Anticoncepcional natural: adeus efeitos colaterais

56

natural cycles blog da mimis michelle franzoni
Em busca de uma vida saudável, muitas mulheres estão repensando os métodos anticoncepcionais a base de hormônios e optando por utilizarem outras formas mais naturais para prevenir a gravidez.

Recebo inúmeros comentários e dúvidas sobre o tema. Afinal, sabemos que tanto a pílula, como a nova geração de DIU possuem hormônios que nos trazem grandes efeitos colaterais: o aumento do peso, inchaço, problemas de circulação, aumento dos vasinhos superficiais e varizes e muito outros que nem percebemos mas que a longo prazo podem ser bastante incômodos.

Eu já usei pílula por muito tempo e depois coloquei o DIU de hormônio. De 4 anos para cá resolvi limpar meu organismo dos anticoncepcionais sintéticos e nunca mais pretendo voltar.

Agora descobri um novo método natural que serve para prevenir a gestação, planejar a gravidez ou apenas para nos conhecermos melhor. E querem saber? Eu estou adorando pois a notícia é que estou tentando engravidar! Isso mesmo! Espero em breve encher a casa de alegria e compartilhar mais coisas legais desse mundo maternal com vocês.

O método é bem simples! É baseado na temperatura basal do corpo e a melhor maneira de medirmos é ao acordar. Todos os dias antes de levantar eu coloco a temperatura no aplicativo e ele vai informando quais os dias que são seguros para prevenir a gravidez, ou então os dias potencialmente férteis para quem quer engravidar, como eu.

A eficácia do Natural Cycles está no algoritmo avançado criado por um casal sueco PhDs em física, que desenvolveram o método e o testaram clinicamente para comprovar eficiência. Hoje já são mais de 40 mil usuárias pelo mundo e nenhum registro de gravidez acidental.

O mais legal é que a gente vai se conhecendo e entendendo nosso ciclo. Muitas meninas me contam que não conseguem emagrecer ou que aumentam alguns quilos no período pré menstrual e isso gera uma ansiedade tremenda que acaba sendo descontada na comida. Com esse método, a gente consegue saber direitinho quais os dias da TPM e assim manter a calma sem colocar a dieta a perder.

É importante lembrar que mesmo sendo natural, o método precisa ser feito corretamente, assim como qualquer outro, e a temperatura registrada todos os dias, pois só assim sua eficácia será de 99,9%.

O termômetro para fazer as medições pode ser o que vocês têm em casa mesmo, desde que ele mostre duas casas decimais (por exemplo, 36,57°C). Mas quando você assina o plano anual, o termômetro vem de presente.

Para baixar o aplicativo Natural Cycles é só ir na Apple Store e Google Play ou clicar AQUI. No site também se encontra mais informações sobre o método.

E aí, meninas? Quais os métodos anticoncepcionais que vocês usam? Sentem efeitos colaterais? O que acham da alternativa mais natural para a nossa vida?

Ah! Torçam para logo chegar o meu presentinho, heim! Tô que tô no treinamento! Rsss

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

56 Comentários Mostrar comentários

  1. Uso o Natural Cycles há mais de um ano e foi a melhor coisa que eu fiz! <3

    Se alguém quiser um DESCONTO DE 10% e um TERMÔMETRO GRATUITO INCLUIDO, é só comprar a Natural Cycles por esse link: https://app.naturalcycles.com/?webSignup=1&refId=01ac1b5fdd0d49bead8fde728e817508&refCode=referralid10#/reg-reg

    Se alguém quiser saber mais sobre ele, fiz um post explicando bastante coisa aqui: https://www.facebook.com/Jujuzets/posts/1594732753878767

    Amei a matéria <3

  2. sâmylla aguiar sathler cesar em

    Oi Mimisss
    Eu uso NAtural Cycles há quase 1 ano, foi a MELHOR coisa que eu fiz!!!!
    Minha testosterona estava no chinelo…agora é conseguir aumentar.
    Também estou tentando engravidar agora. Esse app é MÁAARAAAA!!
    Super seguro SE a pessoa for consciente de que quando for dias vermelhos, usar camisinha. :*

  3. Adorei tanto a sua matéria que fiz a assinatura do plano anual que dá direito ao termometro. Mas fiquei com uma dúvida: no cadastro do app nao cadastrei nenhum endereço. Como eles enviam o termometro? Chega rápido? No site vi na loja opção de termometro que mede C ou F. Como eu informo e acompanho a entrega do termometro?

