Cronograma capilar: técnica poderosa que salva os fios

55

cronograma-capilar-blog-da-mimis-michelle-franzoni

Vocês já ouviram falar no Cronograma Capilar? A nova onda é criar uma “agenda de tratamento” para os seus cabelos com a função de repor  nutrientes perdidos naturalmente no dia a dia. Ele divide-se em 3 etapas: hidratação, umectação/nutrição e reconstrução. O resultado são fios sedosos e brilhosos. O cabelo fica realmente divino! Eu fiz e super indico!

Se vocês estão começando, recomendo seguirem a tabela oficial do programa. Ela é completa e válida para todos os tipos de cabelo. Esta agenda é mensal e comporta 8 hidratações, 3 nutrições e 1 reconstrução. Os processos não podem ser feitos no mesmo dia, e é preciso dar um intervalo mínimo de 48 horas entre eles.

A tabelinha a seguir simplifica bem isso. Vejam:
Cronograma-capilar-blog-da-mimis-michelle-franzoni-02

Hidratação
A hidratação vai repor a água do fios, deixando-o mais sedoso e macio. Ideal para cabelos sem brilho e ressecados. Usem produtos que contenham silicones, aloe vera (babosa), vegetais, pantenol, açúcares, vitaminas ou glicerina. O processo pode ser feito toda semana, dependendo da necessidade do cabelo. E na hora da aplicação, sigam as instruções contidas no rótulo da máscara escolhida.

Umectação
A umectação/nutrição vai devolver os lipídios, ou seja, a oleosidade natural aos fios. Perfeito para cabelos com frizz e desalinhados. Os produtos indicados são: tutano, manteigas (como karité, cacau, abacate, cupuaçu e muru muru) e óleos vegetais. Eu fiz a minha umectação com óleo de coco 100% natural e amei o resultado. Vejam o passo a passo do meu processo AQUI. O resultado é realmente fantástico e imediato. Para manutenção, o ideal é que o processo seja feito de 15 em 15 dias.

Reconstrução
Este processo repõe proteínas. Ele torna-se necessário em cabelos quebradiços, porosos e ralinhos. O objetivo é deixar o cabelo forte! E, por isso, vocês podem estranhar o resultado inicial, pois os fios não ficarão macios. Os produtos para este processo devem conter creatina, queratina, proteína, colágeno, aminoácidos, arginina, cisteína, trigo ou proteínas hidrolisadas. Ela deve ser feita após uma hidratação e uma nutrição. Pra quem passou por qualquer química, comece fazendo de 20 em 20 dias. O ideal é 1 vez ao mês. Aplique o produto seguindo as orientações da embalagem e não esqueça de passar condicionador após a lavação, para dar emoliência no cabelo.

Cronograma personalizado
Também dá para criar um cronograma capilar personalizado. Mas, pra isso, é necessário iniciar o cronograma oficial primeiro. Nele vocês vão observar em qual dos 3 processos o cabelo apresenta um melhor resultado. É como se fosse um diagnóstico do cabelo.

No meu caso, eu sempre fiz muita hidratação em casa e no salão, mas sentia que faltava algo para os meus cabelos ficarem mais bonitos. Foi então que logo após iniciar o cronograma percebi o resultado incrível com a umectação/nutrição (ver AQUI). Conclui que meus cabelos precisavam de lipídeos mesmo, pois notei o resultado na hora: fios mais encorpados e resistentes. Foi aí que mudei o cronograma oficial e passei a fazer mais nutrição no lugar da hidratação.

Cronograma-capilar-blog-da-mimis-michelle-franzoni-03

Ah! Outra coisa importante! Como lavo meus cabelos geralmente a cada 3 dias, pois são mais secos,  mantive esse intervalo, fazendo com que o cronograma se prolongasse por um pouco mais de um mês. Então dá para encaixar em qualquer tipo de cabelo, por exemplo, se você lava todos os dias, mantenha o tratamento dia sim, dia não.

Agora que já fiz o cronograma e sei as necessidades dos meus cabelos, vou continuar fazendo as hidratações semanais e também a nutrição/umectação pelo menos 1 vez por semana. A reconstrução mantenho 1 vez por mês. E aí vou reavaliando com o tempo.

O que percebi disso tudo é que não basta tratar e usar um monte de produtos, é preciso saber qual a necessidade de cada cabelo.

Agora é a vez de vocês. Prontas para iniciarem o cronograma capilar?? Já conheciam? Façam e depois me contem como ficaram as madeixas poderosas de vocês e postem fotos lá na fanpage! 🙂

 

Vetores: Shutterstock

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

55 Comentários Mostrar comentários

  1. Oi Mimis!! Precisando da sua ajuda! Meu cabelo ta muito danificado, será que posso fazer a reconstrução logo após o enxague da umectação ? ou preciso mesmo esperar 1/2 dias??

