Nutrientes para cabelos incríveis e saudáveis

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Manter uma alimentação saudável e equilibrada faz bem para o organismo como um todo, contribuindo também para deixar os cabelos bonitos, brilhosos e saudáveis. Mas, existem alguns alimentos e nutrientes que têm funções específicas, uns ajudam no fortalecimento, outros dão brilho e por aí vai.

Meu cabelo melhorou muito depois que mudei minha alimentação, pois isso reflete no corpo todo e nos fios também. Por isso elaborei uma super lista com todos os nutrientes mais importantes para os cabelos! Espiem:

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Água: É importante ingerir entre 8 a 10 copos de água por dia, pois um quarto do nosso cabelo é composto por água. Além disso, os produtos químicos e outros que utilizamos nos cabelos são eliminados através da água. Para aliar beleza dos fios e corpo, tenho super dicas de águas saborizadas e também emagrecedoras AQUI.

Fontes de proteína: Os cabelos possuem como composição importante a proteína. Desta forma, se não temos a quantidade de proteínas necessárias, os cabelos acabam ficando ressecados e quebradiços. Também há possibilidade de queda e de demorar mais para crescer. Alguns alimentos não podem faltar nas refeições, como carnes vermelhas, peixes, frangos, ovos, leites e derivados, legumes, oleaginosas. Clicando nos links vocês encontram todas as minhas receitas com proteínas.

Ácidos graxos poli-insaturados: Essenciais para os cabelos, eles atuam no organismo dando brilho, hidratando e fortalecendo. As principais fontes de ácidos graxos, representados pelo ômega-3 e o ômega-6, são: salmão, linhaça, sardinha, atum, azeite e óleos de soja, canola e milho e oleaginosas.

Alimentos ricos em ferro: Encontrado em alimentos como as folhas verdes escuras, feijão, ervilha,carnes vermelhas, gema de ovos e etc. A falta desse nutriente pode causar anemia, que é a principal causa da queda de cabelo, deixando-o muito frágil.

Vitamina C: Essa super vitamina é um antioxidante que pode ser encontrado em alimentos como a laranja, morango, tomate, limão, acerola, kiwi, folhas verdes escuras  e muito mais. A vitamina C protege os fios das agressões diárias, como a poluição, deixando-os mais saudáveis.

Magnésio: Esse nutriente é importante para a constituição de queratina, que é uma proteína que está na composição dos fios. É encontrado em alimentos como melão, abacaxi, nozes, carambola e frutos do mar.

Cobre: Esse mineral age formando a elastina e o colágeno e auxilia no crescimento e na pigmentação, responsável pela cor dos fios. Alguns alimentos que contêm este nutriente são as oleaginosas, legumes, crustáceos, fígado, grãos integrais.

Biotina: Essa super vitamina é excelente para a saúde dos cabelos, e age dando força aos fios. Está presente no tomate, cebola, nozes, gema do ovo, alface entre outros.

Selênio: Antioxidante importante para os cabelos, ele ajuda na constituição dos fios, evitando a queda. Fontes de selênio são a farinha de trigo, castanha-do-pará, frango, queijo, arroz e etc.

Zinco: Este nutriente, presente em carnes, ostras, sementes de abóbora, amendôas e entre outros, é fundamental para os cabelos. A presença dele no organismo evita a queda de cabelo e fortalece, favorecendo o crescimento.

Todos esses nutrientes agem no organismo estimulando o crescimento, dando brilho, reduzindo a oleosidade e principalmente fortalecendo os fios.

Além disso, eu aposto em tratamentos caseiros super eficazes e que muitas seguidoras já fizeram e amaram: a umectação e o cronograma capilar. Façam e me contem!

E aí, quais alimentos vocês sempre costumam consumir? Se tiverem mais dicas, deixem nos comentários.
Um beeijo!

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MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

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7 Comentários Mostrar comentários

  1. Amo esse blog, sempre com dicas poderosas e muita inspiração! Também acredito no poder de nutrição dos alimentos, e aquela velha história da beleza que vem de dentro pra fora. Bjs

  2. Adorei o post…muitas vezes nossos cabelos ficam sem vida, armados e logo pensamos em trocar os produtos que usamos para lava-los e nutri-los, nemmlembramos da alimentação!! Obrigada pelas dicas!!

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