Troca esperta: como deixar a vida mais saudável

81

Algumas mudanças são necessárias quando a intenção é perder peso e aumentar a qualidade de vida, principalmente na hora de reeducar o seu organismo. Mas dietas muito radicais acabam nos desanimando.

A gente  pode fazer isso de maneira agradável, sem sofrimento e o segredo é sabermos escolher os produtos certos. A reeducação alimentar não se trata de cortar alimentos, mas sim substituí-los e foi assim que eu fiz e vocês podem conferir nesse POST a minha dieta de emagrecimento.

Mas vamos lá! Muitas pessoas me perguntam por onde começar. E eu sempre digo, comecem fazendo pequenas trocas no dia a dia. O pão branco pelo integral, o queijo amarelo pelo branco e assim vai.

Fiz uma super lista das trocas mais legais para emagrecer e ser saudável cheia de receitinhas. A lista ficou grande, ou seja, tem bastaaante variedade, então separei em dois posts. Neste primeiro momento escolhi mostrar as possíveis trocas com os produtos rotineiros, como arroz, pão e etcs. E em breve falarei das guloseimas. O que acham da ideia?

Então vamos nessa? Espiem e me digam se já fazem essas trocas no dia a dia.

Troca-esperta-1-blog-da-mimis-michelle-franzoni

 

Leite

Leite integral: rico em cálcio, o leite ajuda a fortalecer os ossos. Porém, possui bastantes açúcares е gorduras еm ѕuа composição, devendo ser evitado por quem quer perder peso.

Trocar por:

Leite Desnatado: tem 0% de gordura, poucas calorias e conserva os nutrientes, sendo ideal para a dieta. Além disso, possui quantidades similares de proteínas, fósforo, potássio e até mesmo de cálcio que o leite integral.

Leites vegetais (arroz, amêndoas, etc): seguros para quem tem intol­erân­cia à lac­tose e alternativa econômica para fazer em casa. Ver receitas AQUI.

_________________________________________________________

Pão

Pão branco: também conhecido como pão francês ou pão de sal. É rico em carboidratos simples e apresenta alto índice glicêmico.

Trocar por: 

Pão integral: contém fibras que diminuem o índice glicêmico. Além disso, são mantidos as vitaminas e os minerais dos cereais durante sua fabricação. Ver receitas AQUI.

Tapioca: opção sem glúten, mas como não tem fibras, é ideal combiná-la com uma proteína magra ou fibras. Ver receita AQUI.

Pão de queijo de frigideira: sem glúten e cheio de proteína. Ver receita AQUI.

_________________________________________________________

Açúcar

Açúcar refinado: resultado de um processo químico, este açúcar é pobre em nutrientes e rico em calorias.

Trocar por: 

Açúcar mascavo: ele preserva nutrientes, como vitaminas e minerais, benéficos à saúde. É o açúcar bruto. Mas continua sendo calórico.

Açúcar Demerara: passa por um refinamento leve, mas não recebe aditivo químico nenhum. De aspecto granulado, assemelha-se ao açúcar cristal. Tem valores calóricos altos, assim como o mascavo, mas não deixa cor na comida.

Mel: rico em muitos nutrientes, inclusive possui antioxidante.

Açúcar de coco (Nira): possui vitaminas e é rico em nutrientes, como zinco, ferro e potássio.

Adoçante: é um produto para quem quer diminuir calorias. Se consumido de maneira correta e não exagerar, não tem problema.

Agave: é um adoçante orgânico. Possui menos calorias e menor índice glicêmico que o açúcar e o mel, ajudando na dieta.

_________________________________________________________

Suco

Suco de caixinha e refrigerante: a maior parte das bebidas é açúcar e aditivos químicos.

Trocar por: 

Suco natural: o suco ajuda nosso corpo a assimilar os valiosos nutrientes encontrados nos alimentos. Opte por tomá-los sem adição de açúcar e não exagere, pois tem calorias. Ver receitas AQUI.

Água: essencial para manter as funções vitais do organismo.

Água aromatizada: que tal dar um saborzinho à água? Adicionar frutas e ervas é uma dica. Ver receitas AQUI.

Água de coco: rica em potássio e outros nutrientes. Tem poucas calorias. Ver AQUI.

Chás: trazem diversos benefícios. Alguns como o chá verde ou o de hibisco ajudam a emagrecer. Outros, como hortelã e camomila, acalmam. Ver AQUI.

_________________________________________________________

Queijo

Queijo Amarelo: apesar de saborosos, os queijos amarelos possuem alto teor calórico.

