Dieta econômica: como congelar couve

34

como-congelar-couve-blog-da-mimis-michelle-franzoni-post

Muitas vezes nos empolgamos nas compras ou queremos ter de tudo em casa e acabamos perdendo algumas frutas, hortaliças e vegetais, não é mesmo? E tudo está tão caro!

Para evitar jogar alimentos fora, eu lanço mão do congelamento. Serve tanto para carnes, como vegetais e frutas, e já dei super dicas nesse POST e nesse POST também.

Hoje vou mostrar pra vocês que podemos congelar a couve inteirinha para fazer suco verde também! Assim como é possível, fazer cubinhos de gelo (ver AQUI) e ter mais praticidade no dia a dia.

Claro que consumir os alimentos fresquinhos é sempre a melhor solução. Congelados, os alimentos perdem um pouquinho dos nutrientes, mas sempre melhor usar dessa forma do que não usar ou jogar fora, certo?

Vocês sabem que tenho uma horta orgânica que amo de paixão e até já mostrei o tour nesse POST. Os pés de couve são lindos e desde que comecei a plantar não preciso mais comprar nem congelar, pois é só apanhar e fazer.

Mas eu congelava muita couve! E ainda faço isso quando vou viajar e as folhas estão lá bem bonitas.

Para congelar a couve é muito fácil! O primeiro passo é  lavar bem as folhas. Eu uso uma mistura de água sanitária e água e deixo de molho por 10 minutos para higienizar bem. Uso uma tampinha de água sanitária para cada litro de água. Em seguida, enxáguo com água corrente e seco bem com papel toalha ou pano de algodão. Ah! Essa dica de higienização serve para qualquer fruta ou vegetal.

Depois de sequinhas, é só dobrar ou enrolar cada folha e levar ao congelador. Se usar saco plástico para conservar, a dica é retirar bem o ar antes de fechar.

E pronto! No dia a dia é só retirar a quantidade que quiser e colocar na receita.

Também pode ser usada para refogar porém o frescor e a textura se perde um pouco.

Já postei várias receitas de suco verde AQUI no blog e agora quero ver todo mundo fazer, heim!

Vocês já congelaram alimentos? E a couve? Me contem tudo, inclusive as dicas! 🙂

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

34 Comentários Mostrar comentários

  1. Olá depois de limpas eu bato a couve com água e congelo no saquinho de chup chup pra fazer suco. Fica ótimo. Não perde o sabor e nutrientes.

  2. Olá tudo bem?
    Gostei muito do seu blog…por isso acho que você pode esclarecer uma dúvida…estou tomando um suco detox para emagrecer…composto de abacaxi, maçã, gengibre, hortelã e couve…para facilitar o meu dia a dia estou congelado os mesmos já picados em potes, faço para uns 10 dias…então bato no liquidificador junto com agua fria e suco de limão…eu e minha filha de 13 anos estamos tomando em jejum todos os dias e depois de 30 min tomamos o café da manhã. Minha dúvida é: posso continuar a fazer desse jeito congelando os ingredientes ou quando eu os congelo perco os nutrientes e se essa é a maneira certa para conseguir resultados. Por favor você pode me ajudar?

  3. oi Mimis sou sua fã ,eu congelo o couve e a hortelã, o couve eu uso esse mesmo processo que vc usou, quanto o hortelã eu congela na forminha de gelo .

  4. Vanderleia Queiroz em

    Eu gostaria de perde 10 k gostei muito das receitas de suco verde e quero aprender muito mas com voces porque se e saudavel e bom investir

  5. Olá mimis. Vi aqui que tu usas água sanitária para higienizar as folhas, eu também usava, até começar a estudar nutrição e descobrir que os agentes branqueadores presentes na água sanitária são super cancerígenos além de ter uma ação negativa na tireóide. O ideal é usar o peróxido de oxigênio a 3% mas como aqui em Natal mandar manipular isso é muito caro, compro o hipoclorito mesmo, que é diferente da água sanitária pois n tem os Agentes branqueadores.

    • O ideal seria buscar a orientação profissional de uma nutricionista. Raramente se indica exceder um copo ao dia para evitar intoxicação por nutrientes (depende do plano alimentar que se esta seguindo), assim como o uso prolongado tb não é indicado. Para evitar sobrecarregar fígado e rins, o ideal é diversificar os sucos.

  6. Oi amiga! Eu faço todo o procedimento que voce explicou menos o congelamento da couve, eu guardo num pote bem tampado na gaveta do congelador e dura por mais de uma semana

  7. Amooo o teu blog! É sensacional: já fiz receitas, já me inspirei bastante na tua história, já vasculhei tudinho!!! Mas lendo este artigo eu fiquei bastante confusa: sempre li que verduras não podem ser congeladas cruas, inclusive de um site vegano trouxe esta informação: ” Posso congelar todos os vegetais?
    Com a exceção das folhas, como alface, almeirão e couve, você pode congelar tudo sim. Alguns tem o gosto um pouco alterado com o congelamento, mas quando feito da forma correta, mantém o gosto e o frescor por longos tempos.” (fonte: http://estilovegan.com.br/quais-frutas-verduras-legumes-voce-pode-congelar-sem-problemas/). Neste site, inclusive, diz que vegetais devem ser passados por um processo chamado ‘branqueamento’, que é um prévio cozimento rápido antes do congelamento. Será que as orientações para congelamento mudaram? bj

  8. Oi Mimis

    Eu ja congelo ela picada bem fininha pra ja refogar e tambem ja processada em forma de cubos de gelo pra fazer o suco (do mesmo jeito q faço com o morango e algumas outras frutas pra poder ter sempre, mesmo fora de época)

  9. BRENDA RAIANE PEREIR DA COSTA em

    Mimis, ouço mt gente falar do suco detox e tal
    aqueles que vendem em garrafa no mercado são bons?
    se não for posso fazer suco detox e tomar a noite? pq d manhã é mt corrido pra mim eu acordo as 5:30 não posso incomodar quem está dormindo com barulho do liquidificador!
    Aguardo resposta

  10. celia maria minguini em

    Bom dia, nossa tão facil e a eu não fazia ideia, achava que as folhas fossem depois de descongeladas fossem murchar. Vou passar a fazer. Serve também para alface americana, rúcula e berinjela?
    grata

  11. Bom dia!!
    Amores gostaria muito de aprender a conservar mandioquinha, já tentei congelar não deu certo já tentei deixar dentro da geladeira com agua não deu certo. Como conservar mandioquinha!!!!! Obrigada pela atenção dispensada.

  12. Oi Mimis!! primeiro queria dizer que te acho o máximo!! te acompanho sempre, e fico de olho em todas as tuas dicas!! te acho lindaaaa e uma simpatia única!! Depois queria saber se você abandonou os videos no youtube ou se pretende voltar?? eu sempre te assistia e curtia muito teus videos… mas vejo que você não atualizou mais o canal.. no blog é ótimo.. ler as postagens e tal.. mas no vídeo parece que conversamos um pouco contigo.. um grande beijo, um dia quero estar na tua galeria de “super ação”!!! lindona

×