  2. Muito bem colocado, é isso mesmo: “Reconstrução Capilar – Este processo repõe proteínas. Ele torna-se necessário em cabelos quebradiços, porosos e ralinhos. O objetivo é deixar o cabelo forte! E, por isso, vocês podem estranhar o resultado inicial, pois os fios não ficarão macios.”

  3. Olá, tudo bem? queria tirar uma super dúvida… eu estou na fase da transição capilar, e como a maioria das mulheres amam quando seus cabelos crescem logo eu também, principalmente por conta da transição. Ontem fiz meu shampoo bomba de de café, e iniciei meu cronograma capilar ontem. amanha é dia de fazer novamente minha hidratação…. eu queria lavar meus cabelos com o shampoo dia sim, dia não, e gostaria de saber se toda vez que eu fizer posso acompanhar meu cronograma capilar… a diferença é: tecnicamente era pra ser as segundas, quartas e sextas, mas como quero lavar com o shampoo da maneira que falei meu cronograma iria alterar. Eu posso fazer assim como eu quero?

  4. Adorei o artigo, tô precisada de dar um jeito no meu cabelo, e vc escreveu de forma direta e fácil de entender!!!! Bora dar um jeito na cabeleira!!!

    Mto obrigada!!!

  5. Bom dia,
    Gostaria de indicação de produtos para a parte de Hidratação e Reconstrução.

    Você tem alguma marca/produtos, para indicar?

    Meus cabelos são mistos.

    P.s.: Gostei bastante do seu blog.

    Abraço,

  6. Barbara Karen Silva em

    Mimis, já te sigo há um bom tempo porque sei que o conteúdo que coloca aqui é fruto de pesquisa e tem procedência.

    Adorei descobrir que você também tem falado das técnicas mais modernas de cuidado dos cabelos. Nós encontramos muita coisa na internet, mas não sou do tipo que adere a tudo, preciso confiar na fonte e eu confio muito no Blog da Mimis!

    Parabéns pelo seu trabalho!

    Um beeeeijo!!!

  7. A minha dúvida é: no intervalo de 48h entre uma etapa e outra, posso lavar os fios normalmente com shampoo e condicionador low poo? Pergunto isso porque tenho o hábito (mas ainda não sei muito bem a REAL necessidade) de lavá-los todos os dias. Obrigada =*

  8. Como sempre dicas maravilhosas !!! Já fiz a Nutrição que vc indicou com óleo de coco e meus cabelos ficaram ótimos e olha que tenho caspa e fiquei com medo de piorar, mas na verdade até melhorou. Obrigada por seu blog !!

  9. ana paula meira lima em

    boa tarde!
    comprei o cronopower, a hidratação de mandioca, e tenho o lola rapunzel..e quero fazer um cronograma com esses produtos..além de fazer umas receitas caseiras pra o cabelo..como faço pra organizar esse cronograma mensal?

  10. Oi Mimis!!!! Uma duvida, estou com os cabelos no pescoço pois precisei cortar devido há um corte químico. Faço musculação se segunda a sexta, e meus cabelos ficam molhados de suor só com a musculação!!! a raiz e oleosa e o fio seco. Como faço então tenho que lava-los todo dia!!! há a proposito kkk tenho 1,66 de altura e to pesando 64 k quero trocar gordura por massa e me inspiro em você!!! parabéns pelo blog! Jesus a abençoe!!!

  11. Boa noite. Qualquer pessoa pode fazer o cronograma? Pergunto porque meu cabelo não tem química, há mais de um ano que não pinto e raridade uso secador. Chapinha de vez em nunca rsrsrs

  12. Oi Mimis! Adorei a dica e preciso de algo rápido pra ajudar o meu cabelo pq é muito fininho! Mas não entendi muito bem o processo da reconstrução! De mais detalhes do produto que deve ser utilizado e como fazer a reconstrução por favor? Obrigada bjs!

  13. Oiii Mimis, amei as dicas! Parabéns!! Vou seguir o cronograma… uma dúvida, caso vc saiba e possa me esclarecer, possuo em casa, um creme de proteínas do leite, eu o usaria na hidratação?
    Brigadinha!
    Bjus

  14. Senti falta de dicas para parar queda de cabelos e fortalecer as raízes para que cresçam fortes e em maior quantidade.
    Tenho usado babosa natural e o efeito tem sido razoável. Gostaria de ter outras opções.
    Abraços,
    Sandra

    • Sandra, experimente utilizar o shampoo de café – shampoo transparente + pó de café (pó novo). Misture o café e o shampoo, e utilize antes de toda lavagem com seu shampoo normal. É maravilhoso!

