Amendoim: poderoso aliado da dieta e saúde

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Sabiam que hoje é comemorado o Dia do Amendoim? Pois é, podemos considerar dia 13/09 como o dia oficial dessa semente saborosa e nutritiva que não só pode como deve entrar na nossa dieta. Cheio de proteínas, tem poder antioxidante, é antiestresse e ainda ajuda a emagrecer, pois dá a sensação de saciedade, evitando que a gente sinta aquela fominha na hora errada.

Esta leguminosa também é forte aliada do coração, prevenindo doenças cardiovasculares e diminuindo o colesterol. Conforme pesquisa realizada pela Universidade Vanderbilt, dos Estados Unidos, de março deste ano,  a ingestão de amendoim está relacionada à diminuição da mortalidade e queda de cerca de 40% das disfunções por doenças do coração.

O amendoim é ricos em vitaminas E, as do complexo B e o ácido fólico. Também possuem minerais como zinco, cálcio, magnésio, ferro e fósforo. A maior parte de sua gordura está presente na forma poliinsaturada, que auxilia na redução e controle dos níveis de colesterol no sangue. E ainda têm alto teor de lipídios e aminoácidos. Ah, e não contem colesterol.

Olhem quantos benefícios:

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O amendoim é uma fonte concentrada de energia e contem gorduras boas indispensáveis a nossa saúde. É por isso que ele é calórico, assim como as nozes, castanhas e outras oleaginosas. Para aproveitar todos os seus benefícios, o consumo indicado é uma pequena porção que pode ser usado para incrementar a receita ou até servir como lanchinho.

Fácil de ser encontrado e bastante econômico, devemos sempre observar a procedência do amendoim, pois assim como outros alimentos como as nozes e milho ele pode apresentar aflatoxina, que é um fungo que se desenvolve na natureza e que pode estar em quantidades anormais.

Para termos segurança, uma das formas de fiscalizar é ver se no pacote vem o selo Pró Amendoim, da Abicab (Associação Brasileira de Indústrias de Chocolate, Cacau, Balas e Derivados), que é a entidade que garante o nível permitido de aflatoxina nos produtos.

Vamos combinar, né! O amendoim casa bem com qualquer situação. Seja para receber amigos, assistir a um filme ou um futebol, em forma de petisco, torrado ou natural. Aqui vale ressaltar que mesmo torrado ele mantém seus nutrientes.

Podemos incluí-lo em receitas também, fica bom tanto em doces como em salgados. Gosto de misturá-lo com frutinhas ou saladas pois dá um sabor todo especial!

Outra opção é a manteiga ou pasta de amendoim, que a gente encontra pronta nos mercados ou também pode fazer em casa e já até passei a receita AQUI. Essa pastinha pode virar o recheio da tapioca ou do wrap, de tortas e bolos e até para passar no pão e comer com frutas. Amo comer com banana picada ou tâmaras.

Humm… cheguei a ficar com água na boca, e vocês? Já conheciam todos os benefícios do amendoim? Como costumam comer? Me contem tudo!

 

Vetores: shutterstock

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MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

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10 Comentários Mostrar comentários

  1. Eu como uma colher de sopa de pasta de amendoin no lanche da tarde, puro mesmo. Não moro no Brasil e aqui onde eu moro também é possível encontrar pasta de amêndoas, avelã e macadâmia. Uma delicia!

  2. Oi boa noite amo seus comentários, eu gostaria de uma dica de oq comer para perda de barriga e ganho de abdômen tanquinho eu pesava 95 k e estou com 80 quero chega aos 70 ou mais, tenho 1,70 de altura.
    Oq VC me indica pra eu chega no meu objetivo ?

  3. Eu já adotei o amendoim como minha oleaginosa, por causa do preço muito mais em conta que nozes e castanhas, compro a versão já triturada (sem açúcar nem sal) e misturo uma colher de chá na granola pra comer com frutas e iogurte, fica uma delícia!

  4. Que saber tudo isso do amendoim, eu sou apaixonada por essas miudezas, eu uso todos os dias em forma de pasta integral no pão, claro que é em forma moderada. 😉

    • Mimis adoro suas receitas práticas e saudáveis.
      Tenho colesterol alto e não sabia que o amendoim pode ajudar a reduzir, muito pelo contrário achava que poderia aumentar ainda mais.
      Qual é a porção diaria recomendada em gramas? O saudável ê somente o torrado com sal? E o japonês e bolinha (coberto pela massinha branca)?
      Obrigada…

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