Festa junina magrinha: dicas para aproveitar e manter a dieta

2

As festas juninas estão aí!

E São João não dá trégua e vem cheio de comidinhas boas para nos tentar, né?

Para poder aproveitar as festas sem colocar a dieta a perder, é preciso estar atento aos quitutes mais famosos e fazer as escolhas certas, ou no mínimo, moderar o consumo.

Vamos ver as calorias de algumas das comidinhas típicas mais famosas!

Festa-junina-magrinha-dicas-para-aproveitar-e-manter-a-dieta-blog-da-mimis-michelle-franzoni-post

Dentre essas opções deliciosas e quase irresistíveis, existem algumas formas de tornar as receitas mais magrinhas para não sairmos tanto assim da dieta.

Por exemplo, o cachorro quente completo pode ser trocado pela versão light com molho de tomate caseiro, mostarda e maionese light, e salsicha de peru light. Essa versão contém 276kcal.

A espiga de milho possui poucas calorias e é uma ótima aposta. O ideal é evitar a manteiga, uma vez que o valor calórico aumenta bastante e cuide com o sal.

A pipoca também pode receber uma versão light. Coloque 1/2 xícara (chá) de milho com 2 colheres de água em um recipiente alto, cubra com plástico filme e faça buraquinhos com o garfo no plástico. Leve ao microondas por aproximadamente 6 minutos em potência alta. Essa receita rende 3 porções e possui apenas 88kcal.

O bolo de fubá, feito com leite desnatado e adoçante artificial para forno pode ter uma redução significativa de calorias, chegando a 222kcal em 100g.

A tapioca é uma delícia magrinha, mas em festas normalmente os recheios são aqueles bem calóricos. Aposte em recheios com queijos magrinhos ou frutas. Tem uma receita delícia AQUI.

O espetinho de carne é pedida certa! Pode ser de frango também e já garante uma boa dose de proteínas.

O quentão pode ser substituído pelo vinho quente, que possui menos calorias. 100ml possui 120kcal.

O arroz doce pode ser feito com arroz integral e adoçante. Ou que tal adicionar uma colher de sopa de chia para enriquecer a dose de fibras?

O pinhão é uma semente super nutritiva e energética, como falei AQUI. Mas não exagere! Mesmo com todos esses benefícios ela é calórica.

Que tal fazer uma versão de canjica diet? Troque o leite integral pelo desnatado, aposte no adoçante culinário e corte o leite condensado.

As demais guloseimas devem ser consumidas com moderação. Se possível, se alimentem antes de sairem de casa, assim vocês evitam comer tudo que virem pela frente. Até porque essas delícias são de encher os olhos, né gente?

E se nada disso funcionar e você extrapolar no São João, volte a dieta no dia seguinte. Não deixe que o escorregão lhe desmotive. Foque novamente em seus objetivos que os resultados incríveis são mais satisfatórios que a jacada!

O jeito é pular a fogueira e tudo o que você ver pela frente para gastar os excessos! 🙂

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

2 Comentários Mostrar comentários

  1. Conheci seu blog a pouco tempo e estou amando, cheio de dicas e histórias inspiradoras. Estou de dieta a 40 dias e já perdi 5 kg, a meta é perder mais 5 kg e com suas dicas tenho melhorado o cardápio e seguido em frente. Tenho uma dica mais simples pra fazer a pipoca sem óleo e queria compartilhar com vocês. Basta colocar 1/2 xícara de milho dentro de um saco de pão (aquele de papel que levamos nosso pãozinho da padaria), colocar no microondas e apertar pipoca. Ficar de olho, se parrar de estourar desligar antes. Pronto, pipoca delícia sem óleo! E ainda pode reaproveitar o saco de pão várias vezes. Bjus

×