Batalha dos alimentos: Farinha de trigo integral x branca

31

Gente!! Hoje darei início a nossa nova série: a Batalha dos Alimentos! Vou selecionar dois alimentos com a ajuda de vocês para vermos qual deles é mais saudável. E hoje a nossa batalha será entre a farinha de trigo branca e a farinha de trigo integral. E aí, quem será que vence?

Olhem isso, a farinha integral tem a mesma quantidade de calorias que a farinha branca. Ué, mas, afinal, porque normalmente sugerem a farinha de trigo integral para quem está na dieta de emagrecimento? A resposta é bem simples: por não passar pelo processo de refinamento, esta farinha mantém seus nutrientes, em especial as fibras, que dão saciedade, ajudando a controlar a famosa gula.

Tanto a farinha branca (refinada) como a integral, possuem muitos micronutrientes que podem ajudar a prevenir doenças e melhorar o nosso sistema imunológico e intestinal. Porém, a farinha de trigo integral consegue manter uma taxa superior, atingido cerca de 60% a mais que a outra.

Criei uma tabela rápida que vai nos ajudar a identificar as principais diferenças e benefícios das duas.  Aproveitem e adotem-na na Dieta de Trocas. Para quem ainda não conhece, vale apenar dar uma conferida AQUI.

Vejam abaixo os detalhes de cada alimento e o GRANDE VENCEDOR:
batalha-farinha-de-trigo-blog-da-mimis-michelle-franzoni-post

 

E agora, ficaram morrendo de vontade de trocar o pãozinho feito com a farinha de trigo branca pela integral? Legal! Mas observem a informação nutricional do produto na parte de trás da embalagem. Vejam se realmente o pão escolhido é integral de verdade pois muitos levam farinha branca como principal ingrediente. Eu ensino a fazer isso nesse POST.

Muitas vezes já sabemos que um é mais benéfico para a saúde que o outro, mas dificilmente sabendo quanto e porquê, não é mesmo? Acho que isso dá uma baita estimulada na dieta.

Gente! Fiquem de olho, a próxima Batalha dos Alimentos será entre os iogurtes integral e desnatado!! 😀

Se vocês têm sugestões de alimentos para demais batalhas, coloquem aqui nos comentários!

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

31 Comentários Mostrar comentários

  1. Mimis estou amando o seu blog!!! Adoro cozinhar e tenho aprendido muito sobre alimentação saudável, sua receitas são ótimas e práticas!!!! Quero acompanhar sempre suas dicas!!! Parabéns!!!!!

  2. Clayton Maistro Junior em

    Adoraria trocar a farinha branca pela integral, mas não temho condições de comprá-lá nem mesmo se for fazê-la em casa. Isso é tão desanimador…

  3. Olá! = )

    Qdo usava somente a farinha integral nas receitas percebia q a massa ficava um pouco dura e seca, então me ensinaram a usar metade da receita de farinha branca, o q vc acha?

    Obrigada!

  4. Patricia Carneiro em

    Olaaa, gente bonitaaaa!!!
    Gostei bastante deste post. E antes mesmo de vê-lo, ontem fiz um bolo de banana e modifiquei a receita q tinha farinha branca e eu troquei 50% pela farinha integral, ja para nao de cara estranhar o gosto de fosse todo com farinha integral. Ja valeu mto a pena e o bolo ficou maraaaaa!!! Mto obg sempre Mimis por suas dicas…Valeeeeuuuuu!!!!

  5. Oi, gostei mto desse post sobre a diferenças, vantagens e desvantagens dos alimentos!
    Queria saber da mulherada quanto custa o kg da farinha integral em cada região. E se elas fazem o seu próprio pão integral.
    Aqui no MT é caro, 7,00$ o quilo da farinha de trigo integral!
    Acredito que muitas mulheres não fazem pão com 100% de farinha integral pq se torna muito caro,
    optam por fazer com metade de farinha de trigo branca e a outra metade com farinha de trigo integral.
    Eu gasto 3 kg de farinha de trigo integral p fazer de 6 pães. O bom de fazer vc mesma o seu pão é q vc sabe o que tem dentro, os do mercado tem mto açúcar e farinha branca.
    Gostaria Mimis que fizesse um post sobre pão 100% integral.
    Abraço!

  6. Olá. Eu sou mais uma que brigo com a balança e busco por uma alimentação saudável. Não faço nenhuma dieta radical, mas procuro fazer trocas inteligentes, sempre que possível.
    Fiquei muito na dúvida pra escolher iogurte natural integral ou desnatado. A dúvida surgiu porque o iogurte desnatado possui menos calorias (valor energético), porém o desnatado tem mais carboidratos que o integral. Carboidrato é açúcar, então o que conta mais na hora da escolha?
    Essa é minha sugestão de batalha: Iogurte natural integral X iogurte natural desnatado.
    Parabéns pelo blog e pelas receitas!

