Superação Mariana Fernandes

16

Superação-Mariana-Fernandes-blog-da-mimis-michelle-franzoni-01

 

A história de superação de hoje é muito linda! Mariana, de 31 anos, foi uma criança gordinha. Ela perdeu a mãe aos 7 anos e foi morar com a avó, que cozinhava muito bem, e que de certa forma tentou suprir a dor da perda a alimentando em exagero. O excesso de peso foi inevitável, mas ela deu a volta por cima, e por meio da reeducação alimentar e das atividades físicas emagreceu 45kg em dois anos.

Mari começou a engordar após a perda da mãe, ainda criança, e viveu o temido efeito sanfona durante muitos anos, devido a problemas emocionais. Ela conta que depois que a avó que a criou faleceu, engordou mais ainda. E mais adiante veio a gestação que a fez ganhar mais quilos.

Aos 19 anos, na tentativa de emagrecer, ela procurou um endocrinologista, que passou alguns remédios para a perda de peso. Ela chegou a perder 30kg em seis meses, no entanto, quando parou de tomar os medicamentos voltou a engordar muito mais. Outra tentativa foi depois do nascimento da filha. Mariana tomava shakes dietéticos , o que a fez emagrecer 19kg. Novamente em pouco tempo ela recuperou 11kg.

Superação-Mariana-Fernandes-blog-da-mimis-michelle-franzoni-02

Mariana não se sentia feliz, não tinha autoestima, nem autoconfiança. Ela conta: “Sempre ouvia comentários que me afetavam, não podia me vestir como eu queria e sim com o que me servisse, tinha vergonha de sair e me privava de muitas coisas que poderiam me fazer mais feliz pelo simples fato de ser obesa”. Mariana sofria mais ainda por não saber como mudar, o que a fez pensar em se aceitar obesa, porém não conseguia.

A comida era um vício na vida de Mari. Ela não pensava no que estava comendo, apenas comia aquilo que tinha vontade. Ela não tinha a menor consciência do mal que aquilo estava fazendo e diz que comia até o estômago doer, sendo que não tinha consciência da saciedade.

O grande motivo para mudar foi sua filha. “Não queria que minha filha passasse por todo o sofrimento que a obesidade traz, e eu sabia que a melhor forma de isso acontecer era eu dando o exemplo e a criando em um ambiente onde o ser saudável é normal, é um hábito”, diz ela.

Superação-Mariana-Fernandes-blog-da-mimis-michelle-franzoni-03

Nesse primeiro momento, Mariana começou a fazer caminhadas e a se identificar e gostar dos exercícios físicos. Logo depois entendeu que o caminho que leva ao emagrecimento é a reeducação alimentar, por meio da mudança de hábitos e estilo de vida.

No início do emagrecimento, o marido de Mariana não botou muita fé de que ela realmente iria mudar. Ele acreditava que seria apenas mais uma tentativa frustrada. “Em poucas semanas ele viu que eu realmente estava mudando, e essa mudança foi extensiva a ele e a minha filha”. Todos da casa passaram a comer mais frutas, legumes, além de reduzir o consumo de gordura.

O primeiro passo para a mudança foi procurar um grupo de apoio para ter orientação de como mudar, aprender a quantidade de comida que precisava ingerir, além de controlar as porções e anotar tudo.

A dieta que Mariana passou a fazer é baseada em uma cota diária de pontos. Ela tinha a liberdade de escolher o que comer, desde que houvesse o controle das porções e estivesse dentro da cota. “Eu seguia as orientações de não eliminar nenhuma grupo alimentar e também de não exagerar em outros, comer 6 porções de frutas, legumes e verduras por dia, beber 6 copos de água por dia (o que pra mim ainda é difícil) e foi aí que encontrei o equilíbrio”.

O programa que Mari participa também tem uma cota extra semanal para usar como quiser, o que a permitia comer alguma guloseima sem se sentir culpada. “O fato de não me sentir privada de nada foi essencial para eu conseguir me manter firme, pois em nenhum momento eu sentia que estava fazendo dieta”. Aliás, isso é a chave para a reeducação alimentar, pois é preciso ter equilíbrio para levar uma vida saudável e sem neuras, como conto nesse POST.

Antes da mudança de hábitos, Mari comia muitos pães, baguetes recheados, guloseimas de padaria, além de exagerar na quantidade durante as refeições.

Durante a dieta de emagrecimento ela passou a comer de tudo um pouco, com controle e planejamento. As guloseimas passaram a ser controladas e não estavam disponíveis em casa. O planejamento é fundamental, desde as compras no supermercado, o que comer em cada refeição, horários para atividades fisicas.

Na minha reeducação alimentar não foi diferente. Eu priorizava os alimentos saudáveis e nutritivos, mas tinha meus extras, sempre em equilíbrio. Minha dieta está AQUI pra quem quiser espiar.

Superação-Mariana-Fernandes-blog-da-mimis-michelle-franzoni-04

Para driblar as tentações, ela simplesmente não as tinha por perto. Mas, ainda hoje quando tem alguma festa ou evento onde terão muitas guloseimas, ela se programa, para que possa aproveitar o momento e manter o controle.

