10 Super dicas contra cólicas

13

Quem sofre com cólicas menstruais sabe que nesses dias o melhor é ficar bem quietinha e quentinha no nosso canto. “Nada melhor do que não fazer nada…” como diria Rita Lee. Mas sabemos que isso nem sempre é possível. Precisamos continuar com a nossa rotina: trabalho, casa, filhos. Por isso, o melhor que temos que fazer é procurar soluções para continuarmos produtivas, ou pararíamos o Mundo, já que entre 70 e 90% das mulheres sofre de dismenorreia, a popular cólica.

Esse número é bem expressivo, mas vocês vão ficar ainda mais espantadas com esse outro dado: a cólica menstrual afeta 70% da produtividade no trabalho, segundo o primeiro estudo farmacoeconômico brasileiro sobre o caso, realizado no ano passado.

Pois é, e tem até ginecologista propondo lei de licença do trabalho para as mulheres que sofrem cólicas fortes. A ideia é do inglês Gedis Grudzinskas. Já pensaram? Seria a glória! Kkk

Mas, afinal, porque sentimos essa dor? É que todo mês nosso organismo se prepara para receber um bebê <3, e nessa preparação cria-se uma camada dentro do útero chamada endométrio, responsável por nutrir o embrião. As cólicas surgem quando o endométrio reconhece que não será utilizado e começa a ser eliminado do organismo. Contrações comprimem os nervos e os vasos sanguíneos para ajudar nesse descarte, causando as tais dores no baixo-ventre.

Meninas, o caso é que podemos passar por esses dias numa boa, enquanto o doutor inglês não consegue a aprovação mundial da nossa licença menstrual rsrs. Ou, pelo menos, não tão sofridas, seguindo algumas dicas práticas e simples. Anotem aí:

cólica-blog-da-mimis-michelle-franzoni-post
Além de seguir com as dicas, e, principalmente, se a cólica persistir, procurem um ginecologista para iniciar um tratamento com: antiespasmódicos, anti-inflamatórios ou anticoncepcionais. Normalmente as dores são mais acentuadas nas adolescentes, por volta dos 14 anos, quando os ovários amadurecem e começam a função de liberação de óvulo mensalmente. Muitas delas começam a tomar o anticoncepcional antes mesmo de iniciarem a vida sexual.

Caso o médico de vocês descubra que a dismenorreia é secundária – aguda –, poderá ser necessário recorrer ao tratamento cirúrgico. Conversem com ele.
Me contem, meninas, quem aí sofre um montão com as cólicas menstruais? Curtiram as dicas? E o que vocês fazem nesses dias? Como vocês cuidam desse problema?

Além das dores, tem algumas mulheres que têm ainda que lidar com as mudanças malucas de humor, resultante das alterações hormonais. Ou seja, a temida “TPM”. Quem aí de vocês sofre com ela??? Acho que a maioria, né? rsrs… Querem que eu faça um post sobre a TPM? 😀

 

Imagens: Shutterstock.

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

13 Comentários Mostrar comentários

  1. Mimis, alem da cólica no período menstrual, sinto antes dela descer tbm, tipo uns 10 dias antes! É tipo uma contração que da uma dor aguda e depois passa, não sei se outras mulheres sentem tbm! As vezes a contração vem muito intensa que parece que estão torcendo meu útero por dentro rs. E a tpm é um sofrimento pra mim, afeta muito o meu humor e fico super inchada, um castigo!

  2. Nó, se eu comer banana é a morte. Principalmente a prata, que me deixa com muito gás. Aliás, não sei o porquê, mas sempre dou muito gás durante o período menstrual.

  3. Minhas amigas “mulheres”
    Em meus dias de muita cólica fiz um chá do nosso famoso e útil CRAVO DA INDIA, que foi um espanto para mim.
    Com apenas 5 unidades fiz um chá e fiquei livre das dores.
    Aí fica a minha dica a todas as minhas amigas mulheres.
    Grande beijo

  4. Olá ! Já observei que na fase da TPM tenho muita dificuldade para emagrecer mesmo seguindo a dieta certinho. Desconfio que seja alguma mudança hormonal que provoca isso. Adoria um post sobre isso !!

    • Também adoraria um post sobre isso, pois passo pela mesma situação. Por mais que mantenha a dieta certinha, não consigo emagrecer no período menstrual de forma alguma! 🙁
      Beijos queridas!

  5. carolina cardarelli em

    sim eu sofro todos os meses c esses terriveis sintomas alem d a tpm me separar todo mes pq nem todo marido e compreensivel e acha q e frescura a temida TPM…. as minhas dores começarm a ficar mais intensad algum tempo dpois d eu colocar o diu q hj ja trm qse nove anos. sofro c isso mas felizmente nao faço uso de hormonios q acredito q com o tempo tb nao fz bem a saude adorei a materia seria legal um post sobre TPM, algo q os homens tb se interessassem ficassem p dentro p entender como suas companheiras ficam e q sentem nesse periodo bjkkss

  6. Mimis sua Linda!!!!! Adoro seus posts, suas receitas 🙂 Já fiz várias delas e adorei ♥♥♥♥
    É muito bom levar uma vida saudável e poder contar com suas dicas!
    Beijão :*

×