Escolha certa: café ou chá?

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Nesse friozinho não tem nada mais gostoso que tomar um café ou chazinho bem quente. Eu adoro! Esquenta o corpo e parece também acalentar a alma. Afinal, tanto o café como alguns determinados chás, como o preto, o mate e o verde, possuem cafeína, estimulante da dopamina, neurotransmissor que produz a sensação de bem-estar. Além disso, a cafeína estimula a termogênese, que está associada ao metabolismo, ou seja, ajuda na queima de calorias, como já contei neste post AQUI. Tudo muito lindo, mas em excesso ela faz mal. Aliás, tudo em excesso não é bom, viu, gente!

A quantidade ideal de cafeína diária são 400mg. Isso dá cerca de 3 xícaras de 150 ml de café (cada uma tem de 60 a 150 mg de cafeína). E de 8 xícaras de 150 ml de chá (cada uma tem de 10 a 50 mg de cafeína). Aqui, falo dos chás provenientes da plantinha Camellia ou Thea Sinensis, que são os chás vermelho, verde, oolong, preto e o branco, a erva-mate, que origina-se das Aquifoliáceas e o hibisco, da família das Malvaceaes. Todos os demais são livres de cafeína.

Por sua ação estimulante a cafeína também é um ótimo remédio para dores de cabeça, além de aumentar a atividade cerebral.

Mas não é só de cafeína que é feito o café. Esta pode ser sua substância de destaque, mas ele também possui ácidos clorogênicos que proporcionam sua ação antioxidante e ajuda a diminuir riscos de doenças inflamatórias e cardiovasculares.

Mas, afinal, qual a melhor escolha? Qual das duas bebidas traz mais benefícios para o nosso corpo?

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E os chás sem cafeína, quais são e quais seus benefícios? Separei alguns que achei interessantes:

– Boldo: alivia mal estar (enjoos) e cólicas abdominais;
– Camomila ou hortelã: perfeitos para relaxar;
– Capim cidreira: é diurético e possui ação analgésica;
– Erva-doce (anis ou funcho): ótimo para quem tem problemas respiratórios;
– Alecrim: além de bom para curar gripes e resfriados, ajuda a combater as dores provocadas por contusões;
– Laranja: para enxaqueca é tiro e queda;
– Canela: agente anti-inflamatório.

Atenção grávidas!

Chás proibidos: de cáscara sagrada, romã, guaco, cavalinha, sene, arnica, canela, hortelã, verde, preto e branco e erva-mate.
Chás permitidos: chá de camomila, erva-cidreira, capim-limão e chá de erva-doce.
Já o cafezinho está liberado. Mas, claro, nada em excesso.

Agora que já sabemos tudo sobre café e chá, me contem qual vocês preferem e não vivem sem?

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MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

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15 Comentários Mostrar comentários

  1. Karina Cassiano em

    Boa tarde , sobre sua publicação dos Chas achei muito interessante.Pois tenho crise horríveis e enxaqueca . Você diz que cha de Laranja e muito bom mais eu nuca vi este cha de Laranja. Gostaria de saber como devo tomar de manha , tarde ou noite ect…
    Grata
    Karina

  2. Luzia Aparecida Batista em

    Mimis tenho q ser verdadeira ,gosto sim de chás. Mas sou mineira,portanto eu amo café,pra vc ter uma idéia eu torro o meu café,e é moído na hora de coar.De manhã um pequeno pretinho depois o meu adorável café com leite.MAS TENHO USADO COM MODERAÇÃO.Bjos !!!! Minha linda.

  3. achei ótimo!
    gosto muito de ler a respeito de saúde,
    eu retenho muito liquido e vivo numa reeducação alimentar,gostaria de saber qual dos chás e indicado pra mim e quanto tomar por dia.
    obrigada
    maria angela

  4. Sempre preferi chá,porque desde adolescência sofro com insônia e fui recomendada a evitar café.
    De preferência chás sem cafeina. Café só qdo preciso de estimulante extra e como remédio pra dor de cabeça.
    Gostei muito das informações e aprendi mto sobre o café e os chás.

  5. Carolina Sarmento em

    Mimis,

    Adoro o teu blog! Hoje vou começar numa academia e quero, quiçá, participar do teu superação, enxugando 15 quilos!
    Sei que vou levar um tempo, mas estou determinada 🙂
    Quero voltar aqui com o objetivo alcançado e enviando um e-mail com o antes e depois!

    Continue a inspirar a vida de todos que visam à melhoria da qualidade de vida!

    Muito obrigada pela dedicação e carinho, torço pela tua manutenção de qualidade e vida longa ao blog!

    Beijinho!

  6. Muito bom esse post, Mimis. Eu sou viciada em chás e cafés e tomo todos os dias, religiosamente. Não sabia que o café aumentava o LDL, você saberia dizer se este aumento está relacionado com o consumo excessivo? Ou a simples ingestão do café, dentro da quantidade permitida, já contribuiria para o aumento do colesterol ruim?
    Beijos, sua linda!

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