  4. Oi Mimis! Minha médica indicou o Cyclofemina e estou procurando mais pessoas que utilizam. Sempre usei pílulas então não sei muito sobre injeções. Achei umas informações aqui Você conhece? Sabe de alguém que usa? Beijo grande!

  5. Olá Mimis! Venho aqui deixar meu relato de sobrevivente de um TEP (Tromboembolia Pulmonar), e adivinhe que foi o vilão? Sim, o anticoncepcional que tomo há 10 anos. Ontem tive um desmaio e fui ao hospital imediatamente, pois fiz uma cirurgia no joelho (artroscopia), então já desconfiei da embolia. Só que a artroscopia que fiz nada teve a ver com a emolia, já que não houve grandes cortes, os anticoncepcionais me deram de “presente” uma trombose venosa profunda que só não virou embolia antes porque eu fazia exercícios sempre, como parei os exercícios pela cirurgia, o coágulo acabou subindo para meus pulmões, mas eu tive muita sorte, a maioria não resiste ao TEP. Tenho 28 anos, e peso 58 kg, foi o que de certa forma me salvou. Gostaria de deixar este apelo às outras mulheres que utilizam anticoncepcionais. Se puderem parar, parem, salvem suas vidas! Abraço!

  6. Olá meninas!
    Amei o post.
    informação super útil!
    Eu tomei pílulas por apenas seis meses, logo no início do casamento, no entanto tive muitos efeitos colaterais, inchaço, dores de cabeça, aumento significativo de varizes e o pior de todos o melasma!

    Conversando com meus médicos (ginecologista/ dermatologista e angiologista) e claro com o maridão, resolvemos que não usaríamos mais pílulas, por que o custo benefício não valia a pena e eu ficava mais doente que saudável.

    Estamos casados a dois anos e não pretendemos ter filhos ainda, usamos preservativo sempre e também faço controle dos ciclos com ajuda de um app.

    Já conhecia o método de verificação da temperatura mas não tinha pesquisado muito sobre o assunto.
    Como falei antes, informação super útil!
    Existem mulheres e mulheres… corpos e corpos…rsrsr ainda bem que exitem também diversos métodos, basta só ter paciência para encontrar o que melhor se encaixa em você.
    bjim
    e fiquem com Deus.

    • Mimis me ajuda eu tomo anticoncepcional a muito tempo, não vejo a hora de parar, mas não tenho uma rotina muito certa, em relação aos horários que eu acordo de terça a quinta eu acordo as 7:00, nos outros dias os horários são livres, isso poderia alterar esse método se eu aferisse a temperatura em horários diferentes?

  7. Boa noite Michele,
    não uso anticoncepcional a muito tempo, pois quase morri!
    Aos 20 anos sofri um AVC por conta das pílulas. Que sirva de exemplo para todas as meninas, pois a maioria dos médicos não fazem um exame para descobrir se vocês vão ter uma reação as pílulas. Eu nunca tive pressão alta e com o AC minha pressão chegou a 18. Depois que eu parei de tomar, minha vida é outra!! Minha pressão está sempre 12 por 8. Cuidado meninass!! Que sirva de exemplo. Não existe nada melhor que viver uma vida natural, sem esses medicamentos que causam danos a saúde.

  8. Oi Michelle, faço uso do método Billings. Conheço várias amigas que usam também. Se baseia em uma observação diária do sintomas que nosso corpo emite. Muito bacana também. Depois dá uma olhadinha. Bjo

  9. Roberta De Souza Xavier Silva em

    QUE BOM MIMIS FICO FELIZ POR VC E TORÇO PARA QUE VENHA LOGO.
    EU USAVA PILULA MAS A 3 MESES PAREI PRA ENGRAVIDAR E USO ESSE MÉTODO DA TABELINHA. BOA SORTE PRA NÓS!

  10. Mimi, vivo sonhando em parar
    de tomar anticoncepcional, porém se não tomo meu rosto enche de cravos e espinhas :/ Ainda vou continuar sonhando em resolver isso!

  11. Ola Michele,
    O app realmente é uma inovação. Mas o método não é novo. Lembro ainda muito nova quando comecei a conhecer sobre métodos anticonceclpcionais sempre existia essa opção porém nunca foi segura.
    Hoje procuro métodos menos agressivos tbm e nem lembrava desse. Valeu a lembrança!