  15. Ola, tenho uma duvida. Como ja tenho cabelos brancos, sempre antes de acabar um ciclo tenho que retocar a raiz no meio…ai fico na duvida se recomeço depois que pinto, ou continuo de onde parei
    Como devo fazer Mimis?

  16. Oi Mimis, eu fiquei receosa, mas fiz a umectação com óleo de coco.. meu cabelo é cacheado e tingido, eu fiquei com medo de ficar oleoso, mas não fica! rs.. e o cheiro do óleo de coco é uma delícia! Eu sou muito sua fã! Estou passando por um pequeno problema de acúmulo de peso, eu tenho um problema com comida rs, ou eu como demais ou eu como de menos rs.. eu estava com 40 kg, tenho 1,57 de altura, e enfrentando uma depressão.. passei a tomar antidepressivo, e ele aumenta o prazer de comer, resultado: 18 kg em 3 meses, fui pra 58kg! nunca tinha pesado isso na vida, fiquei assustada, mas entendo que faz parte do tratamento.. consegui emagrecer 8, mas engordei um pouco de novo, e estou com 54 kg. Preciso perder estes 4 kg, pois sou baixinha! estou fazendo pilates 2 vezes por semana, e zumba 1 vez por semana.. estou tentando arrumar minha alimentação, eu não como frituras, mas como doce todo dia. Enfim, estou na batalha, e vc me inspira muito! Estou com vc no projeto verão. Um beeeeijo!!

  17. Renata Fiório Zaggo em

    Teria como você nos mostrar os produtos melhores de cada etapa… Nutrição, hidratação e reconstrução…
    Assim já teríamos idéia dos produtos a procurar…
    Obrigada

  18. Fiz como a Mimis recomendou e passei umas duas horas na loja de produtos de cabelo lendo os rótulos (muitos até impossíveis de ler, então eu fotografava o rótulo com o celular e aumentava a foto pra poder ler). No final comprei os três produtos e saí muito satisfeita da loja. Para hidratação comprei a máscara hidratante da Belladonna profissional (R$23.90). O pote é azul com a tampa cinza e contém Aloe Vera e Silicone como a Mimis falou. Para Nutrição eu estava bastante inclinada a comprar o óleo de coco puro mas confesso q fiquei com medo dele deixar meu cabelo muito pesado então comprei a brazilian keratin therapy da Organix (R$ 81.32). A embalagem é marron com a tampa dourada. Ela é composta entre outros ingredientes por óleo de coco e de abacate como indicado. E para Reconstrução, comprei a máscara profissional de nutrição intensiva da Voken (R$33.97). Com a embalagem amarela e tampa preta, ela tem vários ingredientes inclusive, aminoácidos e proteínas hidrolisadas. Ainda não comecei o tratamento mas acho q vou gostar. Bjs e espero ter ajudado.

  19. Ola Mimis! Amo as suas dicas! Mas eu preciso de sua ajuda pra iniciar o cronograma capilar. Eu ja comprei o oleo de coco e o creme para hidratacao, so falta o produto pra fazer a reconstrucao. O que vc indica pra fazer a reconstrucao? Qual o produto vc usa? Bjo!

    • Não sou a Mimis mas vou te dizer o q comprei para fazer a reconstrução. Comprei o Nutrição Intensiva da Voken (embalagem amarela com a tampa preta) pois ela tem aminoácidos e proteínas hidrolisadas. Espero ter ajudado.

  20. Oi Mimis, iniciei o cronograma hoje e optei pelo processo de reconstrução, utilizei leite de vaca integral. Meu cabelo ficou duro como descrito acima, mas depois de seco a aparência melhorou. Quando eu era criança minha mãe passava leite em meu cabelo e me colocava sentada no sol, para dar brilho kkkk sou loira natural e ficava super brilhante e dava a impressão de estar mais loirinho. Fiz o seguinte: passei o leite com um borrifador no cabelo seco e penteei , aguardei 20 mim e lavei normalmente com shampoo e condicionador. Adorei!!! Bjjossss

  21. Mimis, fiquei com uma dúvida… vc disse que lava seus cabelos a cada 3 dias… Eu tb tenho cabelo seco, mas por causa do suor dos treinos (treino 6x por semana) não consigo ficar sem lavar todos os dias, e acho que meu cabelo sofre com isso mesmo tentado usar produtos que agridam menos. Com vc faz?

  22. Oi Mimis! Fiz a umectação e amei o resultado, meu cabelo ficou até mais liso, pois diminuiu muito o frizz.
    Gostaria de saber quais produtos você usou em cada fase, pois nas lojas de cosméticos as pessoas não sabem indicar qual produto é ideal para cada etapa. Indicam apenas que você use qualquer um deles.. e assim não sei qual é melhor.
    Obrigada e um beijo!

    • Michelle Franzoni em

      Oi Vania! eu tenho vários em casa e alterno. Vou postar depois sobre isso. Mas escolha os produtos lendo os rotulos dos ingredientes como mostrei aqui. Beijos!

  23. Adorei a dica!!! Meus cabelos são secos demais. Preciso urgentemente fazer algo.

    Vou tentar seu cronograma agora nas minhas férias!!

    Abraços

  24. Amei a dica e o seu loiro, poderia me dizer qual a tonalidade? To pensando em clarear para o verão. Parabéns pelo blog, muito bom! Fiz gastroplastia e tá me ajudando muito. Obrigada.

  25. Não consegui entender que produtos usar para a hidratação e para a reconstrução… Você pode me dizer quais produtos você usou?? Para a umectação vc só usou o óleo de coco direto no cabelo ?

    • Michelle Franzoni em

      Oi Amada, eu usei vários produtos que tenho aqui. A dica é vc ver o que tem em casa e escolher alguns outros baseado nos ingredientes que passei. Em breve farei um post sobre cada etapa ta! beijos!

  26. Passei um tempão fazendo assim Nutrição/Hidratação/Reconstrução, respectivamente as terças, quintas e sábados ou domingos. Agora estou fazendo assim: Terças: hidratação, quintas: nutrição, aos sábados ou domingos: faço umectação e em seguida reconstrução. Estou amando fazer cronograma capilar.

  27. Tatiana Gonçalves em

    Mimis, a reconstrução que você diz é feita em salão ou é um processo caseiro que vc faz? Como a humectação? Estou fazendo a humectação e realmente dá muito resultado…. obrigada pelas dicas!

    • Michelle Franzoni em

      Oi Tatiana! Que bom que tá gostando! Como está no post, faça em casa com as dicas de componentes dos produtos. Mas se quiser pode fazer alguma etapa no salão também. Beijos!

  28. Oi Mimis, te adoro de mais, amo suas dicas!!
    Queria saber onde você comprou o óleo de coco 100% natural, eu comprei vários pela internet já e não gostei muito, uma empresa me enviou um óleo de péssima qualidade. Agora estou comprando os de mercado extra virgem. Qual você compra? De onde?
    Beijos querida!

  29. Oi mimis, adoro seu site e sempre te sigo no instagram. Uma coisa que tenho achado estranho é você não postar foto mais do corpo inteiro, você está grávida? Vejo muitas pessoas te perguntando isso e você nao responde nada! Ou você engordou? Pq antes vc postava mtas fotos de exercício e de biquíni e agora nada. Se as pessoas te seguem é justamente pelo teu corpo pq vc é uma inspiração. Vejo que você estagnou no crescimento do seu instagram e antes estava indo e crescendo mt. Caso vc esteja grávida, qual o problema de dizer isso? Filho é uma bênção e não tem o pq nao responder as pessoas e deixar elas no vácuo. Você só tira foto do rosto e confesso que tá enxendo o saco. Bjss

  30. Oi Mimis, adoro ler os seus posts, tem várias dicas ótimas.
    Eu fiz a reconstrução no meu cabelo e notei que ele ficou um pouco duro, bem “unidos venceremos”.
    Posso fazer a umectação depois da reconstrução?

    Obrigado bjsss

    • Carla, o legal é você fazer uns dias antes uma hidratação ou uma nutrição. Pelo o que eu já vi é até comum o cabelo ficar um pouco duro ou estranho após a reconstrução. Acredito que isso significa que ele não está necessitando de proteínas ( reconstruções). A umectação é um tipo de nutrição, então você só deveria fazer depois de uns 2 dias. è necessário dar um tempo pro produto penetrar no cabelo. O meu cabelo tb não gosta muito de reconstrução. Mas é sempre bom fazer uma vez por mês após um ciclo de hidratações e nutrições! A reconstrução é ideal pra quem fez tinturas, progressivas… quem está com o cabelo elástico. enfim
      Espero ter ajudado.

  31. Olá Mi.
    Já sigo seu blog ha algum tempo e adoro as dicas.
    Gostaria de saber que produto você usa para realizar a reconstrução em casa? Adorei as dicas e vou iniciar o meu calendário. Bjs

×