistema imunológico, doenças do coração e gastro-intestinais, além da perda de memória crônica.

Já viram né? É importante dormir! Quem tem problemas com insônia pode ter dicas para combate-la nesse POST.

Me contem! Como é o sono de vocês? Quantas horas vocês dormem por dia?

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MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

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4 Comentários Mostrar comentários

  1. eu vivo isso todos os dias. Nos últimos meses estou me sentindo péssima engordei uns kg vivo no efeito sanfona emagreço engordo isso está me deixando muito mas muito pra baixo me sinto incapaz, a compulsão pela comida me domina. Estou na academia pensando em comer, td que faço é pensar em comer estou evitando tirar fotos me olho no espelho me sinto um monstro não me aceito do jeito que sou gorda.desculpe o desabafo mas gostaria mt de ter a mesma vontade que vc. Parabéns

  2. Mimis, tudo bem? Te admiro muito!
    Tenho uma dúvida… Comecei a malhar tem 1 semana, estou gostando muito apesar das dores rsrs mas li por aí que malhar diariamente pode fazer mal, pois, é necessário que se dê 36 horas de descanso para o corpo. Isso é verdade? Fiquei preocupada. Obrigada. Te adoroooo!

    • Michelle Franzoni em

      Oi! Não é verdade, porém é ideal que vc alterne seus treinos de pernas e braços para que o músculo descanse e tenha qualidade. Beijos!

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