  12. Eu usei pílula durante 5 anos e tinha enxaqueca fortíssima. Fiz vários exames para saber se tinha algum problema e nunca deu nada. Quando parei para engravidar as dores de cabeça foram embora. Depois que passei o período de amamentação voltei a tomar o anticoncepcional. E em apenas 3 dias de uso tive enxaqueca. Agora estou usando preservativo.
    Mimis muito feliz por vc. Que Deus te abençoe e lhe conceda a graça de engravidar. Nada de ansiedade, viu? Bjus

  13. Mimis
    Preciso de ajuda! Rs queria mandar um email mas nao sabia se vc ia ver. É o seguinte eu nem sei qual meu peso pq nao tenho coragem de pesar, deve ser mt mais q 75kg, tenho 2 filhas e nunca pesei isso nem aos 9 meses de gravidez. Meu erro foi ter tomado remédio para emagrecer, emagreci 10kg e qd o remedio parou de fazer efeito engordei mt mais. Me mudei para alemanha c meu marido e minha ansiedade so piorou, engordei demais aqui, de saudades de ansiedade, me sinto feia e e como para compensar como mto carbo e na hr q como eu penso: ah q se foda, depois q estou satisfeita vem a culpa , igual uma viciada vivo mebprometendo q amanhã vou ccomeçar a dieta, e amanhã nunca chega. Nao estou trabalhando ainda oq piora e fico so em casa com as crianças. Cheguei a ir num ppsicólogo q usou comigo um though love q nao adiantou, sai de la me sentindo pior ainda. O que eu posso fazer? As Vezes eu como ate sentir q vou passar mal… por favor me da algumas dicas. Bjos, bar.

  14. Eu uso o adesivo anticoncepcional EVRA há 2 anos. Super eficaz e não me traz efeitos colaterais, além de ser bem menos invasivo que a pílula… Super recomendo! Vem 3 na caixinha, pra trocar uma vez por semana. E fica uma semana sem, que é quando menstrua…

  15. Eu não acredito nisso não… nós somos tão instaveis… jamais adotaria esse método anticoncepcional! Fico com minha pilula e tomo certinha. Isso ai é cilada bino!

  16. Olá, Mimis.
    Que venha logo o herdeiro ou herdeira, Deus abençoe vocês.
    Então, eu uso o anticoncepcional Aixa, nunca me causou nada.
    Beijos, até mais.

  17. O metodo de controle da temperatura basal nao é novo…é bem antigo e de baixa eficacia. Eu nao recomendaria, nem levantaria essa bandeira, as pessoas vao engravidar. Abraço!

    • Daniela, é o método de controle de temperatura basal aplicado em um algoritmo sofisticado. Não é uma simples tabelinha. Não há casos de gravidez acidental com NaturalCycles.

  18. Mimis… eu realmente não confio nesse método…mais porque é novo… e tudo que é novo da medo mesmo… espero ter mais confirmações que é eficaz… Não tenho grandes problemas com a pílula, tirando o fato que fico bem inchada antes de menstruar… mais também não sei se eu sou assim ou se o remédio que faz isso comigo…enfim… adoro seu blog e já acompanho a um tempão…. Sorte nessa nova etapa… conselho.. rsrss… desencana que acontece… minha irmã ficou tentando por um ano… de pois disse resolveu que não queria mais… e agora ela está gravida de quase quatro meses… =)) bjoss…

  19. Eu não podia usar anticoncepcional sempre fiz o uso da tabelinha, quando se é regulada é ótimo e perfeito.
    Uso um APP chamado woman Log com ele usei para engravidar para da minha filha hj com quase 2 anos. Uma dica pro seu presente chegar RS treine dia sim dia não para sempre ter “material” assim quando VC ovular o milagre acontece 😉 boa sorte. Ah para as que tem medo é só usar camisinha

  20. casei agora e n pretendo ainda ,morro de medo de engravidar com este método já q meu ciclo e irregular demais!! mas eu queria muito largar a pílula ,me da muito enjoos e tonturas além de dor de cabeça ,sempre q esquece tem q tomar duas ,isso me mata!!

  21. Oi Mimis

    Parabéns pelo post. Também vou usar esse método. Já recebi o termômetro, porém vendo ainda quando começo a usar, pois estou amamentando (bebê tem 3 meses) e não tenho menstruação.
    Eu já usei a pílula e me arrependo. Fazem 2 anos que parei de tomar. Conversei um mestre em ginecologia e segundo ele, levam 10 anos para o corpo se libertar totalmente dos hormônios sintéticos. Nunca é tarde!