Mari não falou para muita gente que estava buscando o emagrecimento, apenas foi mudando e assim as pessoas foram vendo o resultado. Ela contou com o apoio total do marido e das amigas mais próximas. “Foram muito importantes, principalmente nos momentos em que a gente se sente um pouco cansada e tem vontade de desistir”.

As maiores dificuldades durante o processo, segundo ela, foram ter paciência e ser tolerante consigo mesma. “Entender que a mudança é pra vida toda e que os deslizes e momentos de fraqueza acontecem e não podemos por tudo a perder por isso. Se escorregar, tem que se levantar e dar a volta por cima”, conta.

Os segredos de Mari para a sua mudança de hábitos foi querer muito e não desistir, principalmente nos momentos difíceis, além de ter força para recomeçar e seguir em frente.

Mariana começou a praticar exercícios logo no início do processo. Começou com caminhadas, musculação, jump, step, zumba, ginástica localizada e pilates. E olha que legal! Assim como eu, Mari é fisioterapeuta e especialista em Pilates, pois sua paixão pelo método foi maior que tudo.

É importante fazer atividade física desde o início do processo de emagrecimento e eu também inicei os exercícios logo no começo como conto AQUI. Eles fizeram toda diferença e a cada dia eu me sentia muito mais disposta e animada para as atividades.

Superação-Mariana-Fernandes-blog-da-mimis-michelle-franzoni-05

A internet ajudou muito a perda de peso da Mari. Ela conheceu o blog através de umas amigas na academia e passou a fazer algumas receitas. “São deliciosas e muito praticas, e indico pra todo mundo! As minhas receitas favoritas são a do bolo integral de frutas e a de panqueca integral”. As receitinhas estão AQUI. No Facebook e instagram, Mari compartilha um pouco da sua história.

 Hoje Mari é uma nova pessoa. Ela se sente completamente diferente, tanto por dentro, como por fora. Melhorou sua saúde, as dores na coluna, hoje é muito mais ativa e positiva, tem autoestima e aprendeu a se amar. “Sem dúvidas sou muito mais feliz, disposta, positiva e confiante”.

A nova Mari pretende ainda chegar aos 68kg e realizar a cirurgia para retira o excesso de pele.

Parabéns pelo teu sucesso, Mari, e continue sempre focada nos novos hábitos!

Superação-Mariana-Fernandes-blog-da-mimis-michelle-franzoni-06

 

Peso antes: 115kg     Peso agora: 70Kg     Altura: 1,68cm     Tempo de emagrecimento: 2 anos.

Superação-Mariana-Fernandes-blog-da-mimis-michelle-franzoni-07

 

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

16 Comentários Mostrar comentários

  1. Olá Mimis, incrível todas essas histórias comecei esse mês acompanhar seus posts vídeos receitas, estou passando por uma nutricionista e em algumas semanas já perdi 2kg. Depois enviarei fotos do processo inteiro!!!
    Um grande beijo, e Mariana vc está de PARABÉEEEENS!!!!

  2. Amei essa história, como a persistência é importante quando se tem um objetivo. Achei linda a imagem desse bolo, parece com o bolo integral de frutas que você ensinou, Mimis descobre para a gente, se não for, será que ela compartilha a receita?

  3. Maria Augusta Fieri Sbragia em

    Mariana você tem uma história de vida muito bonita. Parabéns pela sua luta, perseverança e superação, dando esse depoimento que com certeza vai ser de grande importância para muitas pessoas. Você já era linda, ficou muito mais. Beijos

  4. Com certeza ela deve ouvir muitos elogios, pois ficou muito liinda… Adoro “superação”, mas fazia tempo que eu não chorava lendo um, me emocionei demais.

  5. Mariana, que sorriso encantador!
    Parabéns pela sua conquista e superação! Você tá ainda mais bela.

    Obrigada pela inspiração!
    Um abraço,
    Marina

  6. Patricia Santucci em

    Nossa, ela está de parabéns, ficou linda. O exemplo é o que realmente educa, sua filha tem uma mãe maravilhosa, cheia de força de vontade.

  7. jolanda patricia lima da silva em

    Eu tenho 37 anos nunca fui gorda tenho 4 filhos,o meu filhos,o meu filho mais novo tem 8 meses e agora ta difícil de imagrecer e não sou de comer muito,o que faço

    • Michelle Franzoni em

      Oi! É importante cuidar da alimentação e praticar exercicios. LEia o blog que tem muita coisa legal. Se puder, consulte um nutricionista. Beijos!

  8. Eu tive o prazer e a alegria de conhecer essa pessoa maravilhosa que é a Mariana Fernandes, menina linda e meiga que com todo seu esforço ficou mais linda do que ja é! Parabéns pelo sucesso, sou uma admiradora e fico muito feliz de ver o quanto você está feliz!!! Linda entrevista! bjs Renata Maio

  9. Realmente, para quem anda nesta luta, é mesmo bom ler histórias REAIS. Este trajeto é mesmo muito complicado. RA custa, pois gostamos mesmo de comer…ou a comida é um vício. Acho que é isto mesmo. Bem, mas temos de tomar a decisão. A saúde e o bem estar connosco mesmos são o mais importante.
    Obrigada pelo testemunho.

×