Trocar por: 

Queijo branco: aposte no cottage, ele é o queijo mais magrinho. Inclusive tem opção livre de lactose. Ricota e minas também valem. Ver receita AQUI.

_________________________________________________________

Sal

Sal: consumido em excesso pode levar ao aumento da pressão sanguínea e doenças renais, cardíacas e cerebrais, como o infarto e o AVC (derrame).

Trocar por: 

Outros temperos: abuse dos temperos e ervas como alho, cebola, alecrim e  cominho. Para aromatizar o sal e fazê-lo render, adicione ervas secas a ele. Nesse POST tem dicas para reduzir o consumo de sal.

_________________________________________________________

Fritura

Frituras: são ricas em gorduras e muito calóricas.

Trocar por: 

Grelhados e assados: preservam os nutrientes dos alimentos, possuem menos calorias e controlam o colesterol. Aprenda a “fritar” sem óleo AQUI.

_________________________________________________________

Têm bastante variedade! Viram como é possível ter uma alimentação saudável? Me contem que trocas vocês já fazem e deem sugestões aqui!! 😉

 

Fotos: Shutterstock

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

81 Comentários Mostrar comentários

  1. Fernanda Vieira Bastos em

    Oi Mimis… sua lindaaa… Preciso de ajuda… urgente… desde dezembro do Ano passado qdo soube que ia ser avó… achpo que a anciedade… sei lá… meu metabolismo mudou… de lá prá cá… engordei gradativamente 17quilos… estou desesperada… perdi quase todas as minhas roupas… todos os dias para me vestir para o trabalho… fico triste pois nada me serve mais… fui no shopping semana passada… pra comprar roupa… me recusei a levar qualquer peça que experimentei… ficaram ridículas… estou entrando em depressão… meu netinho nasceu em Julho… mas nada de eu perder peso… Me ajuda… Bjosss

  2. Eu venho tentando emagrecer à mais de um ano e não consigo. Não sou de comer gorduras e nem beber refrigerantes. Faço caminhada todos os dias. Não sei mais o que fazer.Tenho 40 anos, estou com 72 kg, tenho altura 1,56+-

    • Michelle Franzoni em

      Oi amada! AS imagens abrem normalmante. pode ser que a velocidade de sua internet seja mais lenta e dificulte. Me siga se é isso. Bjks!

  3. Micheli Fontanella em

    Olá Mimis!!

    Sou sua fã e sempre que posso leio seus posts.
    Gostaria muito que você postasse dicas de alimentação fora de casa. Viajo muito durante o mês, geralmente fico a semana toda em hotel, e os cardápios de hotéis são de chorar, pois além de terem valores fora do comum, dificilmente encontro algum que tenha um prato fit.
    Você pode me ajudar? Quero muito mudar meu estilo de vida, mas confesso que fora de casa acabo comendo o que tem, e geralmente é pizza, batata frita, hambúrgueres…

    Grande abraço!

  4. Olá, estou gostando de todas as dicas, comecei a seguir firme, só que descobri que estava grávida, mesmo assim tinha emagrecido 4kg. Então pra não desanimar eliminei só refrigerante frituras e massas. Depois da gestação quero seguir firme e forte todas as dicas.

  5. Olá tenho 31 anos e após muitas dietas com restrição conheci a história da Mimis, foi a minha salvação hehehe faz 15 dias já de trocas de alimentos e está dando super certo sem falar que comecei a fazer 45 min por dia de exercícios. Estou amando minha motivação vem desse blog.

  6. Muito legal este post!
    Já troquei o queijo amarelo pelo branco, o açúcar refinado pelo demerara e o pão branco pelo integral.
    Sempre que dá, faço suco natural em casa…
    Porém qdo não dá, faço suco de pacotinho, que tem menos açúcares que refrigerantes e sucos de caixinha. Já é uma troca, embora não tão boa Qto se fosse pelo suco natural 🙂

  7. oi bom dia tenho 30 anos hoje, e apos minha ultima filha aumentei 10 kg e esses nao consigo perder , ja fiz tudo!!! mim ajudem!!!!

  8. Mimis, eu preciso mesmo e de tomar vergonha na cara. Estou 35 kg acima do meu peso, já procurei um endocrinologista, tentei algumas dietas mas não consigo seguir e acabo desistindo. O meu peso me deixa de pés inchado todos os dias, sou super sedentária. E muitas vezes me sinto mal e ainda assim não consigo ser disciplinada. Cada vez que vou sair e vou vestir uma roupa fico arrasada, pois minhas roupas me deixa super desconfortável. Gostaria que você me ajudasse com dicas .

  9. Estou grávida e estava ganhando peso em demasia. Resolvi fazer essas trocas inteligentes e retirar doces e coisas gordas da minha dieta, já que não posso fazer dieta mesmo. Como o tanto que quiser, mas só as coisas certas. Não engordei quase nada desde então e não sinto fome, afinal, como o tanto que quero de frango grelhado, arroz integral, salada e frutas, mas convenhamos, é o tipo de alimento que enche tão rápido que nem se eu fizesse força conseguiria enfiar o pé na jaca.
    “Nossa, jaquei muito hoje. Comi um quilo de maçã com queijo branco”. – disse ninguém, nunca.

  10. Boa tarde Mimi
    Estou fazendo exercícios a 3 meses e graças ao blog já fiz várias substituições no meu cardápio, mas não consigo perder peso somente medidas, agora vou optar por tratamento estético massagens emais, VC acha bacana? Como faço para melhorar meu número na balança? Bjs

  11. Vitória Fernandes de Sousa em

    Olá! Meu nome é Vitória tenho 17 anos, só passei aqui para dizer que o seu blog está me ajudando muito com o meu emagrecimento, estou na fase de iniciação ainda, mais assim que terminar tenha certeza que vou contar a minha superação para você. Beijos. Obrigado.

  12. Elizabete Monteiro em

    olá querida tudo bem ? adorei as informações como sempre são muito úteis. Mas preciso saber como fazer no caso do almoço, pois, quando estou no trabalho não posso levar minha comida e também nos restaurantes eles utilizam óleo , não tem jeito ! Tento comer saladas sem tempero, mesmo porque até na maioria das saladas já há óleo e outros temperos, mas e na hora dos grelhados que são feitos com óleo ? e não é somente grelhados, tudo eles fazem com óleo ou manteiga, como saber para evitar ?

    Preciso de ajuda para o almoço de todos os dias da semana !

  13. Mimis…depois de 02 meses de estética, só perdi medida! Cheguei aqui no escritório arrasada! Depois da minha gravidez, não consegui mais emagrecer e as dietas eu parava no café da manhã mesmo. Minha alimentação está um desastre: café da manhã, almoço e a última refeição lá pras 21h, era misto quente com suco, biscoitos, pipoca…nada nutritivo.
    Aiiii, não aguento mais! Hoje me senti no fundo do poço…com 1,60 m e 97k!!!!! Nem na gravidez cheguei a este peso! Me deparei com seu blog (que está de parabéns) e li várias histórias de superação que me motivaram: EU POSSO! Imprimi aqui algumas receitas e estou disposta a começar amanhã (sábado) ao invés de esperar a famosa segunda-feira rs

    • Michelle Franzoni em

      Oi amada! Tenho certeza que você vai conseguir! Leia o blog que tem muitas coisas legais pra te ajudar. Vc tem instagram? Me segue la! @blogdamimis Um beijo!

  14. Preciso urgentemente mudar de vida, de atitude, de ânimo e de padrão, hehehehe. Acho que você vai ser um grande apoio e incentivo, pois preciso agir e nem sei por onde começar para encontrar disposição… Boa sorte para mim hehehe

  15. Mimis!.. Preciso começar esta dieta urgenteee.. Kkkk e vc é uma linda com todas essas dicas!
    Me tire uma dúvida!.. Todas essas dicas de alimentação, está incluso aquele esqueminha de comer de 3 em 3 hors?

    Bjs

  16. Boa noite mimis! Achei super interessante essas dicas. Mas me esclareca uma duvida em relacao ao acucar orgânico. Posso usa-lo no lugar do mascavo ou demerara? Ele e tão bom quanto os outros?

  17. Bom dia minis, gostaria q vc desse dicas para as magrinhas já é que só querem perder aquela indesejada barriguinha. Porque se fizermos dietas não ficaremos mais magras? Essa dúvida está sempre sem resposta, sempre faço essa pergunta em alguns postes que vejo mas ninguém me responde. Gostaria de ver dicas para as magrinhas

      • Nossa depois que conheci esse blog fiquei entusiasmada a eliminar os quilos extras, não to seguindo as coisas ao pé da letra,mais pretendo aderir a muito que postam aqui,mais esse incentivo me fez a começar a me reeducar com o que tenho no cardápio de casa. Meta 30 kg a menos

    • Olá,

      Sobre eliminar gordura da barriga é algo complexo, mas possível. Você disse que é magra, mas tem uma barriguinha que incomoda. Bom! Abdominais ajudam a fortalecer o músculo da barriga, mas é necessário sim uma mudança na alimentação, se você seguir essas dicas a cima e aliar a musculação, vai ver uma melhora significativa em alguns meses (tem que ter paciência ). Você vai sim eliminar peso, mas ganhar massa magra. A gordura é energia estocada, tendo trabalhado a musculatura, os músculos são grandes sugadores de gordura, e claro com uma boa alimentação. Você pode também aliar sua dieta com whey que tem bastante proteína o que ajuda na musculatura. Faça musculação!