    Abs
    Tati

  22. priscila alves rezende em

    Amo o seu blog, é muito bom saber que existem mais pessoas que compartilham dos meus sentimentos e busca por mudança.
    Agradeço o empenho, e mando energias positivas a você e aos seus planos. Vida longa ao blog e muito sucesso a todas nós que buscamos uma vida saudável, adaptando nossas rotinas ao sistema que estamos inseridas.
    Obrigada! Seu blog é um apoio e um guia! ! Bjs
    Pri

  23. O método das temperaturas já é usado há muitos, muitos anos…não costuma ser recomendado porque não é infalível…Por acaso uma amiga minha e uma prima ficaram grávidas quando seguiram esse método, com elas não resultou..Mas é sempre bom ler sobre estes assuntos.

    • a questão aqui é que não é só o método das temperaturas, mas o algoritmo usado no aplicativo.. a eficácia está em usar os dois, creio eu…

      • BRENDA RAIANE PEREIR DA COSTA em

        Vai poder fazer sexo a qualquer momento?
        ou tipo ah não agora to mt quente tem q esperar esfriar…isso é um corta clima danado

        • Michelle Franzoni em

          Oi Brenda, não entendi o “esfriar”. Sim você pode ter relação em qualquer momento, porém se não deseja engravidar precisa usar camisinha nos dias ferteis. Beijos!

  24. Adorei essa novidade, pelo menos pra mim é novidade…mas fiquei com muitas dúvidas, onde posso esclarece-las? como por exemplo: tenho que medir todos os dias na mesma hora? a temperatura do corpo muda durante o dia, como fica isso? se eu tiro a temperatura pela manhã e só vou fazer sexo a noite…essas coisas. obrigada, e boa sorte com o bebe! bjs

  25. Oi, Mimis. Larguei o AC há menos de uma mês (parei no último comprimido da cartela e não voltei mais). Comecei a usar esse aplicativo e estou amando. Estou tendo o prazer de conhecer meu corpo e analisar cada sintoma durante todo o ciclo.
    Boa sorte na sua futura gestação. Que seja iluminada <3

    Beeijos

    • Você pode usar gratuitamente no 1º mês. Depois você pode ganhar meses indicando amigas. Para cada amiga indicada e que aderir ao app você ganha 1 mês grátis. Há um outro aplicativo que é gratuito e há gráficos de temperatura: OVUVIEW.
      Beeijos

  26. Nossa, que matéria maravilhosa, sempre procurei um método contraceptivo que não agredisse tanto meu corpo. Vou procurar meu médico para saber mais sobre. Hoje em dia uso pílula anticoncepcional Diminut, ela é boa, mas ainda sim me sinto muito inxada durate alguns períodos do mês.

  27. Oi Mimis, torcendo para que engravide logo.
    Eu sempre tomei pílula e nunca associei ao ganho de peso, hoje já não sei pois tenho vários fatores que influenciam o ganho de peso e a dificuldade de emagrecer, como hipotireoidismo, fator genético, idade….
    Enfim estou na luta e emagecendo devagarinho. É o jeito.
    Hoje eu li uma reportagem dizendo que o chá de hibisco prejudica a fertilidade. Isso é verdade mesmo??? Você poderia falar mais sobre isso pra gente.
    Sucesso sempre. Beijo grande.
    Camila.

  28. Oi Mimis!
    Medi a temperatura basal por muito tempo! Ficava feliz quando via o valor subir indicando a ovulação! Realmente funciona! Porémmmmmmm….. Pra mim e uma enorme quantidade de amigas, o efeito acabou se tornando tenso! Pois tem toda uma forma correta de medir, tem que ter dormido x horas, medir no mesmo horário, etc….
    Então resolvi abandonar o método e ficar no teste de ovulação apenas!
    No fim das contas, depois de ter passado por um câncer, endometriose, menopausa química, uma gravidez ectópica cervical (no colo do útero) e uma química (quando o embrião não consegue se fixar), acabei engravidando naturalmente! Presente de Deus!!! Estou de 7 semanas!
    E por isso, gostaria de pedir aproveitando essa sua nova fase de “tentante”, que você nos ajude a manter a forma na gravidez! Eu engravidei com sobrepeso, então poderei engordar de 6 a 9 kg no total. Espero ficar nos 6! Mas uma ajuda é sempre bem vinda!!!
    Fique com Deus! E que seu presente venha logo!

    Bjo,
    Melissa

×