Aposte no óleo de coco

43

Todo mundo já ouviu falar sobre o óleo de coco, não é mesmo? Ele ficou bem conhecido nos últimos tempos junto ao público adepto da reeducação alimentar e emagrecimento por seus inúmeros benefícios. E realmente, existem bons motivos para inserir este óleo na dieta!

Como o nome já diz, o óleo de coco é extraído do coco e existem dois tipos deste alimento, o extravirgem e o refinado. O extravirgem é extraído do coco fresco e o refinado do coco seco.

Este óleo possui uma boa quantia de gorduras saturadas e normalmente são triglicerideos de cadeia média, e não de cadeia longa, como são encontradas comumente nos alimentos. Isso significa que eles são super bem absorvidos pelo organismo trazendo melhorias para a saúde.

O óleo de coco ainda possui muitos benefícios para a saúde. Olhem só!

Aposte-no-óleo-de-coco-blog-da-mimis-michelle-franzoni-post

Auxilia no emagrecimento: De acordo com pesquisa realizada em 2000 no Canadá as pessoas que utilizavam o óleo de coco na dieta tinham uma maior quebra das gorduras, comparado aquelas que usavam óleos comuns na alimentação.

Melhora o sistema imunológico: A ingestão de óleo de coco faz com que o organismo combata o ataque de microrganismos ao nosso corpo e também ajuda na absorção dos nutrientes dos alimentos. Ele também tem o poder de melhorar o trabalho do intestino ao eliminar as bactérias que fazem mal, contribuindo, assim, para a imunidade.

Saciedade já: As gorduras têm uma digestão mais lenta e ficam mais tempo no estômago, gerando aumento da saciedade. Estudiosos da Universidade de Columbia e do Centro de Pesquisa sobre Obesidade de Nova York, constataram que os triglicerídeos de cadeia média ativam hormônios que estão relacionados a sensação de saciedade. Se estamos satisfeitos, comemos menos e é mais fácil seguir a dieta. Segundo o estudo, ao consumir o óleo de coco no café da manhã, é comum que a gente coma menos nas próximas refeições.

Diminui a barriga: Segundo estudo da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, as pessoas que adicionaram o óleo de coco às refeições emagreceram e perderam sete vezes mais gordura abdominal que os demais participantes da pesquisa.

Fonte de energia: Por ser um lipídeo, o óleo de coco é uma excelente fonte de energia, podendo ser usada no pré treino.

Pele e cabelos bonitos:  O óleo na dieta contribui para a elasticidade da pele e os antioxidantes presentes no alimento auxiliam no combate aos radicais livres, que provocam o envelhecimento precoce. Esse óleo também pode ser utilizado para hidratar os cabelos, sendo acrescentado aos cremes.

Melhora o fluxo intestinal: Os alimentos ricos em gordura ajudam na digestão e melhoram a constipação intestinal pois a gordura se mistura com o bolo alimentar e as fezes, facilitando a passagem pelo sistema digestivo. Também tem ação antibacterianas e ajuda a eliminar as bactérias ruins do intestino.

Ativa o metabolismo: o óleo de coco tem ação estimulante e age na tireoide acelerando o metabolismo e fazendo com que o corpo gaste mais calorias.

O óleo de coco pode ser adicionado nas refeições ou receitas e tem gente que até toma puro. Para isso é importante que a dieta esteja equilibrada pois o consumo excessivo de gorduras pode levar ao aumento de peso.

Para adicionar nas receitas, basta trocar o óleo comum pelo óleo de coco. Eu gosto de fazer bolos integrais, tortas e muito mais! Tá cheio de receitinhas AQUI.

Quantos benefícios, né gente? Vocês já conheciam o óleo de coco? Quem já usa no dia a dia? Se tiverem receitas com ele deixem nos comentários!