  18. Alessandra de Oliveira Gomes em

    Olá, montra por favor algum exemplo de reeducação para pessoas diabéticas, já faz 1 ano e meio que estou tentando, eliminei 10 kilos , Perdi bastante medidas mas mesmo fazendo atividade física não consigo diminuir a minha taxa de gordura, obrigada.

    • Michelle Franzoni em

      Oi Alessandra. Eu não passo dietas. Seria importante você consultar um nutricionista para ter uma orientação específica. Um beijo amada!

  19. Oi Mimis, faz pouco tempo que acompanho seu blog, mas já estou amando. Eu queria tirar uma dúvida: é possível perder peso apenas com reeducação alimentar. Eu trabalho e estudo a noite, então não me sobra tempo para praticar exercícios. Desde já agradeço. Beijos

  20. Querida, seu blog e sua história são uma inspiração pra mim.
    Adorei as dicas, já tô adotando aqui em casa.

    Espero em breve também poder contar uma história de sucesso.

    Beijos :***

  21. luci de oliveira silva em

    Amei as dicas, pois sou diabética e vou mudar os meus hábitos alimentares.
    as dicas são bem explicativas quanto a substituição dos alimentos.

  22. Mi, adoro suas dicas! Da sua lista apenas não substituí – ainda – o leite integral, o restante fui largando aos poucos (comecei pelo açúcar, em novembro/2014). Parabéns pelo seu trabalho, linda!!! <3

  23. daniela oliveira em

    Oi Mimis !!!
    eu amoo de paixão o seu blog, as tuas dicas tem me incentivado bastante .Todos os dias tenho acompanhado as receitas as dicas estou amando os resultados . vai fazer um mês dia 08/09/15 que dei inicio a reeducação alimentar , já conseguir eliminar 4 kg … estou super feliz .. Muito obrigado por tudo …

  24. olá mimis! amei as dicas de substituições mas a que mais gostei foi a do leite…
    muito bom você ensinar a fazer o leite vegetal. seu blog é o máximo esta de parabéns.
    já consegui eliminar 7 quilos e sem malhar imagina quando começar.
    um abraço.

  25. Oi Mi!!! Adoro essas dicas de substituição, pois muitas vezes ficamos em dúvida sobre quais alimentos podemos trocar, e acabamos fazendo escolhas não muito saudáveis. Achei ótimas as receitas, principalmente a de leite de amêndoas para fazer em casa! Adoro o teu blog!!! Me estimula e inspira muito!!!! Beijos!!!!

  26. Mi, só um comentário sobre a troca do leite pelo leite vegetal. Culinariamente eles podem ser equivalentes, mas nutricionalmente eles são diferentes.

    Essas receitas incríveis de leites vegetais que podem ser feitas em casa que você ensinou aqui para a gente são super ricas em nutrientes e ficam com o custo mais competitivo que tomar leite de vaca mas os nutrientes não são os mesmos do leite. Os leites vegetais tipicamente são mais ricos em carbs e, exceto pelos industrializados enriquecidos (normalmente carésimos), não tem cálcio por exemplo. Aí a gente compensa com outros alimentos de origem vegetal ricos em cálcio, como os vegetais de folhas escuras.

    O leite vegetal para fazer em casa queridinho do momento na comunidade veggie é o de coco, cheio de gorduras boas. E o resíduo a gente ainda usa para fazer farinha de coco que fica mara. Quer que te mande a receita para vc tentar? Me avisa no whatsapp que te mando!

    Bjs da sua amiga neo-veggie bicho grilo que tem a maior inveja branca do mundo da sua horta hahhahahahahahahaha

    • Michelle Franzoni em

      Oi Char! Saudades! Boas dicas, tá vindo aí um post bem legal sobre as proteinas vegetais! Já fizuma receita do leite de coco uma vez e tenho que postar logo aqui! Amo coco! 🙂 Vem conhecer minha horta, né! Um beijao!

  27. Já troquei tudo acima já tem uma tempinho, com exceção do sal. Tenho dificuldade em trocar o sal por conta da pressão baixa que tenho. Mas, sinto que meu corpo retem líquido e acredito que o sal pode ser um vilão nesse aspecto.

×