Cusco e suas maravilhas incas

Por Michelle Franzoni em 12 de novembro de 2015

Pode-se dizer que Cusco é uma das mais belas cidades da América Latina! Foi considerada o centro do mundo no Império Inca. Situada na região do Vale Urubamba, recebe seus visitantes através do aeroporto Alejandro Velasco Astete. A tradição do povo é preservada com o passar dos anos, assim como a incrível mescla de arquitetura inca e colonial espanhola.

Além da tradição, das cores e da arquitetura, Cusco difere-se pelo ar. A cidade está situada a 3.300 metros do nível do mar, o que dificulta bastante a respiração.

Chegamos a Cusco e já sentimos na pele os efeitos da altitude. O soroche, como é chamado o mal de altura, pode ser amenizado com balas de coca com mel, folhas de coca que podem ser mastigadas ou em infusão para chá e até com água. Ou ainda o Sorojchi Pills, um remédio popular no país para o combate ao mal de altura. E foi isso que fizemos, dá-lhe chazinho de coca no hotel e balinhas durante a caminhada, que por sinal são uma delícia.

Cusco-e-suas-maravilhas-incas-blog-da-mimis-michelle-franzoni-01

Os principais sintomas do soroche são falta de ar, tontura, enjoo e dor de cabeça. Nossa respiração fica mais rápida e os batimentos cardíacos aumentam enquanto o nosso corpo tenta se habituar às novas condições de clima. Ou seja, o melhor a fazer ao chegar em Cusco é dar um tempo no hotel para o seu corpo se acostumar. No primeiro dia de viagem, foi tempo de passear com calma e conhecer a redondeza. Ficamos em um hotel na Plaza de Armas, localização super indicada para ficar porém mega barulhenta. Se eu fosse escolher novamente, ficaria em uma das ruas próximas da área.

No dia seguinte também ficamos em Cusco e estava chovendo muito. Visitamos o Mercado San Pedro, as igrejas e o Museu do Chocolate. Em virtude do tempo, resolvemos procurar um programa alternativo para a tarde e foi assim que caímos no Cusco Culinary, um curso de 5 horas onde aprendemos sobre a culinária peruana e até preparamos um jantar completo! Foi super divertido e indico para quem tem tempo sobrando na região. Querem que eu poste as receitas aqui?

O Mercado San Pedro é uma visita imperdível. Lá conhecemos mais sobre a alimentação peruana e também tem muito artesanato.

Cusco-e-suas-maravilhas-incas-blog-da-mimis-michelle-franzoni-02

Os dias seguintes seriam de muita caminhada e já nos preparávamos para isso. Mesmo com a quantidade enorme de agências oferecendo passeios, resolvemos fechar os passeios para o Valle Sagrado com o taxista que pegamos no aeroporto. Aliás, esse é um ponto importante da viagem para o Peru! Os taxis não são tabelados e você fecha o preço antes da corrida. É um problema deduzirmos quanto dá a viagem no inicio mas logo nos acostumamos. Para terem uma ideia, eu tinha pesquisado antes que o trecho do aeroporto até o centro de Cusco dava cerca de 15 a 20 soles. E lá estavam pedindo até 40! Na rua do aeroporto tem diversos taxistas oferecendo taxi e foi ali que negociamos com o Uriel, que seria nosso motorista pelos próximos dias.

Para quem tem dúvidas de qual dinheiro levar para o Peru, nós levamos dólares e trocamos o que precisamos por lá. Mas o que usamos mesmo foi o caixa eletrônico que foi bem fácil e tinha em todo canto.

Demos a sorte de pegar por lá a Festividad de la Virgen de la Natividad que é uma das festas mais lindas da região. Representa o nascimento da de Nossa Senhora e a população sai às ruas fantasiados e se apresentam dançando. Bati muitas fotos e até fiz um vídeo pra vocês!

Vejam mais fotos lindas!

[metaslider id=19803]

Cusco tem muito artesanato para comprar e muitos produtos de lã de alpaca e lhama. Se vocês adoram isso, leiam esse POST que já contei tudo sobre minhas compras no Peru!

Gente! A viagem foi incrível e tem muita coisa ainda para mostrar! Tem os passeios pelo Valle Sagrado, a capital Lima e o auge da viagem: Machupicchu! Fiquem ligadinhos que em breve sai um novo post!

E vocês? Já conhecem o Peru? Sonham conhecer? Me contem o que acharam do post.

Um beijo!

Michelle Franzoni

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

9 respostas para “Cusco e suas maravilhas incas”

  1. Saxofone disse:

    ARRASOU! Lugar maravilhosos!

  2. Ayessa Marx disse:

    Ansiosa para ver os posts, estou louca para ir para cusco na proxima viagem.

  3. Thereza disse:

    O post da viagem de Cusco está ótimo!
    Também conheço este lugar maravilhoso!!
    Adorei o Peru, sua cultura e a gastronomia.
    O país é vibrante como as cores das roupas!!

  4. Regina Coeli- disse:

    Amei o post!

  5. Ana Valéria disse:

    Oi Mimis! Estou amando essas matérias de cusco pois estou programando conhecê-la em breve. Como é a alimentação por lá? Não como carne vermelha e sempre tenho receio quanto a isso. Você tem um roteiro? Trouxe o contato do Uriel?

  6. Glicia disse:

    Mimis, estou sentindo falta de vc passando exercício para gente!!!!
    Voltaaa plizzzzz

  7. Valéria disse:

    Linda matéria! Parabéns. Estive em Cusco há muitos anos, fiz a trilha inca rumo a Machupichu. Maravilhoso, incrível.
    Cusco já foi capital do país, Lima é a atual.
    Bjs

  8. Sonia disse:

    Olá adorei seu texto, só queria te corrigir que a capital do Peru é Lima.
    Irei anotar as suas dicas porque estou marcando minha próxima viagem para lá.
    beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *