Superação Rafael Domingos

11

O jovem Rafael estava com 130Kg, entrando em depressão, quando resolveu mudar sua vida. Deu um basta no sofrimento e começou a se mexer! Começou com caminhadas leves que logo o fizeram a mudar a alimentação. Uma coisa levou a outra e hoje está com 80Kg, cheio de disposição e saúde, exatamente como um garoto de 21 tem que ser! Bora saber como ele conseguiu!

Superação-Rafael-Domingos-blog-da-mimis-michelle-franzoni-01

O bullying
Rafael chegou naquele ponto em que comprar roupas era um suplício, em que não queremos ver nem ser visto por ninguém, resultando num desânimo tão grande que acaba nos privando de sair de casa. Rafael se viu sozinho em casa, sem vontade de fazer nada a não ser comer. Isso tudo com apenas 19 anos, quando chegou aos 130Kg. “Enquanto eu podia estar vivendo como os outros jovens, eu estava em casa entristecido e culpando minha obesidade e as outras pessoas”, até porque, por estar acima do peso e, principalmente por não se aceitar, acabava sofrendo muito bullying na escola.

A família não tinha preocupação quanto à alimentação, e Rafael já era considerado gordinho desde a infância. Chegou a pensar que não tinha como mudar isso.

Chega de sofrer
Rafael conta que não sabe de onde veio a inspiração nem a súbita vontade de mudar essa situação. Só lembra de sentir como se a sua vida estivesse se esvaindo entre seus dedos e que tinha que fazer alguma coisa para reverter isso.

A primeira coisa que se propôs a fazer foi se mexer. Largando o sedentarismo, ele começou a fazer caminhadas noturnas, que resultou em disposição, levando-o a iniciar a reeducação alimentar.

Superação-Rafael-Domingos-blog-da-mimis-michelle-franzoni-02

 

Mudança de vida
No início da reeducação alimentar, Rafael começou apenas diminuindo a quantidade das refeições. Após algum tempo começou a planejar a dieta, regrando os horários que comia Aliás, planejar a dieta é fundamental pra o emagrecimento e eu mostro como fazer isso AQUI.

O próximo passo foi tirar de vez os produtos industrializados da sua vida, principalmente o refrigerante. E deu uma maneirada no sal também, já que o sódio em excesso faz mal, como já expliquei nesse POST. Naturalmente uma coisa foi levando a outra e Rafa passou a incluir alimentos integrais e vegetais em suas refeições. Tudo isso procurando sempre saber sobre os valores nutricionais dos alimentos, que é bem fácil de fazer olhando o rótulo dos produtos, como eu mostro AQUI.

No café da manhã ele sempre optava por pães. Aliás, ele comia 5 pães! E todos sempre bem recheados. Com a reeducação alimentar ele apostou nas trocas inteligentes (veja AQUI) e foi logo substituindo o pãozinho por tapiocas e frutas. Não é preciso tirar o pão da dieta, apenas comer com equilíbrio e apostar nas receitas integrais e nutritivas. Tenho várias aqui no blog como o PÃO INTEGRAL, o PÃO DE QUEIJO DE FRIGIDEIRA, ou ainda o PÃO DE MICROONDAS, que fica pronto em 3 minutos. Ou seja, não tem desculpa. Kkk

Rafa conta que no começo foi bem restritivo na alimentação, mas depois aprendeu que pode comer os alimentos que gosta se souber consumi-los de forma equilibrada. “Eu aprendi a me controlar respeitando os horários, e através dos resultados”, revela.

Superação-Rafael-Domingos-blog-da-mimis-michelle-franzoni-04

Resultado realista
A maior dificuldade no começo foi se acostumar a comer menos. Em vários momentos ele pensou em desistir. O que o segurava firme eram os resultados provenientes da mudança.
Mas Rafael alerta para um fator importante: o psicológico. “Teve um período em que estava querendo um corpo que só existia na minha cabeça”, lembra. Por isso não devemos criar expectativas inalcançáveis e estar cientes de que cada pessoa é de um jeito e isso precisa ser respeitado. Devemos nos atentar para a saúde e o que vir será lucro. No meu processo eu optei por me consultar com um psicoterapeuta, que me ajudou muito, vejam AQUI.