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

43 Comentários Mostrar comentários

  1. Olá Mimis !!! Amo seu blog e suas dicas!!! Gostaria de saber como posso consumir o óleo de coco puro?? Quantas colheres e qual horário? Tenho muita gordura abdominal é preciso investir em tudo que me ajude a perdê-la!!! Bjusss

  2. Olá Mimis, vi num desses documentários, uma nutricionista falando que para obter todos esses benefícios é necessário que se consuma 4 colheres (sopa) de óleo de coco por dia. Será que não seria muito? O que você me diz? E no caso, como o meu que estou em reeducação para eliminar peso, como fica?

    • Michelle Franzoni em

      Seriam mais de 400 calorias por dia. Eu acho muito sim, e impossivel para que quer perder peso. Tem outras gorduras boas que podem ser inseridas na dieta. Beijos!

      • Marcia Medeiros em

        No seu blog se fala bastante do oleo de coco,mas, procurei nele e até hoje nao encontrei a receita de como se faz em casa o oleo de coco!

  3. Ola, eu comecei a tomar oleo de coco em cápsulas! Tomo duas em jejum pela manhã e duas no período da tarde! E uso o oleo para cozinhar tambem!
    Minha duvida seria se posso tomar sempre as cápsulas..! Porque sei que tudo em excesso não é bom…

  4. Olá, parabéns pela determinação e obrigada por compartilhar é um grande incentivo!
    Maridao comprou gordura de coco, vidro Grande, encheu os olhos, já que outro além de pequeno era mais caro. Tem muita diferença?

    • Óleo de coco extra virgem é extraido apenas do coco, já a gordura de coco, do vidro grande é um mix de coco e frutos de outras palmeiras. A marca é a mesma e o produto é diferente Também gostaria de saber sobre a diferença nutricional. Será que e a Mimi nos responde?

  5. Vania Gardioli em

    Olá gostaria de maiores informações sobre as propriedades nutricionais do óleo de coco em suas variáveis: extravirgem e refinado; Há diferença significativas entre essas categoriais? Qual é o melhor para o consumo?
    Grata

  6. Mimis, adoro seu blog e o principal motivo é vc bater tanto na tecla que reeducação alimentar e exercícios são também uma questão psicológica e de mudanças no estilo de vida que dão resultados corporais e resultados não visíveis a olho nu. Sendo assim gostaria de compartilhar minha experiência nesse caso. Em 2012 eu me encontrava na assustadora marca de 83 kg e sem qualquer roupa no meu guarda roupa que me servisse, me sentindo cada vez pior. O climax de tudo, que foi quando eu decidi mudar foi quando eu tentei vestir minha calça jeans favorita e a calça simplesmente rasgou ao meio com meu esforço de vesti-la, como se fosse de papel. Sentei na cama e chorei muito até me acalmar e decidir que não poderia ficar daquele jeito. Procurei um médico que piorou minha situação. Ele me deu remédios para emagrecer e disse que eu podia comer oq eu quisesse que o remédio faria efeito. Realmente, cheguei aos 68 kg fazendo exercicios mas sem me preocupar com a comida. Resultado? parei o remédio e voltou tudo pra mais de 82 kg e fiquei desesperada. Ai uma luz acendeu na minha cabeça e decidi não procurar mais o caminho fácil. Comecei a me inspirar em blogs como o seu e voltei pro tatame pra fazer meu esporte favorito, muay thai. Junto com o thai integrei corrida e musculação orientados pelo professor. Resultado: voltei aos 68 kg sem remédios, com uma relação muito melhor com comida, comendo frutas, verduras, castanhas, nozes e sinto mais prazer em preparar minhas próprias refeições. Meu psicológico mudou muito e meu fisico tbm, minha auto estima esta muito elevada, estou ajudando outras pessoas, comecei a namorar novamente e minha rinite, sinusite e problemas respiratórios estão muito melhores. Você foi uma das pessoas que me auxiliou muito nesse caminho, mesmo que não saiba. Ainda preciso perder mais 5 kg, mas não acho mais impossível. Não só acho possível como animador, é um desafio, me deixa mais forte e com mais vontade. Obrigada por isso! Continue com esse trabalho maravilhoso! beijão!

×