  7. Sugiro uma batalha entre mistura de farinhas para pão e para bolos os diabeticos levam em conta os carboidratos e a maioria deles fazem reeducação alimentar e quando chega na hora de escolher um pão se atrapalha de qual seria melhor e qual fica mais apetitoso; Lembrando que diabetico não tem nada a ver com intolerância a lactose. Seu blog é sensacional;

  8. Micheli Fontanella em

    Oi Michelle, tudo bem?
    Sou sua xará, Micheli!! rsrsrs
    Estou em briga com a balança faz 1 ano e meio, aliei dieta e academia, mas confesso que não o fiz com tanta determinação como deveria, de lá pra cá eliminei 8kg, suados por sinal!! rsrsrs
    Bom, primeiramente quero te dar os parabéns pela força de vontade e iniciativa em ajudar e incentivar pessoas como eu que muitas vezes pensa em jogar tudo pro alto.
    Adorei a matéria sobre a batalha dos alimentos, e sugiro falar sobre glúten, percebo que quando como pão (mesmo integral) meu estômago incha e me sinto estufada, acredito que seja por causa do glúten e que eu não seja a única a ter estes sintomas. Por isso gostaria de saber mais sobre o assunto, e se você tiver receitas que não usem glúten, ficarei imensamente feliz!

    Mais uma vez parabéns, estarei sempre aqui, te seguido e me motivando!!
    Bjs

  9. Adorei o post, amei saber as diferenças….uma sugestão para a batalha, é os acuçares….pois isso me mata de dúvida eu uso o mascavo.

    Abços

    • Patricia Carneiro em

      Oi, Desianeeee!!! Bom diiiiaaaa!!! Me chamo Patricia, sou daqui de Alagoas.
      Sobre a sua dúvida, amiga: Desde o ano passado que venho consumindo adoçante sucralose por orientaçao de uma nutricionista, sabe. A mesma recomendou sucralose ou stevia. Qdo foi nessa ferias estava assistindo a um programa na rede globo de televisao, num desses sabados pela manha e o endocrinologista praticamente abominou o açucar… Disse q hoje o pior dos males da nossa sociedade chama-se ‘açucar’ …. Veja dse vc encontra a reportagem no site deles… e tbm a minha principal recomendaçao a vc, minha querida, é que procure um profissisonal… ja que cada caso é um caso. e vale mto a pena essa conversa frente a frente com o mesmo e a real analise pelas suas necessidade… ops. Ja deixo claro q nao sou diabética nao sao apenas cuidados.
      Abraçooooo…
      Atéeeeeeee!!!

    • Patricia Carneiro em

      Oi, Vivianeeee!!! Bom diiiaaa!!!
      Sou Patricia aqui de Alagoas.
      Minha querida, qdo for ao supermercado dá uma olhadinha nas referencias da gelatina normal e da gelatina diet… Vc irá fazer a troca, abandonando a gelatina normal com certezaaa….kkk Abraçooooo. Atéeeeee!!! Vamos nos cuidar, meninas mara do Mimis!!!!

  10. nossa Mimis adorei as comparações, realmente faz toda a difenreça, depois que comecei ler seu blog e fiz as trocas ja perdi 5 kilos,e me alimento muito melhor que antes, nao fico mais gripada e estou sempre disposta. Valeu !!! adoro voce beijos

  11. Tenho um tio que é agricultor e levantou uma questão. Muitos agricultores, para aproveitar as safrinhas, entre uma colheita e outra, utilizam um herbicida para secar a planta do trigo, ou seja, matá-la para secar mais rápido e poder colher em menos tempo de plantio. Ele perguntou se o tal trigo que comemos, integral, é o mesmo que contém as cascas com herbicida e se desta forma não estaríamos ingerindo agrotóxicos perigosos ao invés de estarmos nos cuidando mais. Pessoa simples e de pouca instrução, mas antenado nos efeitos dos agrotóxicos. Fiquei perplexo e assustado com esta possibilidade….E aí, compensaria a substituição? alguém sabe informar se tal expediente é comum e se há alguém controlando a qualidade do que compramos?

  12. Sou diabete 2 e pego muitas receitas suas. Há muitos anos fiz os Vigilantes e aprendi a substituir e me reeduquei na alimentação. Não sei se é porquê não tem o que cortar pois gordura, doces, refrigerantes eu há muito que não me faz falta. Meu corpo não cede uma grama no peso, fiquei no platô. Quero emagrecer 9 kilos para ficar no peso de 67 kilos. Tenho bicicleta ergometrica , esteira e simulador de caminhada mas desanimo de fazer porquê não vejo resultado imediato mas quero levar a sério um deles, qual vc me aconselha.? Tenho certeza que i sedentarismo é um dos fatores que impedem o emafrecimento. Tenho que fazer pela saúde e pela diabete. Me fale sobre seu exercício e como você deu um empurrão no emagrecimento? Como foram os primeiros resultados e enquanto tempo? Obrigada e quando fizer suas receitas pense nos diabeticos também. Quais os primeiros cardápios para aparecer os primeiros resultados?Divulgo muito seus artigos e receitas Bjs

  13. Jessica Giacomelli em

    Oii Mimis! Acho que seria interessante falar sobre a batata inglesa x batata doce ou até sobre frango × carne de porco. Seja sobre o que for, tuas matérias são sempre incríveis! Parabéns. Beijoos

  14. Sugestão para batalha de alimentos: chocolate diet x chocolate c/ açúcar;
    manteiga x margarina; leite integral x leite desnatado; arroz refinado x arroz integral. Obrigada!

×