Trocando o sedentarismo por uma vida ativa
Rafael começou a mudança toda com uma simples caminhada diária. Escolheu o período noturno, quando esbarraria com menos pessoas. Logo já estava intercalando as caminhadas com as corridas. Ele conta que antes sofria muito para praticar exercícios, mas que hoje o seu corpo necessita. Atualmente ele faz uma hora e meia de academia e nunca deixou a caminhada de lado. Para quem tem dificuldades para começar, sugiro ler esse POST, e para quem não sabe qual atividade fazer, sugiro esse AQUI, que conto qual é o ideal para cada pessoa e objetivo.

Superação-Rafael-Domingos-blog-da-mimis-michelle-franzoni-03

Rafa como referência!
O incentivo principal veio de uma grande amiga. Foi ela quem deu a ideia da caminhada e chegou a acompanhá-lo por um tempo. No mais, ninguém acreditava que Rafael pudesse realmente seguir seu plano à risca e vir a perder peso de verdade. “Achavam que era apenas mais uma dieta”. Mas, com o passar dos meses, o resultado foi ficando aparente e esses, até então incrédulos, passaram a elogiar e a apoiar o garoto.

Hoje muitos pedem até dicas para ele. Rafa virou referência, um verdadeiro case de sucesso.

Outro apoio veio da internet, em especial do blog. Isso segundo o próprio Rafa, viu, gente?! Além das inspirações de antes e depois, Rafa começou a incluir as receitas do blog no seu cardápio diário. “O que mais gosto são dos pães e molhos caseiros”, conta.

Uma nova vida
A melhor sensação, segundo Rafael, foi “se livrar das pressões sociais, dos rótulos”. A segunda melhor sensação, é foi sentir-se livre para poder escolher qualquer roupa e em qualquer lugar. Mas, o que tiramos da história do Rafael dá para resumir em: qualidade de vida. Ter disposição, saúde, alegria, isso sim, não tem coisa melhor. Livrar-se das pressões sociais só foi possível porque, hoje, Rafa se aceita e se ama.

“Hoje em dia sou mais confiante, não me abalo com opiniões alheias, e tenho mais segurança em mim. Consigo enxergar o que conquistei através do meu esforço”, conta. Mas, qual seria o segredo do sucesso de Rafael? Rafa revela que ele só conseguiu porque acreditou e desejou muito essa mudança. E mais, ele diz que não devemos nos abalar com os comentários negativos, pois eles sempre vão existir!

É isso aí, gente! O Rafa ganhou uma nova vida, e vocês, querem mudar também? Venham ver mais histórias de superação AQUI, inspirem-se para uma mudança definitiva na vida de vocês!

Peso antes: 130kg   Peso agora: 80kg   Altura: 1,80m
Tempo de emagrecimento: 9 meses.

superacao-rafael-domingos-recado

 

Vetor: Shutterstock.

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

11 Comentários Mostrar comentários

  1. Parabenns Rafael estou imprecionada com tua determinação, Sei que é dificil ainda mais na sua idade . Que felicidade poder vestir uma roupa que tu escolheu e não a roupa te escolher. Tenho certeza que tu vais levar esta determinação pelo resto de sua vida.Parabens tu és Vitorioso .Deus te Abençõe. Um abraço Marilda

  2. Olá Mimis, primeiramente parabéns pelo seu trabalho e obrigada por nos informar e motivar a través de seu Bog. Vendo alguns sites na internet me deparei com este link http://adopinion.me/rndr/BBZIWHpZAFx0FksOaW94HFZZDWsVHU0fCHoZByc publicado como se fosse seu blog fazendo propaganda de um produto “milagroso” e fazendo apologia ao uso de medicamentos, dizendo que atividade física e alimentação saudável não são eficientes o processo de emagrecimento, pelo que conheço do seu trabalho acredito que isso não venha de você, pois te acompanho a bastante tempo e é muito nítido a seriedade com que você retrata todos os assuntos, tendo como base a saúde em primeiro lugar.
    Obrigada e beijos.

×