Super dieta contra hipertensão

Por Michelle Franzoni em 14 de setembro de 2015

A hipertensão, conhecida comumente como pressão alta, atinge grande parte da população, cerca de 30%, incluindo adultos e crianças, e ela é hoje a principal causa das mortes no Brasil por favorecer outras doenças, segundo a Organização Mundial da Saúde. Mas o que de fato é a pressão alta e como podemos preveni-la?

A pressão alta acontece quando as artérias ficam impossibilitadas de contrair e dilatar, dificultado o fluxo normal sanguíneo. O sangue, por sua vez, acaba fazendo força contra as paredes da artéria para continuar circulando. Os sintomas são silenciosos e confundidos com outras doenças: dores de cabeça, tonturas, enjoos, falta de ar, cansaço e sangramentos nasais.

Nesse POST eu conto como é importante manter hábitos saudáveis para controlar a pressão arterial. E claro que manter uma alimentação saudável, aumentar o consumo diário de água para no mínimo 2 litros e combater de vez o sedentarismo estão nessa lista.

Além disso, é preciso reduzir o consumo de sal; e o álcool e o cigarro devem ser evitados ao máximo. Ah! Vocês sabem como reduzir o sal da dieta? Tem um post muuuuito legal AQUI onde dou super dicas.

Mas vamos falar de alimentação! A pedidos, separei os alimentos mais poderosos para o controle da pressão arterial. Eles devem ser incluídos na dieta diária para um resultado eficaz. Se conseguir equilibrar a alimentação vai poder comer um extra de vez enquanto. Topa?

É importante considerar que exames médicos e orientação profissional sempre são recomendadas para observação desse distúrbio tão comum. Muitas vezes medicamentos também pode ser indicados. Fique ligado!

Super-dieta-contra-hipertensão-blog-da-mimis-michelle-franzoni-post

Quanta coisa boa! Vou listar os ingredientes aqui e clicando neles vocês acham as receitas no blog:

Legumes e hortaliças
Gergelim
Cacau em pó
Leites e derivados
Alho
Azeite de Oliva
Aveia
Linhaça
Peixes

Lembrando, o excesso de peso prejudica muito a pressão arterial e para controla-la é preciso emagrecer. AQUI no blog tem um post bem completinho onde mostro minha dieta de emagrecimento. Deixar o sedentarismo de lado é fundamental e ajuda a baixar a pressão! Se você ainda não escolheu sua atividade física, espia minha dica AQUI.

Me contem! Vocês têm histórico de pressão alta na família? Quais destes alimentos já estão inseridos na alimentação diária?

 

Fotos: shutterstock

Michelle Franzoni

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

13 respostas para “Super dieta contra hipertensão”

  1. Ivone disse:

    Adoro tudo do Blog da Mimis, antes eu recebia muita coisa, mas não estou recebendo mais. Gostaria, se pudesse, receber. Grata, Ivone

  2. Ana Carolina disse:

    Gostei das dicas… meus pais são hipertensos e essa semana o médico solicitou que eu começasse o controle semanal, já que minha pressão estava 14×9 e tenho 27 anos. Ele também me orientou que preciso emagrecer alguns quilos.
    Adoro alho, uso diariamente e em quase todos os pratos. O suco integral de uva, alface, aveia, azeite e feijão também consumo regularmente. Os demais vou incluir na minha dieta.
    Obrigada pelas dicas… seu blog é maravilhoso.

  3. alice cleyde colacioppo disse:

    Gostei muito da maneira simplificada das explicações via email. Muito úteis!!

  4. rosimar disse:

    posso receber a dieta do vigilante do peso por email

  5. Martha disse:

    Oi, gosto muito dos seus posts , porém tenho dúvidas em relação a quantidades quando se fala de grãos e pós como o de gengibre, tenho dúvidas sobre quantidade diária.Pode me ajudar, tenho obesidade, pré-diabets, pressão alta, e problemas na coluna, preciso perder 25 kgs, mas já tentei de tudo e nao consigo, por exemplo o suco verde não é recomendado para quem tem problema na tireoide, o gengibre sobe minha pressão e por ai vai, não posso fazer alguns exercícios por causa da coluna… é dificil

  6. Kate Susan disse:

    Oi Mimis!! Adorei estas dicas!
    Sou hipertensa desde meus 18 anos… é tomo remédios controlados todos os dias!!
    Já estou consumindo a aveia; alho; alface; vários legumes; peixes; muita água! É o maracujá… chuchu e o chá das folhas do chuchu… ajuda muito!!!
    Beijooo

  7. Aline disse:

    Amei esse post!
    Meu marido, além de pressão alta, tem gota, que é o acúmulo de ácido úrico no sangue.
    Isso dificulta na dieta, pois algumas coisas liberadas na dieta para quem tem hipertensão, não pode ser consumido por quem tem gota.
    E na internet tem vários artigos que acabam sendo discrepantes nesses assuntos.
    Só deixo uma sugestão para um próximo post informativo 🙂
    Grande beijo

  8. Lucia disse:

    Oi Mimis, muito bom esse post sobre dieta contra hipertensão! Vc tem receita de geléia diet de jaboticaba?

    • Michelle Franzoni disse:

      Oi Lucia! Já fiz mas nào ficou boa pois quero uma versão diet bem parecida com a normal. Vou testar de novo e em breve publico! beijos!

  9. claudia de souza disse:

    bom dia, tomo omega 3, óleo de linhaça, cálcio + vitamina D, óleo de prímula, konjac (glucomanano) isso é bom para meu organismo, obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *