Açaí engorda ou emagrece? Benefícios e dicas de consumo

27

Quem resiste a uma tigela bem geladinha de açaí? Humm… ADORO! Essa frutinha tipicamente brasileira, fruto do açaizeiro, palmeira que cresce nas florestas tropicais da Amazônia do Brasil, conquistou geral as pessoas que curtem um lanchinho prático, mais natural e saudável. A delícia é normalmente consumida em polpa congelada batida, com xarope de guaraná, banana e granola! Xiii, será que açaí engorda?

A fama do seu alto valor calórico tem a ver com a preparação da tigela de açaí, que vem com granola, banana, xarope de guaraná e castanhas. É saudável sim. Mas cada porção pode chegar a ter até 1000 calorias! É muita coisaaaaa! Um perigo para quem quer emagrecer.

Porém, a frutinha, seja natural ou em polpa, tem apenas 60 calorias por 100 gramas. Se usada da forma correta, o açaí pode sim auxiliar na perda de peso. Isso acontece graças ao poder antioxidante e anti-inflamatório e também pela presença de fibras.

A dica é optar sempre por consumir a polpa natural da fruta, sem adição de xarope de guaraná ou outro produto ou conservante. Se for comprar a polpa industrializada fiquem de olho nas informações nutricionais do produto para ver se é feita apenas da fruta. Essa é melhor forma de aproveitar os benefícios do açaí sem medo.

Espiem abaixo todos os benefícios do açaí, informações nutricionais e sugestão de consumo! E me contem, como costumam comer essa delicinha, mandem sugestões 😉

acai-blog-da-mimis-michelle-franzoni

 

Imagens: Shutterstock.

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

27 Comentários Mostrar comentários

  1. Olá, boa tarde!
    Seria interessante pesquisem as origens do fruto, e como usam para consumo.

    Sou do Norte, e aqui nós ingerimos a polpa da fruta natural ou gelada, extraída geralmente de batedeiras de açaí, o produto chega a custar em média 10,00 reais o litro, em períodos de chuva o preço pode dobrar.

    Aqui no norte e adjacente consumimos o produto com farinha de mandioca ou com flocos de tapioca, algumas pessoas adicionam açúcar na mistura, particularmente eu gosto de açaí natural com farinha de mandioca.

  2. Está um pouco desatualizado. Hoje em dia vendem até açaí com leite condensado, leite em pó, chocolate, morango, banana e granola tudo junto em uma só tigela! E o que dizer das famosas barcas de açaí? Ai sim é engordar na certa kkkkk

  3. Leandro Marques em

    Eu quero emagrecer to tomando açai sem açucar so o açai puro da fruta mesmo e 20 minutos depois tomo couve com gengibre isso no horario da janta depois nao como mais nada estou serto muito obrigado pela sua atençao .?

  4. Moro em Belém do Pará . Tomo diariamente 1/2 litro de açaí médio há mais de 20 anos . É minha janta . Me sinto bem de saude . Estou com 60 anos . Tomo puro adoçado só com um pouco de mel . E olhem que o açaí consumido aquí é de teor de solidos bem maior do que o que é consumido em outras regiões do país . Nunca aumentei sequer um grama de peso com tal consumo . Portanto acho que açaí não engorda .

  5. Michelle
    Você já tomou açaí no Norte do Brasil? (em qualquer um dos estados)
    Aqui açaí é consumido puro com farinha ou com tapioca. Também há os super calóricos, que misturados com leite condensado, creme de leite, leite em pó e frutas diversas.

    • Aqui em Belém, eu come é com peixe frito, camarão e batida na hora, um dos privilégios de morar no Norte. Ah sim, com farinha de tapioca. Pensa em uma coisa boa.

    • Aqui em Belém é batido na hora e o preço acessível. A gente come com peixe frito, camarão salgado, como se fosse uma refeição msm. Um dos privilégios de morar no Norte, q tem açaí todo dia se quiser.

  6. Olá, gostei das informações sobre o açai
    poderia dar uma dica de onde encontro o açai pronto, uma marca saudável?
    Minha filha adora e comprei uma marca FortAçai achei muito doce.
    Não parece ser 100% natural.
    Gostaria muito da dica de alguém que realmente entenda.
    Muito obrigada
    Carla

  7. Realmente, na foto não é açaí. Açaí bom mesmo é com farinha de tapioca. Esse negócio de granola, banana, só estraga. Mas eu entendo que o açaí que chega no sudeste já sofreu vários processos, daí tem que misturar co um monte de coisas pra ficar bom, não é o 100% natural como consumimos em Belém, terra do açaí.

  8. Estava pensando em incluí-lo na dieta, porém preciso consultar a nutricionista para saber a quantidade que posso comer!
    Açaí é uma delicia mesmo !

×