Xô insônia! Dicas para uma noite de sono tranquila

Por Michelle Franzoni em 28 de setembro de 2015

Quando o dia de trabalho acaba o que mais queremos é chegar em casa e desmaiar. Mas sabemos que não é bem isso o que acontece. Parece que, do nada, despertamos, e mesmo cansados, a cabeça não para de funcionar.

Por isso, separei algumas dicas que vão ajudar você a relaxar corpo e mente, para ter, enfim, uma noite de sono agradável. Afinal, é na hora do sono que o nosso organismo é resturado, onde a memória e o aprendizado são consolidados. Dormir bem traz uma série de benefícios, como já disse AQUI. Inclusive dá uma turbinada a imunidade, como expliquei neste POST.

Vamos às dicas!

 

Xô-insônia-blog-da-mimis-michelle-franzoni-post


Dicas para o sono perfeito

Nada de eletrônicos – O melhor a fazer, para começar, é se desligar completamente dos eletrônicos. A princípio pode parecer impossível, mas com o tempo você acostuma. Além disso, os televisores, smartphones e tablets emitem uma luz fortíssima, que chega a nos deixar com dor de cabeça. Essa luz interfere na nossa produção natural de melatonina, que nada mais que é que o hormônio do sono.

Deixe o ambiente agradável – Outro passo imprescindível é a limpeza e organização do quarto. Durante o dia deixe as janelas abertas de forma que o sol entre e o ar circule. Poeira, bagunça , lençóis e fronhas usadas por muito tempo comprometem seu relaxamento.

Esqueça as lâmpadas de LED – Sabemos que a ideia é economizar, mas as luzes de halogênio ou incandescentes (as antigas), projetam a luz amarela que é muito mais aconchegante. Não precisa usá-las pela casa toda, aposte nos abajures de cabeceira.

Feche as cortinas – Quem mora no meio urbano sabe que as luzes de fora podem ser mais fortes do que as de dentro da própria casa. Então, segue a dica: use cortinas mais grossas, que escureçam todo o quarto.

Abafe o barulho – Outra questão chata é o barulho externo. Uma dica é usar um ventilador ou purificador de ar para criar um ruído contínuo.

Tome chá morno – Aposte nos chás quando já estiver na cama. Mas escolha os sem cafeína, sem açúcar e numa temperatura mais amena, pois a bebida quente eleva a temperatura corporal, fortalecendo a insônia.

Alimente-se bem – A boa alimentação também é nossa aliada. Alguns alimentos consumidos durante o dia também favorecem para uma boa noite de sono, conforme expliquei AQUI neste post.

Realize exercícios – Devemos tomar cuidado também com a hora da malhação. Praticar atividades físicas regularmente ajuda a amenizar a insônia, mas o exercício deve ser feito no mínimo duas horas antes de ir deitar. Caso contrário haverá mais dificuldade em pegar no sono. O ideal é apostar em alongamentos antes de ir dormir e na hora que acordar.

Cuide da postura – A boa postura é fundamental para um sono adequado. Como fisioterapeuta, fiz um post específico sobre a importância da postura na hora de dormir. Nele também explico como deve ser o travesseiro e o colchão. Confira AQUI.

Estabeleça uma rotina – Procure deitar e levantar sempre em um mesmo horário, todos os dias. O corpo vai acabar entendendo que aquele é o horário de desligar.

 

Pode acreditar, seguindo esses passos a insônia não fará mais parte de suas noites. E nem dos seus dias… rsrs… Afinal, como eu já contei AQUI neste outro post, o sono ajuda na nossa qualidade de vida.

Agora todo mundo vai dormir com os anjinhos! Gostaram das dicas? Testem e me contem.

 

Vetores: Shutterstock.

Michelle Franzoni

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

7 respostas para “Xô insônia! Dicas para uma noite de sono tranquila”

  1. André disse:

    Estou contando minha história no meu blog https://noitesemclaroblog.wordpress.com/ abordo exatamente o tema INSÔNIA

  2. estou montando este blog, quero divulgá-lo. Lá , um dos assuntos que abordarei é justamente o SONO. Até mais ! https://vouteajudarblog.wordpress.com/contato/

  3. Iara Lima disse:

    Adorei as super dicas para a insonia, eu tenho este probleminha, o que eu descobri é que o que me ajuda a relaxar´, tomar um banho antes de dormir com sabonete de erva doce. Um ótimo relaxante.
    Bjs.

  4. Flávio Valente disse:

    Excelentes as dicas para um sono melhor. Obrigado

  5. Olga Maria disse:

    Estou adorando as dicas, muito úteis.
    Obrigada,

  6. Chalise disse:

    Bom dia Mimis.. apenas para ti ter a informação correta sobre lâmpadas LED… Hoje existem lâmpadas LEDs de temperatura de cor de até 2700K, que quer dizer que são lâmpadas com coloração bem amarelinha, que imitam as incandescentes… Então não é correto afirmar que o problema do sensação de aconchego da cor amarelinha da lâmpada seja do LED e sim da temperatura de cor… o ideal para quarto é de 2700 a 4000K e podem sim, ser de LEDs… Beijos!! Adoro seu blog.

  7. Patricia disse:

    Oi Mi,
    Parece que você estava adivinhando que eu precisava desse post.
    Essa noite não durmi quase nada.
    Vou colocar em prática suas dicas. Algumas delas até já faço.
    Depois te conto.
    Beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *