10 mandamentos contra a gula noturna

13

Vocês estão de dieta, fazendo tudo direitinho durante o dia, mas chega na madrugada correm atacar a geladeira? Isso pode atrapalhar e muito a dieta e precisa ser mudado.

Quando iniciamos uma reeducação alimentar nossa cabeça ainda está voltada às comidinhas de antes, à rotina de antes. Mas não adianta nada seguir à risca a dieta durante o dia e colocar tudo a perder à noite, não é mesmo? Por isso separei 10 dicas incríveis para evitar essas escorregadas noturnas! Com essas dicas a rotina ficará mais fácil e vocês irão perder peso mais rápido também. Venham conferir! :)

mandamentos-contra-a-gula-blog-da-mimis-michelle-franzoni-post

Agora vamos entender cada processo:

1 – Crie uma rotina alimentar
Faça 5 a 6 refeições principais durante o dia: café da manhã, lanche, almoço, lanche, jantar e ceia. Caso tenha dúvidas, deem uma olhada no meu cardápio diário. Os lanches devem ser leves, como oleaginosas, iogurtes e frutas. Evite ficar horas sem se alimentar e principalmente o jejum. Assim, à noite, não sentirá necessidade de comer.

2 – Acorde cedo
Ao levantar pela manhã, mesmo que não tenha um compromisso, fará você querer ir descansar mais cedo, evitando estar ligadão na madrugada. É bom evitar sonecas durante o dia, nesse caso não adiantará acordar cedo. Caso o problema seja insônia, veja como driblá-la AQUI.

3 – Tenha apenas alimentos saudáveis na geladeira
Assim, se não resistir, as consequências serão menores. Vejam como montar a geladeira da dieta AQUI.

4 – Evite alimentos com alto índice glicêmico
Eles vão estimular a fome depois de algumas horas, então evite-os do fim da tarde em diante. Exemplos: mel, melancia, pão branco, suco de laranja, tâmara, batata cozida, macarrão, bebidas isotônicas e tapioca.

5 – Evite a cafeína
A cafeína, presente não apenas no café, como em alguns chás e até no chocolatinho, aumenta a ansiedade, que, consequentemente pode aumentar a gula.

6 – Beba água
Se for até à cozinha com “fome”, beba água! Dois ou três copos de água são suficientes para espantar a gula. Se quiser, pode apostar nas águas saborizadas e até os chás têm bons resultados.

7 – Escove os dentes
Logo após aquela que deve ser a sua última refeição da noite, escove os dentes. Por incrível que pareça o gosto do creme dental inibe a vontade de comer por algumas hora.

8 – Exercite-se
Para evitar o ataque à geladeira na madrugada o melhor é garantir uma boa noite de sono. Para isso, pratique sua atividade física no mínimo 2 horas antes de ir dormir. Caso não tenha tempo, prefira praticar exercícios mais leves, que te façam relaxar. Caso contrário você demorará mais para relaxar e pegar no sono.

9 – Relaxe  o cérebro
Ok, a vontade de comer tá enorme e nada disso resolveu? Aposte em um bom filme, um livro empolgante, a internet, ligue para um amigo ou medite. A ideia é tirar o foco da comida.

10 – Lembre-se de sua meta
Durante o processo de reeducação alimentar, principalmente no começo, as recaídas são comuns. Durante o dia você se privou de muitas coisas e à noite é o momento que o cérebro avisa que é hora de relaxar, associando isso inclusive à alimentação. Seja forte e lute para alcançar o seu objetivo. Lembre-se que apenas você pode mudar a sua vida.

É importante lembrar que muitas vezes o que sentimos não é fome, mas sim o hábito de comer ou a ansiedade. O controle é a chave do sucesso para a sensação passar. Vocês podem estar sofrendo de compulsão alimentar, veja AQUI como cuidar disso.

E aí, gente, vocês já seguem algum desses passos para evitar a temida fome da noite? Se tiverem outras dicas mandem aqui nos comentários! Vamos lá, vamos focar no nosso objetivo! 😉

 

Imagens: Shutterstock.

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Emagreci 33kg com reeducação alimentar e exercícios e hoje sou mais saudável e feliz. Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontra tudo sobre qualidade de vida, comportamento, beleza e bem estar.

Deixe um comentário‏

13 Comentários Mostrar comentários

  1. Olá, não sei se terá tempo para me responder mas mesmo assim vou perguntar, eu desde Janeiro tenho feito dieta, mas baixa em calorias ( agora sei que foi errada ) e até ao momento emagreci 7 kg, porém não consigo sair daqui isto porque a dieta ja era restritiva, e não posso reduzir mais as calorias (Eram umas 500/600 por dia apenas) o que me aconselha para continuar a perder peso? Ja fazia algum exercício, não muito…. obrigada!!!
    Obs: Tenho 19 anos, 1,63 m e peso atualmente 65 kg.
    parabéns, és uma inspiração sem a sua ajuda não estaria onde estou obrigada <3!

  2. comecei a minha reeducação alimentar troquei o leite integral pelo desnatado o pão pelo integral me matriculei em uma academia.Só que tenho fome antes de completar as três horas que e para se alimentar de três em três e muita fome a noite e coloco tudo a perder.

  3. Nossa e incrível ….as dicas sao perfeitas ..amei …realmente tem dias que eu fico querendo comer de tudo e um pouco mais …. Vou seguir corretamente as dicas

  4. Fiquei em dúvida quanto a questão do alto índice glicêmico da melancia. Adoro esta fruta, consumo em grande quantidade e me sinto saciada mesmo depois de algumas horas. Esta fruta pode ser utilizada como sobremesa após as refeições ou ela pode atrapalhar a digestão devido a grande quantidade de água que ela contem?
    Adoro seu blog, suas dicas são demais!!!
    Beijos :*

  5. O melhor blog da internet é completo, as dicas sao simples e faceis de seguir e as receitas maravilhosas
    Parabens e que deus te abençoe. Bjs sou sua fã

×