Diet, light, zero e integral: afinal, qual a diferença?

20

diet-light-zero-e-integral-blog-da-mimis-michelle-franzoni-01

Quando vamos comprar alguma comidinha mais leve, na intenção de manter ou entrar em uma dieta, dificilmente entendemos os rótulos dos produtos. Light, diet, zero e integral. Qual comprar? Afinal, é tudo a mesma coisa? Não, não é.

A importância de saber o significado de cada tipo garante nossa satisfação perante o objetivo. Sabiam que nem todos têm a função de deixar o produto menos calórico?

Para facilitar as nossas vidas separei os produtos, descrevendo suas funções e para quem é indicado. Vamos conferir?

diet-light-zero-e-integral-blog-da-mimis-michelle-franzoni-02

O que é
É isento de um determinado nutriente. Este deverá ser retirado ou substituído, e a “troca” deverá estar especificada no rótulo.
Para quem é indicado
É desenvolvido para um grupo específico de pessoas, como os diabéticos, os que sofrem de doenças metabólicas (como o hipotiroidismo), ou ainda de algumas doenças fisiológicas.
Fica o alerta
Para quem quer perder peso deve ser observado no rótulo qual o nutriente que foi retirado ou substituído, para ver se assim o produto fica de fato menos calórico. Um bom exemplo é o chocolate diet, que tem redução de açúcares, porém pode chegar a apresentar mais calorias que o normal.

diet-light-zero-e-integral-blog-da-mimis-michelle-franzoni-03

O que é
Tem redução de no mínimo 25% de algum componente.
Para quem é indicado
Para quem quer fazer dieta pois pode possuir  redução de açúcar, sódio ou gordura.
Fica o alerta
Para quem é alérgico ao nutriente. Minha dica é sempre comparar a versão light com a normal e ver se realmente vale a pena a troca.

 

diet-light-zero-e-integral-blog-da-mimis-michelle-franzoni-04

O que é
Esse nome é o mais recente adotado pela indústria e assemelha-se como o alimento Diet, sendo isento de algum ingrediente.
Para quem é indicado
Pessoas que têm alguma restrição por conta de alergias ou doenças. Também pode ser usado na dieta, deste que conferida a sua redução calórica no rótulo do produto. Pois, alguns produtos “Zero” acabam trocando uma substância por outra ainda mais calórica.
Fica o alerta
Hipertensos devem consumir estes produtos de forma moderada se a isenção for de açúcar. Na maioria das vezes os produtos “zero” trocam este componente por adoçantes, como sacarina e ciclamato e podem  conter muito sódio.

 

diet-light-zero-e-integral-blog-da-mimis-michelle-franzoni-05
O que é
São produtos que não passam pelo processo de refinamento. Eles continuam ricos em fibras, vitaminas e minerais, porém podem ter gorduras também.
Para quem é indicado
Para quem quer simplesmente levar uma vida mais saudável e para quem está de dieta, já que os produtos integrais produzem a sensação de saciedade, reduzindo a vontade de comer.
Fica o alerta
Observe o percentual de farinha integral contido no rótulo. Existem produtos feitos 100% de farinha integral, porém ainda têm muitos que a misturam com a farinha branca. Nesse POST eu falo mais sobre isso e ensino a escolher o verdadeiro pão integral.

Cuidado! O leite integral é rico em gorduras e por isso deve-se preferir versão desnatada que possui menos calorias.

Devemos cuidar com os modismos e novos nomes que a indústria lança, pois muitas vezes podem confundir o consumidor. Para não cair em furada, minha dica é ler sempre o rótulo do alimento e compará-lo com sua versão normal. Nesse POST eu conto todas as dicas para desvendar os rótulos e aprender sobre as informações nutricionais dos alimentos.

Agora todo mundo já pode escolher seus alimentos de acordo com a necessidade, sem se deixar enganar. Vocês já usam alguns desses tipos de produtos? Quais gostam mais?

 

Fotos: Shutterstock

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

20 Comentários Mostrar comentários

  1. Oi mimis gostaria de saber qual o adoçante que vc recomenda.
    Obrigada
    O seu blog e fobte de inspiração pra mim, ainda não consegui o que quero mais tenho certeza que vou.

  2. MIMIS VC E MARAVILHOSA , AMO SUAS DICAS E ESTOU TENTANDO PERDER PESO , TENHO hipotiroidismo CONTROLADA … E MEU FOCO E EMAGRECER E VC TEM ME AJUDADO COM MUITAS DICAS E RECEITAS MARAVOLHOSAS UM BJJ

  3. Oi Mimis tudo bem? Descobri seu blog por um acaso procurando receitas mais leves pela net, o meu problema nem é com querer emagrecer, o problema é que possuo colesterol alto, e vejo suas dicas voltadas ao emagrecimento e pressão alta, pro caso do colesterol será que posso seguir as mesmas dietas, já que o percentual de gordura nelas é bem pouco?
    E parabéns pelo blog, pela determinação e guerra q teve. Beijos..

  4. Oi mimis, tudo bom gata?
    Olha, você é um exemplo de mulher.
    Queria aprender a me controlar. Pois faço caminhada e dança, mas me descontrolo, fico beliscando besteirinhas, aí já viu né, coloco tudo a perder. Enfim… Eu empaquei no 88kg e não saio por nada. Só aumenta e deminui gramas, um horror. Vim de 95 kg, atualmente estou com 88kg, mas não consigo perder por falta de disciplina. No começo eu não sentia vontade de comer nada, agora sinto vontade de comer tudo. Empaquei no 88kg, sei que a culpa é minha. Final do ano vou casar, passar lua de mel numa praia e tenho vergonha do meu corpo. Não consigo fazer dieta,nem tendo meu casamento como objetivo. Me ajuda mimis, sei que você vai dizer pra eu ler seu post com calma. Já li, sempre estou aqui para novidades, mas não consigo !!! ESTOU DESESPERADA.

  5. OI Mimis, a muito tempo acompanho seu blog e gosto muito das suas postagens. Mas a respeito do leite, estou acompanhando o perfil de uma nutricionista esportiva no instagram e ela condena o uso de leite desnatado tendo em vista a grande perda de vitaminas. Depois dá uma olhadinha lá. Tem posts bem esclarecedores sobre vários assuntos. @sartori.carol

    • Oi Camila, desculpa entrar onde não fui criançada
      Eu acho que em parte tem razão, mas se vamos pela saúde mesmo eu seria contra o uso de qualquer leite animal, eu ainda uso leite desnatado de vez em quando, mas sei que é muito mais saudável os “leites vegetais”, mas infelizmente muitos nutricionistas ainda precisam estudar mais do assunto

  6. Detalhadinho, explicadinho… Amei o post e realmente há dúvidas que sempre pairam em nossas cabeças, interessante a colocação sobre o chocolate diet, levei um susto, mas vou ficar mais atenta a partir de agora.

    Obrigado Mimis arrosou

  7. Elisabeth Aquilino em

    Gostei das colocações aqui apresentadas. Sou da área da saúde e a maioria das pessoas não sabem /desconhecem os componentes específicos de cada uma dessas apresentações. E no final, na maioria das vezes, fazem ingestão de alimentos erroneamente. Parabéns ao blog!!!

×